quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Mahou San Miguel

 


Cervejaria em estádios: um sonho tornado realidade

A equipe Mahou San Miguel e Santiago Bernabéu apresenta ‘Plaza Mahou’, um novo espaço dedicado à icónica marca de cerveja madrilena com um legado de mais de 130 anos, dentro de um estádio de futebol.

Esta abertura emocionante para os membros do clube e amantes da cerveja é um marco coletivo para ambos, que permitirá à Mahou ampliar o seu plano de diversificação; vislumbrando seu poder de gerar experiências em torno de seus produtos. O espaço também faz história na cultura cervejeira nacional ao se tornar a primeira cervejaria dentro de um estádio esportivo.


Com este projeto a Mahou San Miguel presta homenagem à sua origem tradição e excelência cervejeira mas também mostra o enorme potencial que esta empresa tem para inovar e criar experiências que se conectem com diferentes perfis de consumidores nacionais e internacionais' afirma Eduardo Diaz diretor de Hospitalidade, Espaços e Eventos Comerciais da Mahou San Miguel. "É um luxo poder fazê-lo num local como o Bernabéu que, tal como a nossa marca Mahou, está ligada ao nome de Madrid e continua a evoluir para contribuir para a riqueza e projeção da cidade", acrescenta.

A empresa reforça assim a sua ligação com o Real Madrid, clube do qual é patrocinador oficial com a sua marca Mahou e com o qual colabora desde o seu início. Aliás, na década de 1940, a cervejaria assumiu a gestão do bar do estádio de futebol, formalizou a sua relação publicitária na década de 1980 e, em 2001, assinou o seu primeiro contrato de patrocínio.


Em tempo: conheça alguns craques do futebol que são garotos propaganda ou ainda possuem marcas próprias de cervejas. https://cervejaavecesar.blogspot.com/2024/05/futebol-e-cerveja.html

Saiba mais: https://www.mahou.es/plaza-mahou/


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Mercado de cervejas nacional

 Microcervejarias apontam quedas em vendas. Algumas passam a interromper a produção e se colocam a disposição no mercado.


Com a queda da renda e o poder aquisitivo das pessoas, juros altos, variação cambial nas alturas, além das mudanças de hábitos de consumo pelos clientes (muitos estão preferindo conhecer drinques e RTD's - Ready to Drink) e impactos dos riscos climáticos, cervejarias buscam a renovação e outras decidem interromper as atividades. 

O efeito vem surgindo reflexos no mercado. No dia 29 de outubro, a Bierland decidiu encerrar as suas atividades, após 21 anos de operação no mercado cervejeiro. As instalações capazes de produzir 120 mil litros de cervejas por mês e o imóvel próprio foram colocados à venda. A casa conquistou mais de 130 medalhas em diversas competições nacionais e internacionais, promoveu concursos caseiros de cervejas, criou cervejas que retratam a história de sua região, bem como brassagens coletivas. A empresa destaca que se encontra com as obrigações fiscais e tributárias em dia, para deixar claro que suas contribuições foram realizadas em sua íntegra e que o próximo empreendedor terá caminho livre para seguir em frente, sem tropeços internos e para com stakeholders. 


Já a Bueno Beer, anunciou que irá encerrar as operações, após 6 anos de atividades. A cervejaria de Mogi das Cruzes também vem passando por tempos adversos. 

Cabe destacar que boa parte dos insumos como malte, lúpulo e levedos são baseados em dólares. Com alta do câmbio, os custos começam a apertar. Adicionalmente, a alta dos custos com energia elétrica (a tarifa vermelha) impactam no aumento de preços dos produtos, retardando o rítmo de vendas.

Nesse sentido, conforme meu último artigo escrito no blog e publicado na Revista Engarrafador Moderno, ("Mais é Menos"), as cervejarias locais deverão se reinventar. Cabe decidir a velocidade a ser tomada, para que o impacto seja o menor possível.

Aqui cabe uma dica que li no Brazil Journal dessa semana, destacada por Marcelo Tripolli, da Agência de Publicidade ZMes, para empreendedores em geral: Os influenciadores serão máquinas de vendas do futuro. Na China, eles são chamados de KOL (Key Opinion Leaders). Um dos influenciadores de maior sucesso é Austin Li. Esse profissional fatura US$200 milhões por mês (isso, você leu certo, mês), com vendas que promove em suas lives e postagens.(Mesmo sofrendo repressões governamentais.)

Há ainda uma luz no fim do túnel. O Setor tem procurado manter os seus propósitos, por meio de eventos (e.g.: oktoberfest, Mondial de La Bière, Exposições e Feiras), e encontros especiais. Há ainda processos de fusões e aquisições, sobretudo em regiões mais quentes. (Mas onde no Brasil não está quente?)

#pelosatelite #bierland #avecesarco #mercadodecervejas

Saiba mais: https://braziljournal.com/no-cockpit-da-formula-1-brasileiros-na-china-o-best-seller-do-senna/?utm_source=Brazil+Journal&utm_campaign=ffa48d001e-news30102024-3&utm_medium=email&utm_term=0_850f0f7afd-ffa48d001e-623781159 



sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Superminas 2024

 Superminas 2024: a maior feira supermercadista e de varejo em Minas Gerais.

Aconteceu essa semana, o Superminas 2024, uma ação promovida pela AMIS, Associação Mineira de Supermercados, no Expominas, entre os dias 22 e 24 de outubro.

Foram oferecidas palestras magnas com mais de 70 especialistas conhecidos do mercado, como Leandro Karnal, Ricardo Nunes, Marcela Quiroga, Michel Jasper e Olegário Araújo. Nas palestras específicas, com um foco mais em gestão de riscos e IA, destaco a de João Victor de Vasconcelos - "Controle de estoques e gestão de fornecedores: técnicas de gestão para maximizar resultados", a de Luiz Gustavo Toledo - "Como a prevenção de perdas pode contribuir na experiência de compra do cliente", a de Renato Furtado - "Aumente as vendas e previna perdas usando tecnologia" e a de Romualdo Teixeira Coelho Jr. - "Da prevenção à eficiência operacional: evolução, metodologia, indicadores e desafios". Outras apresentações tiveram foco no cliente (shopper), transformação digital, liderança e marketing. 

Entre os segmentos de bebidas (beverages), destacaram no Pavilhão Minas: a Ambev (apresentando Spaten, Stela Artois Gold, Corona e outras bebidas) a BMG Foods, Cachaça Guaraciaba e a Cachaça Rainha da Cana; Cervam Brussels (que tem Ronaldinho Gaúcho como garoto propaganda), Red Horse, Seregy (com a água mineral Dias D'avila e onde se fabricou a cerveja Proibida). 




No Pavilhão Gerais, encontrou a Baly do Brasil (com energéticos e drinques prontos - RTD's), BBC Group, Coca-Cola Femsa (que está com parceria com a Cervejaria Therezópolis), Guaraná Mineiro, Igarapé (com linha de águas e refrigerantes), Heineken (com a sua cerveja 0,0% alcóol), Ingá, O'gin Don Luchesi (promovendo nova linha de produtos a base de gin), Paratudo Bebidas, Refrigerantes Coroa, do estado do Espirito Santo e Vinícola Aurora, do Rio Grande do Sul. 


Ainda, para finalizar a Superminas organizou o "Círculo Mineiro de Oportunidades e Negócios". Dentre as diversas empresas, destacou-se as cachaças Cultura Mineira, Divina Cana e Rio Mineiro, a Cooperalc, a Lassaleti Gin, Fruto da Terra e a Hausmalte Cervejaria. 


A feira contou com, aproximadamente, 600 expositores de produtos e insumos para supermercados e varejistas, de várias partes do país, demonstrando principalmente tendências. 

A Superminas é uma feira distinta que merece a atenção de empresários, consultores e especialistas do meio. Nas palavras de Alexandre Poni, presidente da AMIS, registradas na Revista Gôndola: "Para você que não pode vir ao Superminas de 2024, anote em sua agenda, que em outubro de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte, uma excepcional oportunidade para sua vida pessoal e profissional estará à sua disposição novamente e, desta vez, você não vai perdê-la".

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Análise sensorial de cervejas

 Acerva Mineira efetua analise sensorial de cervejas com leveduras selvagens

Mensagem da ACervA Mineira 

"Sábado, 19 de outrubro, foi realizado uma Análise Sensorial das cervejas produzidas pelo @inctleveduras com apoio da ACervA Mineira (@acervamg) e da @mamathabrewery.

As cervejas Belgian Blond Ale e Weizenbock foram fermentadas por Saccharomyces cerevisae selvagem.

Esta levedura foi isolada em dorna de fermentação de cachaça pela UFMG no laboratório chefiado pelo Prof. Carlos Rosa.

A intenção da avaliação sensorial das cervejas, com sommeliers, cervejeiros e juízes BJCP, é divulgar a versatilidade da levedura e as características sensoriais que a levedura pode agregar à cerveja e também receber a avaliação de profissionais da área.

Agradecer a todos os presentes pela participação nesse projeto e em breve teremos mais."

Venha para a ACervA Mineira, associe-se!

👉https://acervamineira.com.br/como-se-associar

#inctleveduras #levedurasbrasileiras #cervejaartesanal
#acervamineira

Roteiro Gastronômico

 

“Caminhando pela História” leva turistas a mais duas cervejarias artesanais de Juiz de Fora

Por: Setur Juiz de Fora

O projeto “Caminhando pela História” da Secretaria de Turismo (Setur) promoveu visitas guiadas e degustação em duas cervejarias artesanais de Juiz de Fora na última semana. A Cervejaria Gavioli sediou o tour da quinta-feira, 17, e a Cervejaria Hofbauer o da sexta-feira, 18. Ao todo, 23 pessoas participaram das visitas.

A visita à Cervejaria Gavioli foi conduzida pelo mestre cervejeiro Thales Gavioli, que mostrou as etapas da produção das bebidas fermentadas. A Gavioli começou como cervejaria cigana em 2017 e consolidou a própria fábrica em 2019, sempre mantendo a tradição da receita de família. Depois de conhecer a fábrica, os visitantes conheceram os sabores das diversas bebidas no momento da degustação.

Já a visita à Hofbauer foi guiada pelo padre Jonas Pacheco, que contou detalhes sobre a tradição de produzir cervejas nos conventos, costume herdado dos missionários holandeses que chegaram na cidade no final do século 19, enquanto mostrava a estrutura de fabricação da cerveja mais abençoada de Juiz de Fora. Ao final do tour, os visitantes puderam degustar algumas das produções artesanais da Hofbauer, incluindo a receita original que segue a mesma desde a fundação do convento.

Nesta semana, o “Caminhando pela História” segue com visitação guiada por mais duas cervejarias. As vagas são limitadas a 20 pessoas por visita e os ingressos são gratuitos.

Meus grifos: Minas Gerais, diferente de São Paulo e Rio de Janeiro, não é concentrada em sua capital, em termos de cervejarias. Hádiversos polos no estado que merecem ser conhecidos. Entre esses polos, destaca-se o da Zona da Mata, mais precisamente em Juiz de Fora. Cidade incrível, vale a pena conhecer o capricho que os microcervejeiros levam em suas produções. Cervejarias como Antuérpia, BR040/Profana, Mr. Tugas, Timboo, Hofbauer, Gavioli, Bravo Beer, Carioca do Brejo, Barbante, são algumas das beldades a serem conhecidas. Trata-se de um roteiro cervejeiro imperdível.

Saiba mais em: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=84683

#pelosatelite #avecesarco #turismocervejeiro

domingo, 20 de outubro de 2024

Cerveja de Fonio Brewgooder


 Cerveja de fonio entra na linha de produção da agroindústria escocesa

Por Don Tse, para a Forbes

Vai a Edimburgo? Não deixe de conhecer o ambicioso projeto da Brewgooder, que fez parceria com produtores de Guiné que cultivam o ancestral grão africano

“Quando começamos a Brewgooder em 2016, nossa missão era usar a cerveja para construir um mundo melhor”, diz Alan Mahon, fundador da marca de cerveja escocesa, com sede em Edimburgo, a capital do país. “Ao longo dos anos, geramos oportunidades desde o Reino Unido até diferentes partes do mundo”.

Por meio da Brewgooder Foundation, a Brewgooder estima que impactou mais de 150 mil pessoas, principalmente com iniciativas de água potável. Em 2018, a cervejaria se tornou a primeira da Escócia a receber a certificação B-Corp, que atesta que uma empresa está atendendo a altos padrões de desempenho verificado, responsabilidade e transparência em fatores como benefícios a funcionários e doações.

Agora, os esforços sociais da Brewgooder incluem ingredientes de comércio justo, o chamado fair trade. A cervejaria está começando a produzir sua primeira cerveja integralmente com fonio, um grão africano ancestral e possivelmente o primeiro cereal cultivado.

Ela é, também, a primeira cervejaria a colocar a bebida de fonio em portfólio permanente. Outras iniciativas com o grão sempre foram ações pontuais, para um festival, por exemplo. A Brewgooder já havia usado o ingrediente como parte de uma colaboração com a cervejaria Brooklyn Brewery de Nova York, que auxilia outras cervejarias ao redor do mundo para promover o fonio.



