Heineken lança nova tecnologia do WhatsApp que troca as
notas de voz por conversas reais durante uma cerveja
Mais de nove bilhões de notas de voz são enviadas todos os
dias, o que significa que se tornaram um novo símbolo global de distração
digital
Elas estão ficando mais longas, mais unilaterais e matando a
arte da conversa – cerca de 76% das pessoas no mundo dizem que as notas de voz
tendem a ser egocêntricas e mais da metade até sente que elas estão
substituindo conexões na vida real.
Em continuidade a campanha "Social off Socials", em um novo piloto tecnológico, a Heineken® criou um bot do
WhatsApp na tentativa de transformar longos monólogos de notas de voz em
conversas reais. Usuários de aplicativos que recebem notas de voz com duração
de três minutos ou mais podem trocá-las por uma cerveja grátis – e isso também
vem com recomendação de bares locais para experimentar. Todos nós já recebemos mensagens de voz que – em vez de
oferecer uma atualização rápida – se transformam em mini podcasts que parecem
durar uma eternidade.
No mundo cada vez mais digital em que vivemos, as notas de
voz estão se tornando mais uma distração que nos incentiva a enterrar a cabeça
nos smartphones em vez de fazer conexões reais. Agora, Heineken®, a defensora
da socialização presencial, lançou uma nova tecnologia do WhatsApp que oferece
um incentivo engenhoso para quem prefere se encontrar e se conectar
pessoalmente, trazendo de volta a arte da conversa presencial.
A tecnologia foi lançada como um piloto no Brasil, onde
dados oficiais da META mostram que os brasileiros enviam quatro vezes mais
notas de voz do que pessoas em qualquer outro país. A tecnologia foi criada após pesquisas globais que
realizaram 14.000 entrevistados e mostraram que, em apenas um ano, a pessoa
média passa quase 150 horas por ano enviando e recebendo notas de voz.
Além de passar uma quantidade significativa de tempo ouvindo
notas de voz, elas também impactam interações sociais reais. Mais da metade
(52%) dos entrevistados sente que as notas de voz estão substituindo as
interações na vida real, subindo para 60% entre a Geração Z. Quase metade
(49%), por sua vez, admite passar noites inteiras enviando notas de voz para um
amigo em vez de se encontrar pessoalmente, mesmo que 54% digam ter suas
conversas mais gratificantes cara a cara.
A plataforma global de dados e inteligência de negócios
Statista relatou, em dados inovadores, que 9,4 bilhões de notas de voz do
WhatsApp são enviadas todos os dias (equivalente a cerca de 3,4 trilhões ao
longo do ano inteiro). Em comparação com 2024, sua frequência aumentou 7% e a
duração aumentou 8%.
“Nossos dados sugerem que as notas de voz não estão apenas
crescendo em frequência, mas também em duração. Com quase 9,5 bilhões de notas
de voz enviadas diariamente só pelo WhatsApp (em comparação com 7 bilhões em
2022), é evidente que as mensagens de voz estão transformando a forma como nos
comunicamos ao redor do mundo e assumindo um papel mais proeminente ao lado das
interações presenciais tradicionais". Stacy Jo Dixon, especialista em mídias sociais e sociedade, na Statista.
“Assim como todos conhecemos reuniões que 'poderiam ter sido
um e-mail', agora vemos notas de voz que 'Poderiam ter sido um Heineken'. As
notas de voz podem parecer mais pessoais do que ler uma mensagem, mas o que
nossa pesquisa mostra é que precisamos garantir que elas não se transformem em
mini-podcasts, e que estamos tendo conversas bidirecionais, em vez de um
monólogo prolongado. Na Heineken, queremos facilitar para as pessoas
compartilharem momentos de socialização na vida real. Por isso lançamos o bot do
WhatsApp 'Poderia ter sido uma Heineken', incentivando as pessoas a trocarem
longas notas de voz por uma refrescante conversa em dia pessoalmente durante
uma cerveja, é claro." Nabil Nasser, Chefe Global da Marca Heineken®
A tecnologia do WhatsApp 'Poderia ter sido uma Heineken'
está atualmente sendo testada no Brasil, com outros mercados globais previstos
para vir.
Para resgatar a oferta da campanha, usuários do WhatsApp com mais de 18
anos devem encaminhar uma nota de voz recebida, que tem mais de três minutos,
para um bot privado e criptografado. O usuário então receberá uma mensagem
dizendo 'Poderia ter sido uma Heineken', junto com um voucher para uma cerveja
grátis e uma recomendação de bares locais para encontrar o amigo na vida real.
Saiba mais em: Heineken(R) lança nova tecnologia do WhatsApp que troca as notas de voz por conversas reais durante uma cerveja