quinta-feira, 2 de maio de 2024

Risk Management in Brazilian Breweries

Climate change risk: the risk below the radar.

As a professional in the area of ​​Governance, Risks and Compliance, I often mention, in related articles, various risks that exist in different sectors of the economy, including the beverage segment.

Among the risks, I mention, for example, losses in volume and market share, losses due to price, competitor actions, breakdown of machines and equipment, tax and fiscal risks, environmental, health and safety risks, human contamination, damage to the image and reputation, IT and Cyber. These are the most evident and common in companies. However, there is a risk that has increasingly stood out and that was previously not on organizations' radar: the risk of climate change.

Southern Brazil is an area of ​​critical climate convergence. In that environment, the Antarctic cold meets the heat of the Midwest, plus ocean winds causing atmospheric pressure and sudden extratropical cyclones, typhoons, gales and, consequently, damage and loss of property and lives are impacted. To make matters worse, the abrupt change in climate causes heavy rains and floods. In this sense, a series of disasters, when analyzed together, become a true catastrophe. It's a total disaster. Highways are closed, the supply of drinking water is cut off, electricity is interrupted, and the supply becomes limited or even scarce. The government is not up to the task, even with the best crisis & contingency plan in hand. Humanitarian aid becomes essential. After all, we live in a community. (This scenario is very similar in the Florida region. Officially the hurricane season in Florida is from June to November. The latest records show that the most impacted months are August, September and October. These are the months with the highest probability of formation of storms and hurricanes.)

After reading the CNN news, more than 154 cities were affected due to heavy rains in Rio Grande do Sul. Knowing that this Southern State is one of the largest producers of craft beer, considering the number of manufacturers, these are certainly being impacted in some way. For example, the brewery Blaut Beer, from Farroupilha-RS, announced on its Instagram channel the momentary interruption of pre-May 1st holiday (Labor Day) activities due to heavy rain. I do believe that other breweries did the same.

The observations above lead to a path: do a benchmarking, put the topic on the agenda of the meeting of partners and shareholders, build your risk map considering climate risks (also include severe droughts.) Create mechanisms to mitigate physical and digital risks and, above all, consider including the assessment of this risk by the broker when purchasing an insurance policy to mitigate the impacts, sharing the risk with a first-rate insurer.

  


I wish my friends in the brewing chain (farmers, logistics companies, suppliers) and brewers in Rio Grande do Sul luck and a quick recovery in their operations, including partners, customers and employees. I sympathize.

References:

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/05/02/brasil-tem-8-das-10-cidades-com-mais-chuvas-no-mundo-em-24h-mostra-ogimet.htm?cmpid=copiaecola

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuvas-no-rs-governo-confirma-29-mortes-e-60-desaparecidos/  

#pelosatelite #avecesarco #djjonesco #breweries

Gestão de riscos em cervejarias brasileiras

 Risco de mudanças climáticas: o risco fora do radar.


Como profissional da área de Governança, Riscos e Compliance, costumo mencionar em artigos relacionados, diversos riscos existentes em diferentes setores da economia, incluindo o segmento de bebidas.

Dentre os riscos, cito como por exemplo, perdas de volume e market share, perdas por preço, ações da concorrência, quebra de máquinas e equipamentos, riscos tributários e fiscais, riscos de meio ambiente, saúde e segurança, contaminação humana, danos à imagem e a reputação, TI e Cyber. Esses são os mais evidentes e comuns nas empresas. Porém, há um risco que tem cada vez mais se destacado e que antes não estava no radar das organizações: o risco de mudança climática.

O sul do Brasil é uma área de convergência climática crítica. Naquele ambiente, o frio antártico se encontra com calor do centro-oeste, mais os ventos do oceano causando pressões atmosféricas e repentinos ciclones extratropicais, tufões, vendavais e, consequentemente, danos e perdas de patrimônio e vidas são impactados. Para piorar a situação a mudança abrupta do clima provoca fortes chuvas e enchentes. Nesse sentido uma série de desastres, quando analisados em conjunto, se tornam em uma verdadeira catástrofe. É um total descalabro. Rodovias são interditadas, o abastecimento de água potável é cortado, a energia elétrica é rompida, o suprimento se torna limitado ou até escasso. 

O governo não dá conta do recado, mesmo com o melhor plano de crises e contingências em mãos. Esse se vê obrigado a emitir um Decreto de Calamidade. A ajuda humanitária, nesses momentos, se torna essencial. Afinal, vivemos em sociedade, temos que ajudar uns aos outros. (Esse cenário é muito semelhante ao que acontece na região da Flórida, Estados Unidos. Oficialmente a temporada de furacão na Flórida é nos meses de junho a novembro. Os últimos registros mostram que os meses mais impactados são agosto, setembro e outubro. Esses são os meses com maior probabilidade de formação de tempestades e furacões.) O um ritual que se repete a cada ano.

Após ler o noticiário da CNN, mais de 154 cidades foram atingidas devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Sabendo que esse estado é um dos grandes produtores de cerveja artesanal, tendo em vista o número de fabricantes, certamente esses estão sendo impactados de alguma forma. Por exemplo, a cervejaria Blaut Beer, de Farroupilha anunciou no seu canal do Instagram a interrupção momentânea das atividades pré-feriado do 1º de Maio em decorrência das fortes chuvas. Imagina-se que outras cervejarias tiveram que fazer o mesmo.

As observações acima levam a um caminho: faça um benchmarking, coloque o tema na pauta da reunião dos sócios e acionistas, construa o seu mapa de riscos, considerando os riscos climáticos (inclua também as fortes secas.). Crie mecanismos de mitigação de riscos, físicos e digitais e, acima de tudo, considere incluir a avaliação desse risco pelo corretor, quando for adquirir uma apólice de seguros para amenizar os impactos, compartilhando o risco com uma seguradora de primeira linha.

Desejo, aos amigos da cadeia de cervejeira (agricultores, empresas de logística, fornecedores) e cervejeiros do Rio Grande do Sul sorte e recuperação rápida em suas operações incluindo parceiros, clientes e empregados. Me solidarizo.

 #pelosatelite #avecesarco #gestaoderiscos #chuvasRS

 Saiba mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/05/02/brasil-tem-8-das-10-cidades-com-mais-chuvas-no-mundo-em-24h-mostra-ogimet.htm?cmpid=copiaecola

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuvas-no-rs-governo-confirma-29-mortes-e-60-desaparecidos/  


Brasil Brau e Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira 2024


 
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CERVEJEIRA

O congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira (CBTEC) contribui para a formação de conhecimento profissional cervejeiro desde a década de 1980, sendo a principal plataforma de reflexão das transformações vividas para a indústria e pelo mercado.

A 18ª edição conta com a parceria do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), escola de capacitação cervejeira responsável por formar mais de 15 mil alunos em todo país. Com a curadoria da grade de palestras feita por Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta em conjunto com a Brasil Brau, haverá debates que jogam luz às novidades, desafios, técnicas e tendências do setor cervejeiro, apresentados por profissionais de renome. O Congresso reforçou sua importância enquanto o principal e mais longevo do setor cervejeiro no Brasil – com surgimento anterior até mesmo ao da própria feira, em 1989. O primeiro lote para o congresso se encerra nessa primeira semana de maio.

A Brasil Brau é o maior evento profissional da indústria cervejeira na América Latina, se consolidando desde a década de 90 como principal ponto de encontro de toda a cadeia produtiva do setor. Em 2024, estarão reunidas mais de 140 marcas internacionais e nacionais em três dias para apresentar ao mercado o que há de mais moderno em tecnologia, equipamentos, soluções, produtos e serviços.

Um evento bienal, a Brasil Brau é a oportunidade única para quem deseja se atualizar no mercado, planejar lançamentos, estreitar networking com novos e antigos clientes, investir na ampliação do negócio e se posicionar entre os líderes do setor. Estima-se na edição de 2024 um recorde de 190 milhões em negócios gerados, depois de ultrapassar a meta de área de todas as edições.

Além disso, reconhecida pelo pioneirismo e como aguardada oportunidade de encontro do setor cervejeiro, desde o campo até o copo, a Brasil Brau conta com áreas de conteúdo em inscrições paralelas como o CBCTEC – Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, que traz palestrantes de renome e temas atuais do mercado, e o Brewer Lounge, com conteúdo gratuito ao público.

BRASIL BRAU 2024 Data: 11 a 13 de junho. Horário: Feira - 13h às 20h

CBCTEC - Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira: 09h às 17h

Local: Pavilhão 5 - São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, KM 1.5, CEP 04329-900.

https://www.sympla.com.br/evento/brasil-brau-2024-credencimaneto-gratuito-aberto-para-profissionais-do-setor/2404592

#acervamg #avecesarco #pelosatelite #djjonesco #brasilbrau

terça-feira, 30 de abril de 2024

Cerveja Chinesa Snow Beer

 

Snow Beer, a cerveja mais vendida da China, faz sua estreia nos mercados norte-americanos

A experiente e centenária cervejaria artesanal, a Snow Beer, traz a arte consagrada do domínio cervejeiro chinês para os entusiastas da cerveja em todos os continentes

A China Resources Snow Breweries (CR Snow), fabricante líder de cerveja na China, entrou oficialmente no mercado norte-americano. Eles lançaram pela primeira vez sua cerveja “Brave the World” mais vendida no final de 2023, marcando a primeira fase da entrada estratégica da empresa na região como parte de sua expansão global. O Ever Grand Group deverá liderar a fase operacional como distribuidor exclusivo da Snow Beer, orquestrando uma estratégia expansiva para garantir um lançamento de produto bem-sucedido nos Estados Unidos. Com seu portfólio de ofertas premium, o Ever Grand Group apresenta uma seleção diversificada de produtos Snow Beer, meticulosamente selecionados para as mais diversas ocasiões.

