sábado, 20 de dezembro de 2025

Katia Jorge

 

Kátia Jorge: O setor cervejeiro perde uma ícone na maestria em produzir cervejas

Quem conheceu Katia Jorge, sabe o quão especial era ela. Super alto astral, atenciosa e proativa. Fui pego de surpresa, quando Fabiana Arreguy comunicou nas redes sociais que ela deixou esse mundo, jovem, aos 62 anos. Liguei para a Fabi, que estava arrasada. Eu também. Fiquei atônito e perplexo. 

A foto acima, marca um momento importante em minha vida com a presença dessa grande mestre: a realização do I Concurso de Cervejas da Artesamalt, ao qual fui um dos organizadores e ela jurada convidada. Na foto acima estão: sua grande amiga (estou para dizer que é uma irmã do coração) Cilene Saorin, Sr. Werner Emmel, Danilo Mendes, o mestre cervejeiro Evandro Zanini, Henrique Oliveira, Leo Botto e Katia Jorge.

Consultando brevemente o seu perfil na plataforma LinkedIn, Kátia foi formada em Química e Engenharia Química. Foi Mestre Cervejeira, Mestre em Bioquímica e Doutora em Ciência de Alimentos, além de ter sido Sommelier de Cerveja e ter MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Katia Jorge entrou no universo cervejeiro desde os anos 1980, estudando no Brasil e na Alemanha. Iniciou sua carreira na VLB Berlin como Pesquisadora Convidada. Trabalhou para um grande grupo cervejeiro no Brasil. Prestou serviços de consultoria em Tecnologia Cervejeira, fui instrutora de cursos de Sommelier em escolas de renome como a ESCM/Döemens Akademie e foi instrutora de cursos de Tecnologia Cervejeira  na WBA - World Brewing Academy. Atuou como jurada em diversos concursos cervejeiros e sustentou a Cobracem - Associação Brasileira do Profissionais de Cerveja e Malte, com Cilene Saorin. Marcas como Devassa, Gattopardo e muitas outras cervejarias fizeram parte de sua grande obra. Em 2013, eu a agradeci em meu livro, Brasil Beer - O Guia de Cervejas Brasileiras, em suas duas edições, por ter apreciado o conteúdo.


Katia treinou mais de 5 mil pessoas em tecnologia cervejeira e análise sensorial, ou seja, ela ajudou muita gente e deixou um grande legado. Os últimos 10 anos na empresa Flavour Activ Ltd. trouxeram à cervejeira muitos desafios, bem como muitas histórias de sucesso como Diretora Regional de Vendas.

Sentiremos muito a sua falta, mestre. Você deixar muita saudade. Registro aqui o meu gesto de gratidão. Com Deus, Katia!


Saiba mais: Kátia Jorge - Conhecimento cervejeiro sem fronteiras - Revista da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics