Após anos de vendas crescentes, as destiladoras estão
lutando contra a diminuição da demanda e o excesso de oferta
de Wall Street Jornal
Quando Rob Masters pôs à venda on-line 400 barris de bourbon de dois anos por US$ 900 cada, esperava que eles desaparecessem em poucos dias.
Oito meses depois, os barris ainda estão lá. “Não estamos vendo nem o cheiro”,
disse Masters, destilador-chefe da destilaria The Family Jones em Denver.
Apenas dois anos antes, Masters poderia ter arrecadado US$ 2
mil por barril semelhante. “Naquela época, conseguiria vende-los com dois
telefonemas”, disse ele.
O boom do bourbon nos Estados Unidos acabou e empresas
grandes e pequenas estão começando a sofrer, com destilarias cortando empregos
e engavetando planos de expansão.
As vendas de bebidas alcoólicas dispararam durante a
pandemia, quando os americanos cheios de dinheiro gastavam em bebidas, fazendo
coquetéis em casa e bebendo com mais frequência. Agora os bebedores estão
reduzindo o consumo, bebendo as garrafas que acumularam nos últimos anos e
optando por marcas mais baratas.
A crescente popularidade de medicamentos antiobesidade, da
cannabis e das bebidas com baixo teor alcoólico ou sem álcool também está
prejudicando cada vez mais as vendas. O cirurgião-eral dos EUA disse
recentemente que o álcool deve ter rótulos de advertência contra o câncer, uma
recomendação que, se promulgada, pode prejudicar as vendas de uma indústria que
já enfrenta uma retração no consumo pelos mais jovens.
Os volumes de vendas de uísque dos EUA — incluindo bourbon,
Tennessee e rye — caíram 1,2% em 2023, marcando a primeira queda desde 2002, de
acordo com a IWSR, que monitora a indústria. Essa queda se acentuou no ano
passado, com os volumes caindo 4% nos primeiros nove meses de 2024.
A Brown-Forman, que fabrica o Jack Daniel’s e o Woodford Reserve, notou que o mercado de uísque dos EUA se deteriorou acentuadamente há
um ano. “Para ser sincero, não está realmente melhorando muito”, disse o CEO
Lawson Whiting no mês passado, depois que a empresa divulgou uma queda de 3%
nas vendas líquidas nos EUA nos seis meses até 31 de outubro.
Embora os grandes atores não estejam imunes à desaceleração, os destiladores menores estão sendo os mais atingidos, porque não têm poder financeiro para enfrentar a turbulência. A American Craft Spirits Association (Associação Americana de Produtores Artesanais de Destilados) disse em agosto que a taxa de fechamento de destilarias artesanais acelerou em relação ao ano anterior.
Fabricantes de bebidas alcoólicas de todos os tipos estão
lutando com a diminuição da demanda: em 2023, o volume de destilados vendidos nos EUA caiu pela primeira vez em quase três décadas, disse a IWSR. No entanto,
os fabricantes de bebidas destiladas envelhecidas têm o desafio adicional de
apostar na demanda futura, envelhecendo barris com anos de antecedência.
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