Cervejaria holandesa cria 'floresta em miniatura', em Belo Horizonte
Grupo Heineken promete plantar 19 microflorestas pelo Brasil
até 2030
por Maria Antônia Rebouças, do Estado de Minas
O plantio é uma iniciativa da marca de cerveja holandesa
Heineken, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o paisagista
Ricardo Cardim, idealizador do projeto e responsável pela metodologia
"Floresta de Bolso", que, desde 2011, busca trazer a dinâmica natural
de florestas nativas em florestas menores. Estas podem ocupar (e salvar)
pequenos espaços do ambiente urbano.
“Aplicamos a ideia de contenção e cooperação positiva entre
as árvores. fazendo um plantio respeitando a ciência, porque não é amontoar
árvores. A disposição das espécies é fundamental para que elas cresçam rápido e
se ajudem; dessa forma não precisa de manutenção. O solo é preparado para que a
vida aconteça de maneira independente”, explicou o botânico e paisagista
Ricardo Cardim.
De acordo com a cervejaria holandesa, a ação foi realizada com a ajuda de um mutirão voluntário, que reuniu cerca de 60 pessoas como parceiros do grupo Heineken, colaboradores voluntários e agentes do poder público. (Uma atitude sustentável.)
Cardim destacou que a instalação das microflorestas exige
que uma máquina de tração cave um buraco no solo de 1 m: “O solo das grandes
cidades é ruim, o trator abre o solo e mistura adubo orgânico para preparar uma
terra melhor, onde as raízes das árvores podem crescer à vontade para buscar
suas necessidades”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário