Uma cerveja puro malte à beira-mar
por Clarimundo Flôres
Lançada no último verão, a Irada é uma Premium AmericanLager (4,5%), leve, refrescante e bem adequada ao que se pretende, ou seja, ser
uma ótima cerveja para ser degustada na praia. Vendida por ambulantes que
carregam uma mochila estilizada nas costas, a cerveja, nestes quase cinco meses
de mercado, fez tanto sucesso nas areias que começa a adentrar recintos
fechados e a fincar seus pés em bares sofisticados. Um deles, o Delirium Café,
em Ipanema, passou a vender, esta semana, o chope da Irada.
- A ideia era fazer uma cerveja artesanal praiana, pois era
um nicho a ser explorado. Não existem rótulos de qualidade sendo vendidos nas
areias. Mas também não vamos nos restringir a esta estratégia. Queremos ampliar
nosso mercado. Estamos trabalhando aos poucos - disse Felipe Nogueira, um dos
sócios da Irada, juntamente com Annelize Hochmann, Pedro e Flávio Largacha e o
ator Malvino Salvador.
Aliás, a presença de Malvino na sociedade, que poderia
parecer inicialmente um trunfo de divulgação e marketing, foi minimizada por
Nogueira.
- Foi importante no início, mas vimos que não era
sustentável a médio e logo prazos. Temos de nos garantir na qualidade do
produto. O que funciona, nestes casos, é o boca a boca. O Malvino é um cara
sensacional, acredita muito no produto, mas é mais um sócio. E assim ele se
posiciona. Claro que, quando for necessário e oportuno, a imagem dele poderá
ajudar a reforçar a marca, mas não é essencial.
A Irada, além do chope, pode ser encontrada também em
garrafa. Nogueira explicou que existe um sistema de entrega em casa. Na área
que engloba do Leblon à Barra da Tijuca, o produto pode ser entregue gelado;
nas demais, em temperatura ambiente.
O grupo pretende lançar novos rótulos. Pesquisas estão sendo
realizadas para acrescentar algo ainda mais praiano à fórmula que deve ser
lançada às vésperas do próximo verão.
A Irada é produzida pela microcervejaria Allegra, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Praianamente artesanal, como vem inscrito em seu slogan, a cerveja, dedicada ao Posto 12, no Leblon, é um alento diante da escassa oferta de boas cervejas em nossas praias. Os ambulantes da Irada anunciam sua chegada, em contraponto aos vendedores de mate, alertando: "Olha o malte!". Puro malte à beira- mar torna tudo ainda mais saboroso.
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