segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Monin Brasil

 

Em comemoração aos 10 anos de chegada ao Brasil e a inauguração e sua primeira fábrica na América Latina, Monin pública o livro “Entre Sabores e Histórias”

A obra narra a história da Monin, desde a sua criação até a sua chegada ao país.

Presente recebido de Thiago Zanon, o kit está composto por agenda, passaporte para conhecer drinques e bares, contos e receitas a serem elaborados com Soda Stream, além de adesivos decorativos.

Alexandre Boyer, CEO, assinou uma breve carta que está anexa ao livro, cujo conteúdo, reproduzimos a seguir: 

"Há mais de 100 anos amonia nasceu na França com um propósito inovador e delicioso transformar sabores em experiências únicas. Desde então, conquistamos bartenders, mixologistas, chefs e entusiastas da coquetelaria e gastronomia em 160 países ao redor do mundo.

Agora temos mais um motivo para brindar a inauguração da primeira fábrica da Monin no Brasil e na América Latina. São 10 anos de Brasil e em setembro é de 2025, esse marco reforça o nosso compromisso em estarmos ainda mais próximos de quem cria, experimenta e reinventa todos os dias em um mercado estratégico com grande potencial de crescimento.

Reproduzir localmente significa oferecer mais agilidade, mais inovação e ainda mais possibilidades para levar a criatividade na produção de bebidas e receitas de todo tipo para o próximo nível. É sobre encurtar a distância sem perder a essência francesa, mas com toques 100% brasileiro.

Para celebrar esse momento especial, convidamos o artista Guilherme Kramer para criar as ilustrações exclusivas do livro de receitas, e também um grande mural que colore a área externa da fábrica, traduzindo através de cores e formas toda arte e paixão que colocamos em nossos produtos.


O livro é dedicado a todos que por sua presença inspiração enriqueceram a jornada da Monin, tornando-a mais criativa e significativa. Ao olhar para tudo o que construímos é impossível não reconhecer o valor das pessoas que caminharam conosco a elas todo nosso reconhecimento e gratidão".

A obra é dividida em capítulos curtos, com a breve história da empresa, sua cronologia, receitas de drinques incríveis (conhecidas por "Notas de Inspiração"), sobretudo uma carta de drinques desenvolvidas por bartenders e mixologistas renomados, descritos em um capitulo especial, chamado de "Drink Partners".

Um registro caprichoso e que merece leitura, apreciação e busca na reprodução de um drink, para fazer em casa ou ainda para ser degustado em um bar especial. O site da empresa desenvolveu um drinkbook para o público interessado. Saiba mais em: Drinkbook.

#comcriatividade #ousadia #muitosabor

Cerveja saborizada

 

Diagrama

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Heineken apresenta Lager Spritz: uma nova experiência para o verão

A Heineken anuncia a chegada da Lager Spritz, uma cerveja inovadora com infusão de botânicos e inspiração nos coquetéis clássicos. Criada especialmente para os dias quentes, a novidade estará disponível a partir de dezembro de 2025 em bares selecionados de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis — exclusivamente para consumo fora do varejo.

Mais do que uma bebida, a Lager Spritz traz um ritual único: servida em copo especial, com gelo e uma fatia de laranja, realçando seu sabor equilibrado e o perfil aromático sofisticado. Uma proposta inédita na categoria, que reforça a vocação da Heineken em criar experiências diferenciadas sem abrir mão da qualidade que está no DNA da marca.

Em um momento em que os consumidores buscam novas formas de celebrar, a Heineken antecipa tendências e expande as fronteiras do universo cervejeiro. Heineken Lager Spritz combina autenticidade, refrescância e equilíbrio, pensada para quem valoriza o prazer de viver bons momentos.

Com 6% de teor alcoólico e notas aromáticas inspiradas em coquetéis clássicos, a Lager Spritz une o frescor característico de uma lager ao toque surpreendente de ervas e botânicos.

 “Mais do que lançar um novo rótulo, a Heineken reafirma seu compromisso em oferecer experiências que vão além do paladar. A Lager Spritz traduz nossa essência: estar à frente das tendências e propor novas possibilidades dentro do universo cervejeiro, sempre com qualidade e propósito”, afirma Elbert Beekman, gerente de marketing da Heineken Brasil.

O lançamento é uma tendência apontada em anos anteriores, quando foi destacada, por exemplo as cervejas Radler, com toque de limão, muito comum na Alemanha, sobretudo no verão. (Lembra-se da Kaiser Radler ou ainda da cerveja da Red Bull?

Em outubro passado, a Ambev lançou a cerveja saborizada Flying Fish, uma bebida leve com toque de limão e baixo amargor, focada em quem busca sabores diferentes, primeiro no Sul do Brasil e depois expandindo para São Paulo, via OXXO, como parte da estratégia Beyond Beer. Ela combina com a tendência de drinks prontos, sendo refrescante e com notas cítricas, ideal para o verão, disponível em garrafas e latas e via Zé Delivery.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Heineken Bot

 


Heineken lança nova tecnologia do WhatsApp que troca as notas de voz por conversas reais durante uma cerveja

Mais de nove bilhões de notas de voz são enviadas todos os dias, o que significa que se tornaram um novo símbolo global de distração digital

Elas estão ficando mais longas, mais unilaterais e matando a arte da conversa – cerca de 76% das pessoas no mundo dizem que as notas de voz tendem a ser egocêntricas e mais da metade até sente que elas estão substituindo conexões na vida real.

