REGULAMENTO DO IX CONCURSO NACIONAL DAS ACERVAS
1. SOBRE O CONCURSO
1.1 O Concurso Nacional das Associações de Cervejeiros Artesanais (ACervAs) do Brasil é um concurso sem fins lucrativos, que tem por objetivo principal promover e valorizar a cultura cervejeira no país.
1.2 O concurso tem por objetivo divulgar o trabalho das ACervAs e promover a integração dos associados de todo o país.
1.3 O concurso também visa melhorar continuamente o nível técnico dos cervejeiros, a qualidade das cervejas caseiras e dos juízes de cerveja em todo o país.
2. SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR
2.1 Todos os membros de qualquer ACervA do Brasil, com o pagamento em dia com a associação, estão convidados a participar do IX CONCURSO NACIONAL DAS ACERVAS.
2.2 Um único cervejeiro, membro da ACervA, poderá realizar apenas uma única inscrição de forma individual e não poderá realizar sua inscrição mais de uma vez. Apenas uma inscrição pelo número do CPF do associado será permitida no concurso.
2.3 O Cervejeiro caseiro membro da ACervA, deverá estar com o pagamento em dia com a sua associação para realizar a sua inscrição pelo site da ACervA Baiana. Cada ACervA será responsável de enviar os nomes dos associados em dia com o pagamento.
2.4 O cervejeiro poderá realizar a inscrição de apenas uma amostra, em único estilo de cerveja, não podendo realizar a inscrição de mais de uma amostra e nem em mais de um estilo de cerveja.
2.5 A inscrição de cervejas pelos juízes e auxiliares do concurso será permitida, desde que os juízes e auxiliares não julguem ou sirvam a categoria para qual se inscreveram.
2.6 O não cumprimento das regras estabelecidas para a inscrição no concurso levará a desqualificação da inscrição e do participante, que não terá direito a reembolso da taxa de inscrição.
3. SOBRE OS TIPOS DE GARRAFAS ACEITAS
3.1 Os participantes devem enviar as suas cervejas em garrafas de 300, 310, 355, 500 e 600 ml, que devem ser obrigatoriamente na cor âmbar. – ANEXO A
3.2 As únicas garrafas com relevo permitidas serão as nacionais do padrão comercial de 300 ml com a inscrição “AMBEV” e de 600 ml com a inscrição “CERVEJA”.
3.3 Todas as garrafas devem estar limpas, sem cola, tinta, inscrições (de cervejarias) gravadas ou outros rótulos que não sejam os rótulos requisitados por esta competição.
3.4 Garrafas estilo swing-top (i.e. Grolsch) não serão permitidas.
3.5 Serão aceitas quaisquer tampas metálicas vendidas comercialmente, com inscrição (por exemplo, cerveja artesanal ou fórmula + cerveja) ou sem, de qualquer cor, desde que não identifique o cervejeiro inscrito. – ANEXO B
3.6 Garrafas que não respeitem os requisitos listados serão automaticamente desqualificadas, e não terão direito a reembolso da taxa de inscrição.
3.7 As garrafas devem ser enviadas etiquetadas (prender a etiqueta em cada garrafa com elástico) com o modelo de etiqueta padrão “BJCP”1. - ANEXO C
4. SOBRE A QUANTIDADE DE GARRAFAS NECESSÁRIAS
4.1 Os participantes devem enviar 04 (quatro) garrafas de 300, 310 e 355 ou 03 (três) garrafas de 500 ou 600ml para a cerveja inscrita na competição.
5. SOBRE A RECEPÇÃO E CONTROLE DAS AMOSTRAS
5.1 A Organização nomeará uma Equipe Técnica que irá receber as cervejas previamente inscritas e verificará as inscrições de acordo com os documentos referidos.
5.2 A equipe técnica verificará a classificação das amostras.
5.3 A equipe técnica deverá armazenar as amostras em condições de temperatura e de ambiente que garantam uma boa conservação das cervejas apresentadas ao Concurso.
5.4 Após o controle efetuado, baseando-se nos documentos de inscrição, a equipe técnica verificará a exatidão das inscrições em cada cerveja.
6. SOBRE O ENDEREÇO PARA ENVIO
MULTIPLA ENGENHARIA
A/C MAURÍCIO SALES – IX CONCURSO NACIONAL DAS ACERVAS
Rua André L. R. da Fonte, 11 - EMPRESARIAL MONTERREY Galpão 01
Pitangueiras, Lauro de Freitas - BA
CEP: 42700-000
7. SOBRE A TAXA DE INSCRIÇÃO
7.1 O valor da inscrição é de R$50,00 (cinquenta reais) para os associados com o pagamento em dia com a sua associação.
7.2 Para o pagamento da taxa de inscrição, o associado deverá realizar previamente a sua inscrição pelo site da ACervA Baiana www.acervabaiana.com.br e estar em dia com a sua ACervA.
