segunda-feira, 21 de março de 2016

Fabrica de Bebidas e Garrafas Açoreana

Vídeo antigo mostra o processo de fabricação de garrafas e refrigerantes em Minas Gerais

Durante minhas pesquisas em torno de meu segundo livro que narra a história da cerveja em Minas, normalmente me deparo com surpresas inimagináveis. No meio dessas pesquisas, encontrei um vídeo bacana postado pelo historiador Julio Cesar Fleming Seabra que mostra o progresso da indústria de bebidas na cidade de Passa Quatro, Estado de Minas Gerais. (A cidade chegou a ter 6 fábricas de refrigerantes. Atualmente, há a empresa Cibal, produtora do refrigerante Guaranita.) 

O vídeo abaixo refere-se a Indústria de Bebidas Açoreana. A empresa tinha a própria vidraria, que produzia garrafas de diversos tamanhos. Uma marcenaria para corte e montagem de engradados de madeira. Havia linhas de envase e outros equipamentos modernos para época. A Açoreana produzia o Refrigerante Rádio, querido pela garotada.

É um filme pequeno, porém riquíssimo para a história de Minas.

Assista! Vale a pena!


2 comentários:

  1. É possível determinar o ano da inauguração mostrada no filme ?( meu Pai, Tácito Guimarães do Valle, nasceu em Passa Quatro em 1918)
    elison@uai.com.br
    emaiavale@gmail.com
    Elison Maia do Vale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saberia lhe responder ao certo. Porém seria interessante pesquisar na Secretaria de Cultura da Cidade. Abraços e desculpe-me pelo retorno tardio.

      Excluir

Real Time Web Analytics