Em continuidade a campanha "Social off Socials", em um novo piloto tecnológico, a Heineken® criou um bot do WhatsApp na tentativa de transformar longos monólogos de notas de voz em conversas reais. Usuários de aplicativos que recebem notas de voz com duração de três minutos ou mais podem trocá-las por uma cerveja grátis – e isso também vem com recomendação de bares locais para experimentar. Todos nós já recebemos mensagens de voz que – em vez de oferecer uma atualização rápida – se transformam em mini podcasts que parecem durar uma eternidade.

 No mundo cada vez mais digital em que vivemos, as notas de voz estão se tornando mais uma distração que nos incentiva a enterrar a cabeça nos smartphones em vez de fazer conexões reais. Agora, Heineken®, a defensora da socialização presencial, lançou uma nova tecnologia do WhatsApp que oferece um incentivo engenhoso para quem prefere se encontrar e se conectar pessoalmente, trazendo de volta a arte da conversa presencial.

 A tecnologia foi lançada como um piloto no Brasil, onde dados oficiais da META mostram que os brasileiros enviam quatro vezes mais notas de voz do que pessoas em qualquer outro país. A tecnologia foi criada após pesquisas globais que realizaram 14.000 entrevistados e mostraram que, em apenas um ano, a pessoa média passa quase 150 horas por ano enviando e recebendo notas de voz.

 Além de passar uma quantidade significativa de tempo ouvindo notas de voz, elas também impactam interações sociais reais. Mais da metade (52%) dos entrevistados sente que as notas de voz estão substituindo as interações na vida real, subindo para 60% entre a Geração Z. Quase metade (49%), por sua vez, admite passar noites inteiras enviando notas de voz para um amigo em vez de se encontrar pessoalmente, mesmo que 54% digam ter suas conversas mais gratificantes cara a cara.

 A plataforma global de dados e inteligência de negócios Statista relatou, em dados inovadores, que 9,4 bilhões de notas de voz do WhatsApp são enviadas todos os dias (equivalente a cerca de 3,4 trilhões ao longo do ano inteiro). Em comparação com 2024, sua frequência aumentou 7% e a duração aumentou 8%.


“Nossos dados sugerem que as notas de voz não estão apenas crescendo em frequência, mas também em duração. Com quase 9,5 bilhões de notas de voz enviadas diariamente só pelo WhatsApp (em comparação com 7 bilhões em 2022), é evidente que as mensagens de voz estão transformando a forma como nos comunicamos ao redor do mundo e assumindo um papel mais proeminente ao lado das interações presenciais tradicionais".  Stacy Jo Dixon, especialista em mídias sociais e sociedade, na Statista.

“Assim como todos conhecemos reuniões que 'poderiam ter sido um e-mail', agora vemos notas de voz que 'Poderiam ter sido um Heineken'. As notas de voz podem parecer mais pessoais do que ler uma mensagem, mas o que nossa pesquisa mostra é que precisamos garantir que elas não se transformem em mini-podcasts, e que estamos tendo conversas bidirecionais, em vez de um monólogo prolongado. Na Heineken, queremos facilitar para as pessoas compartilharem momentos de socialização na vida real. Por isso lançamos o bot do WhatsApp 'Poderia ter sido uma Heineken', incentivando as pessoas a trocarem longas notas de voz por uma refrescante conversa em dia pessoalmente durante uma cerveja, é claro." Nabil Nasser, Chefe Global da Marca Heineken®

A tecnologia do WhatsApp 'Poderia ter sido uma Heineken' está atualmente sendo testada no Brasil, com outros mercados globais previstos para vir.

 Para resgatar a oferta da campanha, usuários do WhatsApp com mais de 18 anos devem encaminhar uma nota de voz recebida, que tem mais de três minutos, para um bot privado e criptografado. O usuário então receberá uma mensagem dizendo 'Poderia ter sido uma Heineken', junto com um voucher para uma cerveja grátis e uma recomendação de bares locais para encontrar o amigo na vida real.

Saiba mais em: Heineken(R) lança nova tecnologia do WhatsApp que troca as notas de voz por conversas reais durante uma cerveja

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Liderança Consciente

 


Liderança Consciente: Construindo Empresas para o Futuro

Um encontro incrível vivido nesse dia 05/12, com empresários mineiros que buscam avançar com suas organizações levando-as a um patamar mais alto e robusto, nos mercados em que atuam. Querem ser grandes e desejam estar mais próximos das grandes empresas.

Para tanto, decidiram que deveriam buscar ajuda e orientação. Porquê fazer e como fazer. Pensar fora da caixa. 

Nesse sentido, entramos para alavancar valor, com estratégias, propósitos atualizados, práticas de governança, riscos, Compliance e muito mais. Querem saber mais? Entre em contato comigo, que eu te ajudo. 

Henrique Oliveira | LinkedIn

#mobileholding

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Coca-Cola Cursos

 


Coca-Cola  dá um gás no seu negócio

A Coca-Cola criou uma plataforma de cursos de formação, um Hub de capacitação gratuita, online e presencial, para micro e pequenos negócios de alimentos e bebidas. Há diversas parcerias estratégicas com Sebrae, Aliança Empreendedora, Abrasel e Ministério do Desenvolvimento Social, com investimentos de até R$ 200 milhões no apoio a mais de 300 mil empreendedores.

Podem participar Garçons, ambulantes, donos de bares, food trucks, delivery, restaurantes e pessoas que atuam em atividades similares.


Os cursos promovem certificados em parceria com a Coca-Cola e entidades envolvidas. Há também outras oportunidades como a seleção para aceleração de negócios: mentoria, consultoria e ajuda financeira. Há o prêmio “Um Gás Para Seu Negócio” que oferece capital semente e imersão presencial.  Há ainda a exibição de histórias inspiradoras, conteúdos motivacionais e suporte virtual via WhatsApp.

Participar é algo interessante e pode ser um diferencial competitivo, pois tratam-se de cursos rápidos, com conteúdos práticos para atendimento, vendas, marketing, finanças, sustentabilidade e ESG. Os certificados são reconhecidos, o que  propicia o aumento de credibilidade além de gerar oportunidade de networking. As mentorias e o apoio financeiro, inclusive presencial, para atrair e acelerar negócios locais.

Para se inscrever acesse cocacoladaumgasnoseunegocio.com, escolha o curso compatível com seu perfil e necessidade. A seguir, preencha o formulário (alguns programas exigem inscrição até uma data específica.) Faça o curso online ou presencial, receba seu certificado e participe de mentorias/mentoria coletivas.

Bom curso!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Gusto Vinhos

 

Gusto Vinhos celebra 17 anos no setor de bebidas com louvor

Sob a tutela de Lícia Vieira, a empresa representa e fornece produtos distintos, originais e a preços justos

Uma das pessoas mais altos-astrais que conheço no setor de bebidas: me refiro a Lícia Vieira. Não tem como não gostar de sua pessoa. Simpática, de um sorriso largo e bastante extrovertida. Em um cenário massacrado por bebidas adulteradas, Lícia é ética e segue firme em fornecer o que é íntegro e certo aos seus clientes.

Sua representação comercial que existe a quase duas décadas é referência em servir bem, com produtos de destaque, de origem. São marcas e rótulos festivos, autênticos e com rastreabilidade de quem os produziu. Adquirir da Gusto Vinhos é sorver atendimento ímpar, qualidade, zelo e confiança.

Escrevo, logo após ver o release em destaque acima, em uma revista distinta de Belo Horizonte. Cito meu depoimento de forma gratuita e legítima, pois faço questão de indicar aqueles amigos e parceiros em que confiamos e apreciamos. 

Lícia sucesso, sempre! Em comemoração, vou tomar um vinho. Um brinde!

Patrocínio e marketing de cervejarias

Onde se encontram os patrocínios mundiais das cervejarias?

As principais entidades patrocinadoras das cervejarias no mundo são as próprias grandes corporações globais de bebidas, como a AB InBev e a Heineken, que, por sua vez, utilizam suas marcas para patrocinar eventos de destaque, como ligas esportivas e festivais de música.

As cervejarias não recebem patrocínios de outras empresas da mesma forma que patrocinam eventos; em vez disso, elas investem pesadamente em marketing e acordos de patrocínio para promover suas próprias marcas (ex: Budweiser, Michelob Ultra, Heineken).

Principais Estratégias e Parcerias de Patrocínio

AB InBev (Anheuser-Busch InBev), a maior cervejaria do mundo e domina o cenário de patrocínios. É patrocinadora de Esportes Globais, como a Copa do Mundo FIFA e dos Jogos Olímpicos (com foco na Corona Cero, sem álcool, e Michelob Ultra nos EUA). Outro grande evento é a Ligas Americanas: Patrocina as principais ligas profissionais dos EUA: NFL (Bud Light), NBA e NHL (Michelob Ultra), e MLB (Budweiser).


No futebol europeu e Sul-Americano,  recentemente, a AB InBev assumiu o lugar da Heineken como patrocinadora da UEFA Champions League, a partir de 2027. Também patrocina a CONMEBOL Copa América.

A, Heineken, outra gigante global possui forte presença em patrocínios de alto nível, como Esportes a Motor, com uma parceria de longa data com a Fórmula 1 e a Fórmula E, com forte ênfase na promoção da versão sem álcool Heineken 0.0%. No tênis, a Heineken é patrocinadora do US Open Tennis Championships. Em festivais e eventos, patrocina grandes festivais de música como o Coachella e o Rock n' Rio.


Outras Cervejarias também patrocinam eventos relevantes. A Carlsberg e a Guinness também têm parcerias notáveis, como a Guinness patrocinando o campeonato de rugby Six Nations.

Cervejarias artesanais, como a Athletic Brewing Company, estão fazendo incursões em patrocínios de eventos, especialmente focadas em opções não alcoólicas, como a Major Fish League.



Conhece outras cervejarias que patrocinam grandes eventos? Coloque nos comentários!


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal

Conheça os vencedores da 4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal

Após dois dias de julgamento técnico, realizados em 20 e 21 de novembro, a revelação das medalhas ocorreu durante a Grande Festa de Premiação, na Casa do Turista, no Espírito Santo.

por Folha do ES

A 4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal chegou ao seu ponto alto neste sábado (22), quando foram anunciados os vencedores da edição mais disputada da história da competição. Após dois dias de julgamento técnico, realizados em 20 e 21 de novembro, a revelação das medalhas ocorreu durante a Grande Festa de Premiação, na Casa do Turista (Salão Nobre do Saldanha da Gama), reunindo cervejeiros e apaixonados pela bebida artesanal em uma noite de confraternização, música e muitas torneiras liberadas.

A Categoria “Cervejaria do Ano” ficou com a Cervejaria Três Santas. E a Categoria “Best Of Show” foram condecoradas:

1° lugar – Terra da Cachaça / 1138 – Brazilian Wood Aged Beer — Cervejaria Três Santas, Santa Teresa.
2° lugar – Uma Canção Praiera. Grisete/ 310 – American-Belgo-Style Ale — Cervejaria Três Santas, Santa Teresa.
3° lugar – Marina / 405 – Contemporary-Style Gose — Cervejaria Aurora, Venda Nova do Imigrante.

Ao todo, 320 rótulos participaram da disputa — um crescimento de 10% em relação ao ano passado — confirmando o fortalecimento do Espírito Santo como um dos polos cervejeiros mais vibrantes do país.

As avaliações seguiram rigorosamente os critérios do Guia de Estilo da Brewers Association (BA) – 2025, conduzidas por um júri especializado em degustação às cegas, garantindo imparcialidade e precisão técnica. Cada amostra foi analisada dentro de seu estilo e pôde receber medalhas de ouro, prata ou bronze.

Realizada pela AICERVA – Associação das Indústrias de Cerveja Artesanal do Espírito Santo, a Copa reforça o papel do Estado como referência na produção independente. Com mais de 40 cervejarias registradas, o Espírito Santo já se destaca nacionalmente pelo ritmo acelerado de novos rótulos, gerando emprego, movimentando turismo, fortalecendo a gastronomia e consolidando uma economia criativa em expansão.

Para Paulo de Victa, presidente da AICERVA, o resultado deste sábado simboliza a maturidade técnica alcançada pelo setor. “O nível apresentado nesta edição comprova que o Espírito Santo entrou de vez no mapa dacerveja artesanal nacional. É uma conquista coletiva, construída com dedicação, profissionalismo e paixão pelo que fazemos”, afirmou.

Fonte e Sabia mais: Conheça os vencedores da 4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal - FOLHA DO ES

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Brahma Mestre Sala e Porta Bandeira

 


Brahma lança latas em homenagem ao Carnaval do Rio, destacando mestre-sala e porta-bandeira

Brahma celebra, pelo terceiro ano consecutivo, sua tradição com o samba e apresenta a coleção exclusiva de latas temáticas e colecionáveis para o Carnaval 2026. A nova edição homenageia as 12 agremiações do Grupo Especial do Rio, trazendo as cores e a paixão de cada escola para as embalagens.

A grande novidade deste ano está no design: pela primeira vez, as latas destacam o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira juntos. Se nas edições anteriores o protagonismo era da Porta-Bandeira, agora a marca valoriza a dupla que, com elegância e maestria, tem a missão de conduzir e proteger o pavilhão — símbolo máximo de uma escola de samba.

A relação de Brahma com o Carnaval é histórica e profunda, especialmente no Rio de Janeiro. A marca nasceu onde hoje está a Marquês de Sapucaí, local da antiga fábrica que deu lugar à ampliação da passarela do samba. Além disso, foi graças ao Carnaval carioca que, em 1934, Brahma passou a ser engarrafada.

“Essa conexão nos inspira a celebrar quem faz a magia do Carnaval acontecer. Ao lançarmos a coleção de latas Carnaval 2026, com o inédito destaque ao casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira, reforçamos nosso compromisso de estar presente nas quadras e nos momentos mais marcantes da festa, valorizando as tradições que tornam o Carnaval a maior manifestação cultural do Brasil”, afirma Felipe Cerchiari, diretor de marketing da Brahma.

Gabriel David, presidente da Liesa, completa: “O Dia Nacional do Samba é um marco para quem vive o Rio Carnaval. Conhecer as novas latas da Brahma, personalizadas com as cores das escolas, é um presente para todos nós que amamos o maior espetáculo da Terra! A expectativa para começar a colecionar já é enorme.”

A coleção completa, com 12 latas, será apresentada em primeira mão nesta sexta-feira, 28 de novembro, durante o evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Samba. As latas estarão expostas na Cidade do Samba exclusivamente para apresentação. As vendas ao público começam em 15 de dezembro, nas principais redes de supermercados e nas quadras das escolas de samba do Rio, no formato 473 ml.

Fonte: Brahma homenageia o casal mestre-sala e porta-bandeira com coleção de latas para o carnaval 2026

Cervejas Estrada Real

 

Programa Estrada Real, de Minas Gerais, é agraciado com 4 rótulos de cervejas

A tríade de cervejarias, Prússia, Stadt Jever e Fürst Bier, fecham mais uma Parceria Estratégica para o Futuro da Estrada Real.

Nas palavras de Paulo Furst, "Cerveja se faz com paixão, e grandes jornadas se fazem com grandes parceiros".

O cervejeiro ainda comenta: "Mais do que um negócio, a Estrada Real é um projeto que carrega a alma de um legado. E para honrar essa história e levá-la ainda mais longe, sabíamos que precisávamos de parceiros que compartilhassem da nossa mesma paixão pela excelência".

A Cervejaria Fürst, a Jever e a Prussia, assumirão a produção e distribuição dos rótulos da Estrada Real. 

"Isto é mais do que um acordo comercial; é um encontro de propósitos. É a certeza de que a qualidade e a essência que nos movem estarão em cada garrafa e lata, chegando a mais pessoas que, como nós, valorizam um bom produto feito com dedicação e respeito", comenta.

 "Juntos, somos mais fortes e vamos mais longe", finaliza o cervejeiro Paulo.

Estrada Real

A Estrada Real é o programa de turismo em Minas Gerais composto pelas rotas do ouro e dos diamantes em Minas Gerais. Surgiu nos tempos do Brasil Colônia, ligando Minas Gerais, à Corte, no Rio de Janeiro e em Parati, zona portuária da época. As rotas são mapeadas e apresentam pontos de indicação ao longo dos trechos. O caminho é certificado por meio de um passaporte, que é carimbado ao longo da jornada turística. Trata-se de uma gameficação que coloca a Estrada Real em uma rota desejada pelo turista, em Minas Gerais.

A Estrada Real já teve dois rótulos de cervejas, fabricadas pela Cervejaria Falke Bier.

Saiba mais em: Uma estrada, seu destino | Estrada Real

 #PaixãoPorCerveja #Jornada #ParceriaComProposito #EstradaReal #CervejaArtesanal #Legado #Furst #Jever #Prussia #craftbeer #beer #cervejaartesanal #ParceriaEstratégica #CervejaArtesanal #MercadoCervejeiro



domingo, 30 de novembro de 2025

Mercado de Cervejas Artesanais 2025


Cervejas artesanais fora da geladeira: um reflexo da queda do poder aquisitivo e da mudança no consumo

Nos últimos anos, as cervejas artesanais conquistaram espaço nas prateleiras dos supermercados, atraindo consumidores em busca de qualidade, sabor diferenciado e experiência. No entanto, um fenômeno recente chama atenção: enquanto permanecem nas gôndolas, as geladeiras — espaço premium para bebidas prontas para consumo — são dominadas por marcas produzidas em larga escala. Esse cenário revela muito mais do que uma simples preferência: é um retrato da conjuntura econômica brasileira.

O espaço na geladeira: símbolo de consumo imediato

As geladeiras dos supermercados representam conveniência e desejo imediato. Estar ali significa maior visibilidade e maior chance de venda por impulso. Quando as cervejas artesanais não ocupam esse espaço, indica que o consumidor médio está priorizando preço e praticidade, deixando de lado produtos premium.

Fatores econômicos que explicam a mudança são a inflação persistente: o aumento contínuo dos preços dos alimentos e bebidas pressiona o orçamento familiar. Produtos considerados especiais, como cervejas artesanais, são os primeiros a sair da lista. A queda do poder aquisitivo é outro fator. Os salários não acompanham a inflação, e o consumidor busca otimizar gastos. Atualmente, há o agravante da inadimplência elevada. Com mais famílias endividadas, há menos margem para consumo aspiracional. O preço das bebidas também é outro fator: enquanto uma cerveja artesanal pode custar 3 a 5 vezes mais que uma cerveja industrial, a diferença pesa no bolso. A briga entre as marcas premium de larga escala, como Heineken, Spaten, para a manutenção do market share, cria uma luta por espaço nas geladeiras, deixando as artesanais sem lugar no freezer.

Mudança no comportamento do consumidor

O consumidor brasileiro, que antes buscava experiências diferenciadas, hoje tem priorizado o custo-benefício. As marcas tradicionais oferecem preços competitivos, promoções e embalagens econômicas, tornando-se a escolha dominante. Há ainda uma mudança no perfil do consumidor quanto ao uso de bebidas alcóolicas. Há uma procura para produtos não-alcóolicos, de baixa caloria, ou ainda substitutos das cerveja, como bebidas prontas, conhecidas por RTD - Ready to Drink.

Impacto para o mercado de cervejas artesanais

Há uma certa redução de vendas em supermercados, observada por um menor giro nas gôndolas e ausência nas geladeiras. O setor ainda sobrevive com a migração para nichos específicos, como lojas especializadas, bares temáticos e e-commerce podem se tornar os principais canais. Nesse sentido, o mercado vem apresentando uma demanda constante de adaptação, tendo como estratégias o uso de embalagens menores, preços e promoções que aumentem a acessibilidade e parcerias, como logística e compras conjuntas e serviços compartilhados entre parceiros cervejeiros, fusões e aquisições no setor. Uma séria ações visado manter a sustentabilidade do negócio, evitando riscos de falência ou concordata.

Para mitigar os riscos de mercado enfrentados pelos produtores de cervejas artesanais, diante da queda do poder aquisitivo e da concorrência com marcas industriais, é essencial adotar estratégias que combinem redução de custos, inovação e diversificação de canais.

