sexta-feira, 7 de junho de 2024

Estratégia Heineken


Heinken compra participação minoritária na Better Drink, dona da Cerveja Praya

Aquisição de fatia minoritária está em fase avançada, como foco de expansão do portfólio de produtos do grupo no Brasil além da tradicional cerveja.

A Better Drinks sugiu em 2022, por Felipe Della Negra, ex-CEO da Red Bull Brasil, Felipe Szpigel, ex-AB InBev.  A empresa surgiu com 5 diferentes produtos de consumo: Baer Mate, Vivant, Five Drinks, de drinks prontos, a Mamba, (uma água mineral em lata), e a cerveja artesanal Praya. Há ainda um bitter alcoólico lançado em parceria com Gustavo Lima chamado de “Vermelhão”.

A Better Drinks faturou cerca de R$ 50 milhões em 2023. Embora seja uma empresa de pequeno porte, a empresa é considerada um player de importante, principalmente pelo posicionamento e pelo toque de inovação.

A aquisição visa fortalecer o portfólio da Heineken num setor estratégico que já vem sendo explorado pela Ambev. Em 2021, essa empresa começou a organizar as bebidas que não eram cerveja dentro de uma só divisão, batizada de Beyond Co, capitaneada por Daniela Cachich, que teve passagens na PepsiCo e na própria Heineken.

No Brasil, o grupo comprou a Brasil Kirin em fevereiro de 2017, mas a partir de 2020 intensificou a reformulação de seu portfólio. Diminuiu os investimentos em cervejas econômicas e deu mais foco para os rótulos premium como Heineken e Amstel, além de estratégias de marketing específicas para Eisenbahn, Baden Baden e Lagunitas. Também alterou o portfólio de bebidas sem álcool. Hoje fazem parte do portfólio as marcas os não-alcoólicos FYS, Clash’d, Itubaína, Água Schin, Schin Tônica, e Skinka.

Meus comentários: Ao processo não é novidade (fábricas de cervejas se tornarem produtoras de bebidas), trata-se de uma atitude secular. Atualmente, cervejarias de pequeno e médio portes estão se tornando fábricas de bebidas. Muitas aderiram aos produtos prontos para beber (RTD – "Ready to Drink") e aos destilados como vodka, gin e whisky. Nada como aproveitar o conhecimento técnico de produção e os equipamentos, sobretudo as linhas de engarrafar. (Luis Otávio Possas Gonçalves que o diga, enquanto proprietário das Cervejarias Kaiser: engarrafou a primeira água de coco natural no país, com a marca "Quero Coco".) Afinal de contas: Fazer menos, é fazer mais ou vice-versa? Veja o artigo que escrevi sobre esse tema: https://cervejaavecesar.blogspot.com/2024/02/mercado-de-cervejas-artesanais.html

Saiba mais em: https://exame.com/insight/heineken-compra-participacao-na-better-drinks-dona-da-praya-e-do-baer-mate/p

https://forbes.com.br/forbes-money/2023/05/vermelhao-de-gusttavo-lima-fatura-r-31-milhoes-e-mira-novos-publicos/

#pelosatelite #avecesarco #heineken #beyondco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics