segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

A Magia das Marcas

Comercial de Natal da Coca-Cola 2023
Qualquer um pode ser Papai Noel


O que a Disney e a Coca-Cola tem em comum? A magia de encantar clientes e parceiros com o seu propósito, o que envolve conceito, planejamento, processo e execução como fatores de excelência. Afinal de contas, por que gostamos tanto de uma água doce, escura com bolinhas e de um rato falante?

Nesse Natal de 2023, a Coca foi craque em desenvolver sua campanha voltada mais a colaboração, gentileza e cooperação. Nesse sentido, levando em consideração de que todos nós somos filhos de Deus, qualquer um pode exercer o Papai Noel que está dentro de você, em inglês "Anyone can be Santa". Veja que na metade do vídeo Papais Noel se transformam em pessoas comuns, um toque para que essa atitude se mantenha viva.

A campanha de, aproximadamente, 2 minutos é interpretada pela cantora e compositora inglesa Celeste. Ela começou a sua carreira em 2014, fornecendo vocais para produtores de música eletrônica, como Avicci, Tieks e Real Lies.

Aproveite o vídeo e se inspire. O mundo precisa de mais Papais Noel ("The World Need More Santas") 

Bom Natal!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Mercado Americano de Cervejas

 
Mercado Americano de
Cervejas

Mercado de cerveja artesanal nos Estados Unidos migra definitivamente para um estágio de crescimento moderado de acordo com visão da Brewers Association.

A Brewers Association  (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes (definidas aqui) – reportou em seu relatório sobre o primeiro semestre de 2023 que definitivamente o mercado para cervejarias artesanais nos EUA atingiu um estágio de maturidade.

Bart Watson, economista-chefe da entidade, responsável pelo relatório desejou expressar com essa avaliação que a década de grande furor e crescimento acelerado do mercado passou, mas que o período porvir ainda oferece oportunidade que estão presentes em canais e ocasiões ainda pouco explorados.

Embora uma ligeira queda de 2% em vendas no acumulado do ano indique que os negócios estão difíceis no momento, ele acredita que há dias melhores pela frente para a cerveja artesanal, especialmente para segmentos específicos neste mercado.

A avaliação de Bart Watson é que o negócio para cervejarias artesanais continuará crescendo nos EUA, mas a taxas bem mais modestas do que o que ocorreu ao longo dos anos 2010s, e que isso significa que o mercado de cerveja artesanal atingiu um patamar que é comum a outros segmentos presentes no país, deixando de ser um foguete de crescimento isolado.

Saiba mais em: https://catalisi.com.br/crescimento-meteorico-da-cerveja-artesanal-nos-eua-acabou-declara-a-brewers-association/

Meus grifos: Tenho notado uma redução da performance no mercado nacional de cervejas artesanais nas principais capitais do eixo Sul e Sudeste. (Seria ainda efeitos pós-covid? Ou mudança de Hábito de Consumo por outros tipos de bebidas?) 

Há exemplo, festivais tradicionais em Minas Gerais como o Comida de Boteco já atingiu os seus objetivos iniciais, ou cerveja, cerveja gelada, petiscos saborosos, banheiros limpos e atendimento primoroso. É um evento que já atingiu o seu ápice na Capital Mineira. Festivais de Cervejas estão indo para um mesmo caminho. O que se observa é um crescimento no interior dos estados de nosso país, com cervejarias locais, com a cara do município ao qual pertence. 

No Brasil, certamente há mais espaço para crescer a cerveja artesanal do que os Estados Unidos em termos percentuais e nesse sentindo os formadores de opinião, os empreendedores e o público entusiasta não podem deixar a peteca cair. Cabe também o Poder Público fomentar mais o setor, com reduções de impostos e um impulso ao turismo, por exemplo. 

É uma questão de oportunidade e prestígio ao segmento. Caso contrário, outros produtos como o Vinho, o Espumante, o Gin, o Whisky, o Rum e outros espíritos absorverão parte do mercado artesanal de cervejas. 

Saudades da efervescência das ACervas na década de 2010!

domingo, 3 de dezembro de 2023

Tudo Comunica: Comunicação é Quente

Tudo Comunica 2: um livro de Comunicação Corporativa para os dias de hoje

Gosto muito de ir a lançamentos de livros, pois se trata de um momento de conexão interessante entre o escritor e o leitor. Enquanto leitor, entendo que ao fazer esse breve contato, tenho uma oportunidade de conhecer o tom de voz, a velocidade da fala do escritor e as suas expressões. Ao ler o livro, consigo visualizar o escritor e lembrar da sua voz, o que faz com que os textos ao longo dos capítulos se tornem praticamente uma conversa entre duas pessoas. Esse sentimento proporciona uma velocidade incrível de leitura, sem perder o conteúdo e seu propósito.

Nesse sentido, estive na última semana de novembro no lançamento do livro “Tudo Comunica 2 – A Comunicação é Quente”, do jornalista Rafael Araújo. Sua obra, segregada em 10 episódios, apresenta em suma o poder da comunicação no mundo corporativo e como esse poder dever ser praticado com zelo e ao mesmo tempo com equilíbrio para evitar erros ou gerar dessabores desnecessários dentro e fora das organizações. É uma oportunidade para se ater a pontos importantes e, às vezes, até antagônicos como por exemplo cuidados na comunicação ao divulgar a marca versus cuidados na comunicação ao preservar a marca.

O livro é um tanto quanto reflexivo e provocativo em temas corporativos como comunicação em ESG, Compliance e comunicação entre as diversas hierarquias. Há também um capítulo interessantíssimo sobre pensar fora da caixa e questionar as coisas como são; um nítido alerta sobre insurgências. Em uma de suas deixas, Rafael cita que “nosso maior desafio é lidar com a complexidade, com as relações humanas. É sonhar e se inquietar com o mundo, buscando soluções para os desafios que envolvem as pessoas”.

Tudo Comunica 2 é um livro de leitura rápida. Caso não queira ler, a cada capítulo há um link de lhe levará o leitor a um podcast, onde o escritor narra os capítulos, numa forma de bate-papo bem descontraído. Apesar dessa colher de chá, eu incentivo a leitura.

Saio desse livro, mais zeloso em minha comunicação corporativa.

https://www.instagram.com/p/C0aBHUlvPnS/

#comunicacaocorporativa #esg #pelosatelite #avecesarbooks #compliance #mediatraining

 

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Uaiktoberfest 2023


 Uaiktoberfest entra na sua 6a edição

A Uaiktoberfest, – festa nova-limense criada para promover a cultura da cerveja artesanal, promete uma edição memorável. O evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro, e traz um novo formato com o objetivo de destacar a cultura e suas raízes britânicas, com muita gastronomia, música, comidas típicas, arte e artesanato, tudo isso no recém reformado Espaço Cultural da cidade.

Serão 11 cervejarias participantes, que contarão com um pavilhão cervejeiro dedicado à produção artesanal.

Haverá três praças de alimentação, que servirão deliciosos pratos para harmonizar com as cervejas baseadas nas culturas local e britânica.

O público também poderá se surpreender com apresentações musicais, passear pelo corredor cultural que contará história de Nova Lima de uma perspectiva diferente, visitar a feira artesanal com produtos típicos locais, loja de souvenires, produtos do Villa Nova, espaço kids, e ainda mini palestras sobre o universo cervejeiro. 

O festival é uma realização da Prefeitura de Nova Lima, com a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Nova Lima (Acervan) e a Associação das Microcervejarias Artesanais de Minas Gerais (Amacerva). São parceiros do evento a Emater -MG, a Anglo GoldAshanti e o Clube Villa Nova. 

 MAIOR POLO CERVEJEIRO

Maior polo cervejeiro do estado e o 4 º maior do Brasil, Nova Lima conta com 22 cervejarias, a maioria instalada no bairro Jardim Canadá, às margens da BR-040, onde são produzidas cervejas para todos os gostos, dos mais variados estilos. As cervejas produzidas no município são reconhecidas por sua qualidade e anualmente participam de competições de cunho nacional e internacional, conquistando medalhas importantes. O festival da cerveja artesanal é sucesso absoluto e todo ano atrai visitantes e turistas a celebrar a cultura cervejeira e gastronômica local. 

PROGRAMAÇÃO UAIKTOBERFEST 2023

Dia 10/11 (sexta-feira )

18h: Dj Daniel Medrado

19h: Abertura oficial

19h: Banda Ti Rock

21h: Charanga pop

22h: Banda Bicho Grilo

23h30: Charanga pop

00h: Banda Cash

 

Dia 11/11 – (sábado)

14h: Banda Doctor Ray

16h: Banda Viraruts

18h: Charanga pop

19h: Orquestra Mineira Rock

21h: Charanga pop

22h: Banda Maverick

00h: Seu Genésio

 12/11 – (domingo)

11h: Banda Ziggy Blue

12h30: Charanga do Villa

13h30: Banda Tarjados

15h30: Charanga Pop

16h30: Hocus Pocus

18h: Charanga Pop

19h: Banda Odete Roitman

 

UAIKTOBERFEST 2023

Dias 10, 11, 12 de novembro de 2023

Local: Espaço Cultural Piero Garzon - Avenida José Bernardo de Barros/sn – de Nova Lima (MG) - Centro

Entrada: Gratuita

Fonte: https://novalima.mg.gov.br/noticias/uaiktoberfest-nova-lima-realiza-6-edicao-da-festa-da-cerveja-artesanal

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Yuengling Hershey's Chocolate Porter

Yuengling Hershey's Chocolate Porter

Uma das cervejas que gostaria de experimentar nesse Natal, com um chocotone daqueles, ou ainda com um pernil bem tostado. As bebidas prontas para beber são uma jogada inteligente entre dois ou mais parceiros de mercado que tem algo em comum: reputação construída ao longo do tempo e adesão dos consumidores. Nesse contexto, uma cervejaria icônica da Pennsilvânia e uma Fábrica de Chocolates repleta de devotos.

As cervejas agora estão também disponíveis em garrafas. Veja o clipe. 




 #YuenglingHershey'sChocolatePorter #pelosatelite #cervejas

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Rua da Cerveja no Rio de Janeiro

Rua da Carioca ou Rua da Cerveja? Rio de janeiro quer criar a primeira Rua da Cerveja no Estado. 



por Sandra Apolinário/ aseguirniteroi@gmail.com

A prefeitura do Rio de Janeiro quer revitalizar uma das ruas mais tradicionais da cidade com cerveja. Atualmente com 50% das suas lojas fechadas, a Rua da Carioca, no Centro, vai passar por uma transformação para virar a Rua da Cerveja. O projeto foi lançado na quarta-feira (20), no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio, em Botafogo.

Dentre as 134 lojas vazias da rua, 37 delas poderão vir a ser ocupadas por fábricas de cerveja. Para tornar o negócio atraente, a Prefeitura do Rio vai dar subsídios para os empresários do segmento investirem na região.

Nesta quinta-feira (21), está previsto o lançamento de dois editais: um para chamamento dos donos dos imóveis que queiram alugar seus espaços e outro para selecionar as cervejarias que estejam interessadas em se instalar no local.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), Chicão Bulhões informou que os imóveis, apesar de tombados (como toda a rua) são propriedades particulares e o entendimento se dará entre os proprietários e os cervejeiros, sem intermediação pública.


O que caberá à Prefeitura do Rio é fazer um repasse de R$ 1.000 por m² para reforma e de R$ 75 por m² para despesas mensais, considerando um teto para imóveis de até 200m². Os repasses mensais duram entre 30 e 48 meses. A cidade do Rio é, atualmente, a única capital do Brasil que classifica a produção de cerveja como de baixo risco, para empreendimentos de até 200m2.

 Segundo os cálculos da SMDEIS, a Rua da Cerveja deve movimentar R$ 222 milhões em 4 anos e gerar uma massa salarial (soma dos salários) de R$ 41,8 milhões, no mesmo período. A expectativa é que sejam criados 500 novos empregos.

Saiba mais em: https://aseguirniteroi.com.br/noticias/lancada-a-rua-da-cerveja-no-rio/

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Cinturão da Cevada em Minas Gerais

 Da Áustria para Beagá: O cinturão da cevada MG

O Diretor da Krug Bier Alexandre Bruzzi apresenta nessa entrevista super interessante o seu ponto de vista sobre o mercado cervejeiro em Minas, mais precisamente na região metropolitana de Belo Horizonte, com a equipe do Café com Interede.

Assista o vídeo e tenha uma "aula de MBA "de empreendedorismo totalmente grátis, pois Alexandre demonstra com facilidade o case da Krug Bier em Minas Gerais.


Programa Trainee Ambev 2024


Com a hastag #ambevmecontrata, programa de trainee da ambev vai até o dia 25 de setembro

O Programa de Trainee Ambev 2024 está no ar e dessa vez ainda mais alinhado com a estratégia de negócio da empresa. A visão da Ambev é ser mais do que uma empresa de bebidas e ser uma plataforma que une consumidores, clientes, fornecedores e todo o ecossistema para gerar crescimento compartilhado. E o mais legal: você pode fazer parte dessa transformação.

A Ambev busca por pessoas que queiram assumir grandes desafios, realizar projetos inovadores, que sejam curiosas, ousadas e colaborativas. Além disso, que sejam capazes de desenvolver uma nova estratégia mais também executá-la sempre alinhados com a cultura da organização. Nesse ano há uma novidade aos interessados. Eles poderão escolher com qual trainee mais se identifica: Generalista ou Supply Chain.

Haverá um treinamento completo das áreas da companhia, guiados pela estratégia do negócio e pela cultura. Durante o programa o candidato ficará responsável por projetos de impacto e já ir colocando em prática seus aprendizados e tendo a oportunidade de fazer entregas reais durante o treinamento.

O candidato viajará pelo Brasil para conhecer algumas das unidades e entender mais do funcionamento da companhia durante o treinamento. E sua alocação final pode ser em qualquer uma dessas unidades. Então é importante ter mobilidade parar morar em outros estados.

Saiba mais em: https://www.ambev.com.br/trainee

#AmbevMeContrata #PorMaisRazõesParaBrindar #pelosatelite #avecesarco


sexta-feira, 15 de setembro de 2023

FICC 2023


FICC 2023 Belo Horizonte vai reunir diversas atrações em um só espaço: no Parque da Gameleira

O Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) vai reunir mais de 150 de cervejas do Brasil e de outros países. O evento, que visa estimular o turismo e o mercado cervejeiro de Minas. Junto ao evento haverá estação de vinho, drinkeria especializada, área de churrasco e fogo de chão, flash tattoo, e outras atrações para as famílias. O local ainda oferece espaço kids com diversão garantida para as crianças.

 O Festival acontece no Parque de Exposições da Gameleira, entre 15 e 17 de setembro. Serão 30 horas de evento, com 30 bandas convidadas para subir aos palcos com performances de rock, jazz e outros gêneros.

 

Saiba mais e Ingressos: https://eventos.gofree.co/ficc10edicao/


quarta-feira, 6 de setembro de 2023

ACervA Niteroi e São Gonçalo 11 anos

 


AcervA do estado do Rio de Janeiro celebra 11 anos com boas cervejas

A ACervA Niterói e São Gonçalo é uma associação fundada em 2012 unindo os Cervejeiros Caseiros com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da cultura da cerveja artesanal, na cidade de Niterói, São Gonçalo e em todo o Brasil, promovendo encontros, palestras, cursos, concursos e degustações das mais variadas cervejas, em grande parte produzidas pelos próprios associados. Descubra e se delicie com essa cultura participando da associação e dos nossos encontros. E aprenda também a produzir cervejas diferenciadas e de alta qualidade.

A Associação não é exclusiva para produtores de cerveja e sim para todos os interessados no assunto que queiram participar e entender mais sobre esse mundo.

No sábado, dia 16 de setembro, a Associação comemorará 11 anos de existência. Para tanto, cervejarias como Dead Dog, Denker Bier, Hocus Pócus, Máfia, Master Piece, a cervejaria mineira Antuérpia, sua alguns destaques que estarão presentes com cervejas tradicionais e, oportunamente, com novidades. 

Dia: 16.09.2023 (Sábado) a partir das 14:00 horas.

Local do Evento: Fluminense Atlético Clube Niterói (Flumensinho)

Saiba mais em: https://www.facebook.com/acervaniteroi


terça-feira, 22 de agosto de 2023

Cervejaria Capa Preta 10 anos


Cervejaria Capapreta está comemorando 10 anos e, para isso, vai realizar um festival

Serão 8h de evento, mais 10 cervejarias convidadas, com mais de 50 rótulos open beer, open Wine e open Gin, 5 bandas + 1 Dj, gastronomia de primeira, espaço kids e muito mais!

 O público vai poder aproveitar os shows das bandas Cianna, Cash, Supernova, Alexandre da Mata e The Black Dogs, Classic e os sets do DJ CATEB.

 A Capapreta convidou algumas cervejarias parceiras que também estarão no Festival como Ouropretana, Verace, Lagunitas, Octopus, Greenhouse, Albanos, Krug, Caraça, Prussia, Uaimií, Stadt Jever, e mais Lowka, além do open wine é open GIM.

 Na gastronomia, estarão presentes Cineart (pipocas e doces), Classe A (frutos do mar), Cogumelado (vegano), Thiago Pongelupe (paella mineira, churrasco e fogo de chão). O evento vai oferecer, ainda, um espaço kids completo para as crianças, live painting com o artista Gud Assis e Flash tattoo com a Find Tattoo.

Os ingressos no lote de pré-vendas custam R$200,00 e darão direito a um lindo copo de vidro da Capapreta e um par de ingressos para o 1º dia do FICC - Festival Internacional de Cerveja e Cultura que acontecerá em setembro/23. Crianças até 12 não pagam.

 Serviço: 10 anos Capapreta

Data: 26 de agosto, sábado: Horário: 14h às 22h

LOCAL: Roof Top BH OUTLET BR-356, 7515 - Belvedere, Belo Horizonte – MG

Organização: Play Cultural e Cervejaria Capapreta

 #capapreta10anos #beer #craft #10anos #rooftop #pelosatelite

Saiba mais em: https://eventos.gofree.co/capapreta----10-anos_29011/ 



quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Salto da Estratosfera

O maior salto já visto no mundo. Da estratosfera para o planeta terra. 

Vale a pena ver de novo! Esse salto merece ser visto tomando uma cerveja 

Em 2012, Felix Baumgartner saltou da estratosfera e tornou-se o primeiro ser humano a romper a velocidade do som em queda livre. Observe no vídeo que ao filmar para cima, não há mais luz. O céu é negro, pois não há mais reflexo com o nosso planeta. É o espaço, o universo. Bom vídeo!


#pelosatelite #avecesarco #djjonesco #redbull #stratos

II Seminário Capixaba do Fomento ao Lúpulo e da Cadeia Cervejeira

 Prefeitura de Viana e Instituto Federal do Espirito Santo elaboram Seminário para produtores de cervejas e entusiastas

Nessa próxima sexta-feira, dia 18 de agosto, ocorrerá o II Seminário Capixaba do Fomento do Lúpulo e da Cadeia Cervejeira em Viana. Serão oito palestras com profissionais que entendem do assunto, passando as últimas notícias tecnológicas com dicas e pontos de atenção.

O evento é gratuito e aberto ao público. Os 100 primeiros inscritos a chegarem terão o almoço garantido.

🕘 Início às 9:00 horas, com término previsto para as 18:00 hs.

🔛Local: Teatro Municipal de Viana - Centro de Viana - ao lado da Prefeitura Municipal.

#pelosatelite , #avecesarco , #djjonesco , #viana

terça-feira, 8 de agosto de 2023

A Crise da Bud Light

Bud Light está trabalhando duro para recuperar o mercado americano, face a sua estratégia de marketing e escolha por nicho. Até quando um propósito pode superar as vendas sustentáveis?


Direto da CNN, por Michelle Tor (Hong Kong)

"A AB InBev (detentora da Ambev) disse na quinta-feira (3) que a receita nos Estados Unidos caiu 10% no segundo trimestre, com a queda nas vendas de sua principal marca no país, a Bud Light. As vendas para varejistas dos EUA caíram 14%, abaixo do desempenho da indústria cervejeira em geral, principalmente devido ao declínio no volume de Bud Light vendido, informou a empresa em comunicado.

A receita caiu US$ 395 milhões (R$ 1,896 bilhão) na América do Norte, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Contudo, os dados indicam que a receita no Canadá aumentou, sugerindo que a queda foi isolada nos Estados Unidos e que as perdas na Bud Light podem ter sido ainda maiores.

Ataques e boicote

A antiga cerveja nº 1 dos Estados Unidos foi atingida por ataques da mídia de direita e de comentaristas anti-trans desde abril, depois de patrocinar a influenciadora transgênero Dylan Mulvaney. A postagem de Mulvaney naquele mês de uma imagem de uma lata personalizada de Bud Light no Instagram rapidamente se transformou em uma crise de relações públicas – e fiasco de vendas – para a marca.

Depois de sua postagem, alguns críticos anti-trans mobilizaram um boicote à marca. O cantor country Kid Rock se filmou arremessando caixas de Bud Light, terminando o vídeo com palavrões sobre a marca e sua mantenedora.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, também opinou. Em julho, o republicano pediu que o administrador do fundo de pensão do estado entrasse com uma ação legal contra a AB InBev pelo que ele chamou de associação com “ideologias sociais radicais”.

O governador sugeriu que o grupo violou seus deveres para com os acionistas sobre o assunto. A AB InBev respondeu dizendo que leva a sério suas responsabilidades para com os investidores.

Cascata de polêmicas

Enquanto isso, a companhia foi criticada por ativistas do movimento LGBTQ+, que disseram que ela falhou em apoiar Mulvaney e a comunidade trans em geral. Dylan Mulvaney também expressou seu desapontamento com a empresa pela reação passiva. Na divulgação de resultados de maio da AB InBev, o CEO Michel Doukeris reconheceu a crise, mas disse que era muito cedo para avaliar o impacto em seus negócios.

A empresa procurou limitar os danos à sua marca oferecendo apoio financeiro aos seus atacadistas de junho a dezembro.

Na quinta-feira, a AB InBev disse que sua participação no mercado de cerveja dos Estados Unidos caiu durante o segundo trimestre, embora sua posição tenha se estabilizado entre o final de abril e junho.

“A equipe nos EUA está trabalhando duro para reconstruir [a marca] e reconquistar os consumidores”, disse Doukeris durante uma ligação com analistas sobre os resultados do período na última quinta. A empresa disse que trabalhou com um pesquisador terceirizado desde abril para se envolver com mais de 170.000 clientes nos EUA.

“A maioria dos consumidores pesquisados ​​é favorável à marca Bud Light e aproximadamente 80% são favoráveis ​​ou neutros”, acrescentou a fabricante de bebidas.

A pesquisa mostrou que os consumidores, independentemente de como se sentem em relação à Bud Light, querem três coisas, disse Doukeris durante a teleconferência. “Eles querem desfrutar de sua cerveja sem debate. Dois, eles querem que a Bud Light se concentre na cerveja. Três, eles querem que a Bud Light se concentre nas plataformas que todos os consumidores adoram”, como a NFL e a música.

A Bud Light promoveu campanhas publicitárias alegres neste verão, em parceria com músicos e jogadores de futebol americano para ajudar a melhorar sua imagem.

As respostas a esses esforços “são boas”, disse o CEO, observando que as reações diferiram entre as regiões. “Você precisa de tempo para obter melhores resultados”, acrescentou. “Continuamos a aprender.”

(...) Na semana passada, o grupo disse que demitiria parte de sua equipe corporativa nos Estados Unidos, depois que a Bud Light perdeu a posição de cerveja mais vendida dos Estados Unidos para a mexicana Modelo."

Saiba mais em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/reacao-conservadora-a-bud-light-gerou-prejuizo-de-us-395-milhoes-para-ab-inbev/

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Cervejaria Lucy

 Lucy: uma cervejaria distinta, vindas de terras paulistas


Conheça as cervejas do Rafael Vieira, da cidade de Osasco, por meio de sua Cervejaria Lucy, que sobreviveu à pandemia, revolucionando com novas receitas e rótulos incríveis. Acesse o link e veja esse vídeo incrível: https://www.facebook.com/1752022178/videos/3597969260425145/

 

Cervejaria Lucy

Opções de serviço: Compras na loja · Retirada na loja · Entregas em Osasco.

Endereço: R. Clarindo José de Matos, 166 - Jardim D'abril, Osasco - SP, 06038-180

Telefone: (11) 98809-6237










ForBeer - Feira para a Indústria da Cerveja

 


A tão aguardada FORBEER- Feira Para a Indústria da Cerveja está chegando, um evento empolgante e repleto de novidades que atrai profissionais, especialistas, empresários e empreendedores cervejeiros vindo de todo o país, onde terão uma ampla gama de experiências e oportunidades envolvidas na arte da produção de cervejas.

Acompanhe a programação técnica e completa no site do evento.

Data: 08 a 10 de agosto de 2023

Horário: 14:00 às 20:00

Endereço: Pro Magno Centro de Eventos – Av. Professora Ida Kolb, 513 – São Paulo (SP)

Credencie-se gratuitamente em www.forbeer.net.br

@sandroluizpinto_ 

#pelosatelite #avecesarco #djjonesco 


segunda-feira, 31 de julho de 2023

Anuário da Cerveja do MAPA 2023: Ano de Referência 2022

 MAPA lança anuário da Cerveja no Brasil em 2023, com dados recentes de 2022.



Como é expresso na missão do Ministério da Agricultura Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o órgão deseja "Promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas agropecuárias, em benefício da sociedade brasileira". Lançado por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, o documento de 39 páginas apresenta dados informativos sobre o número de registros de produtos por região e ainda destaca a importação e exportação de cervejas.

Atualmente, há 1729 cervejarias registradas no MAPA. Em 2022, o número de estabelecimentos aumentou em 11,6%, mantendo praticamente o mesmo crescimento de 12% observado em 2021.

No entanto, em números absolutos, o crescimento registrado em 2022, com 180 novos estabelecimentos, supera aquele visto em 2021, com acréscimo de 166 novas cervejarias registradas. Em relação ao histórico dos últimos 20 anos, o maior aumento de estabelecimentos registrados continua sendo aquele observado em 2016, quando houve um aumento de 48,5%, passando de 332 estabelecimentos para 493.

O crescimento observado em 2022 ocupa a 18ª posição na série histórica observada no gráfico. Tal desaceleração pode ser explicada pelo grande crescimento do setor observado no período estudado, já acumulado em mais de 4.200%.

Saiba mais em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/publicacoes/anuario-da-cerveja-2022/



Experimente Minas 2023: Edição América

 Festival Projeto Experimente Minas Gerais: dessa vez, cervejas da Escola Americana.


A maior feira de cerveja artesanal de Minas Gerais agora homenageia a Escola Americana de Cerveja.

No dia 19 de agosto esteja preparado para muita diversão, comidas típicas, rock'n roll e muita cerveja.

A festa é para a família toda e contamos com Espaço Kids para os pequenos e Espaço Pets para não deixar ninguém de fora!

Crianças até 14 anos não pagam ingresso;

Ingressos com desconto são meia-entrada social, qualquer pessoa pode comprar desde que leve 1 kg de alimento não perecível para entregar na portaria, no dia do evento. Lembrando que a meia-entrada social é limitada!

Esperamos você para mais uma festa linda, Projeto Experimente Edição América!

Convites no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/projeto-experimente-edicao-america/2052016

Beerland Festival 2023

 

𝐄́ 𝐚 𝟏𝟓ª 𝐄𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐌𝐚𝐢𝐨𝐫 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐂𝐞𝐫𝐯𝐞𝐣𝐚 𝐈𝐭𝐢𝐧𝐞𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥, 𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐯𝐞𝐳 𝐞𝐥𝐞 𝐝𝐞𝐬𝐞𝐦𝐛𝐚𝐫𝐜𝐚 𝐞𝐦 𝐀𝐧𝐜𝐡𝐢𝐞𝐭𝐚, Taubaté e Osasco.

Com mais de 15 estilos de cervejas artesanais e mais de 10 mil litros de chopp, o Beerland chega em São Paulo e promete te surpreender com a diversidade de sabores de cerveja.

Dentre os estilos presentes, destaca-se o Chopp de Laranja com Limão, e o especial de Jack Daniels, você pode conferir toda a lista de cervejas em nosso site.

Além disso, o festival vai ter outras dezenas de pratos, como churrasco, porções, lanches, hambúrgueres, e muitas sobremesas, como churros, Bubble Waffle e Doces Artesanais. Tudo isso, preparado pelos melhores chefes de comida de rua do Brasil.

𝐀𝐬 𝐚𝐭𝐫𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐭𝐚𝐦𝐛𝐞́𝐦 𝐬𝐚̃𝐨 𝐢𝐦𝐩𝐞𝐫𝐝𝐢́𝐯𝐞𝐢𝐬, 𝐜𝐨𝐦 𝐛𝐚𝐧𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐑𝐨𝐜𝐤, 𝐏𝐨𝐩 𝐑𝐨𝐜𝐤 𝐞 𝐂𝐥𝐚𝐬𝐬𝐢𝐜 𝐑𝐨𝐜𝐤.

𝟏𝟐𝐡 𝐚̀𝐬 𝟐𝟐𝐡

📍𝐄𝐬𝐭𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐚𝐫𝐫𝐞𝐟𝐨𝐮𝐫 (Vide datas específicas em cada localidade)

𝐄𝐧𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐭𝐮𝐢𝐭𝐚

🐶𝐏𝐞𝐭 𝐅𝐫𝐢𝐞𝐧𝐝𝐥𝐲

Saiba mais em: https://www.instagram.com/beerlandbr/

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Anchor Steam Brewery

 A mais antiga cervejaria artesanal dos Estados Unidos Pediu um copo d'agua. O que está acontecendo?



Ela sobreviveu ao devastador terremoto de São Francisco em 1906, à Lei Seca e às duas guerras mundiais e é uma referência de um grande livro de "pequenas grandes empresas". Mas as recentes pressões econômicas provaram ser demais para aquela que é considerada a cervejaria artesanal mais antiga do estado americano: após 127 anos, a Anchor Brewing Company fechou

Os efeitos da pandemia, da inflação e de um mercado altamente competitivo deixaram “sem escolha a não ser tomar essa triste decisão de encerrar as operações”, disse a empresa, fundada em 1896, em comunicado nesta quarta-feira. A empresa disse que os funcionários receberam aviso prévio de 60 dias e prometeram pacotes de indenização. A Anchor acrescentou que, embora tenha parado de fabricar cerveja, continuará a engarrafar e distribuir a cerveja enquanto estiver disponível. Ela acrescentou que seria vendido à vista enquanto o estoque permanecesse.

As vendas de cerveja vêm caindo desde 2016 e, em 2017, a empresa foi recebido cerca de US$ 85 milhões pela gigante cervejeira japonesa Sapporo.

“A parte do coração da Anchor tem sido a epidemia”, disse o porta-voz da empresa, Sam Singer, por telefone na quarta-feira, observando que 70% de seus produtos são vendidos em restaurantes e bares. Em 2021, a Anchor Brewing tentou se adaptar, Reformulação e engarrafar e enlatar mais cerveja para vender em supermercados. Mas, acrescentou, essas mudanças “não podem compensar uma perda significativa nas vendas”. Em um último esforço para se manter à tona, a Anchor limitou suas vendas de cerveja à Califórnia e descontinuou um de seus produtos, a cerveja de Natal.

Mas as despesas continuaram a superar as receitas. “O resultado final é que a Anchor ficou sem dinheiro, sem tempo”, disse Singer.

Amada por muitos americanos e muitas vezes creditada por catalisar o ressurgimento da cerveja artesanal na década de 1960, a Anchor é a mais recente cervejaria a sucumbir às pressões de um mercado altamente competitivo. Nos últimos anos, houve uma série de cervejarias menores absorvido pelas grandes empresas. Outros reformularam seus modelos de distribuição, ou fechado.

Meus grifos: Primieiro: porque essa empresa não abriu o capital para o pequeno e médio investidor? Segundo: a cerveja artesanal, no Brasil, era uma onda diferenciada no final dos nos 1990 e início do ano 2000, e vem sendo, aos poucos, substituída por outras bebidas como o gin, o rum e (pelo meu entender) o whisky. (A propósito, nesse inverno o consumo de vinho tem aumentado.)  A propaganda de cervejas, sobretudo na TV aberta, reduziu no geral.  As grandes estão mais caladas. A Itaipava está em recuperação judicial e não cabe mencionar a mercado e os donos da Ambev estão focados na Americanas.

Aqui cabe um recado aos formadores de opinião: A nossa turma cervejeira, pós-pandemia, precisa se unir com mais força, com mais eventos e com preços mais atraentes, pois pagar um copo ou ainda uma lata a R$25,00-R$30,00 não é comercializável e tampouco "degustável". Num momento inflacionado e mercado, em geral, em queda não cabe exageros e sim o fomento. Cadê as nossas Associações Cervejeiras Estaduais com seus concursos, eventos, promoções do movimento? Fabiana Arreguy não pode ficar sozinha. Temos que ajudá-la, propagando os seus dizeres, em conexão com os nossos dizeres.

A propósito, nossas meninas da Confece de Minas, estão fazendo a sua parte. 

Bora renovar o espaço. O setor precisa.  

Sobre a Anchor: https://www.amazon.com.br/Anchor-Brewing-Story-Americas-Franciscos/dp/0399581235

Cervejaria Turatti 2023

 Grupo Turatti expande a sua produção por meio da aquisição dos ativos da Cervejaria Capitosa

Diretamente da Diretoria da Turatti, replicamos a boa nova vinda do página da cervejaria no Instagram:

"Mais espaço, mais cerveja! 🤩. É com imensa alegria e satisfação que anunciamos a compra de uma nova fábrica para a Cervejaria Turatti. Nosso espaço ficou pequeno para a garra, para os sonhos e para a quantidade de ideias do grupo que evolui colocando o cliente sempre em primeiro lugar.

Enfrentamos juntos grandes desafios ao longo da nossa história (a pandemia foi bem dolorida) e comemoramos a vitória honrando cada cliente, colaborador e a gestão que nos inspira confiança e vai para cima, fazendo tudo acontecer.

O novo espaço adquirido da ex-concorrente além de fábrica, será espaço para eventos corporativos, casamentos e projetos Turatti como por exemplo, o Texas BBQ DAY.


Em breve lançaremos 2 (duas) novas marcas de cervejas comerciais e premium assinadas pelo renomado Mestre Cervejeiro, Marcos Guerra. 

A ideia é investir mais 2 milhões em qualidade e inovação nos próximos anos.

Que a gente não economiza na qualidade e oferece custo-benefício isso você, nosso cliente, já sabe; agora é só esperar as muitas novidades.

Que os deuses do lúpulo estejam conosco abençoando cada passo dessa nova jornada! Saúde!"

Desejamos sucesso ao time Turatti nesse novo desafio. A cervejaria, fundada em 2002, em Fortaleza, é uma criação e empreendimento do jovem empresário Lissandro Turatti, inicialmente com o nome de Lupus Bier.

 🍻 #cervejariaturatti #grupoturatti #pelosatelite #avecesarco #djjonesco

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Expocachaça 2023


Expocachaça: Sobre a tutela de José Lúcio Mendes, é um evento pioneiro desde 1998 

B2B-FEIRA e B2C-FESTIVAL

De 6  a  9 de julho de 2023, serão realizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, as edições da 32ª Expochaça e a 16ª Brasilbier, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, evento pioneiro , a maior e mais importante e conceituada vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça, no formato consagrado B2B-FEIRA e B2C-FESTIVAL. 

E o que nos orgulha é constatar que hoje ela é um evento que nasceu em Minas Gerais em 1998, há 24 anos ganhou liderança no Brasil e visibilidade mundial com a participação de 20 estados produtores da bebida nacional do Brasil.

A Feira será realizada em conjunto com a 16ª Brasilbier unindo as duas cadeias produtivas de bebidas a cachaça de alambique e as cervejas artesanais.

A Expocachaça foi a principal responsável pela visibilidade atingida e pelo status de destilado nobre retirando a cachaça do gueto a que esteve relegada por muitos anos, dando promoção e divulgação à bebida nos mercados interno e externo.

Imperdível! Simplesmente trata-se de um evento tradicional em Minas que merece ser sempre visitado.

Saiba mais em: https://www.expocachaca.com.br/

https://www.sympla.com.br/evento/32-expocachaca-e-16-brasilbier/1988394

 


quarta-feira, 31 de maio de 2023

Xaropes e não-alcoólicos Monin


Monin lança pedra fundamental na cidade de Itu, interior de São Paulo e promete um investimento na ordem de R$350 milhões


Você gosta de um belo coquetel? Eu também. E para celebramos de perto a empresa francesa Monin acaba de investir R$350 milhões na cidade de Itu. 

Primeiro empreendimento na América do Sul, a fábrica especializada na produção e comercialização de xaropes e essências decidiu vir para o Brasil para ficar. A pedra fundamental foi lançada essa semana e contou nada menos que seu CEO, Olivier Monin.

A empresa foi fundada em 1912, por seu avô, GeorgesMonin. Na década de 1980, Olivier, que estava trabalhando no Crédit Agricole nos Estados Unidos, foi convocado para tocar os negócios da família empresária. Focada em soluções de drinks não-alcoólicos, Olivier virou a própria mesa. Ajustou a gestão e expandiu a marca para o mundo, com a criação de um leque de produtos a base de insumos naturais.

Essa será a oitava fábrica e irá expandir os negócios na América Latina, num empreendimento que será instalado num terreno de 132 mil metros quadrados. A Monin está próximo à fábrica da Heineken, e não está por lá à toa: a água na região é de boa qualidade, fundamental para a fabricação de produtos, segundo narrou Alexandre Boyer, Diretor Geral da Monin no Brasil.


As parte comercial está a cargo do profissional Thiago Zanon. Esse é responsável em fazer acontecer em bares, restaurantes, delicatessens e pontos de vendas especializados, bem como treinar e apresentar para quem entende do assunto, como bartenders e mixologistas. Para o público em geral, essa é mais uma opção para experimentar drinks incríveis.

Apesar dos produtos Monin já serem servidos no Brasil, por meio de importação, a fábrica ficará pronta em 18 meses, de forma a dizer "Monin, made-in-Brazil".

Seja bem vinda Monin e sucesso pleno em sua jornada.

Saiba mais em https://neofeed.com.br/negocios/empresa-francesa-de-xarope-investe-r-350-milhoes-no-brasil-e-ela-quer-brindar/


quinta-feira, 18 de maio de 2023

Festival de Cervejas de Minas

 Santo Beer Poços de Caldas

De 07 a 11 de junho no feriado de Corpus Christ haverá um dos maiores eventos de cervejas artesanais e comidas de rua do Sul de Minas! Santo Beer Poços de Caldas.

Serão mais de 80 rótulos das melhores cervejas artesanais do Brasil, e haverá muito Rock'n Roll. Serão mais de 10 bandas e o som não para durante todo evento!

A alta gastronomia de rua também completa o festival com muita comida boa! Churrasco, torresmo, burguers gourmet e muito mais.

Saiba em: https://www.facebook.com/profile.php?id=100064332686468

Beer Bike


Motocicleta movida a cerveja. E agora Detran?


A Fox News dos Estados Unidos publicou recentemente, uma reportagem sobre Ky Michaelson um senhor inventor daqueles do tipo "Professor Pardal" que desenvolveu uma motocicleta movida a cerveja. Tudo indica que se trata de uma bike que roda sobre alta pressão, tendo em vista que a cerveja é aquecida a 300 graus Célsius. O vapor produzindo, dentro de um barril de 50 litros de cerveja, impulsiona a moto a dar os seus giros.

A faceta ainda é experimental, mas vem surtindo os seus efeitos. Imagina se a moda pega? Os Detrans teriam um verdadeiro problema nas mãos. A propósito, a cerveja na mão do piloto nem sempre seria para ele e sim para ela, a "magrela".

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Cerveja e Gastronomia

Gastronomia e Cerveja Artesanal para Jovens Descolados: Descubra essa Combinação Perfeita!

 A cerveja artesanal tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, e com ela, a cultura gastronômica que a acompanha. Jovens descolados têm se interessado pela variedade de sabores e aromas que as cervejas artesanais oferecem, e combiná-las com alimentos é uma experiência que tem agradado cada vez mais paladares. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre essa combinação perfeita entre gastronomia e cerveja artesanal.

 Por que combinar cerveja artesanal com gastronomia?

A cerveja artesanal tem uma ampla variedade de sabores e aromas, que podem ser combinados com diferentes tipos de alimentos para criar experiências gastronômicas únicas. A harmonização entre cerveja e comida pode realçar o sabor dos alimentos e da bebida, além de equilibrar as sensações na boca. Por isso, combinar cerveja artesanal com gastronomia pode ser uma ótima maneira de ampliar o paladar e experimentar novas sensações.

 Como combinar cerveja artesanal com gastronomia?

A combinação entre cerveja artesanal e gastronomia pode ser feita de diferentes maneiras. Uma delas é através da harmonização de sabores, que consiste em escolher alimentos que combinem com as características da cerveja, seja pela semelhança ou pelo contraste. Outra maneira é através da contraposição, que consiste em escolher alimentos que possuam sabores e aromas que sejam opostos aos da cerveja, criando um equilíbrio na degustação.

 Dicas de harmonização entre cerveja artesanal e gastronomia:


 Cerveja IPA
: combina com alimentos picantes e gordurosos, como hambúrgueres, queijos fortes e pratos apimentados. (Alguns tipos: Lagunitas, Krug Rancor, Stadt Jever West Coast IPA, Uaimií Carcará.)

Cerveja Weiss: combina com pratos leves e frescos, como saladas, peixes e frutos do mar. (Erdinger, Falke Bier Weiss,  Austria Weiss. HB Weiss.)

Cerveja Stout: cerveja de origem inglesa, combina com alimentos de sabor intenso, como carnes vermelhas, queijos defumados e sobremesas de chocolate. (Guinness, Invicta No Grain, No Gain, Bodebrown Mama Mia Stout.)

Cerveja Pilsen: A mais tradicional de todas combina com alimentos leves e suaves, como frango, peixe e saladas. (Eisenbahn Pilsen, Artesamalt Pilsen, Pilsner Urquell.)

Combinar cerveja artesanal com gastronomia pode ser uma experiência incrível para jovens descolados que buscam ampliar o paladar e experimentar novas sensações. A harmonização entre cerveja e comida pode realçar o sabor dos alimentos e da bebida, além de equilibrar as sensações na boca. Experimente diferentes combinações e descubra novos sabores!

Aproveito para indicar um livro sobre o tema. Conheça o livro de Fabiana Arreguy "Cervejas e Comidas Mineiras: Vamos Combinar?" 

Um abraço  

terça-feira, 25 de abril de 2023

Marketing em Cervejarias

Cervejaria Anheuser- Bush licencia dois executivos após anúncio com influenciadora transgênero nos Estados Unidos

Alissa Heinerscheid, responsável pela supervisão de marketing e seu superior Daniel Blake foram afastados.

Algumas semanas atrás, a marca de cervejas Bud Light lançou uma lata estampada com o influencer e ativista transgênero Dylan Mulvaney, como parte de uma promoção da cerveja chamada March Madness.

Consumidores da marca não gostaram da ação e algumas mídias chegaram a criticar a campanha de marketing.

A Anheuser-Busch trabalha com centenas de influenciadores em nossas marcas como uma das muitas maneiras de se conectar autenticamente com o público em vários dados demográficos”, disse a empresa à CNN na semana passada.

“De tempos em tempos, produzimos latas comemorativas exclusivas para fãs e influenciadores de marcas, como Dylan Mulvaney. Esta lata comemorativa foi um presente para comemorar um marco pessoal e não está à venda para o público em geral.”

Alguns dias após a publicação de Dylan, o músico Kid Rock postou um vídeo em seu perfil do Instagram metralhando em caixas de Bud Light, e os conservadores pediram um boicote à empresa. As ações da empresa caíram na semana da publicação.

Saiba mais em:

Fonte CNN: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/cervejaria-afasta-executivos-apos-anuncio-com-influenciadora-transgenero/

Fonte: WSJ https://www.wsj.com/articles/anheuser-busch-shake-up-after-transgender-influencer-was-featured-on-beer-can-a0ed8009?cx_testId=3&cx_testVariant=cx_166&cx_artPos=0&mod=WTRN#cxrecs_s  

Fonte Ad Age: https://adage.com/article/marketing-news-strategy/bud-light-dylan-mulvaney-brands-marketing-leadership-undergoes-changes/2489431  



sexta-feira, 14 de abril de 2023

Modelo de Negócios em Cervejarias

 


Tradicional fábrica de cervejas encerra a sua unidade fabril em Santa Catarina

por Exame

A Cervejaria Santa Catarina (CSC), que iniciou as suas atividades com a marca Saint Bier, e posteriormente passou a fabricar as cervejas Coruja, Barco e Catarina, anunciou que está fechando as portas da unidade de produção. A empresa foi fundada na cidade de Forquilhinha no ano de 2007 e é considerada uma das cervejarias regionais mais reconhecidas do Estado.

A companhia decidiu encerrar as suas atividades após pivotar o seu modelo de negócios. Ao invés de produzir cervejas, essas serão fabricadas por outras cervejarias, por meio do licenciamento das marcas, cedendo o direito de uso a eventuais interessados e recebendo royalties em cima dos resultados. O Pub Saint Bier, anexo à fábrica, continuará em atividade.

A estratégia da CSC é licenciar as marcas não para uma única cervejaria grande, e sim por estado. Dessa forma, cada marca poderia ter diversas representantes pelo país. O modelo é uma forma dos rótulos chegarem mais competitivos ao mercado, reduzindo os impactos logísticos e tributários.

Essa Saint Bier foi parte integrante do roteiro de cervejarias de Santa Catarina citado no Livro Brasil Beer, da Editora Autêntica.

Saiba mais em: https://exame.com/negocios/cervejaria-artesanal-de-santa-catarina-fecha-unidade-industrial-entenda-o-motivo/

Real Time Web Analytics