Com a decisão, a Brewgooder planeja produzir entre 200 mil e 300 mil litros de Fonio Session IPA por ano, volume capaz de envasar de 560 mil e 845 mil latas de 355 ml. A cervejaria escocesa estima que a nova cerveja contribuirá anualmente com 2 milhões de libras esterlinas (R$ 14,7 milhões na cotação atual) para a economia de comércio justo, o chamada fair trade.

 Para produzir essa quantidade, a cervejaria precisou estabelecer uma nova cadeia de suprimentos destinada a garantir o acesso ao grão. Trabalhando com a Fairtrade Africa, a Fairtrade Foundation UK e a Flocert, a Brewgooder está produzindo a Fonio Session IPA, a partir dos grãos cultivados pelo Groupement des Producteurs de Fonio au Foutah (Grupo de Produtores de Fonio de Fouta), uma cooperativa agrícola de Guiné, que inclui 67 agricultores. Guiné, que foi colônia do Império Francês até 1958, é um país africano minúsculo, de 246 mil km2 e 14 milhões de habitantes, quase a mesma população da cidade de São Paulo.

 Com a ajuda da nova cerveja e da nova cadeia de suprimentos, os agricultores poderão produzir até dez vezes mais fonio do que atualmente, impactando não apenas as fazendas, mas também as comunidades ao seu redor. Foutah, ou Fouta Djallon, é uma região montanhosa na Guiné, conhecida por sua rica biodiversidade e diversidade cultural. Justamente por causa do fonio, ela é considerada um importante centro agrícola.

 A Brewgooder também fez parceria com a Terra Ingredients, de Minneapolis, e a Michigan State University, nos EUA, para ajudar a cooperativa de fonio a melhorar os sistemas de sementes, fortalecer a inclusão de gênero e aumentar a qualidade das colheitas.

Sobre o Fonio

O fonio é um grão ancestral africano, considerado um superalimento. Ele é livre de glúten e é rico em proteínas e nutrientes importantes para a saúde.

O fonio é um dos cereais mais antigos utilizados pelo homem, com registros de cultivo que remontam a cerca de 5000 a.C. na África. Ele é cultivado principalmente na África Ocidental e é conhecido por seu sabor suave e textura cremosa.



Leia mais em: https://forbes.com.br/forbesagro/2024/10/cerveja-de-fonio-entra-na-linha-de-producao-da-agroindustria-escocesa/ 

 

 

 

Oktoberfest 2024

 Onde estão as principais Oktoberfests no Brasil?


A festa cervejeira mais famosa do mundo, a Oktoberfest, inicia-se na verdade em setembro, e o seu principal evento ocorre todos os anos em Munique, na Alemanha. A festa foi um acontecimento especial ocorrido no ano de 1810, para comemorar o casamento real do Principe Luís I, futuro rei da Baviera com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. O evento, que contou com a participação dos moradores de Munique durou dias. Além das tradicionais cervejas da Escola Alemã, houve muita música e até corridas de cavalos. A felicidade foi tanta que a Oktoberfest se tornou um marco na cultura germânica e foi replicada ao redor do mundo.



No Brasil, terceiro maior consumidor de cervejas no mundo, não ficou para trás. Em terras brasileiras, a mais tradicional Oktoberfest está em Blumenau. Inaugurada em 1984, conta com a presença de mais de 100 mil participantes, e para 2024 está marcada para ocorrer de 09 a 24 de outubro. (Outro local interessantíssimo de conhecer é o Tirolerfest, localizado na cidade de Treze Tílias.)



Em Belo Horizonte, as mais conhecidas são a Oktoberfest Beagá, que ocorre no Parque de Exposições do Expominas, no Bairro Gameleira. Ainda na Região Metropolitana, há a UAIOktoberfest que ocorre mais precisamente na cidade de Nova Lima e conta com mais de 40 cervejarias. Outros eventos acontecem em bares, restaurantes e microcervejarias locais.



No Rio de Janeiro, a Oktoberfest toma lugar em vários pontos turísticos da cidade, convidando diversos públicos de várias partes do país. Outro evento de mesma magnitude é o tradicional Mondial de La Bière, também celebrado na capital fluminense. Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a Oktober da cidade real de Petrópolis.



Em São Paulo, a Prefeitura não deixou a São Paulo Oktoberfest para trás. Tratou de chamar para si a responsabilidade de unir paulistanos, paulistas e outros estados no Parque Villa-lobos para manter a tradição cervejeira em pauta.



E você, conhece alguma Oktoberfest na sua região? Cite nos comentários. Faremos questão de incluí-la nesse breve artigo.

