sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

As latas mais bonitas do Brasil

Revelados os ganhadores do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil

Os vencedores foram anunciados nesta quarta-feira nos canais da Abralatas

Mais de três mil pessoas participaram da votação popular para escolher os rótulos de latas de cervejas mais bonitos. Os 26 finalistas do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil foram avaliados por júri popular e técnico e os vencedores de cada categoria foram divulgados nesta quarta-feira (8) nos canais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Na categoria Micro e Pequenas cervejarias o primeiro lugar ficou com a APA PQP, da microcervejaria cigana Aqueles Caras. Em segundo, ficou o rótulo da La Crème, da cervejaria artesanal Rambeer e a terceira colocação ficou com Newbie, da mineira Prussia Bier.

Entre as médias cervejarias, a gaúcha Salva Craft Bier levou todas as premiações. Em primeiro lugar ficou o rótulo da Russian Imperial Stout, seguido pelos da Dragon Sour e da Hop Lager Quinquennium, respectivamente em segundo e terceiro lugares.

Entre as grandes, a Colorado levou as duas primeiras colocações. Em primeiro ficou a Appia e, em segundo, a Ribeirão Larger. Já o terceiro lugar foi para o rótulo da Cacildis, produzida desde 2017 pelo Grupo Petrópolis.

Para o presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, a primeira edição do prêmio foi um sucesso. “Foram 156 rótulos inscritos, 26 finalistas, seis jurados técnicos e mais de 3.500 votos populares contabilizados, o que mostra a dimensão do Lata Mais Bonita do Brasil. Nosso objetivo foi reconhecer o trabalho de criação de design de rótulos para latas de cerveja, uma vez que a latinha é a embalagem preferida do setor cervejeiro e cresce ano a ano”, explicou o executivo.

 Premiação

Os vencedores poderão aplicar selo exclusivo do Prêmio nos rótulos de suas cervejas, além de terem espaço garantido em publicações e eventos da Abralatas ao longo de 2022 e conhecerem de perto como uma latinha é produzida.

O Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil é promovido pela Abralatas com o apoio da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva) e do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv). O objetivo é reconhecer os melhores trabalhos de criação de design de rótulos para latas de cervejas, segundo critérios de criatividade, beleza estética, adequação ao produto e clareza na comunicação

Abralatas

Fundada há 18 anos, a Abralatas é a representante legítima da indústria de latas de alumínio para bebidas do Brasil, terceiro maior mercado mundial, principal embalagem para cerveja no País e recordista de reciclagem. A Associação trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do setor de latas de alumínio, com responsabilidade socioambiental.

Fonte: https://www.abralatas.org.br/revelados-os-ganhadores-do-premio-lata-mais-bonita-do-brasil/ 

 

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

A História da Cerveja em Belo Horizonte

Lançamento do documentário sobre a história da Cerveja Artesanal em Belo Horizonte

 O Sommelier de cerveja Bruno Orsini realiza projeto trazendo o resgate histórico da cerveja artesanal na capital mineira.

No dia 20 de setembro(segunda-feira) às 14h30, acontecerá o lançamento do documentário "História da Cerveja Artesanal em Belo Horizonte”. Devido às medidas de isolamento social que ainda se fazem necessárias, o evento será transmitido online através do canal do youtube da cervejaria Falke Bier. (https://youtu.be/xFvFKveAPo4)  A realização do projeto é da produtora Cerveja Sustentável.

De acordo com Bruno Orsini, sommelier de cerveja e fundador do projeto,o objetivo do filme é a propagação da cultura cervejeira Belo Horizontina e de recuperação da imagem do mercado das cervejas artesanais locais, afirma Orsini.

O filme conta com a presença de grandes personalidades da história gastro-cervejeira da capital como: Rodrigo Ferraz (diretor geral do projeto Fartura, gestor do festival gastronômico de Tiradentes), Marco Falcone (proprietário da cervejaria Falke Bier, Presidente da Febracerva -Federação Brasileira de Cerveja Artesanal), Carlos Henrique: Mestre cervejeiro da Hofbrauhaus Belo Horizonte, Henrique Oliveira (Consultor e Autor do Livro Brasil Beer) e outros grandes nomes do mercado de cerveja artesanal mineira.

O canal do Youtube da Cervejaria Falke Bier possui uma programação disponível com o seu fundador e mestre cervejeiro Marco Falcone chamada “8 minutos com Falcone”, falando sobre o universo das cervejas com trinta e seis edições disponíveis. O filme faz parte desta série, fechando com chave de ouro a programação do canal.

As gravações ocorreram em diversos cenários cervejeiros e tradicionais da capital mineira como cervejarias (Krug Bier e Albanos), bares (Casa Falke e Albanos) e locais turísticos como a Serra do Curral (Espaço Vila da Serra).

Este projeto é realizado com patrocínio do chamamento: ‘Belo Horizonte 4 Estações’ da  Belotur - Prefeitura de Belo Horizonte.

Serviço: 

Lançamento do documentário sobre a história da Cerveja Artesanal em Belo Horizonte

Data: 20 de setembro de 2021.  Horário: 14h30

Transmitida no canal através do canal  Falke Bier.

Realização: Cerveja Sustentável

Assessoria de Imprensa: Paula Granja (31) 99649-2968.


domingo, 29 de agosto de 2021

Heineken Programa de Trainees 2022


Heineken promove novo programa de trainees com salário de R$7.800,00 

A Heineken te convida para participar de uma jornada colaborativa para você conquistar o sonho de liderar pessoas.

 Se você é uma pessoa que tem brilho nos olhos, gosta de desafiar o status quo e deseja protagonizar sua história, chegou o seu momento de fazer parte do Leadership Experiences Heineken!

Quem faz parte do Leadership Experiences, participa de uma trilha de 12 meses com desenvolvimento estruturado e desafios, que te preparam para fazer parte dotime de estrelas Heineken, incrível né?

Nele, você encontrará um intenso processo de preparação e de desenvolvimento profissional, que inclui atividades como: mentoria; conhecimento do negócio (cultura, estratégia e processos); job rotation dentro da área de atuação; desenvolvimento e condução de projetos. 

Salário de R$ 7.800, Participação nos Lucros, Home Office, Dress Code Flexível, Curso de Idiomas e outros itens.

Saiba mais em https://leadershipexperiences.com.br/


quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Movimento no Mercado de Bebidas

 Coca-Cola FEMSA e Andina compra a Cervejaria Therezópolis




Coca-Cola FEMSA e a Andina, ambas engarrafadoras da Coca-Cola, anunciam a compra da marca brasileira de cervejas Therezópolis. O comunicado para o mercado afirma que: "este acordo faz parte das suas estratégias de longo prazo para complementar o portfólio de cervejas no Brasil. A transação está sujeita às condições habituais de aprovações e deverá ser concluída durante o terceiro trimestre de 2021".

A novidade acontece após a The Coca-Cola Company, Sistema Coca-Cola Brasil e Grupo Heineken  anunciarem, em fevereiro, o redesenho da parceria de distribuição no Brasil. Na mudança prevista para este semestre, a Heineken e Amstel ficam com distribuição própria, enquanto o Sistema Coca-Cola oferece Kaiser, Bavaria e Sol, além de Eisenbahn e outras marcas internacionais.

Deste modo, a compra da Therezópolis deve suprir uma lacuna para os amantes de cerveja premium artesanal. Segundo informações de mercado, por este motivo, as engarrafadoras devem manter a fórmula e os processos de fabricação.

Fonte e mais informações em: https://exame.com/negocios/cerveja-therezopolis-e-comprada-por-coca-cola-femsa-e-a-andina/

terça-feira, 13 de julho de 2021

Uso indevido ou não autorizado de imagens em empresas

A ausência de zelo em imagens internas em empresas (incluindo cervejarias), podem afetar relações empregatícias e gerar consequências drásticas

Recentemente recebi de um amigo cervejeiro um vídeo de uma grande cervejaria, ao qual apareceu um número significativo de garrafas caindo de uma grande esteira de uma linha de produção.

O evento, (que aparentemente não teve danos à integridade física de empregados ou em terceiros), foi filmado deliberadamente por um empregado da empresa. Sem saber das consequências, o vídeo foi divulgado (digamos que, a princípio, internamente) que, em curto espaço de tempo, se encontrava em meu aparelho, sem nenhuma restrição. Naturalmente, deletei o conteúdo.

Quais são as consequências em publicar uma imagem ou vídeo dessa natureza por um membro da empresa? Certamente as mais variadas. 

Eventos de riscos acontecem, acidentes acontecem e planos de contenção e ações são tomadas de forma urgente, ágil, focada essencialmente na segurança de todos. Empregados devem ter em mente que stakeholders da empresa (e.g.: Governo, Ministério Publico e do Trabalho), sem sobra de dúvidas, poderão questionar os fatos que levaram o incidente. O por quê não foi detectado antes do ocorrido. Se a empresa possui políticas internas de mitigação de riscos, normas de segurança, etc.

É fato que eventos críticos em uma empresa são difundidos, analisados, avaliados internamente e comunicados ao interessados externos, quando aplicado. Entretanto toda empresa que se preze possui politicas de confidencialidade e sigilo, códigos de conduta a serem seguidos e normas de comunicação ao público e ao mercado, por meio de porta-vozes devidamente autorizados e qualificados para tal. Isso é e faz parte do protocolo.

Nessas circunstâncias, fica aqui dois recados para empregados "produtores de vídeos", sobretudo de natureza cômica e desastrosa. Primeiro: roupa suja, se lava dentro de casa. Segundo: o que você posta na internet, vai muito além do que likes e curtidas. Podem conter questionamentos, sanções e consequências graves, a você e a empresa, o que pode culminar na rescisão do contrato de trabalho e, em casos mais graves, processos administrativos, vinculados a danos a imagem e a reputação

Pense. Reflita. Consulte o seu superior imediato antes de postar algo interno na internet. Tenha e mantenha o zelo profissional. Cheers.

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Frequência Becks


Cerveja Becks promove teste de frequência sonora de forma a identificar amargor


Buscando provar que frequências sonoras podem alterar a percepção de amargor em suas cervejas, a marca Becks convidou a DJ Badsista para realizar um teste com voluntários na Frequência de 73Hz.

O resultado está no vídeo no YouTube. Se você gosta de Becks, sugiro ir no site deles e faça o teste. 

Depois me conta como foi, nos comentários. Siga o nosso blog e fique ligado nas novidades cervejeiras, Pelo Satélite.

Um brinde!





#FrequenciaBecks #BebaComModeração #pelosatelite #becks

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Concurso Eisenbanh Mestre Cervejeiro 2021

Eisenbanh lança o Concurso Mestre Cervejeiro 2021



Um dos concursos mais cobiçados concursos do Brasil está de volta. 

O Mestre Cervejeiro mudou, e está em um formato novo, totalmente digital. Que tal testar seus conhecimentos, receitas e quem sabe, lançar sua própria Vienna Lager pela Eisenbahn. Esse estilo de cerveja foi criada em 1841 em Viena, na Áustria.

Preencha o formulário disponível no site e envie um vídeo seu, junto das amostras da sua cerveja, devidamente embalada e seguindo todas as regras do regulamento.

Saiba Mais em: https://mestrecervejeiro2021.com.br/?utm_source=fb%20ig&utm_medium=facebook&utm_campaign=ip_eisenbahn_mestre-cervejeiro_br_estatico_mestre-cervejeiro-inscricoes&utm_content=_a_o_mestre-cervejeiro-inscricoes_cadastros_25%20_b&fbclid=IwAR2_EnK61o_Fu7knY0R-sSaBxrEx0EjVqdmpIpD9FIp7HqVBVS9ODcnnGlY#mestre-cervejeiro

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Mussum Aveludadis

 




Brassaria Ampolis lança a cerveja Aveludadis, em homenagem aos 80 anos do humorista Mussum

por: Renata Granchi, do Diário do Rio.com

 

Abril marca as comemorações de aniversário do humorista Mussum, patrimônio afetivo dos brasileiros, e neste 80º aniversário o ídolo será reverenciado com uma homenagem à altura de sua grandeza. A Brassaria Ampolis lança um rótulo exclusivo e sazonal, no estilo New England IPA, batizado de Aveludadis. A novidade entra para o portfólio da marca a partir de hoje, 7 de abril, aniversário do comediante dos Trapalhões, com venda exclusiva no e-commerce Bom de Beer.

A Aveludadis possui aroma e sabor complexos.  Reúne discreto floral e notas de diversas frutas amarelas e cítricas, como maracujá, abacaxi, melão e tangerina. Com graduação alcoólica de 6,3% e IBU 38,5, é uma cerveja de aparência suculenta e turva, de cor amarelo-alaranjado intenso. No sabor, são perceptíveis notas terrosas, condimentadas e picância, que contribui para uma sensação refrescante, criada para quem procura novos estímulos para suas papilas gustativas. Mussum ousaria dizer que é “Aveludadis”.


“Meu pai sempre foi uma pessoa muito querida e amada por todos, por quem viu a atuação nos Trapalhões e mesmo quem não acompanhou o programa. Queríamos homenagear essa data tão importante da melhor forma possível, com uma cerveja saborosa e marcante que representasse o Mussum”, explica Sandro Gomes, filho do comediante e fundador da Brassaria Ampolis, ao lado do sócio Diogo Mello.

SOBRE A BRASSARIA AMPOLIS – Fundada em 2013 por Sandro Gomes e Diogo Mello, a cervejaria é uma homenagem ao saudoso humorista Mussum e conta com quatro rótulos fixos: Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis. Desde 2017, a marca faz parte do portfólio do Grupo Petrópolis. “Brassagem” é o nome do processo para se fazer uma cerveja. “Brassaria” é uma forma, em português, de se traduzir os termos estrangeiros “Brasserie” ou “Brewery”, que se referem à brassagem. Já “Ampolis” deriva da palavra “ampola”, expressão usada por Mussum para se referir às garrafas de cerveja, trazendo a linguagem característica com “is” ao final das palavras.

Fonte: https://diariodorio.com/mussum-ganha-novo-rotulo-de-presente-em-seu-80o-aniversario-cerveja-aveludadis/   

Foto: Assessoria/Divulgação.

domingo, 11 de abril de 2021

Michelob Ultra no Brasil

Cerveja de baixa caloria "low carb" é testada em Florianópolis é lançada no Brasil

 

Me lembro em 1993 tomar Michelob Draft nos Estados Unidos. Alguns anos mais tarde, a cerveja foi introduzida no Brasil, num processo relevante de importações de cervejas das quais vimos a Budweiser, Faxe e muitas outras. A Michelob para muitos americanos era vista como uma cerveja mais potente do que as tradicionais.

Nessa semana, a Ambev refaz a experiência de reintroduzir a Michelob por meio de sua Michelob Ultra, com apenas 79 calorias, 80% a menos se comparado com as cervejas de fabricação normal. A cervejas Low Carb (Baixa Caloria) vem sendo prestigiadas principalmente pelo público esportista que não deseja comprometer dietas e exercícios físicos, sem deixar de tomar uma cerveja gelada.

No Brasil, a Michelob Ultra foi testada na cidade Florianópolis, e é a segunda cerveja mais vendida nos Estados Unidos da AB Inbev, após a Budweiser. Esse será a segunda cerveja de baixa caloria do Grupo em nossas terras. Em 2015, a AB Inbev introduziu a Skol Ultra.



sábado, 27 de fevereiro de 2021

A Cervejaria Mais Antiga do Mundo


 

Arqueólogos no Egito desenterraram o que pode ser a mais antiga fábrica de cerveja conhecida do mundo, com cerca de 5 mil anos.

Arqueólogos no Egito desenterraram o que pode ser a mais antiga fábrica de cerveja conhecida do mundo, com cerca de 5 mil anos.

Uma equipe de pesquisadores egípcios e americanos descobriu o local em Abydos, um antigo cemitério no deserto. Eles encontraram várias unidades contendo cerca de 40 potes usados ​​para aquecer uma mistura de grãos e água usada para fazer cerveja egípcia.

 A cervejaria provavelmente remonta à era do rei Narmer, de acordo com o Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

O rei Narmer governou o Egito há mais de 5 mil anos. Ele fundou a Primeira Dinastia e é considerado como responsável pela unificação do Egito.

A cervejaria consistia em oito grandes áreas, cada uma com 20 metros de comprimento. E cada uma continha cerca de 40 potes de cerâmica dispostos em duas fileiras, de acordo com Mostafa Waziry, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Uma mistura de grãos e água usada para a produção de cerveja era aquecida nos potes, com cada bacia "presa por alavancas de barro colocadas verticalmente em forma de anéis", diz.

 "A cervejaria pode ​​ter sido construída neste lugar especificamente para abastecer os rituais reais que aconteciam dentro das instalações funerárias dos reis do Egito", afirmou o Ministério do Turismo do Egito, citando o arqueólogo e cochefe da missão Matthew Adams, da Universidade de Nova York.

 Acredita-se que a cerveja era produzida em grande escala no local, com capacidade para produzir cerca de 22.400 litros de uma vez.

 "Evidências do uso de cerveja em ritos de sacrifício foram encontradas durante escavações nessas instalações", disse o comunicado.

Abydos é uma das cidades mais antigas do antigo Egito e abriga vastos cemitérios e templos. A área fica no sul da Província de Sohag, no Alto Egito, onde também fica a cidade de Luxor, um dos pontos turísticos mais populares do país.

No início deste mês, uma missão que trabalhava perto de Alexandria descobriu várias múmias de cerca de 2 mil anos com línguas de ouro dentro da boca.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56077763 

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Artesamalt Hop Lager

 Artesamalt não se cansa de lançar novos produtos

Já bastasse o lançamento de dois gins especiais, dezenas de cervejas próprias e de parceiros, ou seja ciganos produtores e criadores de cervejas, a Cervejaria Artesamalt, dos irmãos João Paulo e Augusto Figueiredo, acaba de lançar a sua Hop Lager, com todos os aromas e sabores lupulados que se tem direito.

Não experimentei ainda essa beldade, mas o próprio cervejeiro João Paulo, me confessou: -"Estou viciado nessa Hop Lager"!

A cerveja está disponível para venda no site da fábrica e nos principais pontos de vendas da região metropolitana de Belo Horizonte. Aproveitem!

Saiba mais em: https://www.instagram.com/cervejaartesamalt/  #artesamalt


 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Abrasel 2021

Abrasel MG em combate às restrições de governo


Apresentamos abaixo a mensagem digital da Abrasel, se posicionando quanto o atual cenário restritivo dos órgãos de Governo frente ao atual cenário do Corona Vírus, com hashtag #NaoNosConfundam. 


#pelosatelite

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Patrocínio Esportivo

Corinthians anuncia nova cervejaria como patrocinadora


Por Redação Terceiro Tempo - 06/01/2021


Com duração de um ano, o Corinthians anunciou nesta quarta-feira (7), por meio de seu presidente Duílio Monteiro Alves, acordo com a Ambev, que promoverá a marca Brahma, uma das cervejas e seu portfólio no departamento de futebol do clube, tanto masculino quanto feminino, e também na Neo Química Arena, em Itaquera.

Futebol e cerveja sempre tiveram tudo a ver. Uma marca como a da Brahma, que tem lugar cativo no coração de todos os brasileiros, é mais uma conquista para o clube e, com certeza, uma grande alegria para todos os corinthianos", comentou Duílio Monteiro Alves.

Daniel Teixeira, gerente de marketing da Ambev, também falou sobre a parceria com o Alvinegro.

“Brahma é parceira de longa data do futebol brasileiro. Esse acordo com o Corinthians fortalece ainda mais essa nossa trajetória no esporte, com a união de duas marcas que movem multidões e fazem parte da vida de muitas pessoas. Esse projeto amplia ainda mais nossas ações dentro da modalidade e nos aproxima ainda mais de toda a torcida corinthiana”, salientou Teixeira.

 As ações, segundo o presidente corintiano, terão vários enfoques, incluindo iniciativas de valorização do clube em relação aos torcedores, segundo frisa Harry Racz, gerente regional de marketing da Ambev.

"Queremos ficar marcados na vida dos torcedores e, para isso, vamos trazer diversas iniciativas únicas que valorizem ainda mais a relação do clube com a Fiel Torcida. Assim como para a própria agremiação, a torcida vai estar sempre em primeiro lugar. Então estamos prontos para levar experiências inesquecíveis para quem apoia o time nas mais diversas situações”, comentou Racz.

Como se trata de uma bebida alcoólica, a marca Brahma não será estampada nos uniformes. A antiga patrocinadora, a Estrella Galicia, marca espanhola de cervejas, utilizava seu produto sem álcool no patrocínio com o Corinthians, por isso estava presente na camisa e demais roupas do clube.

Saiba mais: https://terceirotempo.uol.com.br/noticias/corinthians-anuncia-cervejaria-como-nova-patrocinadora

Foto: Ambev/Divulgação.

Ambev 2021

                                                       



Como a Ambev planeja se reinventar nos próximos anos

Modelo de gestão para as empresas brasileiras, a cervejaria Ambev está em busca de novos caminhos para si própria

Marina FilippeKarin Salomão

03.12.2020

Foi-se o tempo em que ser dona da Brahma, da Skol e da Antarctica e levar a eficiência a novos patamares ano após ano bastava para garantir à Ambev a liderança absoluta do mercado de bebidas. Em um mundo de carros elétricos e hambúrgueres de plantas, valer-se de uma receita de sucesso não é mais suficiente. No caso da Ambev, significa colocar em risco a dominância no mercado de cervejas, setor que vai faturar cerca de 578 bilhões de dólares no mundo neste ano.

A concorrência vem se multiplicando em todos os nichos e sendo mais ágil em responder a novos hábitos de consumo. Até varejistas online já passaram a ser uma ameaça. Assim, a multinacional que surgiu da fusão entre as arquirrivais Antarctica e Brahma em 1999 e durante décadas foi modelo de sucesso para as empresas brasileiras mais ambiciosas agora se tornou o grande exemplo de negócio que precisa se reinventar.

A urgência de uma guinada tem aparecido nos números. A margem de lucro da Ambev encolheu de 61,6% para 52.4%, no terceiro trimestre de 2020. A AB Inbev, que controla a Ambev e as unidades europeia e americana, vale hoje cerca de 110 bilhões de Euros na bolsa, 45% a menos do que há 5 anos. (...)

Enquanto isso, a participação de mercado da Heinekem, sua mais ruidosa concorrente no Brasil. passou de 10.3% para 19,6% em volume entre 2014 e 2017. O verão que deve marcar o começo do fim da Covid-19 - uma crise que chacoalhou o mercado de cervejas - deve dar uma grande mostra para onde vai o setor e seus principais atores.

A transformação da Ambev é radical. O senso de dono que a Ambev popularizou no Brasil, com funcionários sócios do negócio, segue firme e forte. Mas se une a uma cultura mais permissiva a erros e a uma atitude mais colaborativa. Aprender mais com os outros virou palavra de ordem para os 30.000 colaboradores. A mudança está sendo acelerada neste ano, que começou com a substituição de Bernardo Pinto Paiva por Jean Jereissati na presidência.

(...) "Meu propósito é manter a espinha dorsal da companhia, ouvindo mais e entendendo o que o consumidor está pedindo".

(...) Na bolsa brasileira B3, a cervejaria fez grande sucesso no período: seu valor de mercado se multiplicou por 4. Em paralelo, porém, a mudança se desenhava na preferência dos consumidores e na forma como grandes marcas se relacionam com os seus públicos - fornecedores, clientes , funcionários. As redes sociais impulsionam os ninchos, criaram comunidades e amplificaram a cobrança. Era preciso ser cada vez mais inovador, reforçar o storytelling e, além de tudo, testar constantemente novos canais de vendas e de contato. Ou seja: o fosso que a Ambev havia construído em torno de seu castelo desapareceu. As maiores empresas do mundo, não por acaso, deixaram de ser as grandes fabricantes de bens de consumo e passaram a ser as que empoderavam as multidões (pelos menos na teoria).

O mercado começou a questionar com mais força esse modelo de criação de grandes empresas de consumo com foco em marcas fortes, o princípio do fundo 3G Capital, na fusão das indústrias de alimentos Kraft Foods e Heinz, ocorrida em 2015. Dois anos depois da fusão, a Kraft Heinz fez uma proposta para incorporar a Unilever e se tornar ainda maior, o que acabou sendo recusado. Agora, uma reportagem do jornal Financial Times revelou que a empresa está negociando mais tempo com seus investidores para encontrar um novo peixão - se é que ele existe.

(...) As mudanças do mundo e novos dilemas da Ambev foram reconhecidos por seus controladores. Em um evento na Califórnia em 2018, Lemann disse que se sentia um "dinossauro apavorado" diante das mudanças rápidas no cenário de consumo. Em uma live transmitida durante a pandemia, Lemann voltou ao tema ao responder sobre o seu novo "sonho grande". Afirmou que seu grande sonho era reformar o sonho grande do passado - ou seja, mostrar que a Ambev seguia relevante neste novo mundo.

"Nos últimos anos, ocasiões de consumo mudaram, canais de distribuição mudaram e o cenário competitivo mudou, desafiando o centro de criação de valor da Ambev: a capacidade de forçar um preço sem perder espaço para a concorrência", diz um relatório do banco de investimento BTG Pactual.

Para acertar, fazer-se presente em diferentes ocasiões de consumo e manter-se no topo, foi preciso admitir que a gestão Ambev não é perfeita, e que não é mais possível crescer sozinho. A partir disso, a empresa começou a abrir. Atualmente, 13.000 startups fazem parte do ecosistema Ambev. A estrutura tecnológica e a preparação dos últimos anos foram essenciais na pandemia. O aplicativo de vendas Zé Delivery, por exemplo, foi baixado 3,3 milhões de vezes em 2020, ante a 1.47 milhão durante todo o ano passado, segundo dados da JP Morgan.

Hoje são mais de 2.000 pequenos varejos parceiros cadastrados na plataforma e entregam diretamente na  casa do cliente. Outras operações digitais como e-commerce Empório da Cerveja e o programa de assinaturas Sempre em Casa, dão a companhia não só agilidade nas entregas, mas também permitem acesso a dados antes exclusivos dos varejistas, como frequência de compra e preferência de consumo do cliente, que passa a estar diretamente conectado à Ambev.

"O concorrente da Ambev não é só a Heineken, mas sim as empresas de tecnologia que conseguem conhecer melhor o cliente e escolher quais produtos priorizar", diz um ex-executivo da companhia. O Grupo Petrópolis, fabricante da Itaipaiva, também está de olho nessa tendência. Lançou o e-commerce Bom de Beer, que nesse ano passou a ter a parceria com os marketplaces de grandes varejistas, como Magalu e Amazon. "Ajuda a manter contato com o consumidor final e também da equipe de vendas com seus clientes", afirma Marcelo de Sá, diretor de controladoria do Grupo Petrópolis.

Saiba mais em: https://exame.com/revista-exame/o-novo-sonho-grande-da-ambev/?fbclid=IwAR2K-XpMLN-7B1xJ463rZi0G0saTSLQv1jwyZQkc8EUqTzWFWJOyN01nQtE 

Real Time Web Analytics