Falsificação de bebidas destiladas no Brasil mata pessoas e deixam outras com sequelas irreversíveis
A Polícia do Estado de SP está fazendo uma força tarefa para localizar os culpados das mortes e sequelas por uso indevido de metanol. Foram pelo menos 20 casos sob análise, sendo 7 casos consumados.
No Brasil, 36% das bebidas são falsificadas. Trata-se de um número alarmante. Adulterar bebidas é um crime sem precedentes, fere toda cadeia produtiva do setor, que paga alto em termos de tributos e que zela pela qualidade de seus produtos e pela sua reputação.
Saiba mais sobre a diferença entre Etanol Grau Alimentício e Metanol:
Etanol (álcool etílico - C2H5OH): é o mesmo presente nas bebidas alcoólicas. Quando produzido e purificado em grau alimentício, significa que atende à normas de pureza (e.g.: ANVISA, FDA, UE) para não conter contaminantes nocivos. Pode ser utilizado em bebidas, alimentos, cosméticos e fármacos. Possui sabor e odor característicos, é relativamente seguro em pequenas doses (moderado consumo em bebidas.)
Método de produção: fermentação de açúcares, utilizando matérias-primas como cana-de-açúcar, trigo, cevada, arroz, milho e frutas. Fermenta-se por meio de leveduras (Saccharomyces cerevisiase), transformando a cadeia de açúcares como glicose, frutose em etanol e CO2. Após a fermentação, o líquido é destilado e retificado, para atingir grau alimentício. A destilação, quando fracionada, essa remove impurezas e concentra o etanol em até 96%.
Riscos à saúde: o consumo moderado pode gerar princípios psicoativos (bebidas.) O uso excessivo pode gerar intoxicação alcóolica, depressão do SNC, risco de coma e morte. O uso crônico agrava o cenário para hepatite alcóolica, cirrose hepática, problemas neurológicos, morte.
Metanol (álcool metílico - CH3OH): trata-se de um álcool mais simples, altamente tóxico para humanos. Usado como solvente, combustível, anticongelante e na indústria química. Inalações, ingestão ou quando absorvido pela pela podem causar intoxicações graves.
Método de produção: síntese industrial (mais comum). Gás natural (metano) e vapor, gerando uma reforma catalítica (mistura de monóxido de carbono - CO e Hidrogênio - H2. Passa por catálise, (Cu/Zn/Al2O3), formando metanol. Pode ser também ser produzido por meio de destilação da madeira (um processo antigo, pouco utilizado nos dias de hoje.) A madeira é aquecida se oxigênio (pirólise) liberando vapores contendo metanol. É também conhecido como "álcool de madeira".
Riscos à saúde: altamente tóxico e contaminante em pequenas quantidades. Dose letal pode variar entre 30 a 240 ml, dependendo da sensibilidade. O metanol é metabolizado no fígado em formaldeído e depois em ácido fórmico, substâncias extremamente tóxicas. Tem como sintomas de intoxicação, náuseas, tontura, visão turva, (pode evoluir para cegueira irreversível), convulsões, coma e morte.
É perversa e inadmissível a adulteração de bebidas, sobretudo utilizando itens como metanol e álcool puramente destinados a combustão, seja anidro ou hidratado, revendido por postos de combustíveis. Esses insumos, altamente inflamáveis, destinados a locomoção de veículos, matam e geram sequelas irreversíveis, como a cegueira dos olhos. Geralmente, as falsificações são efetuadas em produtos destilados, como a vodka, o whisky e o gin, tendo o preço mais elevado, do que em produtos fermentados como a cerveja e o vinho.
Beber é um ato de celebração, confraternização e relacionamentos e seu consumo deve ser feito de forma moderada, sempre.
Algumas vezes o óbvio tem que ser dito. Tenha cuidado com a sua saúde. Tenha cuidado com a sua vida. Preserve-a.
Donos de bares e estabelecimentos: destrua as embalagens de bebidas alcóolicas, após o seu uso. Risque o rótulo, danifique o dosador. Quebre lacres, tampas metálicas e garrafas que contém marcas em alto relevo. Os falsificadores procuram por garrafas em perfeito estado. Atualmente, há estabelecimentos que adotam o uso de máquinas trituradoras de garrafas de vidro para facilitar o processo de reciclagem e evitar o uso indevido dos frascos.
Desejamos sucesso ao Governador Tarcísio de Freitas na busca dos culpados.
#pelosatelite #avecesarco.
Saiba mais em:Ministério da Saúde determina notificação imediata de casos de intoxicação por metanol — Ministério da Saúde
#pelosatelite #avecesarco
O cenário formado pelas organizações criminais precisa ser mitigado. Passou da hora. Não podemos virar um narco estado.
ResponderExcluir