domingo, 12 de outubro de 2025

Nossa Senhora Aparecida e o Primeiro Milagre de Cristo


Bem aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida. No dia de 12 de outubro, celebra-se a Padroeira do Brasil. 

No caderno litúrgico desse dia 12, foi mencionado a seguinte passagem no Evangelho, segundo João, que merece a sua atenção, apreciador:

Naquele tempo houve um casamento em Cana da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 

Com o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não tem mais vinho". Jesus respondeu-lhe: "Mulher, porque dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou". 


Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser." Estavam seis toalhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumavam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. Jesus disse aos que estavam servindo: "Agora tirai e levai ao mestre-sala. E eles levaram. 

O mestre-sala experimentou a água que se sentia transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas o que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou a atenção do noivo e então ele disse "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, servem o vinho menos bom. Mas tu guardastes o melhor vinho até agora!" 

Este foi o início dos sinais de Jesus ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou sua glória e seus discípulos creram nele. 

Palavra de salvação "Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Abrasel e o mercado de bares e restaurantes


Abrasel: crise do metanol refreou consumo de álcool, mas não espantou os clientes

Por Joana Cunha e Diego Felix/Folhapress 10/10/2025

Bares e restaurantes estão em compasso de espera, consumindo estoques, enquanto verificam os desdobramentos da crise do metanol para entender se haverá uma tendência de queda na demanda por bebidas alcoólicas.

Donos de estabelecimentos relatam que estão com receio de repor suas reservas de bebidas, especialmente as destiladas, no momento em que o consumidor está assustado pelo noticiário das intoxicações.

A insegurança do público impacta a capacidade de previsão, segundo empresários do ramo. Ainda é cedo para concluir se a vodca e o uísque serão substituídos pela cerveja e o vinho ou se haverá outras mudanças no comportamento do consumidor e por quanto tempo. A estratégia, por ora, é queimar os estoques para não empatar o capital de giro.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (associação de restaurantes que reúne mais de 26 mil estabelecimentos), afirma que os impactos da crise do metanol têm sido percebidos com intensidade diferente conforme o padrão do estabelecimento.

"Os que atendem classe alta tiveram queda maiores, até o dobro dos estabelecimentos mais populares", afirma.

Segundo Solmucci, houve quedas de até 55% nos destilados nos bares e restaurantes de classe alta, enquanto nos demais ficaram abaixo de 30%. Uma enquete realizada pela Abrasel entre seus associados sinaliza que a crise do metanol refreou o consumo do álcool mas não espantou os clientes, já que a venda total foi menos afetada.

"Quase 70% afirmam que não perderam faturamento, sendo que 11% dizem ter aumentado. Mais de 30% relatam perdas totais que variam de 10 a 15% em média", diz Solmucci.

Saiba mais em: Abrasel: crise do metanol refreou consumo de álcool, mas não espantou os clientes

Foto: freepik.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Oktoberfest Santa Cruz do Sul

Heilige apresenta rótulo comemorativo na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

A cervejaria Heilige fará a diferença na festa de 40 anos da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Trata-se de uma cerveja de estilo Oktoberfest, edição limitada 2025, numa garrafa de 500 ml, com uma cerveja que leva 6,8% de teor alcoólico.

A cerveja poderá ser adquirida na loja de souvenires da Heilige, localizada dentro do Parque Cervejeiro de Santa Cruz. Haverá ainda outros produtos que poderão ser adquiridos com a marca da cervejaria, como copos chaveiros e abridores.

Localizada a155 quilômetros de Porto Alegre, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul terá duração de 12 dias e é um evento mais consagrado de todo município, responsável por movimentar parte de sua economia, com a ocupação de hotéis e pousadas, a venda de trajes típicos, além de movimentar bares e restaurantes. Nesse ano, a Heilige é a cerveja oficial do evento.

De acordo com o livro Brasil Beer, a Cervejaria Heilige surgiu em 2009, no antigo galpão da indústria de olhos vegetais Klemm. A empreitada foi idealizada pelos jovens empreendedores Rodrigo Yung, Henrique Leo Eisenberger e o cervejeiro Paulo Sarvacinski. A empresa já foi considerada a melhor cervejaria da América do Sul no ano de 2015, no Festival Brasileiro de Cervejas, e em 2016, assumiu o segundo lugar nesse mesma premiação.

Para saber mais sobre: Home - Heilige Store

Foto: gaz.com.br

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Festival Mantiqueira Mineira Gonçalves

 


Cervejas Artesanais da Mantiqueira Mineira

De 17 a 19 de outubro, o Sul de Minas terá o seu primeiro festival de cervejas na Mantiqueira Mineira. Haverá muita cultura cervejeira, experiência gastronômica, música boa e papo harmonizado.

As cervejarias participantes são:

@cervejaria3orelhas | @cervejariaconfra.mg | @cervejariasatelite | @doktorbraudistribuidora | @jybacervejaria | @sapucaicervejaria

🍴 Bistrôs e Restaurantes

@balaiosanduicheria | @chalegastrobar | @mariabonitagastronomia_ | @saborsemfreio | @sauaqueijos | @vinicolaartesa | @lolita_pizzas

🤝 Patrocinadores

Prata: Goncalvestur.mg

Bronze: @armazemsaobento | @casamantiva | @casasuasmg | @consigaz | @diaminasoficial | @pousadaespelhodagua | @serrapasta_artesanal


Local: Gonçalves – MG | Entrada gratuita

Clube Recreativo – R. Cel. João Vieira, 139 – Centro.


sábado, 4 de outubro de 2025

Ataque cibernético em cervejarias

 

Não é só metanol: cervejaria paralisada por ataque de ransomware

Maior empresa de cervejas do Japão foi vítima de um ciberataque e não tem data para retomar produção das bebidas alcoólicas

por Felipe Vitor Vidal Neri, 03/10/2025.

Enquanto o Brasil vive uma crise de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, a maior cervejaria do Japão foi vítima de um ciberataque — para os consumidores, felizmente, aqui não há risco de morte.

Um incidente na Asahi Group teria começado no dia 29 de setembro, e nas últimas horas a empresa confirmou ser vítima de um ataque do tipo ransomware.

Informações detalhadas sobre dados vazados são escassas, mas a dimensão do problema parece ser grande. Embora a companhia continue fabricando certos produtos e bebidas, as cervejas e itens alcoólicos estão com a produção paralisada nos últimos dias e não há nenhuma expectativa de retorno no radar.


A Asahi comenta que já trabalha com especialistas para se livrar da crise, mas situações como essa raramente são resolvidas em pouco tempo. O ransomware é um tipo de ataque hacker que se infiltra no sistema da vítima, rouba e realiza a criptografia dos dados, enquanto os criminosos cobram um valor para não vazar ou devolver essas informações.

Vale imaginar que dependendo do nível de confidencialidade dos arquivos vazados, a Asahi pode estar com sérios problemas. Cervejarias de alto escalão são conhecidas por seus segredos e misturas industriais impenetráveis, e não seria surpresa saber que os hackers fazem algum tipo de chantagem para não vazar as premiadas fórmulas da companhia.

Meus grifos: trata-se de uma gestão de crises e de gestão de riscos.

Saiba mais em: Brewer Asahi suspends domestic operations after cyberattack disrupts ordering and shipping - Industrial Cyber

 

 

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Mercado de Cervejas Artesanais

 


Espólio da cervejaria Blondine vai a leilão após falência

Por Pedro Gil, da Veja Negócios

Estrutura industrial, em Itupeva, interior de SP, é avaliada em mais de R$ 3,2 milhões

Os equipamentos de fábrica da cervejaria Blondine, em Itupeva (SP), uma das maiores fabricantes de cervejas artesanais do Brasil, estão à venda em leilão judicial após decretação da sua falência, em fevereiro deste ano. A estrutura industrial da companhia, avaliada em mais de 3,2 milhões de reais, já atraiu o interesse de nove empresas e acumula sete propostas, com lance atual de 101 mil reais. O certame online é conduzido pela plataforma Positivo Leilões. A venda tem como objetivo arrecadar recursos para o pagamento de dívidas da empresa, estimadas em 5 milhões de reais.

A cervejaria foi criada pelo empresário Aloisio Farah Xerfan. Formado em administração de empresas, o paulistano viajava muito para a Alemanha. Ele frequentou festivais locais e começou a apreciar as potencialidades do produto. Depois de algumas experiências profissionais no setor cervejeiro, Xerfan decidiu abrir a sua própria indústria de bebidas artesanais. Em 2010, o empreendedor criou a Blondine. Em 2014 a fábrica foi transferida para a cidade de Itupeva.

Entretanto, face o cenário pós-pandemia, a empresa, mesmo cortando custos e buscando atingir novos mercados, essas ações não foram suficientes para manter a sua sustentabilidade. Em Itupeva, mantêm-se de pé a Cervejaria Rofer.

Meus comentários: o mercado está realmente turvo, difícil de enxergar. O poder aquisitivo tem mostrado queda no consumo de cervejas, além da mudança de hábitos do cidadão comum. Frente aos últimos eventos relacionados a manipulação e adulteração de bebidas alcóolicas, o cenário requer cautela por parte do consumidor, agravando ainda a performance do setor.

É lamentável ver essa mutação abrupta no segmento de cervejas. Até quando?

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/espolio-da-cervejaria-blondine-vai-a-leilao-apos-falencia/

Real Time Web Analytics