terça-feira, 4 de junho de 2024

Whisky Escocês


Mercado de whiskies tradicionais aumentam o marketing no Brasil

Sou da época que um whisky escocês era algo muito restrito, sofisticado. Quando visitava a casa de um parente ou amigo mais próximo de meus pais, ter uma bebida desta era sinônimo de status, espanto e admiração. Tratava-se de uma bebida de executivos, chefes, artistas e bem-sucedidos. 

Porém isso me parece coisa do passado. O mercado de bebidas é realmente bastante dinâmico. De tempos em tempos, alguns tipos de bebidas vão sendo substituídas por outras. Há pouco tempo, havia uma moda em torno da cachaça, passando pela vodka e nesse momento pelo gin.  Nesse meio tempo, empresas com a Digeo e a Pernod Ricard fazem um grande marketing e promoção em torno de suas bebidas, envolvendo criações de receitas, misturas e drinks incríveis, usando frutas da época e não alcóolicos (como a linha de xaropes Monin). Mixologistas e sommeliers capricham com seus trabalhos diferenciados.

Para 2024, tenho percebido um boom em torno do whisky tradicional. Para tanto, o número de versões de um mesmo brand tem aumentado nas prateleiras brasileiras. E o marketing também, incluindo harmonizações com pratos simples, como um hambúrguer, por exemplo. Muitos tem destacado os barris em que são maturados (e.g.: single cask, triple cask), os estilos das madeiras como cerejeira, carvalho americano, escocês. (Recentemente, pude conhecer uma fábrica de barris no Chile que trata sobre esse assunto.) Mais enfim: eis alguns estilos vindos dos mais populares no Brasil:

Família Johnnie Walker - Johnnie Walker, marca de whisky escocês, de 1820, número um do mundo e pertencente ao portfólio da Diageo, está completando 200 anos. Criado pela primeira vez em uma humilde mercearia, Johnnie Walker levou o whisky escocês aos quatro cantos do mundo, sendo apreciado atualmente em mais de 180 países, visando um futuro mais bem traduzido no conceito “Keep Walking”.


Entre os rótulos da Johnnie Walker estão Red Label, Black Label, Double Black, Green Label, Gold Label e Blue Label. Juntos, são responsáveis por mais de 18 milhões de caixas vendidas anualmente, tornando Johnnie Walker a marca de whisky escocês mais popular do planeta. Para celebrar essa trajetória de sucesso inquestionável, a marca anuncia o lançamento de sete rótulos comemorativos em edições limitadas. Além das garrafas tradicionais, as novidades contemplam três whiskies recém-criados – em versões exclusivas – que representam uma celebração da jornada.


Familia Buchanan’s  - O Buchanan's leva o nome do falecido James Buchanan, um empreendedor de uísque que criou um uísque escocês que redefiniu a grandeza. Em vez de criar um uísque para ser reverenciado, ele criou uma mistura suave e única que poderia ser compartilhada e apreciada por todos. Na verdade, o design original da garrafa de Buchanan foi inspirado no ato altruísta de compartilhar cantis de água entre soldados britânicos em tempos de conflito.

Buchanan lançou sua empresa de uísque em 1884 e rapidamente a compartilhou com o mundo, viajando da Escócia a Londres e à América Latina. Hoje, o brasão do Red Lion da garrafa ostenta orgulhosamente sua origem, “Buchanan’s Scotland”, mas continua a espalhar sua suavidade por todo o mundo, de Bogotá a Los Angeles e à Cidade do México. No site há, além do whisky 12, 18, Master e Red Seal 21 anos, há um denominado Pineapple ("Abacaxi") com notas dessa fruta, tipicamente tropical.


Familia Ballantines - A história da marca começou em 1827 quando o filho de fazendeiro George Ballantine, então com apenas 19 anos, abriu uma pequena loja de mantimentos na cidade de Edimburgo na Escócia. Ele também fornecia uma escala seleta de uísques a uma clientela distinta. Em 1869, quando abriu um estabelecimento maior na cidade de Glasgow, George passou o comando da primeira loja a seu filho mais velho, Archibald. Ele concentrou-se no comércio de vinhos e uísques, especialmente o Old Glenlivet e Talisker Fine Malt, tendo entre seus muitos clientes a família real inglesa. Ao mesmo tempo, também começou a criar e aperfeiçoar suas próprias misturas de uísques, provenientes de diferentes grãos e destilarias, que se tornariam lendárias. Surgia assim a George Ballantine & Son Ltd., uma grande exportadora de uísque. Com preparo especial e algumas produções seletas, o uísque foi então ganhando fama e mercado por toda a Escócia. Ele se aposentou em 1881, passando o comando ao seu segundo filho George Junior, morrendo uma década depois.

O negócio continuou a prosperar sob o comando de Junior, que passou então a exportar para outros países seus vários tipos de bebidas. A marca Ballantine’s ganhou reconhecimento em 1895 quando a rainha Vitória concedeu aos seus uísques o Certificado Real de Qualidade Suprema. Em 1910 a empresa introduziu no mercado o Ballantines Finest (8 anos) com sua tradicional garrafa quadrada, que se tornaria extremamente popular no mundo inteiro. A família capitalizou o sucesso em 1919, aceitando uma oferta de compra da empresa Barclay & McKinlay. Com a força do nome Ballantines, os novos proprietários começaram a desenvolver a marca que haviam comprado nos mercados exteriores. Em 1930 foram introduzidos os uísques 17 e 30 anos, este último um uísque raro e exclusivo, único em sua categoria na época. Outros lançamentos foram desenvolvidos e apresentados, por meio da proprietária da marca Pernod Ricard.

O Whisky Nacional também não tem ficado para trás. Veja o que a turma brasileira está fazendo de interessante. Saiba mais no link https://cervejaavecesar.blogspot.com/2024/02/whisky-nacional.html

Cheers!

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