quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

John Wayne Beer

 Ave Cesar Movies: Comercial de cerveja coloca o astro John Wayne no centro das atenções

tbt: Procurando alguns comerciais de cerveja me deparei com esse antigo comercial da Coors Ligth com o Hollywoodiano John Wayne, que era chegado em um bom Whiskey. Mas cerveja para mim foi uma novidade e uma celebração. Foi uma montagem bacana, levando em consideração a tecnologia da época.

Veja o vídeo a seguir e aproveite, Pelegrino!



Lúpulo no Brasil 2024

 

Lúpulo no Brasil: Perspectivas e Realidades

Foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) o livro “Lúpulo no Brasil: Perspectivas e Realidades”, sob a Organização do engenheiro agrônomo mestre em agrossistemas Stephanie Gomes Kretzer e o especialista Alexander Creuz.

O livro dividido em 5 capítulos, apresenta um diagnóstico da situação atual do cultivo de lúpulo no Brasil; um plano de viabilidade técnica e econômica para plantio comercial do lúpulo; um estudo sobre a estruturação da cadeia produtiva de lúpulo nos principais países produtores; um plano de ação para o futuro da produção de lúpulo no Brasil e; um manual de boas práticas agrícolas para a produção de lúpulo.

História

Curiosamente, segundo dados do próprio livro, o lúpulo já esteve no Brasil no século XIX, por volta de 1860, na região que hoje é o Rio Grande do Sul, trazidas pelo Barão Von Steinberg. Posteriormente no ano de 1868, na região de Petrópolis, as plantações de lúpulo cativaram o ministro da agricultura Joaquim Antão Fernandes leão e o Comendador Antônio José Gomes Pereira Bastos, proprietário de uma importante cervejaria na região. A área de cultivo do lúpulo nesta época contava com aproximadamente 150 plantas que tiveram resultados satisfatórios justamente esses resultados que despertaram o interesse do Comendador Antônio José Gomes Pereira Bastos em uma de suas viagens à França onde seria membro adjunto da exposição Internacional de Paris ele teve contato com importantes cultivadores de lúpulo da Alemanha, Inglaterra e Bélgica, dos quais entre uma conversa e outra conseguiu absorver muito conhecimento para trazer ao Brasil junto com algumas mudas de lucro essas mudas foram destinadas ao ministro da agricultura para que distribuíssem pelas colônias nem porém todos esforços não parecia estar sendo correspondido. Com a seca e calor de verão de 1871, parte grande das plantações morreram. As poucas plantas que restaram foram distribuídas nas regiões de Nova Friburgo hm é em Minas Gerais, mais precisamente na região de Lavras. (Cito essa passagem no Livro Cervejarias Mineiras: da Imigração ao Copo), ainda em produção.

O lúpulo tem sido utilizado na indústria alimentícia e cosmética além da utilização na medicina na culinária e na alimentação animal na indústria alimentícia. 97% do lúpulo produzido no mundo é destinado sobretudo a fabricação de cerveja, pois as resinas (alfa e beta-ácidos) e os óleos essenciais proporcionam cor, amargor, aroma e sabor, além de atuar como conservante natural e estabilizador de espuma.

O cultivo de lúpulo no país tem sido um passo muito importante para o início de uma nova cadeia produtiva do setor agrícola, a qual está iniciando e possui um papel estratégico dentro do mercado cervejeiro brasileiro, que é o terceiro maior produtor do mundo, com produção de 14 bilhões de litros por ano. Essa produção representa cerca de 2% do PIB com um faturamento de R$100 bilhões por ano e geração de 2.7 de empregos. A indústria cervejeira nacional importa 99% de todo lúpulo consumido. No ano de 2020, o Brasil importou mais de 3.200 toneladas de lúpulo, representando um montante de US$57 milhões no período.

Dentre as variedades mais cultivadas de lúpulo entre os produtores no país, atualmente, são as variedades Cascade, Chinook e Columbus. Curiosamente, há a existência do lúpulo Mantiqueira, uma variedade transformada ao acaso no Brasil, em um viveiro localizado em São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo.

O livro, de leitura rápida, é bastante instrutivo para aqueles que deseja conhecer a sua cadeia de valor. Naturalmente, para aqueles de desejam investir, alguns cuidados devem ser tomados, pois a planta necessita de solo e luminosidade adequados para gerar maior capacidade de produção, desenvolvimento e, por consequência, retorno sustentável ao investimento que, por hectare, é considerado alto.

Saiba mais sobre o livro “Lúpulo no Brasil: Perspectivas e Realidades: no link abaixo:

livro_lupulo-no-brasil-perspectivas-e-realidade_baixa_semmarcacao.pdf (www.gov.br)

#pelosatelite  #MAPA  #avecesarco  #lupulo #avecesarbooks

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Whisky Nacional


Whiskies Mineiros tomam conta de paladares aguçados, incrementando o mercado nacional com produções artesanais. Outros estados do Brasil fazem o mesmo.

Minas Gerais vem se destacando ao longo dos últimos 5 anos como um verdadeiro produtor de single maltes de whisky. A sua composição, semelhante aos ingredientes da cerveja, maltes (geralmente misturados em 3 estilos para proporcionar corpo, cor e aromas) e levedura, essa bebida tem encantado consumidores ávidos por uma experiência diferente e artesanal.

Nesse sentido, algumas garrafas vêm sendo apresentadas ao mercado, logo após ao pioneirismo registrado pela Cervejaria Três Lobos, com o seu whisky premiado internacionalmente de mesmo nome.

Nessa sequência, vieram a linha de whiskies da família Lamas, da cidade de Matozinhos, do Leonardo Jacobschild, um advogado americano residente em nossas terras (e que tive a oportunidade de conhecê-lo no Expochaça). também usa a estrutura da Lamas para produzir o seu Honey Whisky que está um tremento sucesso. 


Recentemente, foi lançado na Região Sul do país um destilado de nome Arthur, também um fiel whisky inspirado na história do Rei Arthur, a figura mitológica. Arthur vem do celta ARTWA, “filho do Urso”, que inspirou contos de superação, união, realeza e intrepidez. (Veja o vídeo bem elaborado para o comercial deste single acima.) Aliás, o Sul é um tradicional produtor de whisky em pequena escala, tendo como referência a Union Distillery, localizada no Vale dos Vinhedos. Essa empresa promove visitas guiadas no Município de Bento Gonçalves, incrementando o turismo na região.

Todos os produtos vem sendo elogiados por críticos e amantes da bebida, tanto no Brasil quanto no exterior, por meio de análises de amostras e até participação em concursos, conquistando reconhecimento e prêmios. Os resultados tem sido surpreendentes para o produtores e consumidores, o que demonstra que fazer bem feito é o caminho correto a ser seguido. Trata-se de um ponto relevante e extremamente positivo, num mercado onde essa bebida é, historicamente, afetada pelo excesso de falsificação e de "misturas", ou seja, produtos a base de álcool de cereais e aguardente e que levam malte de whisky em sua composição. Essas práticas são atos que abalam a legitimidade dos whiskies tradicionais.

Espero que venha mais whiskies nobres de nosso estado, que sempre demonstrou ser ao longo dos séculos, um produtor de bebidas versátil, com boas cachaças, cervejas, vinhos e outras bebidas espirituosas. Que outros estados façam o mesmo.

Um brinde!

Saibas mais sobre:

https://www.cervejariatreslobos.com.br/3-lobos-whiskey

https://www.jacobschild.com/

https://arthurwhisky.com.br/

https://uniondistillery.com.br/

#pelosatelite , #avecesarco , #djjonesco , #whiskyartesanal

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Cerveja do Alasca


Cervejaria cria cerveja para companhia aérea do Alasca

A Fremont Brewery desenvolveu uma cerveja para atender a companhia aérea Alaska Airlines. Trata-se de uma cerveja de nome "Cloud Cruiser" ("Cruzador de Nuvens") lançada no estilo IPA, com notas de frutas amarelas e cítricas (como laranja e melão) e que será servida gratuitamente em seus voos para quem está na Primeira Classe e Executiva. Para os demais acessos a cerveja será vendida. 

No rótulo está em destaque um Boeing 737-8 Max, da Alaska Airlines.

Conheça mais sobre essa ousadia cervejeira no vídeo, a seguir:


Grifos meus: os produtos da aviação são sempre interessantes e muita gente gosta, No Brasil, um dos maiores encantos em termos de comidinhas e bebidas de companhias aéreas é a bala de gelatina da Companhia Azul. Cobiçado por crianças de todas as idades (inclui adultos aqui também), é uma pena que esse produto ainda não foi ao comercializado em redes de supermercados. Certamente faria muito sucesso...ou perderia o seu encanto?



#pelosatelite, #avecesarco, #djjonesco, #IPADay, #fremont, #alaska



quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Expansão em cervejarias


Em expansão corrente, o Grupo Turatti compra a Cervejaria 5 Elementos

Do Instragam @onossomeio

O Grupo Turatti (@cervejariaturatti), seguindo o movimento estratégico de expansão das suas operações, adquiriu a renomada Cervejaria 5 Elementos (@5elementoscervejaria).

Com a transação avaliada em R$1,1 milhão, o Grupo assegurou a marca e 100% das receitas da cervejaria, consolidando, assim, sua presença e comprometimento com a qualidade e excelência no segmento de cervejas artesanais. A aquisição representa o segundo investimento do Grupo no setor cervejeiro em menos de um ano, reforçando sua posição como um importante player no cenário nacional.

”Em julho do ano passado, adquirimos a estrutura da cervejaria artesanal Capitosa e agora, com a compra da 5 Elementos, estamos nos consolidando ainda mais como líderes no ramo cervejeiro no Nordeste. Nos próximos 24 meses, planejamos desenvolver novas cervejas, aproveitando a criatividade e a expertise da equipe da 5 Elementos para expandir ainda mais nosso portfólio e atender às demandas de um mercado em constante evolução”, explica o proprietário do Grupo Turatti, Lissandro Turatti (@lissandroturatti).

O Grupo Turatti continuará produzindo as clássicas cervejas da 5 Elementos, tais como Davi & Golias, Abyssal, Hop Madness, linha Reserve, entre outras, mantendo a supervisão do experiente mestre cervejeiro Wellington Alves.

Meus grifos: A história do Grupo Turatti é antiga e de muito trabalho, gerando emprego e renda. Para os amantes da cerveja, tudo deu início por meio da Cervejaria Lupus Bier, a primeira cerveja artesanal do Ceará. Na época, a fábrica foi supervisionada pelo mestre cervejeiro Evandro Zanini

O caso da Turatti é um exemplo do cenário de expansão de cervejarias no Brasil conforme citei no artigo que escrevi "Mercado de Cervejas Artesanais" postado em Fevereiro de 2024.

🔗 Saiba mais em: http://www.nossomeio.com.br 

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Perdas e Danos sobre Publicidade em Cervejas


TBT: Amante de cerveja artesanal tailandesa é multado por foto e crítica no Facebook

por JINTAMAS SAKSORNCHAI

Publicado às 10h50 BRT, 24 de abril de 2023

BANGKOK (AP) – Um tribunal na Tailândia impôs a um entusiasta de cerveja artesanal uma multa de 150.000 baht (US$ 4.360) e uma sentença de prisão suspensa de seis meses por violar uma lei sobre publicidade de bebidas alcoólicas ao postar uma foto de uma cerveja com sua avaliação sobre ela. Facebook.

Artid Sivahansaphan disse na segunda-feira que pretende recorrer da sua condenação na esperança de mudar uma lei que considera injusta para os consumidores e pequenos empresários.

A Lei de Controle de Bebidas Alcoólicas de 2008 proíbe “publicidade ou exibição, direta ou indiretamente, do nome ou marca registrada de qualquer bebida alcoólica”. Aplica pena máxima de um ano de prisão e multa de 500.000 baht (US$ 14.540.)

Artid foi condenado na sexta-feira por um tribunal em Nonthaburi, ao norte de Bangkok, por uma postagem no Facebook em 2020. A pena inicial de oito meses de prisão e uma multa de 200.000 baht (US$ 5.810) foi reduzida para uma pena suspensa de seis meses e uma multa de 150 mil baht (US$ 4.360) porque o tribunal considerou seu testemunho útil, disse ele à Associated Press.

Supak Ko-it, coordenador do Beer People, grupo que promove a liberalização da produção e venda de cerveja, compareceu à sessão do tribunal e confirmou os detalhes da sentença.

“O tribunal não pareceu entender”, disse ela. “Artid escreveu a postagem do ponto de vista de um consumidor avaliando uma cerveja, não de alguém que a vende, mas o tribunal não estava interessado nesse ponto.”

A Tailândia regula a produção, venda e publicidade de bebidas alcoólicas, com horários de vendas limitados e publicidade ou qualquer outra representação de bebidas alcoólicas amplamente proibida em todas as plataformas. Na televisão, as imagens de bebidas alcoólicas costumam ser borradas eletronicamente.

Meus grifos: sempre tive receio sobre a restrição de bebidas alcóolicas em outros países. Mutos, como Finlândia, Estados Unidos e Chile não permitem o consumo de bebidas alcóolicas nas ruas, somente em ambientes fechados. Quanto a publicar algo sobre o tema cerveja, foi novidade. Nesse sentido, cabe a todo Beer Sommelier o devido cuidado, consultando previamente quais são as regras (leis e costumes) daquele pais, sobre bebidas.

Saiba mais sobre esse artigo em: https://apnews.com/article/beer-alcohol-advertising-ban-thailand-032596623b7e6fa63e735030e2f3065e

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Lacres de latas

Bora Lacrar? Como ajudar o próximo com o lacre da sua cerveja preferida



Em fevereiro, o consultor Henrique Oliveira notou que em diversas cidades, sede de bloquinhos e carnavais, ainda não praticam o ato de reciclar lacres de latas. Além de ser salutar em preservar o meio ambiente, pois o alumínio se decompõe em média em 250 anos e pode ser retornável por meio de lingotes em até 6 semanas, a prática possui também um cunho social significativo, por meio da ação contributiva de empresas sem fins lucrativos. É um ato sustentável relevante.

Nesse vídeo, o consultor explica a importância de juntar lacres de latas para ajudar socialmente quem precisa. Assista o vídeo e saiba mais! 


Saiba mais também em: https://www.lacredobem.org.br/
#lacredobem, #ESG, #pelosatelite, #sustentabilidade, #diversidadeeinclusão, #avecesarco #boralacrar

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