Saiba mais em:

https://oktoberfestblumenau.com.br/

https://tirolerfest.com.br/

https://www.instagram.com/oktoberfestpetropolis/

https://www.novalima.mg.gov.br/cidadao/noticias/vem_ai_a_uaiktoberfest_2024_festa_da_cerveja_artesanal_de_nova_lima

https://saopaulooktoberfest.com.br/

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Evandro Zanini e Cervejam


Resumo do processo de produção de cerveja em 1 minuto: Mestre Cervejeiro Evandro Zanini explica

Por meio da Cervejam, Evandro cita os ingredientes, suas características e funções básicas para a produção de uma boa cerveja artesanal. Rápido e direto, o vídeo a seguir é bem legal para aqueles que querem saber mais sobre uma boa cerveja.

Cheers!





quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Mondial de La Bière 2024

 


Mondial de La Bière 2024, no Rio de Janeiro

O Mondial de la Bière é o maior festival de cervejas artesanais e entretenimento da América, realizado desde 1994 em Montreal e com edições anuais no Brasil desde 2013



Com crescimento exponencial, anualmente reunimos milhares de visitantes e centenas de marcas presentes no evento. Em 2024, o Mondial chega a sua 11ª edição em solo carioca, com mais de 60 mil visitantes apaixonados e 260 cervejarias participantes, além de gastronomia, música e diversas ativações, garantindo a experiência completa de um festival. 

Serão mais de 1500 marcas de cervejas nacionais e internacionais. O evento será no Pier Mauá, como ocorreu no passado, na Avenida Rodrigues Alves, 10. Os ingressos de sábado estão esgotados. Os convites possuem algumas categorias que mercem a sua atenção, conforme destaca-se abaixo.

✦ Categoria Experiência Colecionável (Lote Promocional): Ingresso com direito a 01 copo exclusivo da edição, 01 tirante porta-copo especial da pré-venda e um cartão cashless personalizado. Comprando nesta categoria, o visitante já adquiri o cartão Mondial, sem necessidade da compra deste por R$ 5,00. Este lote possui poucas unidades. Retirada dos itens na entrada do festival.

✦ Cervejeiro Solidário: Ingresso com valor reduzido, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível no acesso do evento.

- Ambas as categorias dão direito a caldereta de vidro, copo tradicional do festival com marcação de 100 e 200ml para degustação durante evento.
- É necessário a comprovação do direito ao benefício meia-entrada na entrada do evento.
- Confira o regulamento completo e horários no FAQ








ACervA Carioca 18 anos


ACervA Carioca Completa 18 anos com louvor

Abaixo retransmito as palavras do cervejeiro Leonardo Botto (Botto Bar), extraídas do Facebook, em 10.10.2024:

"Hoje é um dia histórico para Cerveja Artesanal do Brasil. E digo isso com muita humildade, ou medo de parecer arrogante.

Há exatos 18 anos, no @aconchegocariocarj , 18 cervejeiros artesanais caseiros fundaram a @acerva.carioca , pioneira, a primeira Associação de Cervejeiros Artesanais com a proposta de multiplicar conhecimentos e trabalhar em prol do desenvolvimento da Cultura Cervejeira em nosso país.
De encontros semanais não demorou pra que nascessem os primeiros concursos cervejeiros, os eventos, e num piscar de olhos se expandisse pra outros Estados e ajudando no nascimento das ACervAs Paulista, Mineira, Gaúcha, Catarinense, Baiana e outras, semeando e abrindo caminho pra formação do Mercado Cervejeiro Brasileiro como vemos hoje.

Sem as ACervAs não teríamos público consumidor, não teríamos cervejeiros, não teríamos nossas cervejarias artesanais, distribuidores, bares especializados, produtores de moda cervejeira, nada, nada. Ou melhor, nada da forma como temos, pois certamente avançaremos de alguma outra forma, que melhor ou pior nunca saberemos, mas a importância da ACervA Carioca para tirar da inércia uma ideia, uma paixão, e ajudar na criação do nosso Mercado Cervejeiro Nacional é única, pioneira e inquestionável.

Muito orgulho de ter sido um destes 18 cervejeiros sonhadores e fundadores da primeira ACervA do Brasil, da qual fui Presidente por três mandatos e Diretor por outras tantas vezes. Hoje começa o Mondial de La Bière Br, que ouço dizer que só existe por um tempo antes ter nascido a ACerva.

Assim desejo um brinde a todas as ACervAs e Cervejeiros Artesanais do Brasil, especialmente a ACervA Carioca, desejando sucesso e que continue brilhantemente seu trabalho na difusão da Cultura Cervejeira.
Um brinde, Saúde, Tim Tim, Prost, Cheers".


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