quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Gestão de Riscos e Crises em Marketing

Hering lança camisa polêmica em site e retira logo em seguida.


Em curtíssimo espaço de tempo a indústria textil Hering lançou uma camisa com os seguintes dizeres: "Que se Dane a Cerveja Artesanal". Imediatamente o público amante deste tipo de nicho de mercado (o da cerveja artesanal e especial) teceu inúmeras críticas ao Departamento de Marketing e Criação daquela indústria, que é apreciada nacionalmente.




Em nota, na rede mundial de comunicações, a Hering publicou um pedido de desculpas:

"Recentemente, a Hering pôs a venda uma camiseta que contém uma mensagem negativa sobre as cervejas artesanais. A Hering errou e quer pedir desculpas. Não fomos felizes neste produto e decidimos retirá-lo do ar. Agradecemos o público cervejeiro, que atento, nos alertou sobre a questão. Também nos comprometemos a revisar nossos processos para que possamos evitar que algo semelhante venha acontecer outras vezes".

Apesar da agilidade em lidar com uma possível crise em sua imagem e reputação, a Hering não calculou corretamente as consequências e seus impactos. Nessas circunstâncias, torna-se importante avaliar os riscos previamente, quando se publica imagens ou mensagens que podem ser questionadas em diferentes graus de percepção, daqueles que a leem ou que ainda pretendem adquirir seus produtos.

Quem sabe este acontecimento isolado não seja uma oportunidade de dar a volta por cima, criando uma camiseta bacana sobre o tema cervejeiro ou ainda patrocinar um evento do gênero, na sua cidade sede, Blumenau, que ostenta o título de "A Capital Brasileira da Cerveja"?

Seria o risco se transformando em oportunidade. Hering, take a look! Desculpas aceitas.

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