 A seguir estão algumas soluções práticas:


Cheers!



sábado, 29 de novembro de 2025

Ave Cesar Books: Mulher de Fé

 

Mulher de Fé

 Um livro de gratidão e agradecimento a todos aqueles que de alguma forma contribuíram para o crescimento e formação pessoal, profissional, e acima de tudo espiritual dessa pessoa que é luz para muita gente. Me refiro a Ustane Serafina Pedras Carneiro.

Os capítulos narram o nascimento, o crescimento e a sua maturidade entre seus familiares. Há um enorme reconhecimento de gratidão aos pais, tios, primos e a cada irmão que a ajudou, que a acolheu, a empregou e a instruiu. A obra apresenta uma história bonita com o seu companheiro Miguel Carneiro durante a sua jornada e a construção de seu legado, por meio de seus filhos e netos, (que, a meu ver, seguem uma trilha extraordinária, repleta de desafios, conquistas e mudanças de rota, quando demandado.) 

Uma parte maravilhosa do livro é a parte espiritual. É nítida a religiosidade vigorosa e a presença da fé, em Ustane. Trata-se de uma pessoa que acredita que tudo tem um caminho e que o Senhor está presente para nos dar a devida orientação. Ustane é repleta de orações, meditação e, acima de tudo, de atitudes benevolentes que buscam ajudar o próximo, incluindo os menos favorecidos e os desconhecidos.

Esse livro me fez sentir muito bem. Me emocionou. Me proporcionou uma segunda oportunidade de conhecer um pouquinho mais essa pessoa que tanto admiro e que comumente a chamo de tia, como voto de carinho e agradecimento por sua atenção e por tê-la por perto.

Ao longo do livro, que foi escrito por Fabiana Arreguy e sua mãe, há várias histórias interessantes para serem lidas e que são fontes de inspiração. (É importante lembrar que Ustane é fundadora de inúmeros negócios como a Cervejaria Wals, o Stadt Jever, a Novo Brazil Brewery e muito mais.) Enfim, trata-se de uma leitura imperdível.

Obrigado, tia Ustane! Amamos você!

Detalhe: todo recurso adquirido pela venda do livro foi doado a instituição de caridade @larteresadejesusoficial . Para saber mais sobre o livro (31) 98550-7749 

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Garçons: Bora Formar!

 


Academia da Cerveja mantêm curso profissionalizante para garçons

A Academia da Cerveja, escola cervejeira da Ambev, em colaboração com Abrasel, Catho e Bora Hub apresentam o Bora Formar: Garçons.

Capacitação gratuita para quem busca trabalhar em bares e restaurantes, com diversos conteúdos sobre cervejas, atendimento, serviço e construção de currículo.

São ao todo 4 módulos, divididos em Cerveja (História, Conceito, Ingredientes); Atendimento (práticas e técnicas); Serviço (para que servir, e tipos de serviços) e Currículo (como montar, e preparação para entrevistas etc.)

Garçom é uma profissão incrível. Requer dedicação e sobretudo postura. Todo curso é mais que bem-vindo.

Saiba mais em: Bora Formar: Garçons - online - Sympla

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Recife Whisky Polo

Recife: a cidade que mais toma Whisky do mundo

Recife, conhecida como a “Veneza Brasileira” por sua paisagem marcada por rios, pontes e canais, é muito mais do que um cartão-postal. A capital pernambucana se destaca nacional e internacionalmente por sua relevância econômica e riqueza cultural. Com o sétimo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, lidera com folga entre as cidades do Norte e Nordeste.

A metrópole está inserida em uma região composta por 71 municípios, cujo PIB conjunto ultrapassa R$135 bilhões, consolidando Recife como um dos principais polos econômicos do país e peça-chave para o desenvolvimento regional.

Mas não é apenas a economia que chama atenção. Segundo a revista Whisky Magazine, Recife ocupa uma posição curiosa no cenário global: é a cidade com maior consumo per capita de whisky no mundo. Esse destaque é impulsionado pelo poder aquisitivo local, pela tradição de bares e casas noturnas e por uma vida social vibrante, que reforçam a imagem cosmopolita da cidade.

Isso não é de hoje. A revista já realizou menções de consumo de whisky pelos recifenses em outros anos, como em 2009 e em 2020. O Recife é um local onde se compra a bebida destilada munida de kits especiais, como copos, toalhas, baldes de gelo, bandanas, abridores e aventais, muito diferente do que normalmente se encontra no resto do Brasil. Os recifenses tomam o destilado com estilo, com gelo de coco, com frutas e em coquetéis. Tomam ainda em shots e baforam com charutos de primeira linha.

Espero que eles experimentem mais o whisky nacional artesanal

É de fato um mercado muito interessante.


Saiba em: Recife tem o maior consumo de uísque do mundo, diz revista especializada - 14/04/2009 - Comida - Folha de S.Paulo

Saiba mais também: Cidade conhecida como Veneza Brasileira com o 7º maior PIB do país é famosa por ser a que mais toma Whisky do mundo


Jimmy Cliff : Ave Cesar Songs

 

Jimmy Cliff morre aos 81 anos, mas seu legado permanece vivo

Quem não lembra do clipe do jamaicano Jimmy Cliff das coca-colas em forma de xilofone? Esse era o Reggae Nights do Jimmy Cliff, quem conseguiu entrar com seu som nas Américas. O estilo que também é orientado pelo Ska e Soul levou o artista multi-instrumentista e compositor a ser conhecido mundialmente, e que certamente, influenciou bandas nacionais como Cidade Negra, Olodum e Skank.