O padrão de etiqueta “BJCP” pode ser encontrado em: http://www.bjcp.org/intl/Bottle-PT.pdf ou http://www.bjcp.org/docs/BJCP_BottleID.pdf
8. SOBRE OS PRAZOS
8.1 As inscrições serão abertas às 08 horas e 00 minutos do dia 01 de setembro de 2014 (segunda-feira) e serão encerradas, impreterivelmente, às 20 horas e 59 minutos do dia 31 de outubro de 2014 (sexta-feira).
8.2 As inscrições serão realizadas através do site da AcervA Baiana www.acervabaiana.com.br.
8.3 As ACervAs de cada estado deverão enviar uma lista com os seus associados até a data limite de 29 de agosto de 2014 (sexta-feira). Nomes enviados após essa data poderão realizar sua inscrição, desde que tenha inscrições disponíveis, e terão seu nome incluído em nosso sistema em até 24 horas do recebimento do aviso da ACervA para realizar a sua inscrição.
8.4 A data para o recebimento das cervejas é a partir das 08 horas e 00 minutos do dia 20 de outubro de 2014 (segunda-feira) até às 17 horas e 00 minutos do dia 14 de novembro de 2014 (sexta-feira), sendo que o participante deve ter efetuado a inscrição e o pagamento previamente no site da ACervA Baiana www.acervabaiana.com.br.
8.5 As amostras que chegarem antes das 08 horas e 00 minutos do dia 20 de outubro de 2014 (segunda-feira) não poderão ser armazenadas em temperatura e ambiente adequados, sendo seu armazenamento em condições de temperatura e de ambiente adequados, realizado após essa data até o dia do concurso.
8.6 Não serão aceitas cervejas inscritas pelo site após ás 20 horas e 59 minutos do dia 31 de outubro de 2014 (sexta-feira) e o participante não terá direito a reembolso da taxa de inscrição.
8.7 Não serão aceitas cervejas recebidas após ás 17 horas e 00 minutos do dia 14 de novembro de 2014 (sexta-feira) e o participante não terá direito a reembolso da taxa de inscrição
8.8 Cervejas trazidas nos dias do encontro não serão aceitas.
8.9 A organização não se responsabilizará por garrafas extraviadas e/ou danificadas no processo de envio, antes de sua chegada ao destino.
9. SOBRE COMO SE INSCREVER E REALIZAR O PAGAMENTO
9.1 O processo de inscrição e pagamento devem ser realizados pelo site da ACervA Baiana www.acervabaiana.com.br em um formulário específico disponibilizado no site.
9.2 Um único cervejeiro poderá realizar apenas a sua inscrição de forma individual e não poderá realizar mais do que uma inscrição, e não poderá realizar sua inscrição mais de uma vez.
9.3 O cervejeiro poderá realizar a inscrição de apenas uma amostra, em único estilo de cerveja, não podendo realizar a inscrição em mais de uma amostra e nem em mais de um estilo de cerveja.
9.4 Todos cervejeiros inscritos deverão ser maiores e ter mais do que dezoito anos.
10. SOBRE AS CATEGORIAS E LIMITAÇÕES PARA AS AMOSTRAS
10.1 A inscrição neste Concurso pressupõe o conhecimento e aceitação plena das regras aqui contidas pelo candidato.
10.2 Para manter a qualidade do julgamento das cervejas inscritas, o número de inscrições será limitado em 400 (quatrocentos) amostras em sua totalidade. Caso o número de inscrições atinja esse número antes da data-limite para as inscrições, um aviso será devidamente publicado no site da ACervA Baiana e as inscrições poderão ser encerradas. Neste caso, à medida que existam desqualificações, novas inscrições poderão ser abertas a critério da comissão organizadora e com a devida publicação no site da AcervA Baiana - www.acervabaiana.com.br.
10.3 A competição seguirá baseada nos critérios de avaliação do Beer Judge Certification Program (BJCP), sendo que todos os estilos do Guia de Estilos do BJCP poderão ser enviados, conforme as Diretrizes de Estilos do BJCP (http://www.bjcp.org/intl/2008styles-PT.pdf).
11. SOBRE O JÚRI
11.1 Os membros do Júri serão selecionados em função da sua capacidade reconhecida no mundo da cerveja e avaliarão todas as cervejas em prova cega.
11.2 Os júris são constituídos, majoritariamente, por jurados BJCP, mestres cervejeiros, cervejeiros caseiros, sommeliers e profissionais da área com notório saber.
11.3 As notas de cada Presidente de mesa são contabilizadas na avaliação da amostra, com um peso igual às restantes notas atribuídas pelos outros membros de sua mesa.
12. SOBRE O FUNCIONAMENTO DO JÚRI
12.1 Antes da prova, as fichas de anotação serão distribuídas e deverão referir o número do Jurado e a sua assinatura. Os Jurados verificam ou completam, se necessário, as indicações da respectiva ficha.
12.2 Os copos nos quais são apresentadas as amostras serão do tipo internacional normalizado e deverão ser cuidadosamente lavados, enxaguados e secos após cada utilização.
12.3 As sessões serão organizadas em categorias previamente estabelecidas, de acordo com os estilos e número de amostras, em grupos de 02 (dois) a 04 (quatro) jurados por mesa e de forma em que cada sessão não exceda 12 (doze) amostras cada, havendo sempre uma pausa entre elas.
12.4 Cada cerveja é provada individualmente e não comparativamente.
12.5 Após a análise sensorial da amostra, cada jurado marca, em cada linha da ficha, a descrição correspondente à apreciação da característica em causa.
12.6 Após a pontuação de todas as amostras, será realizada uma rodada final para determinar as ganhadoras do concurso, com todas as cervejas com maior pontuação de todas as categorias.
12.7 O julgamento acontecerá nos dias 20 (vinte) e 21 (vinte e um) de novembro de 2014, no hotel Deville2, e não poderá ser assistido pelo público, e terá acesso restrito aos juízes, auxiliares, ajudantes e comissão organizadora do concurso.
13. SOBRE A AVALIAÇÃO
13.1 A avaliação respeitará os critérios técnicos do BJCP, que deverá constituir-se na única fonte de referência a ser utilizada.
13.2 A avaliação seguirá a estrutura de competição do BJCP.
13.3 A avaliação de todas as cervejas considerará apenas a codificação das garrafas em conjunto com as informações de estilo prestadas pelo cervejeiro, sem qualquer identificação do competidor pelos jurados (degustação às cegas).
14. SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
14.1 Cada jurado deverá avaliar as cervejas que lhe couberem, atribuindo os seguintes critérios de pontuação, em números inteiros:
a) De 01 (um) ponto a 03 (três) pontos para aparência;
b) De 01 (um) ponto a 12 (doze) pontos para aroma;
c) De 01 (um) ponto a 20 (vinte) pontos para sabor;
d) De 01 (um) ponto a 05 (cinco) pontos para sensação na boca, “mouthfeel” e;
e) De 01 (um) ponto a 10 (dez) pontos para impressão geral, totalizando o valor máximo de 50 pontos possíveis.
14.2 A avaliação de cada jurado será calculada por meio do somatório dos pontos de cada quesito. A nota final de cada cerveja será a média estabelecida pelos jurados, não sendo necessariamente a média aritmética.
14.3 Na Ficha de Avaliação de cada cerveja, além do espaço destinado à atribuição de pontuação, haverá um espaço destinado para comentários. O registro de comentários do avaliador é facultativo.
14.4 A identificação do avaliador na ficha de avaliação é obrigatória.
14.5 Quaisquer decisões tomadas pelos organizadores da competição são finais não cabendo qualquer espécie de recurso.
15. SOBRE O RESULTADO
15.1 Serão premiadas com troféus as 3 (três) primeiras cervejas escolhidas pelos juízes em uma rodada final (Best of Show), entre as cervejas com maior pontuação em cada categoria.
15.2 Para o recebimento de certificados serão utilizadas as seguintes pontuações:
Ouro – 38-50 pontos
Prata – 30-37 pontos
Bronze – 25-29 pontos
2 Hotel Deville - R. Passárgada s/n - Itapuã Salvador, BA
15.3 Para critério de desempate, em cada categoria, será adotada a forma de descarte sucessivo, até que se efetive cada caso de desempate, das menores pontuações de cada critério, obedecendo a seguinte ordem: Aparência, Sensação na Boca (mouthfeel), Impressão Geral, Aroma e Sabor.
15.4 O Corpo de Jurados é livre e soberano em sua avaliação, não cabendo contestação de qualquer natureza subjetiva por parte dos concorrentes.
15.5 O resultado será anunciado durante a festa do IX ENCONTRO NACIONAL DAS ACERVAS, que acontecerá no dia 22 de novembro de 2014 (sábado) no hotel Villa da Praia3.
16. SOBRE A PREMIAÇÃO
16.1 Os vencedores receberão da Comissão Organizadora troféus e certificados a título de premiação.
16.2 Eventualmente, outros prêmios poderão ser oferecidos a critério de patrocinadores ou terceiros, de forma voluntária.
16.3 Prêmios fornecidos por patrocinadores poderão surgir no decorrer do evento. Contudo, não deve haver expectativa em relação a estes pelos participantes no momento da inscrição, pois este não é o objetivo principal definido pelos organizadores da competição. Caso existam, as regras para a sua concessão serão de conhecimento público por meio da divulgação no site.
17. SOBRE AS FICHAS DE AVALIAÇÃO
17.1 As fichas de avaliação serão enviadas por meio de endereço eletrônico para os participantes após o fechamento do evento, que se dará no prazo de até 60 (sessenta) dias após a competição. As fichas de avaliação são do BJCP e estarão escritas em português, castelhano ou inglês.
18. SOBRE AS RECEITAS DAS CERVEJAS
18.1 Não é necessário enviar a receita da cerveja inscrita na competição.
19. SOBRE DESQUALIFICAÇÕES
19.1 Inscrições que não estiverem de acordo com as regras listadas neste regulamento serão desqualificadas.
20. CASOS OMISSOS
20.1 A comissão organizadora reserva a si o direito de deliberar sobre os casos omissos neste regulamento, tendo poder decisório terminativo.
Hotel Villa da Praia - Rua da Brisa, 268 - Itapuã Salvador – BA
21. DICAS PARA ENVIO
21.1 Empacote suas cervejas cuidadosamente em uma caixa, preferencialmente rígida. Forre o interior da caixa com plástico. Qualquer tipo de plástico pode ser utilizado, no entanto, o plástico-bolha é o ideal. Separe suas garrafas dentro da caixa com material apropriado, de forma a evitar que elas colidam umas com as outras dentro da caixa fechada. Abrigue as garrafas da luz e procure um serviço de envio que privilegie a rapidez e o cuidado no manuseio. Não se esqueça de identificar o conteúdo como frágil.
21.2 A equipe de organização do evento entrará em contato com o participante caso a embalagem contenha garrafas com avarias e/ou com perda de líquido, para que se possa organizar um reenvio das amostras.
22. ENDEREÇOS ELETRÔNICOS IMPORTANTES
22.1 Página oficial da ACervA Baiana: http://www.acervabaiana.com.br
22.2 Página oficial BJCP: http://www.bjcp.org/index.php
22.3 Facebook página ACervA Baiana e Twitter ACERVA_BAIANA
22.4 Hotel Deville: www.deville.com.br
22.5 Villa da Praia: www.villadapraia.com.br/
23. DISPOSIÇÕES GERAIS
23.1 As decisões da COMISSÃO ORGANIZADORA são definitivas e irrecorríveis, cabendo aos participantes acatarem, uma vez que têm pleno conhecimento deste regulamento e deram concordância no ato da inscrição.
24. SOBRE USO DE MARCAS E LOGOTIPOS
24.1 É vedado, a qualquer tempo, o uso do nome, marca e logotipo da ACervA, bem como deste Concurso, para promoção, publicidade ou qualquer atividade comercial, sem que haja o expresso consentimento da referida Associação através de sua Diretoria.
24.2 É vedado, a qualquer tempo, a utilização da marca e logotipo do IX Concurso Nacional das ACervAs para a promoção de cervejas premiadas, que desejem ser comercializadas após o concurso, sem que haja o expresso consentimento da referida Associação através de sua Diretoria.
Comissão Organizadora:
Adriano Bovo Mendonça – Coordenador do IX Concurso Nacional das ACervAs
Marcos Hoffmann – Coordenador geral do IX Encontro Nacional das ACervAs
Bernardo Bomfim Lepikson – Presidente da ACervA Baiana
Martin Caldentey – Tesoreiro da ACervA
Luis Filipe Freitas da Silva de Jesus – Coordenador de Eventos do IX Encontro Nacional das ACervAs
Maurício Andrade Sales – Coordenador Técnico do IX Encontro Nacional das ACervAs
Olivalter Santos Pergentino de Andrade - Coordenador Técnico do IX Encontro Nacional das ACervAs
Marcus Vinicius Rodrigues Drumond – Auxiliar do IX Encontro Nacional das ACervAs
Salvador (BA), 04 de agosto de 2014.
ANEXO A
Tipos de garrafas permitidas:
Garrafas de 300, 310, 330 (enviar 04 garrafas)
Garrafas de 500 e 600 ml (enviar 03 garrafas)
ANEXO B
Algumas das Tampas permitidas (sem inscrição, ou com inscrição cerveja artesanal ou fórmula da cerveja)
ANEXO C
Como prender a etiqueta na garrafa com elástico.
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