terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Dono de Cervejaria: Bora Bill!

 


Como ser dono de cervejaria: pergunte ao Bill, afinal agora ele se tornou dono de uma: a Heineken.

por Henrique Oliveira

Bill Gates entrou na cervejaria. Ao invés de tomar uma cerveja, ele decidiu ser sócio. O investimento foi da ordem de US$ 902 milhões na Heineken Holding, proprietária das cervejarias Heineken. O valor representa 3,76% do capital acionário. Parte da aquisição também foi aportado pela Fundação Bill & Melinda Gates.

Não é a primeira vez que Bil Gates passou a ser “dono bar”. Em 2007, o bilionário da tecnologia havia adquirido uma parte na FEMSA, a Fomento Mexicano, aportando um valor na ordem de US$392 milhões, segundo menção da SEC. A FEMSA é uma das maiores empresas do segmento de bebidas na América Latina, engarrafando principalmente produtos Coca-Cola. A Heineken por outro lado, comprou em meiados de fevereiro de 2023, 1 bilhão de Euros em ações da FEMSA, numa mudança de estratégia daquele Grupo Mexicano que decidiu focar em operações de revenda, engarrafamento de refrescos Coca e em plataforma digital. (Tratou-se de um casamento antigo que se acaba, pois a exemplo no Brasil, a Coca foi a distribuidora oficial da Heineken no país e, ao adquirir a Brasil Kirin, (leia-se ex-Schincariol), a Heineken decidiu distribuir seu próprio portfólio de produtos por meio da rede logística deixada pela família Schin.)

Grifos meus: entendo que a Heineken vem trabalhando ao longo dos anos uma inserção de mercado forte sobretudo na América do Sul com a sua garrafa verde. Com a missão “Produzida Globalmente, Amada Localmente", a cerveja impacta o consumidor com suas ações e apresentações. A marca está associada a personagens ícone do cinema, como o Agente 007 e a eventos de grande porte sejam eles de terceiros e até de própria autoria. Há ainda execução de patrocínios relevantes: a empresa é patrocinadora oficial das competições UEFA, incluindo a UEFA Champions League pelo 16° ano consecutivo. Na Fórmula 1, o bicampeão Max Verstappen assinou contrato para ser o embaixador da cervejaria. Em termos de Organização, mais precisamente em ESG, a empresa vem apostando em energia verde em suas fábricas e em outras ações, que ficaram conhecidas por "EverGreen Strategy". Nessa esteira, em termos sociais, a empresa zela sua imagem ao promover campanhas de marketing “se beber não dirija” e com a inserção massiva e em escala global de seu segundo produto do portfólio: a Heineken 0.0%, ou a verdinha sem álcool. Há ainda ações vinculadas a diversidade e inclusão.

Apesar do conflito Ucrânia e Rússia e outros riscos que podem impactar do negócio, seria, para nós, jovens mortais, uma oportunidade em investir na Heineken? Como executivo de Governança, Riscos e Compliance eu não posso opinar. Mas, penso que, se dependendo de Bill Gates, talvez uma Heineken gelada no atual momento caia bem.

Principais highlights do Relato Integrado da Heineken 2022:

Perguntas e respostas com Dolf van den Brink, presidente do conselho executivo e CEO, sobre sua estratégia EverGreen.

·         Revisão detalhada de negócios de 2022, destaques de suas marcas e inovações, tendências de consumo e demonstrações financeiras.

·         Insights sobre suas prioridades estratégicas EverGreen para moldar o futuro da cerveja e além; financiar o crescimento, alimentar o lucro; elevar o nível de sustentabilidade e responsabilidade; tornar-se o cervejeiro mais bem relacionado; desbloquear todo o potencial de seu povo.

·         Uma atualização detalhada e conquistas em Brew a Better World 2030.

·         Redução de 18% das emissões absolutas de carbono no escopo 1 e 2 desde 2018, no caminho da HEINEKEN para se tornar líquida zero até 2030 e em toda a sua cadeia de valor até 2040;

·         26 de seus 31 locais em áreas com estresse hídrico já iniciaram projetos de balanceamento de água, e 29% desses locais estão totalmente balanceados;

·         A HEINEKEN aumentou a percentagem de mulheres em cargos de gestão de topo para 27%, com o objetivo de aumentar para pelo menos 30% até 2025 e 40% até 2030;

·         100% das empresas operacionais foram avaliadas em pagamento igual para trabalho igual e 100% têm ações em vigor para fechar quaisquer lacunas até 2023;

·         Para garantir que todos os seus funcionários em todo o mundo recebam pelo menos um salário justo[1] até 2023, a HEINEKEN avaliou 100% das empresas operacionais até agora, das quais 99,96% estão em conformidade;

·         A Heineken® 0.0 já está disponível em cerca de 110 mercados e a empresa está a meio caminho de garantir uma opção zero álcool para pelo menos duas marcas estratégicas na maioria de suas empresas operacionais, para que haja sempre uma escolha;

·         1,2 bilhão de consumidores alcançados com as campanhas de consumo responsável da Heineken®, investindo mais de 10% de seus gastos com mídia, tornando a moderação bacana;

·         A HEINEKEN continuou a elevar o padrão em sua governança e relatórios transparentes, incluindo as Métricas de Capitalismo das Partes Interessadas do WEF e TCFD.

         Referências e saiba mais:

https://www.heinekenenergiaverde.com.br/

https://www.theheinekencompany.com/investors/results-reports-webcasts-and-presentations

https://www.theheinekencompany.com/newsroom/heineken-nv-publishes-combined-financial-and-sustainability-annual-report-2022/

 https://www.theheinekencompany.com/newsroom/heineken-nv-purchases-1-billion-in-shares-from-femsa/

https://www.theheinekencompany.com/newsroom/heineken-press-release-in-response-to-femsa-strategic-review/

https://www.reuters.com/article/us-mexico-femsa-gates-idUSN2021965120071221 

Foto: Montagem do autor. A foto original é com produto Coca.

#borabill #Heineken #pelosatelite #avecesarco #djjonesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics