quinta-feira, 31 de maio de 2012

Empório Biergarten

Empório Biergarten será reinaugurado com muito louvor!

Após um longo processo de reforma e ampliação, o Empório Biergarten irá abrir suas portas. Assim: duas portas! A "lujinha" -- como é carinhosamente chamada por nossos clientes e amigos -- cresceu. Ficamos maiores, com mais espaço, mais mesas, mais geladeiras e uma cozinha. Então agora somos um bar, sem perder nossa legítima vocação que é a cerveja.

Nossa história pode ser contada assim: sentados em um bar em Ribeirão Preto após voltar de uma viagem a Minas Gerais, e mais precisamente ao Mercado Central de BH, começamos a rabiscar em um guardanapo o que seria o primeiro esboço do Biergarten. Uma conjuntura de boas oportunidades culminou na possibilidade de abrir nosso próprio negócio.

Começamos com uma loja de cervejas e também um pouco de jardinagem -- e foi assim que foi escolhido o nome da loja: jardim das cervejas. Mas sem deixar de também remeter aos famosos biergartens da Alemanha. No mesmo dia que abrimos, descobrimos que a proposta de "só levar pra casa" não ia ser suficiente, como já havia nos avisado um importador belga. As pessoas queriam compartilhar e beber por aqui. E assim, começamos a servir, mesmo não sendo um bar (ainda).

Em um ano o espaço ficou pequeno e a jardinagem foi pro espaço, como previu o cara do Brejas. Aumentamos e inovamos com as cervejas na pressão: cinco torneiras só com artesanais e importadas, num rodízio constante. Ou seja, a cada visita ao Biergarten, um novo chope pra experimentar -- muitos nunca antes servidos na cidade.

E sim, a gente gosta do pioneirismo, de meter a cara, de apostar nas novas cervejarias, de acreditar nas novidades importadas. Mais uma vez o espaço ficou pequeno e o passo foi maior: compramos o dobro do nosso espaço e reinventamos mais uma vez o conceito de um empório que também é bar.

E como é de se esperar, isso é só o começo. As novidades virão aos montes, as cervejas vão brotar em nossas prateleiras e o essencial continua sendo o mesmo: compartilhar é o mais importante. Portanto, você faz parte de nossa história e de nosso crescimento.

Em breve, uma data concreta. Será um prazer recebe-lo por aqui, como sempre é. Venha beber com a gente!

Gabriela e Marcelo
Biergarten: Empório & Bar

Impostos sobre Cerveja

Cerveja e refrigerante devem ficar mais caros, diz CervBrasil

Beatriz Olivon, de São Paulo

O aumento da carga tributária para cervejas e refrigerantes anunciado hoje pelo governo federal deverá refletir no preço dos produtos, segundo a CervBrasil, que reúne fabricantes, como a Ambev.

“O reajuste de impostos federais implicará diretamente em repasse nos preços de cervejas e refrigerantes, o que deve prejudicar ainda mais o volume de vendas, obrigando as empresas a rever os investimentos previstos”, informa o comunicado da associação.

Segundo a CervBrasil, o aumento da carga tributária com as novas tabelas foi da ordem de 27% para cervejas e de 10% para refrigerantes. A associação defende que o reajuste deve prejudicar a saúde do setor, que já vinha sentindo os efeitos da desaceleração no início de 2012. 
“O setor está decepcionado com a decisão porque se estava em processo de discussão técnica de um possível reajuste”, afirma o comunicado. A CervBrasil defende que é possível encontrar uma alternativa que traga menos prejuízos.

Um decreto publicado hoje no Diário Oficial da União, estabeleceu os novos preços que servirão de referência para o IPI, PIS/Pasep e Cofins. Com isso, as chamadas “bebidas frias”, como cerveja, refrigerante, água, energéticos e isotônicos vão pagar mais impostos, a partir de outubro. O governo calcula que irá arrecadar 408 milhões de reais a mais em 2012 com a atualização da tabela de preços.

A Receita Federal informou que, caso o aumento de impostos seja repassado integralmente aos preços finais, os consumidores pagarão 2,85% a mais, em média.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/cerveja-e-refrigerante-vao-ficar-mais-caros-diz-cervbrasil

quarta-feira, 30 de maio de 2012

New Orleans Nova Lima

Veja a programação deste fim de semana!

ESTAÇÃO MÚSICA
DIA 02.06.2012
10h (Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima)– masterclass com Bob Wilber
11h30 (Palco Nova Lima)– Amigos do Choro
12h (Palco New Orleans)– Leroy Jones Quintet featuringYolanda Windsay
13h30 (Palco Nova Lima)Jader Souza
14h (Palco New Orleans)SwissCollege Dixie Band
15h30  (Palco Nova Lima)Lislie Fiorinni
16h (Palco New Orleans)– Izzy Gordon
17h30 (Palco Nova Lima)Fusão Música Instrumental
18h (Palco New Orleans)– Bob Wilber Younger Generation All Stars
19h30 (Palco Nova Lima)– Beira Kaos
20h (Palco New Orleans)Gary Brown e Kenny Brown
21h30 (Palco Nova Lima)– Cachorro Cego
22h (Palco New Orleans)– Gunhild Carling and Jazz Festival Brasil Band

DIA 03.06.2012
 12h (coreto)– Tributo a Zé Fuzil e Mestre Sabino com as Corporações musicais União Operária, Sociedade Musical Santa Efigênia e Sagrado Coração de Jesus
12h30 (Palco New Orleans)– Cynthia Girtley
14h (Palco Nova Lima)– Banda Ônix
14h30 (Palco Nova Lima)Grupo Acalanto
15h (Palco New Orleans)SwissCollege Dixie Band
16h30 (Palco Nova Lima)– Luís 7 Irmãos e Banda Buá Buá
17h (Palco New Orleans)– Roy Rogers
18h30 (Palco Nova Lima)  – Dinil’Sons Jazz Band
19h (Palco New Orleans)– Gunhild Carling and Jazz Festival Brasil Band
20h30 (Palco Nova Lima)– Bicho Grilo
21h (Palco New Orleans)– Delfeayo Marsalis Quintet

Revista da Cerveja


Revista da Cerveja estréia em maio


A Revista da Cerveja traz reportagens, entrevistas, colunistas especializados, perfis e novidades sobre fábricas, gourmets, harmonização, receitas, entrevistas, história, mercado, gastronomia e, sobretudo, o público consumidor. Custando R$ 10,00, a Revista da Cerveja, será comercializada em bancas especiais, bares e restaurantes. Tem como Editor e Diretor Responsável o jornalista Fabrício Scalco já a Direção Editorial é assinada por Emílio Chagas.

Em sua primeira edição destacam-se a reportagem como Eduardo Bier, o fundador da pioneira Dado Bier, entrevista com os colunistas e especialistas de cerveja da revista Playboy, Marcelo Cury e Diego Cartier, receitas e harmonização do chef australiano Greigor Caisley, além do resgate da mais antiga cervejaria do país e o maior colecionador de latas (cheias) de cerveja da América Latina, entre muitas outras novidades.

Os Membros do Conselho Editorial: Eduardo Bier (Dado Bier), Vitório Levandovski (Bierkeller), Kátia Jorge (mestre-cervejeira e consultora), Sady Homrich (músico e especialista em cervejas), Paulo Dalla Santa (ex-presidente da Acerva Gaúcha e juíz BJCP), Werner Emmel (WE Consultoria), Gustavo Dal Ri (Cervejaria Schmitt), Rodrigo Tomasel (Restaurante Nova Vida), Marcelo Scavone (EGAS), Ronaldo Lague (Tcherveja), Artur Winter (Ralf Beer), Maurício Chaulet (Lagom Brewpub), Herbert Schumacher (Abadessa) e Pedro Braga (Biermarkt).

Fonte: http://www.brejas.com.br/blog/28-05-2012/lancada-revista-da-cerveja-12140/

Duff Beer

Cerveja Duff lança aplicativo para celular


Cerveja Duff lança aplicativo para celular
Apreciadores da aclamada Duff podem contar com mais uma novidade, um aplicativo de celular que permite a qualquer usuário encontrar todos os pontos de venda da cerveja. O sistema desenvolvido pela GeoMob identifica os estabelecimentos mais próximos dos clientes através da geolocalização. Ao movimentar o aparelho, aparecem na tela os bares que vendem a bebida e o mapa de como chegar. A novidade já está disponível no Brasil na App Store: http://itunes.apple.com/us/app/duff/id522514755?mt=8.  Ainda não há informações sobre uma versão para usuários de outros sistemas operacionais que não o iOS.

“Agora os usuários interessados precisam apenas de um clique no aplicativo para buscar locais que comercializam a cerveja Duff ao seu redor. São 3 opções: Realidade Aumentada, Google Maps e uma lista que classifica os pontos por ordem de proximidade”, dia Bruno Scaravelli, sócio da Duff Brasil.

A Duff já está disponível nos melhores bares, pubs e empórios de São Paulo, Santa Catarina e reforça presença no Rio a partir do mês que vem.

Fonte: http://www.techlider.com.br/2012/05/cerveja-duff-lanca-aplicativo-para-celular/

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cervejaria Caborê

Cervejaria Caborê apresenta sua nova Cerveja


"Prezados Confrades,

A Cervejaria Caborê têm o prazer de convidar para o Lançamento do CHOPE de TRIGO. O Evento acontecerá no dia 31/05/2012 (Quinta-feira), das 20hs às 22hs na Choperia Caborê. Com a presença do Mestre Cervejeiro Evandro Zanini."

Entrada franca!

Saúde!
Equipe Cervejaria Caborê
Mais informações:

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cerveja e Jazz


Curso de Cervejas

Nanocervejaria Vilã promove Curso de Cervejas Caseiras

Venha conquistar sua habilidade cervejeira aprendendo a produzir sua própria cerveja no conforto de sua casa.

O Curso de Produção Artesanal de Cervejas tem como público-alvo pessoas que desejam aprender a produzir de forma artesanal e caseira a própria cerveja. O curso consiste em 2 encontros, onde será produzida um estilo de cerveja e cada participante terá direito a 2 garrafas de 600ml além da degustação teste.

1º dia) 9h às 17h - 07.06.2012 (turma A) e 09.06.2012 (turma B)
. Tipos e estilos de cerveja
. Apresentação dos ingredientes e equipamentos para produção de cerveja em casa.
. Início da produção. (softwares cervejeiros, formulação, moagem, preparação do mosto cervejeiro para fermentação)
. Degustação de cervejas produzidas no curso
. Almoçaremos no local

2º dia) 9h às 11h - 08.06.2012 (turma A) e 10.06.2012 (turma B)
. Sanitização de equipamento
. Preparação do primming (refermentação na garrafa)
. Envaze

Investimento: R$ 300,00

*Os horários poderão sofrer mudanças conforme o desejo conjunto dos participantes.
** máximo de 10 participantes.
***Descontos especiais pra grupos e inscrições antecipadas.
**** Desconto especiais para casais de namorados (exclusividade para Junho). Sinal para reserva de 50% do valor.

Professor: Armando Fontes da LouzadaFontes Brew. Especialista em cervejas e foi Diretor de Comunicação e Mídia da ACervA Mineira.

Contatos:
+55 31 94039152
+55 21 88888193

twitter: @design_se

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Berzé, o cartunista.

Defeza ZEN
Para quem não conhece, Berzé é um dos cartunistas das Minas Gerais mais bacanas que já conheci. Um afficionado pela arte, amante da cidade de Tiradentes, pintor e desenhista da mais alta qualidade reunindo obras marcantes em seu ateliê de artes em Bichinho (distrito de Tiradentes) e acima de tudo cobrador da boa política (quiçá um dia neste país).

Seus quadrinhos são apreciados pelos mais diversos tipos de público. O quadrinho acima, merece sem sobra de dúvidas ser replicado a todos: sumariza relevantemente o retrato atual do que vivemos.

Berzé um brinde!

Mais sobre berze acesse: http://berzehq.blogspot.com.br/

Cerveja Caseira

Fabricar cerveja em casa não é caro, mas demanda paciência
Muitas pessoas apreciam tomar cerveja. No entanto, vem crescendo no Brasil o número daqueles que também gostam de produzir sua bebida, um hobby que, se levado a sério, pode até se tornar um negócio lucrativo. E não é preciso muito espaço ou um investimento elevado para iniciar a fabricação artesanal.

Segundo Leandro Emmel, diretor da WE Consultoria, antes de mais nada “a pessoa tem que gostar muito de cerveja especial, seja no corpo ou no aroma, tem que ter paixão”. O passo seguinte é comprar um kit, que, no modelo mais básico, faz 20 litros de cerveja por vez e custa em torno de R$ 1.000. Dentre outras coisas, o conjunto tem algumas panelas, um moinho para moer cereais, um fermentador, um termômetro e um sistema para lacrar garrafas. Ao contrário do que parece, todo esse aparato ocupa pouco espaço, cerca de três metros quadrados, de acordo com Emmel, que acrescenta que o principal é o local ser bem limpo, para evitar a contaminação do produto.

Afonso Fraga, proprietário da "aTurma", faz cerveja artesanal na cozinha de 10 metros quadrados de sua residência. Ele afirma que a grande maioria de seus clientes mora em apartamento, e que dá para usar um fogão simples. Fraga lembra, no entanto, que às vezes “o fogão não dá conta de aquecer o caldeirão, por causa do tamanho”. Nesses casos, ele recomenda usar um fogareiro ligado a um botijão a gás, mais potente que uma boca normal para cozinhar. Quando isso ocorre, Emmel diz que o equipamento tem que ficar em um local que não seja danificado pelo calor.

Água natural ou da torneira?Usar água mineral encarece a produção, e, segundo Fraga, pode-se usar água de torneira, desde que ela não tenha cheiro, cor ou gosto. Emmel, por exemplo, conta que usa a do abastecimento público de sua cidade, Porto Alegre. Além disso, precisa-se de malte, lúpulo e fermento cervejeiro. O primeiro ingrediente já é produzido no Brasil, mas os outros dois são importados. Ainda assim, considerando-se apenas a matéria-prima, a fabricação artesanal custa em torno de R$ 1,40 por litro.

“Fazer cerveja em casa exige paciência”, explica Emmel. A manufatura dura de cinco a oito horas, durante as quais o líquido será esquentado a diferentes temperaturas e os ingredientes serão misturados em sequências obrigatórias. Depois, a bebida tem que ser fermentada, maturada e só então engarrafada e armazenada em uma geladeira comum. Entre 14 e 25 dias depois do primeiro processo, a pessoa pode tomar sua cerveja. O que parece um grande trabalho, torna-se um imenso prazer, pois, como afirma Fraga, “os fabricantes artesanais gostam de se encontrar em rodas de amigos e apreciar as produções uns dos outros”.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/casa-e-decoracao/fabricar-cerveja-em-casa-nao-e-caro-mas-demanda-paciencia,02fe28db6df77310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html#tphotos

Cia Cervejaria Paulista

Fábrica de cerveja que virou estúdio de cinema receberá Feira do Livro

Na cidade conhecida como "Capital do Chope", uma fábrica de cerveja desativada na década de 1990 foi transformada em um núcleo com estúdios e salas de cinema. O prédio de 15 mil metros quadrados, construído em 1914, recebe a partir desta quinta-feira (24) atrações da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP), festa literária que espera mais de 500 mil pessoas até 3 de junho.

Revitalizado em 2006, o espaço quase centenário da extinta Companhia Cervejaria Paulista terá shows, workshops de grafite, robótica, redação, dança e iniciação circense, salões de ideias com escritores e duas exposições, uma delas trazida do Museu da Língua Portuguesa – o especial “Conhecimento: Custódia e Acesso”, organizado pela USP, trata da importância das bibliotecas na sociedade.

“O coqueluche da feira vai estar aqui”, afirmou ao G1 André Luiz de Castro, superintendente da São Paulo Film Comission, organização não-governamental que há seis anos transformou o local em uma espécie de minipolo de cinema do município, com exibição de filmes em salas de projeções, além de produções audiovisuais em estúdios criados a partir de um mega galpão antes utilizado para armazenagem de bebidas.

"Ficou muito bom, era um espaço parado havia muito tempo", disse José Florentino dos Santos Filho, 70 anos, ao visitar o local onde trabalhou como motorista na década de 1970. O ex-funcionário da fábrica é testemunha de uma época mais próspera para a região central, hoje conhecida como "baixada" e famosa por atrair tráfico de drogas e prostituição.

A indústria adaptada em espaço cultural é uma exceção em meio à decadência das ruas que cruzam a Avenida Jerônimo Gonçalves, onde outros cartões-postais da cidade, como o Hotel Brasil e a sede da Antarctica – primeira fábrica de cerveja de Ribeirão, fundada em 1911 –, apresentam sinais de degradação e esquecimento. “Baixada é um nome muito feio, queremos que volte a ser chamado de centro antigo”, afirmou Castro.

Foto: Rodolfo Tiengo
Fonte: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2012/05/fabrica-de-cerveja-que-virou-estudio-de-cinema-recebera-feira-do-livro.html

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Máquina de Cerveja

Sua vida não será mais a mesma! A japonesada desenvolveu uma máquina de servir cervejas semelhante às máquinas de cafe espresso. A máquina possui dois bicos ao qual um libera o fluxo de chopp e o outro libera a espuma. O copo é inclinado num ângulo de 45 graus. Veja como funciona no clip abaixo.

Muito bacana e curioso!

Taberna do Vale e o MAPA



Retransmitimos a mensagem de nosso amigo Felipe Viegas da Taberna do Vale

A Taberna do Vale, à partir de hoje, tem seu registro no MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tornando-se assim, apta a produzir e comercializar seus chopes no território nacional, seguindo as normas e leis vigentes... Uma alegria enorme, confesso, que uma vontade de explodir de tanta felicidade...

Um projeto que germinou em 2009, dos pensamentos meus e do meu amigo Danilo Mendes, que infelizmente não está mais na Taberna oficialmente, apesar de estar em nossa alma e em nosso coração e ter seu lugar cativo na Taberna, eternamente... Hoje recebemos o OK do MAPA, podemos acelerar fundo, em busca do nosso objetivo.

Gostaria de fazer um agradecimento especial ao grande amigo Thomas Karpen, que está ao nosso lado sempre, nos apoiando, ajudando, colaborando muuuito para que possamos nos desenvolver...  Me proporcionou a maior oportunidade e alegria da minha vida, que foi poder ir para a Alemanha fazer o estágio na Kraft Bräu, em Trier... Posso dizer que o Thomas é um grande amigo... com cerveja!

Agradecimentos à Associação e aos amigos da ACervA Mineira, que foi de onde eu vim, aonde eu brotei, para ser o que sou hoje...  Pessoas que me aceitaram desde quando eu era apenas um Vendedor de Cervejas... pessoas que me ensinaram grande parte do que sei hoje...(...)

Saudações ao nosso grande e saudoso Presidente Henrique Oliveira, pois de suas mãos surgiu o pleno desenvolvimento da nossa Associação...  numa hora que ninguém queria segurar a batata quente... Parabéns aos demais Presidentes que passaram por lá, Danilo Mendes, Rômulo, Patrus que tive a honra de ser seu Vice-Presidente e agora o Humberto, que atravessa um momento delicado... Mas força Humberto, vai tudo acabar bem, vc como um Kamarada inteligente vai encontrar a saida e lá na frente todos iremos dar boas risadas juntos...(...)

Para finalizar, agradeço as minhas duas razões para acordar todo dia cedo, antes das 6h, e batalhar com garra e máxima potência:  Carol e Mari. Minhas meninas de ouro, que todos os dias me dão força para continuar na luta e é focado nelas que a Taberna continua, na mesma toada de sempre, só que agora podendo apertar mais fundo o acelerador, como comecei à partir de agora...(...)

Felipe Viegas(31) 9136-8484
Taberna do Vale
Cervejaria Escola

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cerveja Artesanal em Juiz de Fora

Não se pode negar: Viajar é sempre bom demais! Esta semana estou na Região da Zona da Mata Mineira, passando por cidades como Ubá, Muriaé, etc. e penoitando em Juiz de Fora. Na oportunidade, nada melhor rever os amigos. E desta vez fui prestigiar o meu amigo cervejereiro Cristiam Nazareno Rocha, um dos mais premiados cervejeiros caseiros no Brasil, detentor da marca Profana. Cristiam já papou um segundo lugar no Concurso das ACervA Mineira e um primeiro na ACervA Carioca, entre outros concursos locais.

Mas o bacana mesmo foi conhecer o bar que pertencia ao pai dele, o "Boi na Curva" famoso na cidade por servir caldos especiais. E vou te dizer uma coisa: É nostálgico ao visitar o local. O bar está em um antigo prédio e o cenário lembrar os butiquims do interior. No centro do bar um conjunto de panelões liberam os mais diversos aromas dos caldos, destacando o caldo de inhame com linguiça, o caldo de rabada, a canjiquinha e o tradional da casa - "boi na curva" feito com carne de panela e mandioca. Naturalmente, para harmonizar as cervejas Profana descem guela abaixo com muito frescor! Da chopeira fui prestigiado com um Weiss de espuma cremosa e toques de cravo.

Das garrafinhas tomei a Profana Volúpia, uma bock digna de respeito por parte dos mais tradicionais cervejeiros germânicos. E para finalizar, dividimos uma garrafa de American IPA. Essa em atenção ao Cristiam eu não vou tercer aqui os meus comentários por que podem ser comprometedores! Já o informei pessoalmente o que encontrei na misteriosa garrafa. A Dupel Bock ficou para uma outra visita que em breve formalizarei no mesmo local com muito louvor.

*****
Juiz de Fora vem resgatando com rapidez e seriedade as cervejas artesanais feitas por micros e cervejeiros caseiros. Em parceria com o SEBRAE, foi feito o Guia das Cervejas Artesanais de Juiz de Fora e Região, destacando algumas das cervejarias aqui em franco crescimento. Menciono: Mr. Tugas, Alvânia, Arthorius, Profana, Barbante, Artez, Eon, Timboo e Antuérpia.

Um Brinde!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Frei Tuck Biergarten 2012


Entrada franca, esquema de barraquinhas - compra ficha e escolhe o que quer consumir. Esse ano quem anima a festa é o Clube do LP. Está sendo montada uma área VIP dentro da cervejaria. Informações pelo areavip@cervejariakud.com.br ou (31) 9639-0005.

Frei Tuck Biergarten é a união do Frei Tuck e o Aniversário do Pão e Cerveja da CBN, sucesso pleno de Fabiana Arreguy na FM 106.1


Eisenbahn

O Guia Eisenbahn disponível em iphone!


Para você que curte curiosidades cervejeiras este aplicativo é gratuíto na apple store. Acesse o link abaixo.
http://itunes.apple.com/us/app/guia-eisenbahn/id520888206?ls=1&mt=8

Descrição

A Eisenbahn nasceu em 2002, na cidade de Blumenau, a partir da relação de amor de uma família pela cerveja. Uma família apaixonada que pesquisou e visitou, ao longo de anos, as mais famosas cervejarias do mundo com um único objetivo: desenvolver as melhores cervejas! A família nunca abriu mão da qualidade! Além de trabalhar com insumos de primeira linha, seguiu à risca a Lei Alemã da Pureza, criada em 1516, que limitava a quatro os ingredientes utilizados na produção de cerveja: água, lúpulo, malte e fermento. (...)

Com o Guia Eisenbahn, você poderá:
- Assistir a vídeos exclusivos apresentados pelos especialistas Juliano Mendes, Leonardo Botto e Gerhard Beutling, e aprender mais sobre a história da cerveja e técnicas para saborear e avaliar esse precioso líquido;

- Conhecer a fundo mais de 70 estilos de cerveja, sua história, cor, aroma, sabor, temperatura, copos ideais para o consumo e a melhor forma de degustar cada cerveja;

- Obter dicas em filme e texto sobre os princípios básicos da harmonização da cerveja e harmonizar mais de 100 pratos e cervejas diferentes, surpreendendo-se com experiências gastronômicas especiais;

- Localizar em todo o Brasil os melhores locais para consumir cervejas especiais, além de poder colaborar com os demais amantes da boa cerveja, adicionando os locais de sua preferência diretamente no app;

- Guardar suas cervejas, harmonizações e bares favoritos em uma área de fácil acesso e consulta;

- Conhecer em detalhes as 15 cervejas Eisenbahn, sua história, perfil, melhores harmonizações e prêmios conquistados;

- Conhecer nossa história e descobrir como fazemos nossas cervejas através da exclusiva visita à fábrica guiada pelo mestre cervejeiro da Eisenbahn!

A partir de agora, todas as informações sobre o universo cervejeiro estão a um toque de distância! Ein Prosit!

Aviso: produto destinado a adultos

Guinness QR Code


Copo de cerveja Guinness só revela QR Code quando está cheio

Basta fazer a leitura do código para aproveitar conteúdos exclusivos da marca de bebida.

Quem gosta de uma boa cerveja concorda que o copo deve sempre estar cheio em uma mesa de bar. Pensando nisso, a Guinness resolveu lançar uma nova campanha publicitária, que integra a bebida com um QR Code e as redes sociais.

Quem pedir uma cerveja da marca recebe um copo especial com um código escondido, que se revela apenas quando a bebida, que tem uma cor mais escura que o convencional, esteja quase transbordando. Quem utilizar um aplicativo para ler o QR Code, como o Scan (iOS) e o "Barcode Scanner" (Android), pode integrar suas redes sociais e ter acesso a conteúdos exclusivos.


De acordo com a peça publicitária, seu telefone posta no Twitter sobre onde você está, dá check-in no Foursquare, atualiza seu status no Facebook e ainda baixa arquivos não detalhados pela Guinness. Por enquanto, a atração é exclusiva dos Estados Unidos.

Fonte e foto: Guinness

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/publicidade/23910-copo-de-cerveja-guinness-so-revela-qr-code-quando-esta-cheio.htm#ixzz1vYQLGgAv

domingo, 20 de maio de 2012

Cerveja Bilu Bilu


Cerveja Bilu Bilu


Cerveja fictícia é ação contra exploração infanto-juvenil



São Paulo - Em uma ação contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Fundação Telefônica/Vivo e a agência Y&R criaram uma cerveja fictícia chamada "Bilu Bilu".
As cervejas carregam no rótulo a imagem de um ursinho e trazem no verso a assinatura "Tem coisa que não é para criança".
Os displays e packs da Bilu Bilu poderão ser vistos nos supermercados Krill das cidades de Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Bertioga. 
No interior de São Paulo, uma ação semelhante será feita, porém com caixas de pizza. Nas embalagens, serão grudados pirulitos com a mensagem "Um estranho lhe ofereceu este pirulito. Mas ele poderia tê-lo oferecido a uma criança".

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tecnico Cervejeiro

Técnico em cervejaria pode ganhar até 5 mil ao mês. Conheça a profissão

Já foi o tempo em que beber cerveja era apenas uma atividade boêmia relegada às horas vagas. Com o mercado aquecido, a bebida virou alvo de cursos e tem ganhado cada vez mais especialistas dispostos a transformar álcool, malte e lúpulo em ganha pão.

Um técnico em cervejaria, por exemplo, pode chegar a receber salário de R$ 5.000. Nada mal para quem gosta da bebida e quer ir além do copo. Gustavo Quaresimin Cordeiro, de 35 anos, é uma das pessoas que tem se interessado pela carreira promissora. Ele se mudou de Campinas, no interior de São Paulo, para Vassouras, no Rio de Janeiro, para fazer um curso intensivo de técnico em cervejaria no Senai, o único no Brasil a oferecer formação técnica na área. — Comecei a me interessar quando alguns colegas abriram um bar. Percebi que no Brasil as cervejarias artesanais ainda são um nicho em crescimento e resolvi investir para entrar nesse mercado.  "Quero ser mais que bebedor, quero ter minha própria microcervejaria".

Especialização

A formação de técnico em cervejaria é oferecida no Brasil apenas pelo Senai. Já o curso de mestre cervejeiro, direcionado para aqueles que querem criar novos sabores para cervejas, existe apenas fora do Brasil.

De acordo com o especialista Pedro Paulo Melo, isso não é motivo para que os interessados em se especializar desanimem. — Muitos técnicos em cervejaria oferecem cursos de curta duração para ensinar os princípios da bebida e para melhorar o paladar de quem se interessa pelo tema. Muitos vendedores de lojas especializadas procuram as aulas para atender melhor seus clientes.

O Senai em Vassouras também oferece cursos de curta duração. Na unidade é oferecido o curso de 15 dias em tecnologia cervejeira básica, direcionado para pessoas que vão trabalhar em micro cervejarias e profissionais que são prestadores de serviços e querem mais informações sobre o segmento. Há também o curso de tecnologia avançada, que dura 30 dias e é indicado para quem vai trabalhar no processo de criação da cerveja. A vantagem é que nenhum desses exige formação mínima


Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/05/tecnico-em-cervejaria-pode-ganhar-ate-r-5-000-conheca-a-profissao/

Foto: Pedro Silveira.

Piratas Pirados e a Boa Cerveja



Para que gosta de animação, está nos melhores cinemas o filme Piratas Pirados, "The Pirates! Band of Misfits". Trata-se de um longa estilo stop-motion dos estúdios Aardman, com técnica feita a mão que levou a empresa a vencer o Oscar com o filme Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais e A Fuga das Galinhas.

O bacana é ver as cenas que a turma do "Capitão Pirata" se envolve em comemorações e brigas regadas a cervejas do tipo Ale (é possível ver escrito "Ale" nos barris de cerveja) com canecas metálicas cheias de cerveja e espuma. O filme em sí é muito bem feito e tem muito humor tanto para a criançada como para adultos. A dublagem está divertida e o 3D desta vez ficou mais evidente e está em "maior quantidade" em número de cenas. (Já houve filmes que assisti que, em 3D, só tinha o preço do ingresso).  Em resumo, vale cada centavo para quem gosta de desenho animado infatil.

Sinopse
O pirata Capitão (Hugh Grant) é um aventuresco, embora nem sempre bem sucedido, terror dos Sete Mares. Seu sonho: derrotar Black Bellamy (Jeremy Piven) e Cutlass Liz (Salma Hayek) e levar o troféu de Pirata do Ano. Para conseguir, Capitão vai com sua tripulação da exótica Ilha de Sangue às ruas da Londres vitoriana, batalhando contra a Rainha Vitória (Imelda Staunton) e com a preciosa ajuda do jovem Charles Darwin (David Tennant). Com exibição em 3D. A seguir anexamos o Trailler.


Fotos: Do celular, dentro do cinema, com sessão vazia! Fonte: http://cinema10.com.br/filme/piratas-pirados
e http://www.thepirates-movie.com/site/

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dia da Noiva

Casando ou não eu tomo cerveja!

Foto de noiva bebendo cerveja escandaliza Nova Zelândia

 

A imagem de uma noiva bebendo uma garrafa de cerveja provocou reações negativas na Nova Zelândia depois de ilustrar a capa de um jornal local. Katrina Hayman foi flagrado ingerindo álcool nos bastidores da competição anual de noivas realizada em Taranaki, na Ilha Norte do país. As informações são do Daily Mail.

Organizadores do evento e leitores do Taranaki Daily News comentaram que a foto é "nojenta" e representa as noivas de uma maneira terrível, de acordo com o jornal. Katrina, no entanto, disse em entrevista que não se sentiu atingida: "Se eu quiser beber cerveja, vou beber, estando no lugar certo ou não". Ela foi criticada por não beber uma taça de vinho, como as outras noivas fizeram no evento.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5775616-EI17616,00-Foto+de+noiva+bebendo+cerveja+escandaliza+Nova+Zelandia.html

Foto: Reprodução.

terça-feira, 15 de maio de 2012

CervBrasil

Grandes cervejarias unem-se em associação
 
AmBev, Schincariol, Petrópolis e Heineken do Brasil formam a CervBrasil, entidade criada em 03 de maio para representar os interesses dessas fabricantes.

De acordo com anúncio publicado no Estadão deste domingo (Economia, B5, 06/05/2012), a entidade em como objetivos o aumento da arrecadação, renda e geração de empregos. No entanto, a criação de uma associação entre as principais rivais do mercado de cerveja brasileiro soa um pouco estranho.

As quadro cervejarias, juntas, respondem por 99% do mercado de cerveja e, com excessão da Petrópolis, não são genuinamente brasileiras. Resta aguardar para ver quais são as reais motivações para união desse grupo.

Faço aqui um breve comentário: Seria coincidência em relação ao AcervA Brasil - Associação dos Cervejeiros Artesanais do Brasil?


domingo, 13 de maio de 2012

Veja Rio

As cervejas do outono-inverno

Confira a seleção de VEJA Rio de quinze cervejas que combinam com as temperaturas mais amenas, acerte na escolha para a estação e delicie-se

por Daniela Pessoa | 12 de Maio de 2012

Difícil encontrar um programa melhor do que aquele que envolve uma cervejinha gelada, seja no sofá de casa acompanhada por um petisco, para tomar batendo papo com os amigos ou matar a sede nos dias quentes. Mas as temperaturas mais baixas do outono-inverno não são desculpa para deixar a loira de lado. "Não é necessário trocar de bebida, experimente apenas mudar o estilo da cerveja", encoraja Kátia Jorge, professora da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RJ). Há geladas que combinam perfeitamente com a estação, e podem muito bem dividir os holofotes com os vinhos. Para acertar na escolha, confira a seleção de VEJA Rio, experimente novos rótulos, saiba como harmonizá-los com pratos saborosos e surpreenda-se.

A regra é simples: para os dias mais frios, as cervejas indicadas são as de teor alcoólico mais elevado e sabores mais intensos, como as da família Pale Ale, de alta fermentação. "Elas são produzidas com maltes de cevada ligeiramente tostados. Mais robustas e encorpadas, harmonizam muito bem com os pratos mais gordurosos e pesados do inverno", explica Fabiano Wohlers, sócio e diretor geral da Mr. Beer Cervejas. As Ales, Stouts e Alts também são ideais para o clima fresco. Com teor alcoólico mais elevado, elas promovem sensação de aquecimento. Não à toa, países como Alemanha fabricaram, durante séculos, cervejas sazonais para o inverno. "Eram bebidas quentes, mais fortes ao paladar e geralmente mais escuras", explica Kátia, que é fã do estilo Rauchbier, de coloração castanho-avermelhada.

Já a Gouden Carolus Cuvée Van de Keiser Blauw, do tipo Strong Dark Ale, é uma das queridinhas de Tom Lima, gerente do Delirium Café. Trata-se de uma cerveja escura especial, de coloração vermelho-rubi, fabricada apenas no dia 24 de fevereiro de cada ano, data do aniversário do imperador Charles V. No entanto, há também versões claras perfeitas para o clima ameno. Nessa linha, Lima recomenda as Carolus e as St Feuillien. "A Carolus tripel e a St Feuiellen tripel são boas pedidas para quem gosta de uma loira mesmo no inverno", diz.

Veja a seguir a lista completa de quinze sugestões dos três especialistas, lembrando que as geladas devem ser degustadas a 8ºC para melhor apreciação.

1 - Bodebrown Wee Heavy (estilo Strong Scotch Ale)

Fabricada no Brasil, é inspirada nas cervejas escocesas da região de Dunbar, Alloa e Edinburgo. Trata-se da primeira do estilo Strong Scotch Ale feita no Brasil. Apresenta coloração âmbar translúcida e ótima formação e persistência de espuma. O aroma é bastante maltado, com caramelo, toffee, leve tostado e notas de nozes e frutas cristalizadas. Apresenta corpo médio, com agradável aquecimento, teor alcoólico de 7,2%, paladar maltado e pouco amargo. Harmoniza elegantemente com cordeiro assado, carnes de caça, rabada, cabrito, cogumelos e foie gras.

2 - Bamberg Rauchbier (estilo Rauchbier)

Cerveja defumada, de baixa fermentação, graduação alcoólica de 4,8% e, apesar de tradicional da cidade de Bamberg, na Alemanha, é produzida no Brasil. Harmoniza com pratos fortes como feijoada, carne de porco e linguiças.

3 - Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen (estilo Rauchbier)

Especialidade da cidade de Bamberg, produzida com malte original defumado Schlenkerla, esta cerveja apresenta coloração castanho-avermelhada e graduação alcoólica de 5%. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas, carne de porco e de caça, salsichas, linguiças e queijos defumados como o provolone.

4 - Wäls Quadruppel (estilo Belgian Dark Strong Ale)

Bebida de coloração marrom-avermelhada, graduação alcoólica de 11% e espuma densa e duradoura. Paladar com amargor equilibrado e doçura típica do estilo da cerveja, que traz notas de chocolate e toffee. Combina perfeitamente com carne de caça, cozido de carne vermelha, aves assadas, goulash, trufas e tiramisú. 


5 - Brooklyn Black Chocolate Stout (estilo Imperial Stout)

Cerveja de coloração bem escura, com aroma que mistura chocolate com notas herbais e mentoladas de lúpulo. Final de boca equilibrado, nem seco, nem doce, e graduação alcoólica de 10%. Seu sabor encorpado harmoniza com massas, carnes, molhos adocicados e sobremesas à base de chocolate, leite ou até mesmo cítricas.

6 - Carolus Tripel (estilo Tripel)

Produzida com ingredientes nobres, lúpulos apenas de origem belga e refermentada na garrafa, esta cerveja de cor dourada possui graduação alcoólica de 9%. O colarinho é denso e cremoso, e o sabor levemente adocicado no final. A bebida combina com carnes brancas, como coxas de frango com molho à base de cerveja.

7 - St Feuillien Tripel (estilo Tripel)

Seu colarinho é branco, fino e muito cremoso. De coloração âmbar turva, esta cerveja revela uma combinação única de lúpulos aromáticos, especiarias e aromas típicos da fermentação, muito frutada. Refermentada na própria garrafa, seu sabor é peculiar e sua textura excepcional. Aperitiva e refrescante no verão e saborosa no inverno, ela se afirma como cerveja de degustação por excelência. Harmoniza muito bem com peru, pato, vitela e queijo brie com geleia de damasco.

8 - Gouden Carolus Cuvée Van de Keiser Blauw (estilo Strong Dark Ale)

De coloração vermelho rubi, quase preta, esta cerveja especial fabricada apenas no dia 24 de fevereiro de cada ano é uma adaptação da tradicional Gouden Carolus Classic, com sabores e aromas únicos e graduação alcoólica mais elevada. Desce bem com sobremesas como brownie com sorvete de creme.

9 - Indica Pale Ale (estilo pale Ale)

De coloração avermelhada, esta cerveja tem alto teor alcoólico (7%) e amargor conferido pela presença de lúpulos americanos e malte convencional tostado. Seu processo de fabricação dura em média 28 dias. A bebida acompanha muito bem pratos fortes, como mariscos e caças. O sabor característico fez com que recebesse três estrelas no guia de cervejas Pocket Beer Book, do inglês Michael Jackson, o maior especialista em bebidas de malte do mundo.

10 - Demoseille Colorado (estilo Porter) Feita com maltes importados, esta cerveja leva ainda café, o melhor da região da Alta Mogiana, comprado direto do produtor, moído e torrado com rigoroso critério e, antes de ser adicionado ao mosto cervejeiro, macerado em água fria, o que faz com que não perca seu aroma. A bebida, que conquistou medalha de ouro no European Beer Star 2008, na categoria Porter, pode ser degustada com pratos defumados ou mesmo com sobremesas à base de chocolate.

Real Time Web Analytics