terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Ceramarte

 O centenário de Klaus Schumacher, fundador da Ceramarte e criador da Ceraflame

Ontem, ao escrever o artigo sobre a nova fábrica de garrafas verdes da Ambev e sobre a cerveja Utopias de Samuel Adams, me lembrei do fundador de uma famosa fábrica de cerâmicas, localizada no interior de Santa Catarina.

Nesse sentido, sabia que diversas canecas, mugs, krugs, steins, e garrafas de cerâmicas mais prestigiadas no mundo, foram fabricadas no Brasil? Linhas exclusivas para os cavalos Claysdales da Budweiser, para a Anheuser-Bush, Avon Cosméticos e até a jovem Cervejaria Samuel Adams vieram das mãos do artista e ceramista alemão, Klaus Schumacher. Em novembro de 2025, o empresário faria 100 anos.

Klaus Schumacher nasceu na cidade de Hamburgo em 13 de novembro de 1925. Segundo o memorialista José Kormann, aos 21 anos, depois de passar pelo Serviço Militar (o jovem lutou na Segunda Guerra Mundial; bem como seu pai que lutou na Primeira Grande Guerra) e trabalhar com agricultura, Klaus Schumacher teve seu primeiro contato com a cerâmica. Na cidade de Bistensee, também na Alemanha, se formou ceramista. Em 1952, casou-se com Maria Erdmuthe, técnica em pintura cerâmica, e no mesmo ano vieram morar no Brasil com a filha Karin, de sete meses.

Da união, Klaus teve mais quatro filhos: Ursula, Sigrid, Anke e Klaus Jr. O casal chegou a trabalhar na Porcelanas Schimdt na cidade catarinense de Pomerode, transferindo-se depois para Rio Negrinho. Naquela cidade, em 1954, fundaram a empresa individual Klaus Schumacher.

Naquela época, quando o casal ainda se adaptava com o país, com os costumes e com o idioma, somente Klaus e sua mulher trabalhavam no desenvolvimento da empresa de cerâmicas, fazendo pesquisas de matérias-primas, construindo fornos e produzindo artigos em pequenas quantidades. Quatro anos mais tarde, ele comemorou um dos momentos mais históricos de sua carreira profissional: a fundação da Ceramarte em dois de outubro de 1956, hoje uma das mais tradicionais e importantes do setor em todo o país.

A maior fabricante de canecos do mundo

Na década de 70, a empresa começa a expandir seus negócios pelo mundo, tornando-se a maior fabricante de canecos do mundo. Até 2005, forneceu mais de 30.000.000 de canecos para a maior cervejaria do mundo, a Budweiser, além de 18.000.000 canecos com tampa para a Avon, uma das gigantes do setor de cosméticos. Estes foram apenas dois dos grandes e importantes clientes conquistados pela empresa.


Em 1982, Klaus se dedicou ao voo à vela na cidade de Rio do Sul (SC), onde recebeu o brevê de piloto de planador. Um ano depois, foi fundado o Aeroclube de Rio Negrinho. Em 1998, a Ceramarte lançou sua nova marca Ceraflame, com linha de panelas e outros utensílios de cerâmica para cozinha.

Nos 56 anos de história, mais de 12 mil colaboradores passaram pela empresa. Klaus trabalhou até 2011 e se despediu do mundo dos negócios, da família e dos amigos no mesmo ano, aos 85. No dia 13 de novembro, o ceramista e empresário completaria 100 anos de uma trajetória de sucesso e muito reconhecimento.

A empresa atualmente está focada em utensílios domésticos, a destacar panelas de cerâmica em alta temperatura, sob a administração da segunda geração, por meio da sra. Ursula Schumacher Schroeder, filha do fundador.


É sabido que parte de empresa entrou em processo de falência, tendo os seus bens leiloados nos dias 10 e 18 de novembro de 2025. Imagino que os efeitos devem ter sido advindos, sobretudo do mercado chinês, que passou a fabricar canecas para as grandes cervejarias a preços mais competitivos. Entretanto, a empresa Ceraflame continua em plena atividade. A suas incríveis canecas certamente ficarão para permanentes e para os mestres do colecionismo.

Fica registrada a homenagem do blog, em comemoração ao centenário do Sr. Klaus, cujos feitos ajudou muito a sociedade como um todo.

Fonte: https://www.facebook.com/Ceraflame

Saiba mais em: Instagram; Oktoberfest 2023 by Ceramarte #shorts

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Audi Formula 1 Paulaner


A Audi anuncia uma parceria com a Paulaner como fornecedora oficial de sua futura equipe na Fórmula 1

São Paulo, 10 de dezembro de 2025 

por Rafael Fiusa e equipe

A Audi anuncia uma parceria com a Paulaner como fornecedora oficial de sua futura equipe na Fórmula 1. O acordo marca o início de um novo capítulo para a cervejaria alemã de Munique no cenário mundial do automobilismo e o consumo responsável decerveja, uma vez que o acordo servirá como plataforma de divulgação da Paulaner 0.0%bebida sem álcool, que permite a todos vivenciar o aspecto festivo e social do automobilismo, mantendo os valores essenciais de alto desempenho, segurança e responsabilidade.

 Com a entrada da marca das quatro argolas na principal competição do automobilismo global em 2026, a parceria proporcionará oportunidades para levar a cultura festiva e acolhedora da Baviera aos fãs globais da futura equipe Audi F1, aprimorando a maneira como eles assistem e desfrutam da Fórmula 1. Dessa forma, essa parceria homenageia um verdadeiro clássico cult alemão, refletindo uma cultura de fãs moderna, inclusiva e dinâmica.

 “A Paulaner e a futura equipe Audi F1 compartilham uma mentalidade vencedora, enraizada em desempenho, paixão e orgulho de nosso legado. Ambas as marcas representam a autenticidade, expertise e a busca incessante pela excelência. Juntos, criaremos experiências que aproximarão os fãs da equipe e celebraremos cada sucesso dentro e fora das pistas, com uma Paulaner 0.0% na mão, em escala global”, afirma Stefano Battiston, Diretor Comercial da futura equipe da Fórmula1, Audi F1.

 “Estamos muito orgulhosos de firmar parceria com a futura equipe Audi F1 e entusiasmados em abrir um novo capítulo no cenário internacional. Essa cooperação reforça nosso compromisso de longo prazo em combinar prazer, qualidade e responsabilidade no esporte profissional. Estamos ansiosos para concretizar nossos planos e apresentar a Paulaner a uma nova geração de fãs do automobilismo”, afirma Jörg Biebernick, CEO do Grupo Paulaner Brewery.

 

Audi do Brasil

 Este é um momento único para a Audi do Brasil, que já lançou 13 veículos no mercado nacional neste ano: A3 Sportback, A3 Sedan, RS 3 Sedan, Q5, Q5 Sportback, SQ5, SQ5 Sportback, SQ6 Sportback e-tron, Q6 Sportback e-tron, RS 6 Avant GT, RS Q8 Performance, A5 e A6 e-tron. Essa ofensiva de lançamentos apoiará a marca e o varejo, abrindo um novo capítulo para a Audi no Brasil. A marca comemorou 30 anos de presença no Brasil em 2024, uma jornada repleta de desafios e conquistas.

 A marca das quatro argolas se estabeleceu no País e possui concessionárias em todas as regiões, com mais de 40 lojas, sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

 A Audi do Brasil possui uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nas áreas de eletrificação, redução de emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. A Audi é pioneira na agenda ESG ao promover a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga em todo o Brasil, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros locais. A empresa está comprometida em moldar a mobilidade premium progressiva do futuro e gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

 Mais informações e fonte:Audi - Audi anuncia Paulaner como sua fornecedora oficial na F1

Comunicação Audi do Brasil www.audi-imprensa.com.br

 Foto: Audi AG.

Fábrica de Garrafas Ambev

 

Do Grão ao Gole: Ambev investe R$ 1 bilhão em nova fábrica de garrafas de vidro no Paraná

A Ambev (ABEV3) inaugura nesta segunda-feira (15) uma fábrica de garrafas de vidro em Carambeí (PR), dedicada à produção de embalagens para cervejas premium — o segmento que mais cresce no país. Com investimento de R$ 1 bilhão, a unidade marca um passo estratégico: o Paraná se torna o primeiro estado a concentrar todas as etapas da produção cervejeira da companhia.

Inicialmente, a planta produzirá garrafas verdes utilizadas nos rótulos Stella Artois (regular e sem glúten) e Spaten puro malte. Mas a capacidade instalada vai muito além: até 600 milhões de garrafas long neck e 600 ml por ano, incluindo marcas como Corona, Original e versões sem álcool, como Corona Cero e Bud Zero.

O movimento acompanha o avanço do portfólio premium da Ambev, que cresceu 200% desde 2019. No terceiro trimestre de 2025, a companhia consolidou a liderança nesse mercado.

“O Paraná é estratégico para nós. Temos campos de cevada, fábricas, centros de distribuição e milhares de colaboradores que trabalham todos os dias para entregar os melhores produtos e serviços aos paranaenses”, afirma Carlos Lisboa, CEO da Ambev.


Com a nova unidade, o estado passa a reunir maltaria, cervejaria, fábrica de refrigerantes e de latas — um ecossistema completo e sustentável. Além de abastecer o Paraná, a produção atenderá Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro, onde está a outra fábrica de vidros da companhia.

Nos últimos três anos, a Ambev investiu R$ 10 bilhões no Brasil. O aporte no Paraná faz parte de um plano de R$ 2,5 bilhões em 13 anos.

“Esse investimento é um marco na nossa história e reforça nosso compromisso com o setor, a economia e o país, atendendo cada vez melhor nossos consumidores”, completa Lisboa.

Fonte: Ambev investe R$ 1 bilhão em fabrica de garrafas de vidro no Paraná

Mate Couro

 Pode ser uma imagem de texto que diz "Onde tudo começou... FABRICA MateCuro Couro AVENIDA DO CONTORNO AVENIDADOCONTORN010655 10655• አለሎቅ Mate Couro"

Mate Couro: o refrigerante da Capital de Minas

Não existe festinhas de aniversário ou até comemorações da firma, sem o refrigerante Mate-Couro. A bebida é orgulho dos mineiros, sobretudo aqueles que moram na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na minha juventude, os refrigerantes eram envasados em uma garrafa verde, KS (King Size), em 290 ml e tamanho família em 1 litro. As garrafas anteriores eram transparentes, com um design próprio e modernista para a época.

O refrigerante Mate Couro é um verdadeiro ícone da cultura e do sabor mineiro, com uma história que remonta a meados do século XX. Sua trajetória é marcada pela tradição, pelo desenvolvimento da indústria de bebidas no estado de Minas Gerais e por parcerias estratégicas com gigantes do setor. Sua marca evoluiu ao longo dos anos, seguindo como outros refrigerantes mineiros que ainda atuam no mercado, como o Mineirinho, o Guaranita e o Guaraná Artemis.


Logotipo

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A história do Mate Couro começa em 12 de setembro de 1947, na antiga sede da Coca-Cola, na Avenida do Contorno 10.731 (depois 10.655), no Barro Preto, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A região do Barro Preto se tratava de uma pequena área industrial com fabrica têxtil, confecções e outras fábricas de bebidas se encontravam lá, como a fábrica de Bebidas Paraguay. A ideia de criar uma bebida com um sabor original e diferente das existentes no mercado surgiu da iniciativa de seis amigos mineiros, entre eles um farmacêutico. O objetivo era desenvolver um refrigerante saboroso a partir de extratos vegetais.

O nome "Mate Couro" é derivado dos seus ingredientes principais: a erva-mate e a folha de chapéu-de-couro, com a adição de semente de guaraná, resultando em um sabor inconfundível que rapidamente conquistou os consumidores.

Os Fundadores e a Trajetória Empresarial

Embora o início tenha sido com um grupo de seis amigos, o controle da Mate Couro S/A passou, ao longo das décadas, por diferentes gestões familiares que impulsionaram seu crescimento.

PackShot retrô Mate Couro | Blog do Fred Vianna – Fotógrafo em bh –

Duas figuras ligadas à história da empresa são Arthur Eduardo Savassi Biagioni e Rodrigo Savassi Biagioni, que esteve associado aos Refrigerantes Mate Couro, ajudando a consolidar a marca no mercado mineiro. (A família Savassi teve uma padaria de mesmo nome, que logo se transformou no Bairro Savassi, em uma região nobre da Capital mineira.) 

Atualmente, a gestão da marca é frequentemente associada à família Savassi, que tem sido responsável por manter a tradição do refrigerante e expandir a linha de produtos, garantindo que o clássico sabor de 1947 permaneça firme no mercado.

Crescimento e Parcerias Estratégicas

Com a consolidação da marca no mercado, a empresa Mate Couro S/A buscou expandir sua atuação e credibilidade através de importantes parcerias no cenário nacional e internacional. Entre os anos de 1955 e 1979 a empresa assinou um contrato de franquia com a Pepsico, passando a produzir e distribuir, além do seu refrigerante tradicional, as bebidas Pepsi-Cola e o refrigerante Mirinda.

Durante essa jornada a fábrica teve que expandir as suas operações. Para tanto, em 1972, o crescimento contínuo do negócio exigiu um novo investimento: a construção da atual fábrica da empresa, em uma área de 52 mil metros quadrados, na Rua Nínive, 640, no bairro São Salvador (também conhecido por bairro Glória). Há uma entrada pela Rua Jerusalém. A empresa é cercada por uma área bastante arborizoda.

De 1979 a 2003, a credibilidade da empresa possibilitou a assinatura de um contrato de franquia com a Companhia Antarctica Paulista. Nesse período, além do Mate Couro, a empresa engarrafou a linha completa de refrigerantes Antarctica. Lembro-me claramente de escutar que o famoso Guaraná Antarctica era feito na sede do Mate Couro, o que para os mineiros demonstravam uma certa “imponência” e orgulho de que a empresa fabricava bons produtos.

Na década de 1990, a Mate Couro introduziu a garrafa PET em seu processo de engarrafamento, adaptando-se às tendências do setor. Nos mesmos moldes de parceria, com outras empresas do setor, a Mate Couro efetuou, em 2008 a inclusão da produção e distribuição da RC Cola (Royal Crown Cola) para o mercado mineiro. A Royal é uma marca clássica de refrigerante de cola, criada nos EUA em 1905 por Claud A. Hatcher.

 O Mate Couro Hoje: Um Clássico de Minas

A Mate Couro S/A continua sediada em Belo Horizonte e dedica grande parte de sua produção ao mercado de Minas Gerais, mantendo-se como uma das mais tradicionais indústrias de bebidas não alcoólicas do estado. Além do seu refrigerante carro-chefe, a empresa diversificou sua linha de produtos, oferecendo outros sabores de refrigerantes, incluindo refrigerante zero, e a água mineral Mate Couro.

O refrigerante perdura como um símbolo de Minas Gerais, um sabor que resistiu ao tempo e às mudanças de mercado, graças à sua fórmula original e à dedicação das famílias que conduziram seu legado. Atualmente, a fábrica está com seus 75 anos, mantendo a sua tradição e juventude.

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segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Samuel Adams Utopias 2025

 

Sam Adams Utopias

Proibida em 15 estados: Sam Adams atinge 30% de teor alcoólico com a Utopias 2025

Após 30 anos desafiando limites, a Utopias finalmente atinge seu marco no teor alcoólico — e 15 estados ainda não a permitem.

A Samuel Adams acaba de lançar a 14ª safra de sua cerveja Utopias, que desafia gêneros — e esta é histórica.

 A Utopias 2025 atinge 30% de teor alcoólico, tornando-se uma das cervejas mais fortes já produzidas e alcançando um marco que Jim Koch e a equipe da Boston Beer perseguiram por mais de três décadas. É um número tão alto que a Utopias permanece ilegal em 15 estados americanos. Para todos os outros, a cerveja de edição limitada, envelhecida em barril, já está disponível em uma garrafa de cerâmica de 720 ml por US$ 240 (preço sugerido).

 "Atingir 30% de teor alcoólico é um marco notável para a Utopias — não pelo número em si, mas pelo que ele representa: a busca incansável pela excelência artesanal sem concessões", disse Koch. "Cada safra, barril e garrafa reflete décadas de experimentação."

O que a torna especial?

 A Samuel Adams Utopias 2025 combina cervejas envelhecidas em barris de até 30 anos e finaliza o processo em uma mistura eclética de barris: uísque irlandês, Amarone, vinho do Porto Branco, conhaque, Carcavelos, vinho do Porto Ruby e uísque escocês. O resultado é um líquido escuro, encorpado e com notas de destilado — caramelo, frutas secas, carvalho, defumado e um toque cítrico sutil — ideal para ser apreciado em doses de 30 ml à temperatura ambiente.

 A embalagem é incrível (foi produzida no Brasil pela Ceramarte).


Cada garrafa é sem gás e pode ser fechada novamente, projetada para ser saboreada ao longo do tempo como um destilado fino. É produzida em Cincinnati, envelhecida na Pensilvânia, misturada em Boston e engarrafada na Dogfish Head em Delaware. E cada garrafa é numerada individualmente, com o número 1 reservado para o próprio Koch.

Resumo das principais características:


Teor alcoólico: 30% (o mais alto da história da Utopia)

Volume: Garrafa de 730 ml (24,5 oz); Preço: US$ 240 (preço sugerido)

Estados onde é legal: 35 Ilegal em: 15 estados

Sugestão de consumo: Doses de 30 a 60 ml (1 a 2 oz) à temperatura ambiente. Notas de degustação: Caramelo, carvalho, frutas secas, defumado, cítrico.

Embalagem: Garrafa de cerâmica colecionável numerada individualmente.

Fonte: Samuel Adams Utopias 2025 hits 30% ABV, is banned in 15 states

Fotos: Divulgação Samuel Adams.

Concurso New Spirits 2025

 


Concurso New Spirits 2025, fecha com chave de ouro, com mais de 600 rótulos inscritos

Retransmitimos a mensagem da Diretoria de um dos mais tradicionais concursos de bebidas espirituosas do Brasil.


"Aos encerrarmos as Inscrições da 14a. Edição do Concurso New Spirits - 2025, superando o limite record de 600 inscrições, com a presença de muitos produtores que estão entrando no mercado, o sentimento é de que o setor, com todas as dificuldades inerentes aos custos de produção, continua investindo na qualidade de seus produtos.

É importante salientar que o resultado de um Concurso como o New Spirits, com 9 categorias (e.g.: cachaças, gins, whisky e outros destilados), e de sua premiação, é uma forma de reconhecimento do setor, um instrumento valioso de promoção para os mercados interno e externo, um controle independente da qualidade do produto, um motivo de orgulho dos colaboradores que trabalharam para colocar o produto no mercado, um argumento comercial indiscutível para os produtores, distribuidores, atacadistas e varejistas, apresentarem para seus clientes, ou seja, uma premiação deve dar visibilidade para os produtos, criar um diferencial e ajudar a alavancar as vendas e fomentar o mercado com novos aromas e sabores, trazendo ganhos para toda a cadeia de consumo.

O Concurso New Spirits, pela sua estrutura, é o espelho da realidade da produção e das prateleiras dos pontos de venda do mercado de bebidas alcoólicas.

Obrigado a todos os participantes!"  Cordialmente, José Lúcio Mendes e Denise Lunelli.


Foto: Arquivo CNS Ligia Paula Alves.



Monin Brasil

 

Em comemoração aos 10 anos de chegada ao Brasil e a inauguração e sua primeira fábrica na América Latina, Monin pública o livro “Entre Sabores e Histórias”

A obra narra a história da Monin, desde a sua criação até a sua chegada ao país.

O presente me foi enviado pelo Diretor Comercial da Monin Brasil, Thiago Zanon. O kit veio composto por agenda, passaporte para conhecer drinques e bares, contos e receitas a serem elaborados com Soda Stream, além de adesivos decorativos da marca.

Alexandre Boyer, CEO, assinou uma breve carta que está anexa ao livro, cujo conteúdo, reproduzimos a seguir: 

"Há mais de 100 anos amonia nasceu na França com um propósito inovador e delicioso transformar sabores em experiências únicas. Desde então, conquistamos bartenders, mixologistas, chefs e entusiastas da coquetelaria e gastronomia em 160 países ao redor do mundo.

Agora temos mais um motivo para brindar a inauguração da primeira fábrica da Monin no Brasil e na América Latina. São 10 anos de Brasil e em setembro é de 2025, esse marco reforça o nosso compromisso em estarmos ainda mais próximos de quem cria, experimenta e reinventa todos os dias em um mercado estratégico com grande potencial de crescimento.

Reproduzir localmente significa oferecer mais agilidade, mais inovação e ainda mais possibilidades para levar a criatividade na produção de bebidas e receitas de todo tipo para o próximo nível. É sobre encurtar a distância sem perder a essência francesa, mas com toques 100% brasileiro.

Para celebrar esse momento especial, convidamos o artista Guilherme Kramer para criar as ilustrações exclusivas do livro de receitas, e também um grande mural que colore a área externa da fábrica, traduzindo através de cores e formas toda arte e paixão que colocamos em nossos produtos.


O livro é dedicado a todos que por sua presença inspiração enriqueceram a jornada da Monin, tornando-a mais criativa e significativa. Ao olhar para tudo o que construímos é impossível não reconhecer o valor das pessoas que caminharam conosco a elas todo nosso reconhecimento e gratidão".

A obra é dividida em capítulos curtos, com a breve história da empresa, sua cronologia, receitas de drinques incríveis (conhecidas por "Notas de Inspiração"), sobretudo uma carta de drinques desenvolvidas por bartenders e mixologistas renomados, descritos em um capitulo especial, chamado de "Drink Partners".

Um registro caprichoso e que merece leitura, apreciação e busca na reprodução de um drink, para fazer em casa ou ainda para ser degustado em um bar especial. O site da empresa desenvolveu um drinkbook para o público interessado. Saiba mais em: Drinkbook.

#comcriatividade #ousadia #muitosabor

Cerveja saborizada

 

Diagrama

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Heineken apresenta Lager Spritz: uma nova experiência para o verão

A Heineken anuncia a chegada da Lager Spritz, uma cerveja inovadora com infusão de botânicos e inspiração nos coquetéis clássicos. Criada especialmente para os dias quentes, a novidade estará disponível a partir de dezembro de 2025 em bares selecionados de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis — exclusivamente para consumo fora do varejo.

Mais do que uma bebida, a Lager Spritz traz um ritual único: servida em copo especial, com gelo e uma fatia de laranja, realçando seu sabor equilibrado e o perfil aromático sofisticado. Uma proposta inédita na categoria, que reforça a vocação da Heineken em criar experiências diferenciadas sem abrir mão da qualidade que está no DNA da marca.

Em um momento em que os consumidores buscam novas formas de celebrar, a Heineken antecipa tendências e expande as fronteiras do universo cervejeiro. Heineken Lager Spritz combina autenticidade, refrescância e equilíbrio, pensada para quem valoriza o prazer de viver bons momentos.

Com 6% de teor alcoólico e notas aromáticas inspiradas em coquetéis clássicos, a Lager Spritz une o frescor característico de uma lager ao toque surpreendente de ervas e botânicos.

 “Mais do que lançar um novo rótulo, a Heineken reafirma seu compromisso em oferecer experiências que vão além do paladar. A Lager Spritz traduz nossa essência: estar à frente das tendências e propor novas possibilidades dentro do universo cervejeiro, sempre com qualidade e propósito”, afirma Elbert Beekman, gerente de marketing da Heineken Brasil.

O lançamento é uma tendência apontada em anos anteriores, quando foi destacada, por exemplo as cervejas Radler, com toque de limão, muito comum na Alemanha, sobretudo no verão. (Lembra-se da Kaiser Radler ou ainda da cerveja da Red Bull?

Em outubro passado, a Ambev lançou a cerveja saborizada Flying Fish, uma bebida leve com toque de limão e baixo amargor, focada em quem busca sabores diferentes, primeiro no Sul do Brasil e depois expandindo para São Paulo, via OXXO, como parte da estratégia Beyond Beer. Ela combina com a tendência de drinks prontos, sendo refrescante e com notas cítricas, ideal para o verão, disponível em garrafas e latas e via Zé Delivery.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Heineken Bot

 


Heineken lança nova tecnologia do WhatsApp que troca as notas de voz por conversas reais durante uma cerveja

Mais de nove bilhões de notas de voz são enviadas todos os dias, o que significa que se tornaram um novo símbolo global de distração digital

Elas estão ficando mais longas, mais unilaterais e matando a arte da conversa – cerca de 76% das pessoas no mundo dizem que as notas de voz tendem a ser egocêntricas e mais da metade até sente que elas estão substituindo conexões na vida real.

Em continuidade a campanha "Social off Socials", em um novo piloto tecnológico, a Heineken® criou um bot do WhatsApp na tentativa de transformar longos monólogos de notas de voz em conversas reais. Usuários de aplicativos que recebem notas de voz com duração de três minutos ou mais podem trocá-las por uma cerveja grátis – e isso também vem com recomendação de bares locais para experimentar. Todos nós já recebemos mensagens de voz que – em vez de oferecer uma atualização rápida – se transformam em mini podcasts que parecem durar uma eternidade.

 No mundo cada vez mais digital em que vivemos, as notas de voz estão se tornando mais uma distração que nos incentiva a enterrar a cabeça nos smartphones em vez de fazer conexões reais. Agora, Heineken®, a defensora da socialização presencial, lançou uma nova tecnologia do WhatsApp que oferece um incentivo engenhoso para quem prefere se encontrar e se conectar pessoalmente, trazendo de volta a arte da conversa presencial.

 A tecnologia foi lançada como um piloto no Brasil, onde dados oficiais da META mostram que os brasileiros enviam quatro vezes mais notas de voz do que pessoas em qualquer outro país. A tecnologia foi criada após pesquisas globais que realizaram 14.000 entrevistados e mostraram que, em apenas um ano, a pessoa média passa quase 150 horas por ano enviando e recebendo notas de voz.

 Além de passar uma quantidade significativa de tempo ouvindo notas de voz, elas também impactam interações sociais reais. Mais da metade (52%) dos entrevistados sente que as notas de voz estão substituindo as interações na vida real, subindo para 60% entre a Geração Z. Quase metade (49%), por sua vez, admite passar noites inteiras enviando notas de voz para um amigo em vez de se encontrar pessoalmente, mesmo que 54% digam ter suas conversas mais gratificantes cara a cara.

 A plataforma global de dados e inteligência de negócios Statista relatou, em dados inovadores, que 9,4 bilhões de notas de voz do WhatsApp são enviadas todos os dias (equivalente a cerca de 3,4 trilhões ao longo do ano inteiro). Em comparação com 2024, sua frequência aumentou 7% e a duração aumentou 8%.


“Nossos dados sugerem que as notas de voz não estão apenas crescendo em frequência, mas também em duração. Com quase 9,5 bilhões de notas de voz enviadas diariamente só pelo WhatsApp (em comparação com 7 bilhões em 2022), é evidente que as mensagens de voz estão transformando a forma como nos comunicamos ao redor do mundo e assumindo um papel mais proeminente ao lado das interações presenciais tradicionais".  Stacy Jo Dixon, especialista em mídias sociais e sociedade, na Statista.

“Assim como todos conhecemos reuniões que 'poderiam ter sido um e-mail', agora vemos notas de voz que 'Poderiam ter sido um Heineken'. As notas de voz podem parecer mais pessoais do que ler uma mensagem, mas o que nossa pesquisa mostra é que precisamos garantir que elas não se transformem em mini-podcasts, e que estamos tendo conversas bidirecionais, em vez de um monólogo prolongado. Na Heineken, queremos facilitar para as pessoas compartilharem momentos de socialização na vida real. Por isso lançamos o bot do WhatsApp 'Poderia ter sido uma Heineken', incentivando as pessoas a trocarem longas notas de voz por uma refrescante conversa em dia pessoalmente durante uma cerveja, é claro." Nabil Nasser, Chefe Global da Marca Heineken®

A tecnologia do WhatsApp 'Poderia ter sido uma Heineken' está atualmente sendo testada no Brasil, com outros mercados globais previstos para vir.

 Para resgatar a oferta da campanha, usuários do WhatsApp com mais de 18 anos devem encaminhar uma nota de voz recebida, que tem mais de três minutos, para um bot privado e criptografado. O usuário então receberá uma mensagem dizendo 'Poderia ter sido uma Heineken', junto com um voucher para uma cerveja grátis e uma recomendação de bares locais para encontrar o amigo na vida real.

Saiba mais em: Heineken(R) lança nova tecnologia do WhatsApp que troca as notas de voz por conversas reais durante uma cerveja

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Liderança Consciente

 


Liderança Consciente: Construindo Empresas para o Futuro

Um encontro incrível vivido nesse dia 05/12, com empresários mineiros que buscam avançar com suas organizações levando-as a um patamar mais alto e robusto, nos mercados em que atuam. Querem ser grandes e desejam estar mais próximos das grandes empresas.

Para tanto, decidiram que deveriam buscar ajuda e orientação. Porquê fazer e como fazer. Pensar fora da caixa. 

Nesse sentido, entramos para alavancar valor, com estratégias, propósitos atualizados, práticas de governança, riscos, Compliance e muito mais. Querem saber mais? Entre em contato comigo, que eu te ajudo. 

Henrique Oliveira | LinkedIn

#mobileholding

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Coca-Cola Cursos

 


Coca-Cola  dá um gás no seu negócio

A Coca-Cola criou uma plataforma de cursos de formação, um Hub de capacitação gratuita, online e presencial, para micro e pequenos negócios de alimentos e bebidas. Há diversas parcerias estratégicas com Sebrae, Aliança Empreendedora, Abrasel e Ministério do Desenvolvimento Social, com investimentos de até R$ 200 milhões no apoio a mais de 300 mil empreendedores.

Podem participar Garçons, ambulantes, donos de bares, food trucks, delivery, restaurantes e pessoas que atuam em atividades similares.


Os cursos promovem certificados em parceria com a Coca-Cola e entidades envolvidas. Há também outras oportunidades como a seleção para aceleração de negócios: mentoria, consultoria e ajuda financeira. Há o prêmio “Um Gás Para Seu Negócio” que oferece capital semente e imersão presencial.  Há ainda a exibição de histórias inspiradoras, conteúdos motivacionais e suporte virtual via WhatsApp.

Participar é algo interessante e pode ser um diferencial competitivo, pois tratam-se de cursos rápidos, com conteúdos práticos para atendimento, vendas, marketing, finanças, sustentabilidade e ESG. Os certificados são reconhecidos, o que  propicia o aumento de credibilidade além de gerar oportunidade de networking. As mentorias e o apoio financeiro, inclusive presencial, para atrair e acelerar negócios locais.

Para se inscrever acesse cocacoladaumgasnoseunegocio.com, escolha o curso compatível com seu perfil e necessidade. A seguir, preencha o formulário (alguns programas exigem inscrição até uma data específica.) Faça o curso online ou presencial, receba seu certificado e participe de mentorias/mentoria coletivas.

Bom curso!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Gusto Vinhos

 

Gusto Vinhos celebra 17 anos no setor de bebidas com louvor

Sob a tutela de Lícia Vieira, a empresa representa e fornece produtos distintos, originais e a preços justos

Uma das pessoas mais altos-astrais que conheço no setor de bebidas: me refiro a Lícia Vieira. Não tem como não gostar de sua pessoa. Simpática, de um sorriso largo e bastante extrovertida. Em um cenário massacrado por bebidas adulteradas, Lícia é ética e segue firme em fornecer o que é íntegro e certo aos seus clientes.

Sua representação comercial que existe a quase duas décadas é referência em servir bem, com produtos de destaque, de origem. São marcas e rótulos festivos, autênticos e com rastreabilidade de quem os produziu. Adquirir da Gusto Vinhos é sorver atendimento ímpar, qualidade, zelo e confiança.

Escrevo, logo após ver o release em destaque acima, em uma revista distinta de Belo Horizonte. Cito meu depoimento de forma gratuita e legítima, pois faço questão de indicar aqueles amigos e parceiros em que confiamos e apreciamos. 

Lícia sucesso, sempre! Em comemoração, vou tomar um vinho. Um brinde!

Patrocínio e marketing de cervejarias

Onde se encontram os patrocínios mundiais das cervejarias?

As principais entidades patrocinadoras das cervejarias no mundo são as próprias grandes corporações globais de bebidas, como a AB InBev e a Heineken, que, por sua vez, utilizam suas marcas para patrocinar eventos de destaque, como ligas esportivas e festivais de música.

As cervejarias não recebem patrocínios de outras empresas da mesma forma que patrocinam eventos; em vez disso, elas investem pesadamente em marketing e acordos de patrocínio para promover suas próprias marcas (ex: Budweiser, Michelob Ultra, Heineken).

Principais Estratégias e Parcerias de Patrocínio

AB InBev (Anheuser-Busch InBev), a maior cervejaria do mundo e domina o cenário de patrocínios. É patrocinadora de Esportes Globais, como a Copa do Mundo FIFA e dos Jogos Olímpicos (com foco na Corona Cero, sem álcool, e Michelob Ultra nos EUA). Outro grande evento é a Ligas Americanas: Patrocina as principais ligas profissionais dos EUA: NFL (Bud Light), NBA e NHL (Michelob Ultra), e MLB (Budweiser).


No futebol europeu e Sul-Americano,  recentemente, a AB InBev assumiu o lugar da Heineken como patrocinadora da UEFA Champions League, a partir de 2027. Também patrocina a CONMEBOL Copa América.

A, Heineken, outra gigante global possui forte presença em patrocínios de alto nível, como Esportes a Motor, com uma parceria de longa data com a Fórmula 1 e a Fórmula E, com forte ênfase na promoção da versão sem álcool Heineken 0.0%. No tênis, a Heineken é patrocinadora do US Open Tennis Championships. Em festivais e eventos, patrocina grandes festivais de música como o Coachella e o Rock n' Rio.


Outras Cervejarias também patrocinam eventos relevantes. A Carlsberg e a Guinness também têm parcerias notáveis, como a Guinness patrocinando o campeonato de rugby Six Nations.

Cervejarias artesanais, como a Athletic Brewing Company, estão fazendo incursões em patrocínios de eventos, especialmente focadas em opções não alcoólicas, como a Major Fish League.



Conhece outras cervejarias que patrocinam grandes eventos? Coloque nos comentários!


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal

Conheça os vencedores da 4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal

Após dois dias de julgamento técnico, realizados em 20 e 21 de novembro, a revelação das medalhas ocorreu durante a Grande Festa de Premiação, na Casa do Turista, no Espírito Santo.

por Folha do ES

A 4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal chegou ao seu ponto alto neste sábado (22), quando foram anunciados os vencedores da edição mais disputada da história da competição. Após dois dias de julgamento técnico, realizados em 20 e 21 de novembro, a revelação das medalhas ocorreu durante a Grande Festa de Premiação, na Casa do Turista (Salão Nobre do Saldanha da Gama), reunindo cervejeiros e apaixonados pela bebida artesanal em uma noite de confraternização, música e muitas torneiras liberadas.

A Categoria “Cervejaria do Ano” ficou com a Cervejaria Três Santas. E a Categoria “Best Of Show” foram condecoradas:

1° lugar – Terra da Cachaça / 1138 – Brazilian Wood Aged Beer — Cervejaria Três Santas, Santa Teresa.
2° lugar – Uma Canção Praiera. Grisete/ 310 – American-Belgo-Style Ale — Cervejaria Três Santas, Santa Teresa.
3° lugar – Marina / 405 – Contemporary-Style Gose — Cervejaria Aurora, Venda Nova do Imigrante.

Ao todo, 320 rótulos participaram da disputa — um crescimento de 10% em relação ao ano passado — confirmando o fortalecimento do Espírito Santo como um dos polos cervejeiros mais vibrantes do país.

As avaliações seguiram rigorosamente os critérios do Guia de Estilo da Brewers Association (BA) – 2025, conduzidas por um júri especializado em degustação às cegas, garantindo imparcialidade e precisão técnica. Cada amostra foi analisada dentro de seu estilo e pôde receber medalhas de ouro, prata ou bronze.

Realizada pela AICERVA – Associação das Indústrias de Cerveja Artesanal do Espírito Santo, a Copa reforça o papel do Estado como referência na produção independente. Com mais de 40 cervejarias registradas, o Espírito Santo já se destaca nacionalmente pelo ritmo acelerado de novos rótulos, gerando emprego, movimentando turismo, fortalecendo a gastronomia e consolidando uma economia criativa em expansão.

Para Paulo de Victa, presidente da AICERVA, o resultado deste sábado simboliza a maturidade técnica alcançada pelo setor. “O nível apresentado nesta edição comprova que o Espírito Santo entrou de vez no mapa dacerveja artesanal nacional. É uma conquista coletiva, construída com dedicação, profissionalismo e paixão pelo que fazemos”, afirmou.

Fonte e Sabia mais: Conheça os vencedores da 4ª Copa Capixaba de Cerveja Artesanal - FOLHA DO ES

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Brahma Mestre Sala e Porta Bandeira

 


Brahma lança latas em homenagem ao Carnaval do Rio, destacando mestre-sala e porta-bandeira

Brahma celebra, pelo terceiro ano consecutivo, sua tradição com o samba e apresenta a coleção exclusiva de latas temáticas e colecionáveis para o Carnaval 2026. A nova edição homenageia as 12 agremiações do Grupo Especial do Rio, trazendo as cores e a paixão de cada escola para as embalagens.

A grande novidade deste ano está no design: pela primeira vez, as latas destacam o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira juntos. Se nas edições anteriores o protagonismo era da Porta-Bandeira, agora a marca valoriza a dupla que, com elegância e maestria, tem a missão de conduzir e proteger o pavilhão — símbolo máximo de uma escola de samba.

A relação de Brahma com o Carnaval é histórica e profunda, especialmente no Rio de Janeiro. A marca nasceu onde hoje está a Marquês de Sapucaí, local da antiga fábrica que deu lugar à ampliação da passarela do samba. Além disso, foi graças ao Carnaval carioca que, em 1934, Brahma passou a ser engarrafada.

“Essa conexão nos inspira a celebrar quem faz a magia do Carnaval acontecer. Ao lançarmos a coleção de latas Carnaval 2026, com o inédito destaque ao casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira, reforçamos nosso compromisso de estar presente nas quadras e nos momentos mais marcantes da festa, valorizando as tradições que tornam o Carnaval a maior manifestação cultural do Brasil”, afirma Felipe Cerchiari, diretor de marketing da Brahma.

Gabriel David, presidente da Liesa, completa: “O Dia Nacional do Samba é um marco para quem vive o Rio Carnaval. Conhecer as novas latas da Brahma, personalizadas com as cores das escolas, é um presente para todos nós que amamos o maior espetáculo da Terra! A expectativa para começar a colecionar já é enorme.”

A coleção completa, com 12 latas, será apresentada em primeira mão nesta sexta-feira, 28 de novembro, durante o evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Samba. As latas estarão expostas na Cidade do Samba exclusivamente para apresentação. As vendas ao público começam em 15 de dezembro, nas principais redes de supermercados e nas quadras das escolas de samba do Rio, no formato 473 ml.

Fonte: Brahma homenageia o casal mestre-sala e porta-bandeira com coleção de latas para o carnaval 2026

Cervejas Estrada Real

 

Programa Estrada Real, de Minas Gerais, é agraciado com 4 rótulos de cervejas

A tríade de cervejarias, Prússia, Stadt Jever e Fürst Bier, fecham mais uma Parceria Estratégica para o Futuro da Estrada Real.

Nas palavras de Paulo Furst, "Cerveja se faz com paixão, e grandes jornadas se fazem com grandes parceiros".

O cervejeiro ainda comenta: "Mais do que um negócio, a Estrada Real é um projeto que carrega a alma de um legado. E para honrar essa história e levá-la ainda mais longe, sabíamos que precisávamos de parceiros que compartilhassem da nossa mesma paixão pela excelência".

A Cervejaria Fürst, a Jever e a Prussia, assumirão a produção e distribuição dos rótulos da Estrada Real. 

"Isto é mais do que um acordo comercial; é um encontro de propósitos. É a certeza de que a qualidade e a essência que nos movem estarão em cada garrafa e lata, chegando a mais pessoas que, como nós, valorizam um bom produto feito com dedicação e respeito", comenta.

 "Juntos, somos mais fortes e vamos mais longe", finaliza o cervejeiro Paulo.

Estrada Real

A Estrada Real é o programa de turismo em Minas Gerais composto pelas rotas do ouro e dos diamantes em Minas Gerais. Surgiu nos tempos do Brasil Colônia, ligando Minas Gerais, à Corte, no Rio de Janeiro e em Parati, zona portuária da época. As rotas são mapeadas e apresentam pontos de indicação ao longo dos trechos. O caminho é certificado por meio de um passaporte, que é carimbado ao longo da jornada turística. Trata-se de uma gameficação que coloca a Estrada Real em uma rota desejada pelo turista, em Minas Gerais.

A Estrada Real já teve dois rótulos de cervejas, fabricadas pela Cervejaria Falke Bier.

Saiba mais em: Uma estrada, seu destino | Estrada Real

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domingo, 30 de novembro de 2025

Mercado de Cervejas Artesanais 2025


Cervejas artesanais fora da geladeira: um reflexo da queda do poder aquisitivo e da mudança no consumo

Nos últimos anos, as cervejas artesanais conquistaram espaço nas prateleiras dos supermercados, atraindo consumidores em busca de qualidade, sabor diferenciado e experiência. No entanto, um fenômeno recente chama atenção: enquanto permanecem nas gôndolas, as geladeiras — espaço premium para bebidas prontas para consumo — são dominadas por marcas produzidas em larga escala. Esse cenário revela muito mais do que uma simples preferência: é um retrato da conjuntura econômica brasileira.

O espaço na geladeira: símbolo de consumo imediato

As geladeiras dos supermercados representam conveniência e desejo imediato. Estar ali significa maior visibilidade e maior chance de venda por impulso. Quando as cervejas artesanais não ocupam esse espaço, indica que o consumidor médio está priorizando preço e praticidade, deixando de lado produtos premium.

Fatores econômicos que explicam a mudança são a inflação persistente: o aumento contínuo dos preços dos alimentos e bebidas pressiona o orçamento familiar. Produtos considerados especiais, como cervejas artesanais, são os primeiros a sair da lista. A queda do poder aquisitivo é outro fator. Os salários não acompanham a inflação, e o consumidor busca otimizar gastos. Atualmente, há o agravante da inadimplência elevada. Com mais famílias endividadas, há menos margem para consumo aspiracional. O preço das bebidas também é outro fator: enquanto uma cerveja artesanal pode custar 3 a 5 vezes mais que uma cerveja industrial, a diferença pesa no bolso. A briga entre as marcas premium de larga escala, como Heineken, Spaten, para a manutenção do market share, cria uma luta por espaço nas geladeiras, deixando as artesanais sem lugar no freezer.

Mudança no comportamento do consumidor

O consumidor brasileiro, que antes buscava experiências diferenciadas, hoje tem priorizado o custo-benefício. As marcas tradicionais oferecem preços competitivos, promoções e embalagens econômicas, tornando-se a escolha dominante. Há ainda uma mudança no perfil do consumidor quanto ao uso de bebidas alcóolicas. Há uma procura para produtos não-alcóolicos, de baixa caloria, ou ainda substitutos das cerveja, como bebidas prontas, conhecidas por RTD - Ready to Drink.

Impacto para o mercado de cervejas artesanais

Há uma certa redução de vendas em supermercados, observada por um menor giro nas gôndolas e ausência nas geladeiras. O setor ainda sobrevive com a migração para nichos específicos, como lojas especializadas, bares temáticos e e-commerce podem se tornar os principais canais. Nesse sentido, o mercado vem apresentando uma demanda constante de adaptação, tendo como estratégias o uso de embalagens menores, preços e promoções que aumentem a acessibilidade e parcerias, como logística e compras conjuntas e serviços compartilhados entre parceiros cervejeiros, fusões e aquisições no setor. Uma séria ações visado manter a sustentabilidade do negócio, evitando riscos de falência ou concordata.

Para mitigar os riscos de mercado enfrentados pelos produtores de cervejas artesanais, diante da queda do poder aquisitivo e da concorrência com marcas industriais, é essencial adotar estratégias que combinem redução de custos, inovação e diversificação de canais.

 A seguir estão algumas soluções práticas:


Cheers!



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