Saiu o Relatório da Consultoria Mintel com perspectivas para 2026
Presente em mais de 50 países, a firma estuda as tendências de consumo, focada em alimentos e bebidas. O blog Ave Cesar Co., separou alguns pontos desse reporte vinculado à indústria de bebidas. Confira a seguir.
Fortaleça a determinação de suportar a adversidade agora e
nos próximos anos
As Previsões Globais de Alimentos e Bebidas da Mintel para
2026 foram desenvolvidas com o objetivo de analisar como marcas empáticas podem
ajudar os consumidores que sentem que estão apenas sobrevivendo, em vez de prosperando.
A policrise, termo para uma série de choques ou desastres consecutivos e
interligados, dos últimos cinco anos, deixou consumidores e empresas
necessitados de apoio para se sentirem preparados, flexíveis e até criativos
diante dos obstáculos.
Ser resiliente é uma lição duradoura da COVID-19, mas os analistas globais de alimentos e bebidas da Mintel preveem que a perseverança surgirá como um lema para 2026. As marcas construirão relacionamentos duradouros com os consumidores, demonstrando como estão perseverando diante de questões globais que também estão complicando a vida diária dos consumidores, como mudanças climáticas, interrupções na cadeia de suprimentos e os impactos de condições crônicas de saúde.
Com soluções projetadas para incentivar a persistência, os
consumidores se sentirão mais capacitados para enfrentar os desafios diários,
desde "o que tem para o jantar?" até "beber isso me ajudará no
futuro?"
A inovação sensorial potencializará novas ocasiões
sociais
Os consumidores (particularmente a Geração Z) continuarão a
reinventar antigas ocasiões sociais, como baladas noturnas e celebrações centradas em álcool. Surgirão oportunidades para marcas de alimentos e bebidas
usarem elementos multissensoriais, como aroma, áudio ou vídeo, para modernizar
ocasiões de consumo que eram icônicas para as gerações anteriores.
Por exemplo, "soft clubbing", ou festas dançantes
matinais com DJs, transformam uma ocasião social icônica, que antes duraria até
as primeiras horas do dia seguinte e seria abastecida por álcool, em festas
diurnas em cafés focadas em café e chá.
As marcas têm a oportunidade não apenas de reimaginar
alimentos e bebidas tradicionais, mas também de reimaginar as ocasiões de
consumo onde elas podem ser aplicadas, proporcionando uma maneira totalmente
nova de permanecer relevante para a Geração Z e a Geração Alfa. A inovação
sensorial potencializará novas ocasiões sociais.
O que as marcas deveriam buscar
Conexões emocionais mais profundas
com alimentos e bebidas estão se tornando mais intencionais e inclusivas. As
marcas têm a oportunidade de entender como isso faz os consumidores se sentirem
e por que isso importa.
Compreender as expectativas sensoriais dos consumidores, da
textura ao aroma e à recompensa emocional, será fundamental para criar produtos
que ressoem. As marcas têm a oportunidade de construir conexões emocionais
duradouras, respondendo a essas necessidades sensoriais.
Siga o exemplo da APAC (Ásia-Pacífico) em inovações em
bebidas multissensoriais que melhoram o humor
Na China, 79% dos consumidores de bebidas com gás concordam
que o som das bolhas estourando em bebidas com gás os relaxa. A Ásia, em geral,
está vendo bebidas oferecerem melhorias interativas de humor.
As latas de refrigerante da Fruit.B contêm uma fatia de fruta de verdade que flutua para o topo quando a lata é aberta e o aroma liberado é ainda mais acentuado por uma lata com borda mais larga. Na Tailândia, a campanha Rise Up da Est Cola viu latas de edição limitada com palavras de incentivo impressas de cabeça para baixo para inspirar os consumidores.
A tendência é clara
Características sensoriais além do paladar deixarão de ser
um elemento performático e caprichoso em alimentos e bebidas para se tornarem
algo mais prático e pragmático. O uso criativo, porém, baseado em evidências,
de textura, aroma e aparência será fundamental para criar inovações que
ofereçam experiências inclusivas para consumidores carentes.
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