segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Roteiro Gastronômico

 

“Caminhando pela História” leva turistas a mais duas cervejarias artesanais de Juiz de Fora

Por: Setur Juiz de Fora

O projeto “Caminhando pela História” da Secretaria de Turismo (Setur) promoveu visitas guiadas e degustação em duas cervejarias artesanais de Juiz de Fora na última semana. A Cervejaria Gavioli sediou o tour da quinta-feira, 17, e a Cervejaria Hofbauer o da sexta-feira, 18. Ao todo, 23 pessoas participaram das visitas.

A visita à Cervejaria Gavioli foi conduzida pelo mestre cervejeiro Thales Gavioli, que mostrou as etapas da produção das bebidas fermentadas. A Gavioli começou como cervejaria cigana em 2017 e consolidou a própria fábrica em 2019, sempre mantendo a tradição da receita de família. Depois de conhecer a fábrica, os visitantes conheceram os sabores das diversas bebidas no momento da degustação.

Já a visita à Hofbauer foi guiada pelo padre Jonas Pacheco, que contou detalhes sobre a tradição de produzir cervejas nos conventos, costume herdado dos missionários holandeses que chegaram na cidade no final do século 19, enquanto mostrava a estrutura de fabricação da cerveja mais abençoada de Juiz de Fora. Ao final do tour, os visitantes puderam degustar algumas das produções artesanais da Hofbauer, incluindo a receita original que segue a mesma desde a fundação do convento.

Nesta semana, o “Caminhando pela História” segue com visitação guiada por mais duas cervejarias. As vagas são limitadas a 20 pessoas por visita e os ingressos são gratuitos.

Meus grifos: Minas Gerais, diferente de São Paulo e Rio de Janeiro, não é concentrada em sua capital, em termos de cervejarias. Hádiversos polos no estado que merecem ser conhecidos. Entre esses polos, destaca-se o da Zona da Mata, mais precisamente em Juiz de Fora. Cidade incrível, vale a pena conhecer o capricho que os microcervejeiros levam em suas produções. Cervejarias como Antuérpia, BR040/Profana, Mr. Tugas, Timboo, Hofbauer, Gavioli, Bravo Beer, Carioca do Brejo, Barbante, são algumas das beldades a serem conhecidas. Trata-se de um roteiro cervejeiro imperdível.

Saiba mais em: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=84683

#pelosatelite #avecesarco #turismocervejeiro

2 comentários:

  1. Roteiro incrível, em uma cidade também incrível. Jorge Bastos, JF/MG

    ResponderExcluir
  2. É um roteiro que pode ser unir ao Roteiro da Estrada Real. Seria uma ideia interessante. Carolina Oliveira. BH|MG

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics