terça-feira, 30 de setembro de 2025

Bebidas falsificadas no Brasil

Falsificação de bebidas destiladas no Brasil mata pessoas e deixam outras com sequelas irreversíveis

A Polícia do Estado de SP está fazendo uma força tarefa para localizar os culpados das mortes e sequelas por uso indevido de metanol. Foram pelo menos 20 casos sob análise, sendo 7 casos consumados.

No Brasil, 36% das bebidas são falsificadas. Um absurdo. Adulterar bebidas é um crime sem precedentes, fere todo a cadeia produtiva do setor, que paga alto por tributos e zela pela qualidade de seus produtos.

É perverso e inadmissível a adulteração de bebidas, sobretudo com itens como metanol e álcool combustível (seja anidro ou hidratado) de postos. Esses insumos, altamente inflamáveis, destinados a locomoção de veículos, matam e geram sequelas irreversíveis, como a cegueira dos olhos. Geralmente, as falsificações são em produtos destilados, como a vodka, o whisky e o gin, onde o preço é mais elevado do que em produtos fermentados, como a cerveja e o vinho.


Consumidor, tenha atenção:
não compre produtos cuja marca não é o preço normalmente praticado no mercado. Não existe fórmula mágica. Produtos renomados, importados ou ainda conhecidos como Premium devem ser comprados, preferencialmente, em lojas de confiança, supermercados de porte, delicatessens ou lojas tradicionais. Evite comprar produtos em locais duvidosos, por empresas que não são especializadas.
Veja o prazo de validade, veja se há riscos nas embalagens de vidro; se há danos nos rótulos como riscos, desgastes, se esse está torto ou amassado. Se a embalagem condiz com os produtos que você normalmente compra.

Algumas vezes o óbvio tem que ser dito. Tenha cuidado com a sua saúde. Tenha cuidado com a sua vida. Preserve-a.

Donos de bares e estabelecimentos: destrua as embalagens de bebidas alcóolicas, após o seu uso. Risque o rótulo, danifique o dosador e quebre lacres e tampas metálicas. Quebre garrafas que contém marcas em alto relevo. Os falsificadores procuram por garrafas em perfeito estado. Atualmente, há estabelecimentos que adotam o uso de máquinas trituradoras de garrafas de vidro para facilitar o processo de reciclagem e evitar o uso indevido dos frascos.

Desejamos sucesso ao Governador Tarcísio de Freitas na busca dos culpados. #pelosatelite #avecesarco.

#pelosatelite #avecesarco Foto: internet/redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics