O famoso refrigerante "Gato Preto" de Belo Horizonte
Tive que dar um pulo em no Hospital Socor no Barro Preto, um bairro antigo de Belo Horizonte, mais precisamente na Rua dos Tupis esquina com Juiz de Fora.
Ao chegar na esquina do hospital me deparei com uma loja de retentores chamada de Total Vedações. Até ai tudo bem. O que me chamou atenção foi uma logomarca de nome "Paraguay" impressa em cimento no prédio onde está a loja.
Minha memória puxou aquele símbolo. Ali foi a sede da Fábrica de Bebidas Paraguay Ltda., fundada por José Joaquim de Oliveira. Tradicional em Belo Horizonte seu carro chefe foi a linha de refrigerantes e refrescos, tendo o carro chefe o famoso refrigerante "Gato Preto". Suas garrafas tinham um aspecto peculiar, e vinha com um gato em alto relevo assim como a sua escrita. Alguns antiquários da cidade ainda apresenta, algumas garrafas ainda intactas. O refrigerante era do tipo cola.
A fábrica não produziu cervejas. Mas fez bonito da década de 1940, produzindo o que fazia melhor: refrigerantes. Tudo indica que a fábrica mudou-se para Contagem em 1965, se especializando no fabrico de vinagres. Trata-se de uma empresa de bebidas que pertence a história da capital mineira.
Muraí Caetano, proprietário do restaurante Chico da Kafúa em BH, possui uma vasta coleção de garrafas de cachaças, cervejas e refrigerantes e outros acessórios relacionados ao segmentos de bebidas.
Muraí Caetano, proprietário do restaurante Chico da Kafúa em BH, possui uma vasta coleção de garrafas de cachaças, cervejas e refrigerantes e outros acessórios relacionados ao segmentos de bebidas.
Em um breve momento que estive com este colecionador nato, em 2019, pude tirar fotos de seu acervo, voltado aos produtos da Indústria Paraguay. Fiquei agraciado com o que vi. Aproveite!
Estou querendo entrar em contato com esta fabrica ou com alguém que tenha algo sobre rótulos da mesma
ResponderExcluirSou neto do fundador, sei de algumas histórias da fábrica.
ExcluirZap 31 98716 8877
Fábio F Oliveira
Minha mãe namorou uma pessoa da família. Ele se chamava Fábio C. Oliveira. Ela tem 90 anos. Ele já faleceu?
ExcluirSim
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSobre garrafas e rótulos, eu já vi alguns exemplares de garrafas em brechós e lojas de antiguidades na região do Bairro Lagoinha, mais precisamente na rua Itapecerica, em Belo Horizonte. Se você andar por ali, você irá encontrar. Há outras garrafas que vi, como por exemplo Guaraná Alterosa e Mate Couro.
ResponderExcluirSabe se lá há tampinhas também?
ExcluirRicardo, não saberia te responder, quanto a tampinhas. Talvez pela internet.
ExcluirMeu trabalhou na empresa, Glória Sanchez de Oliveira era a esposa e uma das filhas desse casal é casada com o ex jogador Palinha que jogou no Cruzeiro
ResponderExcluirA empresa ainda fabrica o Vinagre Glória!
ExcluirBOA NOITE, ESTA EMPRESA DE VINAGRE AINDA ESTA NO MESMO BAIRRO AI NO CENTRO DE BH? EU TRABALHEI NELA EM 1976.
ExcluirBoa noite, sou colecionador e vendedor de chaveiros antigos, recentemente eu adquiri um exemplar comemorativo desta referida fábrica, caro Henrique eu tomei a liberdade de copiar um pequeno trecho do seu texto para o meu anuncio com a informação da fabrica , vou compartilhar o link do anuncio e se o amigo não gostar de alguma coisa fique a vontade de me falar ok, aqui esta https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1179967830-chaveiro-fabrica-bebidas-paraguay-comemorativo-50-anos-raro-_JM
ResponderExcluirqualquer duvida estou a disposição. Att, Ricardo
Sem problemas Ricardo! Vá em frente!
ExcluirVocê sabe se ele tem tampinhas antigas destes refrigerantes? Eu coleciono tampinhas, as únicas tampinhas dos refrigerantes Paraguay que tenho são algumas do inicio da década de 90, do "Guaraná Paraguay". Se ele tiver tampinhas diferentes, eu me interesso em adquirir. Aguardo contato.
ResponderExcluirRicardo veja esse link: https://www.valedocahyleiloes.com.br/peca.asp?ID=8321652 Acho que você irá encontrar o que precisa.
ExcluirNeto do fundador. Saudades...
ResponderExcluirQuímico: Você teria fotos antigas? Gostaria de escutar um pouco mais sobre a essa história.
Excluirnossa! ja bebi muito deste refrigerante, lembro do sabor dele ate hoje! era uma delicia! poderiam voltar a fabricar ele de novo!
ExcluirVerdade
ExcluirQue tudo viajar nesse Bonde e pouca gente lembra do bonde deixando a pça São Vicente e após virar a direita na pé Eustáquio a conquista e a passagem de trem na Tupis;
ResponderExcluirAnos felizes e os cafés pça Sete e refrigerantes cola!
Gato Preto fez fama e que tudo os campos de várzeas!
Setenta anos depois o campo de Horto e 55 anos de Mineirao
Carlos Cunha! Obrigado por compartilhar!
ExcluirTenho muitas lembranças, meu pai, Alvarino Hostalácio, trabalhou muitos anos na fábrica.
ResponderExcluirQue bacana!
ExcluirAlguém tem fotos da garrafa ou alguma propaganda, da água tonica de quinino, que era fabricada pela paraguay?
ResponderExcluircontent://media/external/file/458394
ResponderExcluirTenho.
ResponderExcluirMe chama no zap 31 987168877
Bom dia , hoje que via estes comentários, convive muito na antiga Fábrica da Rua Tupis, e posteriormente em Contagem. Minha família sempre teve distribuidora, saudades da época Vinagre Glória, Vinagre Dubom. época em que a gente auxiliava no engarrafamento, no verão por ter pouco vasilhame envazávamos nosso próprio vasilhame, ainda não existia Pet.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirAlguem sabe se existe relação da familia fundadora da fabrica com uma familia de sobrenome Oliveto?
Abraços
Não o Oliveira e do lado materno
Excluirmesmo ? Mas o costume é patrilinear , o nome que fica é o do pai ...
ExcluirMeu pai era vendedor dos produtos da fábrica. Viajei muitas vezes com ele no caminhão da Paraguay, uma Mecedinha Saruana cara chata. Meu pai atendia as cidades de Santa Luzia, Vespasiano, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Matosinhos, Prudente de Morais, Capim Branco, Sete Lagoas, Contagem, Betim, Florestal, Esmeraldas, Pará de Minas, São Joaquim de Bicas, Iguarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Mateus Leme, Juatuba, Ibirité, Sarzedo, Brumadinho, Nova Lima, Itabirito e o Distrito de Venda Nova em BH. Sou afilhado do filho do fundador José Joaquim de Oliveira, o sr. Antônio de Oliveira e sua esposa dona Glória Sanchez de Oliveira.
ResponderExcluirComo era o nome do seu pai?
ExcluirAinda lembro quando nos reunimos, toda a familia, para o velorio de um dos filhos do Fundandor. Alguem comentou que apesar de sermos todos bastante diferentes uns dos outros, dava para ver que eramos todos da Familia Paraguay. Saudades dos bons tempos na casa de nossa Matriarca, no Carlos Prates.
ResponderExcluirEu sou neta do fundador O José Joaquim que herdou junto ao Geraldo do pai foi quem administrou toda a vida
ResponderExcluirQue bom encontrar essas informações aqui ! Sou neto de Francisco de Assis Oliveira . O fundador é o meu TIO-Avô. Gostaria de mais informações sobre os pais de José Joaquim de Oliveira . Lembro muito da Fábrica e dos refrigerantes . Morei até a adolescência na Rua Tupis 1457, perto...
Excluirsou bisneto do fundador, José Joaquim de Oliveira! o meu tio-avô, tio Zezé, que também se chamava José Joaquim de Oliveira Filho, que era meu padrinho,junto com o seu irmão Geraldo Silvério de Oliveira, administraram a fabrica após a morte do fundador. Saudosos tios avós, que tive a oportunidade de conviver! Saudades eternas de minha bisavó, Ambrosina Maria da Conceição, esposa do fundador, sábia mulher!
ResponderExcluirObrigado por seu comentário! Importante para o nosso acervo cultural. (Henrique Oliveira)
ExcluirEu tenho uma garrafa de vinho lacrada, original desta fábrica. VINHO VERMUTE
ResponderExcluirFábrica Paraguay localizada na rua TUPIS 1642 BELO HORIZONTE .
PODE ME CONFIRMAR SE ESTÁ CERTO?
O endereço está correto. Há ainda a logomarca lá, ao lado do Soccor.
ExcluirEu era criança na época, bem pequena. Quando hoje em dia falo do refrigerante Gato Preto, ninguém conhece e meus pais não lembram. Então eu achava que era alguma invenção minha!
ResponderExcluirFiquei feliz em saber que realmente existiu!
Havia também o Gato Branco, não é?
Saúde para todos!
Só tinha o gato preto.
ExcluirMe add no zap 31 987168877
Obrigado a todos pelos comentários! São ricos em informação e história. Quem souber mais por favor, publiquem aqui. O espaço é para isso mesmo! Algum outro tópico que gostariam que eu publique?
ExcluirBoa tarde a todos. Sou Magno Gomes morei 20 anos no Barroco preto e alguns anos ao lado em uma vila entre a fabrica o hospital socor. Ontem dia 26.95. 24 eu estava na casa da minha irmã eo assunto girou diversas coisas, entre elas sobre refrigerante. Lembrei da fábrica engarrafados da Pepsi na av.do contorno e tbm da fábrica Paraguai. Hoje lendo Qui. Fico feliz de ser que vivi perto de uma história. Espero que ainda exista a fzbr6e que o guaraná sonda tenha a mesma qualidade. Parabéns aos herdeiros.
ResponderExcluirAinda consigo sentir o sabor e o borbulho do Refri Gato preto ( qdo meu pai comprava para saborear no almoço e ou no lanche do jardim infância Tia Iolanda ou “Yolanda / Cachoerinha Bhte MG pô volta 1972/73/74 …. Gente! Consigo em 2024 sentir a felicidade por saborear um refrigerante maravilhoso que não vai ter nunca um substituto .Parabéns ao criador e pena que depois de muitos anos tive a oportunidade em agradecer
ResponderExcluirMeu pai Geraldo Anastácio Ferreira, do Engenho Nogueira, é primo do Fábio Chagas de Oliveira e gostaria de saber se ele já faleceu? Ele tem 91 anos e boas lembranças do “Fabinho “.
ResponderExcluirEntre em contato com a fabrica de Vinagres Gloria, Rua Osorio de Morais, 800 - Cidade Industrial, Contagem. Eles são os descendentes do Paraguay.
ExcluirFantástico!!! Um sonho!!!
ResponderExcluir