Pessoal nos dias 9 a 11 de novembro ocorreu o Sétimo FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.
Pessoalmente conheciamos somente os comentários do público e da mídia local, mas tamanha foi a curiosidade que não poderíamos deixar de conhecer. A entrada foi franca.
Incrivel foi ver um ambiente cercado de crianças e jovens de todas as idades (inclui adultos!) que se amarram no mundo dos quarinhos. Vimos diversos artistas demonstrando a arte de criar uma história em quadrinhos em diversas formas, seja por meio de mídia eletrônica ou por meio de um simples pedaço de papel, lápis, nanquim e muita imaginação.
Foram vários painéis expositores contando a história de artistas consagrados mundialmente destacando o americano Jill Tompson que desenha Hell Boy e o nosso mais famoso brasileiro - Maurício de Souza e a sua Turma da Mônica - com presença pessoal à feira. No evento havia diversos espaços para leitura - (uma multidão de crianças lendo e "comendo os livros"), lojinha para compra de livros, gibis e games, trocas de idéias e seções de autógrafos. Da trupe dos mineiros tivemos o prazer de conhecer os feras da Putz'nGrilla (Venda Nova) e Estúdio Fábrica de Sonhos (Centro BH). De São Paulo conhecemos Mario Cau (Campinas) - desenhando um fã. Haviam ainda cariocas e nordestinos com cordéis pra lá de interessantes.
Infelizmente a Souza Pinto peca em um ponto. O calor é simplesmente insuportável! Não há estrutura de ar condicionado. Mesmo com esse calor, este não desanimou a alegria contagiante dos expositores, artistas e do público, este que foi lá para prestigiar e estar bem perto daqueles que criam personagems bacanas, ricos de enredos e imaginação. O FIQ é um evento que merece ser mais explorado a cada ano! Realmente muito bom e um de grande valia cultural!
Que venha o FIQ 2012!
Nenhum comentário:
Postar um comentário