Hoje, dia 24 de novembro, James Chambers, seu nome verdadeiro e não artístico, falecendo por conta de uma pneumonia e deixando 3 filhos, sendo uma brasileira.

É pouco provável que ele tenha tomando cervejas, pois na década de 70, Jimmy Cliff havia se convertido ao islamismo. A figura é apenas uma homenagem do site ao cantor e ao ritmo reggae que encanta o mundo com o seu gingado.


A formação da carreira do artista:

Anos 1960

 1962: Começa a gravar músicas ainda adolescente, após se mudar para Kingston, Jamaica.

1968: Lança o álbum Hard Road to Travel, com faixas que misturam ska e reggae.

1969: Sucesso internacional com Wonderful World, Beautiful People, ajudando a levar o reggae para fora da Jamaica.


 Anos 1970

 1970: Lança You Can Get It If You Really Want, um dos seus maiores hits.

1972: Protagoniza o filme The Harder They Come, que se torna um marco cultural e populariza o reggae globalmente. A trilha sonora inclui clássicos como Many Rivers to Cross.

1975: Continua lançando álbuns influentes, consolidando sua posição como ícone do reggae.

 Anos 1980

 1981: Recebe reconhecimento por manter o reggae vivo durante a era do pop e do dancehall.

1983: Lança The Power and the Glory, explorando fusões com outros estilos musicais.

Anos 1990

 1993: Álbum Breakout traz novas sonoridades, mantendo relevância no cenário musical.

1995: Participa de projetos colaborativos e festivais internacionais.

 Anos 2000

 2003: Recebe a Ordem do Mérito da Jamaica, uma das maiores honrarias do país.

2004: Continua fazendo turnês e lançando compilações de seus maiores sucessos.

 Anos 2010

 2010: Induzido ao Rock and Roll Hall of Fame, reconhecimento histórico.

2012: Lança Rebirth, álbum produzido por Tim Armstrong, que recebe aclamação da crítica e um Grammy.

 Anos 2020

Continua ativo, fazendo shows e mantendo a sua influência, como um dos maiores nomes do reggae.

Um brinde ao Jimmy!



House of Guinness e a sucessão familiar

 


House of Guinness: a minisérie que merece uma cerveja

Mais uma da Ave Cesar Movies: Disponível na plataforma Netflix, o criador de Peaky Blinders (2013), o produtor Steven Knight retorna com um drama sobre sucessão familiar em um império cervejeiro irlandês, Guinness, ligado à política, moral e costumes.

Após, a morte de Benjamim Guinness, em 1868, o patriarca da família, que foi membro do Parlamento do Reino Unido, o que ajudou no processo de crescimento da cervejaria, deixa a herança para os 4 descendentes da família Guinness. Arthur Guinness e Edward recebem toda a herança e Anne e Bem, ficam de fora do espólio. 

A herança dada aos dois primeiros, só se completaria se ambos tomassem conta das operações da cervejaria. Isso tudo, em pleno caos, onde a Rebelião Feniana (ou Ascenção Feniana( que se refere a uma série de levantes e atividades organizadas pelo movimento nacionalista irlandês dos Fenianos no final do século XIX, visando à independência da Irlanda do domínio britânico.

É um seriado para dois tipos de público: aqueles que curtem boas cervejas , bares e pubs e aqueles que fazem parte de empresas familiares ou são membros de famílias empresárias.

Bom filme e um brinde! Veja o trailer do seriado a seguir:


Leia mais em: https://vejasp.abril.com.br/coluna/melhores-filmes-series/a-casa-guinness-traz-casos-de-familia-da-cervejaria-irlandesa/


domingo, 23 de novembro de 2025

Corona 2025


Governador Jorginho Mello participa da inauguração da expansão de cervejaria em Lages

Por Osvaldo Sagaz | Secom

O governador Jorginho Mello participou, na manhã deste sábado, 22, da cerimônia de inauguração da nova linha de produção de cervejas Corona na unidade da Cervejaria da Serra, da Ambev, em Lages. Com a expansão, a Ambev estima a criação de 50 novos empregos diretos e cerca de 1.700 postos indiretos, o que deverá impulsionar a economia regional e beneficiar cadeias locais de fornecedores e logística.

“Para a cidade de Lages e para a nossa Serra catarinense é muito importante ter a Ambev expandido suas operações com a cerveja Corona. Isso nos enche de orgulho. Por isso fiz questão de vir hoje a Lages, no aniversário da cidade, participar deste momento especial. Estamos investindo na rede trifásica para melhorar a qualidade da energia elétrica nas cidades do interior. Com energia segura, o empresário consegue melhorar o seu negócio e todo mundo ganha com isso. Estamos transformando Santa Catarina em todas as áreas”, disse o governador no seu discurso.



Saiba mais e fonte: Governador Jorginho Mello participa da inauguração da expansão de cervejaria em Lages  - Agência de Notícias SECOM



sábado, 22 de novembro de 2025

Bero Beer by Tom Holland


Negócio de Tom Holland com cerveja sem álcool está perto de atingir 8 dígitos em receita

Em um mercado competitivo, a Bero, de Tom Holland, cresce rapidamente, conquistando novos consumidores e parcerias estratégicas

Da Redação de Exame

Em apenas um ano, a marca, que começou suas vendas online em 2024, rapidamente se expandiu para o varejo físico e já está presente em mais de 4.000 pontos de venda, incluindo grandes redes como Target, Total Wine e Sprouts.

Agora, com uma nova cervejaria na Bélgica e uma presença crescente no Reino Unido, a Bero está se posicionando para liderar o setor de bebidas sem álcool.

Estratégia de crescimento acelerado

O segredo para o crescimento explosivo da Bero está em sua estratégia focada não apenas em competir com as marcas existentes, mas em expandir o mercado de bebidas sem álcool não sejam vistas como moda passageira. A meta é crescer o mercado para que todos os varejistas e distribuidores sintam que vale a pena investir nessa categoria emergente.

Para aumentar sua visibilidade, a Bero tem investido fortemente em parcerias de alto perfil, como eventos em Wimbledon e colaborações com a Aston Martin e a marca de café Happy, co-fundada por Robert Downey Jr.

A marca também tem se destacado nas redes sociais, especialmente no Instagram e TikTok, onde a popularidade de Tom Holland, (e seu personagem Homem-Aranha) com seus 63 milhões de seguidores tem sido crucial para o crescimento da marca. Veja o vídeo da marca, a seguir:



Este é um trecho original publicado em Exame.com. Leia a matéria completa em https://exame.com/negocios/negocio-de-tom-holland-com-cerveja-sem-alcool-esta-perto-de-atingir-8-digitos-em-receita/?utm_source=copiaecola&utm_medium=compartilhamento

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Heineken Social off Socials



Heineken lança "Socials off Socials" 

Visando estimular a vida social analógica, reduzindo o consumo digital, a Heineken se juntou com o NOTTHESAMO para lançar uma câmera da década de 80, analógica que ira te ajudar a curtir os momentos offline. 

A promoção é parte da campanha #SocialoffSocials, que relembrar que curtir posts, stories e reels pode ser até interessante e divertido, mas nem se comprar curtir a verdadeira rede social, que é tomar uma cerveja, (nesse caso uma Heineken) com os amigos.

De forma interessante, jovens voltaram a usar câmeras digitais e analógicas sobretudo em eventos, mitigando os riscos de roubos e furtos. Veja o vídeo a seguir:




Saiba mais da promoção em: Heineken® | Social Off Socials 

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Da Origem ao Copo


Da Origem ao Copo: empresas tomam atitude visando coibir  a falsificação de produtos e incentivar seus clientes ao Consumo Responsável

Essa semana notei que grandes players de bebidas destiladas no Brasil, como a Diageo e e Pernod Ricard, estão respondendo ao risco relacionado à produção de bebidas falsificadas, com o uso de substâncias nocivas, como o metanol e o etanol destinado a combustível para uso em veículos automotores, o vulgo, "álcool de posto".

O projeto "Da Origem ao Copo" tem primeira fonte de informação uma nota presa aos gargalos das garrafas com os dizeres "Compromisso Público" ou ainda "Cada um faz a sua parte", onde o supermercado ou distribuidor salientam que esses adquirem produtos legítimos diretamente do produtor.

A Pernod cedeu um QR Code, permite acessar o site da empresa, para entender sobre a logística interna e externa dos produtos além do Consumo Responsável, onde todos da cadeia são responsáveis por sua parte, o que envolve a indústria, os distribuidores, os varejistas e o e-commerce, bares, restaurantes e consumidores. 

Já a Diageo, além do QR Code, fez campanha nas redes sociais, como o Instagram, incentivando acessar o Whatsapp da organização chamado "The Bar" para sanar dúvidas, quanto a fornecedores homologados e outros assuntos.




No processo da cadeia de valor, são destacados a rastreabilidade de produtos, o treinamento de empregados e equipes, a homologação de parceiros comerciais, a venda responsável, a educação e conscientização e até práticas de logística reversa. Em termos de cervejas, a Heineken, por exemplo, salientou em seu site que não há risco de falsificação de cervejas por meio do metanol.



Quanto a campanha das destilarias trata-se de uma primeira atitude no ano de 2025 para coibir o fabrico de bebidas irregulares ou o uso de insumos que facilitem a sua falsificação. Desejo que venha mais ações visando a saúde e segurança do consumidor.


Para mais informações: Da Origem ao Copo | Pernod Ricard



segunda-feira, 17 de novembro de 2025

39º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida

 


Cerveja Läut presente na Marcha Batida do Mangalarga Machador

A raça Mangalarga Marchador se prepara para viver mais um grande marco nacional: o 39º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, que será realizado de 17 a 23 de novembro de 2025, no Parque de Exposições da Gameleira, o Expominas, em Belo Horizonte. 

O evento conta com o patrocínio oficial da Cervejaria Läut, reconhecida como produtora da melhor cerveja Pilsen do Brasil em um prestigiado concurso nacional. Parceira da ABCCMM, a Läut está presente em diversas ações e eventos promovidos pela associação, reforçando sua conexão com qualidade e tradição. Seu garoto-propaganda, Henrique Madeirite também divulgou esse belo evento, em suas redes sociais.

Saiba mais em: ABCCMM





Real Time Web Analytics