Uma cerveja puro malte à beira-mar
por Clarimundo Flôres
"Como não beber uma cerveja na praia?" A pergunta, quando eu disse que há muito não usufruía de tal prazer, tem tanto sentido quanto a resposta dada: "as barracas localizadas nas areias só vendem cervejas ruins". Praia, sol, mar, verão, cerveja parecem formar um corpo único, porém vinha perdendo o sentido diante da oferta limitada do último ingrediente descrito. Tal lacuna serviu de espaço para que cinco empreendedores pensassem em criar uma cerveja artesanal, de alta qualidade, voltado ao público praiano. Bingo, vamos a la playa!
Lançada no último verão, a Irada é uma Premiun American Lager (4,5%), leve, refrescante e bem adequada ao que se pretende, ou seja, ser uma ótima cerveja para ser degustada na praia. Vendida por ambulantes que carregam uma mochila estilizada nas costas, a cerveja, nestes quase cinco meses de mercado, fez tanto sucesso nas areias que começa a adentrar recintos fechados e a fincar seus pés em bares sofisticados. Um deles, o Delirium Café, em Ipanema, passou a vender, esta semana, o chope da Irada.
- A ideia era fazer uma cerveja artesanal praiana, pois era um nicho a ser explorado. Não existem rótulos de qualidade sendo vendidos nas areias. Mas também não vamos nos restringir a esta estratégia. Queremos ampliar nosso mercado. Estamos trabalhando aos poucos - disse Felipe Nogueira, um dos sócios da Irada, juntamente com Annelize Hochmann, Pedro e Flávio Largacha e o ator Malvino Salvador.
Aliás, a presença de Malvino na sociedade, que poderia parecer inicialmente um trunfo de divulgação e marketing, foi minimizada por Nogueira.
- Foi importante no início, mas vimos que não era sustentável a médio e logo prazos. Temos de nos garantir na qualidade do produto. O que funciona, nestes casos, é o boca a boca. O Malvino é um cara sensacional, acredita muito no produto, mas é mais um sócio. E assim ele se posiciona. Claro que, quando for necessário e oportuno, a imagem dele poderá ajudar a reforçar a marca, mas não é essencial.
A Irada, além do chope, pode ser encontrada também em garrafa. Nogueira explicou que existe um sistema de entrega em casa. Na área que engloba do Leblon à Barra da Tijuca, o produto pode ser entregue gelado; nas demais, em temperatura ambiente.
O grupo pretende lançar novos rótulos. Pesquisas estão sendo realizadas para acrescentar algo ainda mais praiano à fórmula que deve ser lançada às vésperas do próximo verão.
- Ainda estamos estudando essa questão. Muitas ideias estão surgindo, como uma cerveja com elementos que possam ajudar no bronzeamento, utilizando insumos que tragam essa característica à cerveja. Enfim, são projetos que ainda estamos debatendo internamente - revelou Nogueira.
A Irada é produzida pela microcervejaria Allegra, em Jacarepaguá. Praianamente artesanal, como vem inscrito em seu slogan, a cerveja, dedicada ao Posto 12, no Leblon, é um alento diante da escassa oferta de boas cervejas em nossas praias. Os ambulantes da Irada anunciam sua chegada, em contraponto aos vendedores de mate, alertando: "Olha o malte!". Puro malte à beira- mar torna tudo ainda mais saboroso.
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