O lançamento da Snow Beer na América do Norte marca uma conquista significativa, reforçando a sua proeminência global e demonstrando a contribuição fundamental do Ever Grand Group para a expansão mundial da marca. O Ever Grand Group está comprometido em estabelecer uma referência de excelência, selecionando e introduzindo marcas internacionais de cerveja de primeira linha no mercado dos EUA. Este esforço envolve o cultivo de parcerias com distribuidores locais, fornecedores e outras partes interessadas importantes, todas apoiadas por pesquisas aprofundadas e uma análise das preferências e paladares dos consumidores norte-americanos.

Fundada em 1993, a China Resources Snow Breweries liderou o crescente setor cervejeiro da China, experimentando uma expansão notável e abrindo um caminho de inovação de produtos. O lançamento da cerveja “Brave the World” pela empresa foi um marco significativo, posicionando-a como uma das cervejas mais populares do país. Agora, a série "Brave the World" da Snow Beer está disponível em supermercados, lojas de bebidas e restaurantes na Califórnia, Nova York, estado de Washington e muito mais. Os próximos lançamentos incluem "Classic Snow Beer", agendada para o segundo trimestre de 2024, e a altamente aguardada série "Opera Mask", com estreia prevista para o final de 2024 ou início de 2025. O Ever Grand Group supervisionará o lançamento estratégico dessas cervejas excepcionais para os consumidores norte-americanos.

Saiba mais em: https://www.newswire.com/news/snow-beer-china-s-top-selling-brew-makes-its-debut-in-north-american-22237698

#snowbeer #pelosatelite #avecesarco

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Tributação em bebidas e cervejas

"Imposto do pecado". A nova forma de tributar bebidas alcóolicas 

do portal G1

O governo vai tributar bebidas por volume e teor alcoólico, com as alíquotas do “imposto do pecado” que serão maiores sobre destilados do que sobre as cervejas, por exemplo.

As alíquotas serão definidas até 2026, com entrada em vigor a partir de 2027. As informações foram prestadas pelo Ministério da Fazenda, no dia 25 de abril, durante uma coletiva de imprensa.

Chamado de “imposto do pecado”, o imposto seletivo vai servir para desestimular o consumo de produtos que sejam prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Segundo a proposta de regulamentação enviada ao Congresso Nacional, as bebidas alcoólicas serão tributadas por dois impostos, cujas alíquotas ainda serão definidas:

.alíquota percentual por volume; .alíquota específica sobre o teor alcoólico.

Ou seja, um litro de vodca com um teor alcoólico de 50% será mais tributado do que um litro cerveja com teor alcoólico de 5%. Isso por conta do teor de álcool na bebida, ainda que as duas tenham o mesmo volume.

Contudo, segundo o auditor fiscal da Receita Pablo Moreira, a carga tributária não deve aumentar com a reforma.

Ou seja, as bebidas tributadas pelos impostos atuais teriam uma redução com as alíquotas uniformes previstas pela reforma tributária. O “imposto do pecado” elevaria esses tributos para igualar à carga tributária atual.

Segundo especialistas, hoje, esses produtos já pagam alíquota de ICMS e PIS/Cofins acima da média. Por isso, a carga tributária não deve aumentar. O "imposto do pecado" será cobrado sobre cigarros, bebidas alcoólicas, sobre bebidas açucaradas, veículos poluentes e sobre a extração de minério de ferro, de petróleo e de gás natural.

A proposta consta em projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo, enviado ao Congresso, quarta-feira, 24 de abril de 2024, e caso aprovado, seria inserido no sistema de tributação nos anos de 2025 e 2026. 

Meus grifos: O Leão já está no rótulo faz tempo.

#pelosatelite  #avecesarco #cerveja #impostodopecado

domingo, 28 de abril de 2024

Guerra de Cerveja

 "Guerra de cerveja": dessa vez não tem haver com o mercado. Tem haver com o futebol.



Diferentemente das disputas de mercado, dessa vez a cerveja foi a arma utilizada para como instrumento de guerra entre os próprios membros da equipe. Isso aconteceu em 2015, quando o Bayern de Munique comemorou o seu tricampeonato na Bundesliga após a vitória sobre Mainz por 2 a 0 na famosa Allianz Arena.

Ao se depararem com “Megacopos” de cerveja Paulaner Weiss, Percebeu-se que a quantidade de cerveja contida no copo era muito mais do que apenas Um gole. Nesse sentido, melhor beber cerveja é tomar um banho de. E a partir daquele momento os jogadores começaram uma verdadeira guerra de cervejas. Um momento épico que merece ser visto de novo.

Bundesliga, é uma liga profissional de futebol na Alemanha, organizada pela Deutsche Fußball Liga. No topo do sistema de ligas do futebol alemão, a Bundesliga é a principal competição de futebol do país.

#pelosatelite #avecesarco #futebol #djjonesco #bundesliga

sábado, 27 de abril de 2024

Cervejas Caseiras

 Cervejas caseiras são incríveis! 

Em abril experimentamos uma cerveja feita em casa pelo alemã Tobias, na cidade de Belo Horizonte. 

Temos que prestigiar sempre os cervejeiros caseiros. São esses que produzem cervejas inusitadas, com elementos diferentes e ingredientes exóticos e curiosos. Saiba mais como foi essa experiência. #pelosatelite #avecesarco #cervejacaseira







Real Time Web Analytics