quinta-feira, 21 de março de 2024

Nota da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja

 NOTA A COMUNIDADE CERVEJEIRA BRASILEIRA

A Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja é uma associação civil sem fins lucrativos, formada pelas cervejarias artesanais estabelecidas em Blumenau (SC). Os dirigentes da associação não são remunerados e são exclusivamente cervejeiros, na forma de seu estatuto. Entre seus objetivos, estão fomentar a atividade e cultura cervejeira na cidade que recebeu o título de Capital Brasileira da Cerveja.

Atenta ao mercado, a associação entende que os atuais Festival Brasileiro da Cerveja, Feira Brasileira da Cerveja e Concurso Brasileiro de Cervejas mostram-se em um caminho equivocado, sem diálogo com os principais atores do mercado: as cervejarias. Além disso, entende que é preciso uma reformulação radical do modelo atual, para que volte a representar o mercado brasileiro, retome o crescimento do número de cervejarias presentes e volte a receber os visitantes que formam a comunidade cervejeira de todos os lugares do país, oferecendo, para isso, uma programação que atenda às demandas do mercado e dos consumidores.

Para isso, solicitamos, na semana passada, à Fundação Promotora de Eventos de Blumenau, mantida pelo Município de Blumenau, e legítima detentora das marcas dos eventos, a sua permissão de uso para o próximo ano.

A Associação já tem efetuada a reserva dos pavilhões do Parque Vila Germânica e está agendando o diálogo com as associações nacionais e regionais de cervejarias. O objetivo é reaproximar a Capital Brasileira da Cerveja do setor e contar com a colaboração destas organizações na busca do modelo ideal que contemple os interesses das cervejarias e de seu público consumidor.

Reiteramos o nosso compromisso em ter total transparência nos processos de organização, inclusive no aspecto financeiro, buscando a retomada da grandeza do evento e seu retorno aos interesses dos cervejeiros. Diante disso, a Associação conclama o apoio de todo o mercado para que tenhamos um grande evento em 2025.

Blumenau, 19 de março de 2024.

Péricles Espíndola

Presidente – Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja

Quem integra a Associação:

Cervejaria Alles Blau; Cervejaria Balbúrdia; Cervejaria Bierland; Cervejaria Blumenau; Cervejaria Container; Cervejaria Kewitz; Cervejaria Omas Beer; Cervejaria Segredos do Malte; Cervejaria Scholers Bier e Escola Superior de Cerveja e Malte.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Cervejarias em Parque Temáticos

Conheça alguns Pubs e Tavernas temáticas que servem cervejas especiais na Disney e na Universal

Quem visita a Disney e os complexos da Universal e demais parques, não pode deixar de conhecer pelo menos uma taverna ou pub temáticos que são retratados em seus desenhos animados ou em séries. Nesse sentido, vale a pena pedir um chope, ou ainda em lugares onde não há a bebida, (alguns são dedicados às crianças) vale tirar aquela foto bacana. Afinal de contas, o capricho em que são reproduzidos encantam os olhos de todos que ali transitam. Cito algumas a seguir. Então não deixe de apreciar e bom passeio.


Hog’s Head
(Cabeça de Porco) - Essa é a clássica taverna da Saga Harry Potter, dentro do parque Universal. Como o próprio sítio da Universal menciona, “Você vai notar a cabeça de javali pendurada na parede atrás do balcão do bar, que de vez em quando solta umas palavras! Mas não se assuste; esse pub na parte de trás do Three Broomsticks (As três vassouras) é o lugar perfeito para uma Butterbeer ou um Pumpkin Juice, a cerveja Hog's Head”. Essa cerveja, no estilo Scottish Ale, é fabricada pela Florida Beer Company, exclusiva para o pub. Eu tomei um belo chope de cerveja por lá, que me valeu cada centavo de dólar. A cerveja é avermelhada, tostada, médio corpo. Naturalmente, minhas filhas tomaram a Butterbeer, a cerveja amanteigada, feita a base de caramelo e cauda de marshmallow. Está no meio da Hogsmeade Village.

The Hopping Pot (O Caldeirão Saltitante) - Nessa pequena taberna, a Cervejado Mago (Wizard’s Brew) e a Escama de Dragão (Dragon Scale) só são servidas no Beco Diagonal, no Caldeirão Furado, na Fonte da Fortuna e no Caldeirão Saltitante, na Universal. A Wizard's Brew é uma cerveja preta, escura e levemente adocicada, com notas de chocolate e café. A Dragon Scale é uma Vienna Lager, de cor acobreada, produzida pela Carib Brewery no Cabo Canaveral, (onde fica a sede da NASA), na Flórida. Há outras cervejas, porém, são marcas populares.

Duff Brewery – Essa fábrica produz a cerveja favorita do Homer Simpson, que é servida no Bar do Moe na série “Os Simpsons”. No ambiente, há a reprodução dos episódios dos Simpsons nas TVs. Há esculturas de plantas dos adorados personagens "os Sete Duffs". A Duff chegou a ser produzida no Brasil pela Magnus Beer e depois passou para a cervejaria Saint Bier, de Forquilhinha, Santa Catarina. Duff é uma referência ao baixista do Guns n’Roses, Duff McKagan. Eu tomei e trata-se de uma Lager tradicional.

A Taverna do Gaston (Gaston's Tavern) – Quem viu o filme “A Bela e a Fera” vai lembrar dessa taverna. Ela está localizada no parque Magic Kingdom, mais precisamente na Fantasyland. Apesar de ser um bar, esse não serve bebidas alcoólicas. Curiosamente há uma chamada de LeFou's Brew – a bebida não alcoólica característica do restaurante. Vale a pena comer um pãozinho de canela, que é servido quente, além de tirar uma foto.


 Cabe destacar que há muitos outros bares, mais tradicionais focado em gente adulta, (lembrando que nos EUA bebidas são liberadas para maiores de 21 anos), que te faz sair literalmente do “ambiente parque”. É o caso do Big River Grille e & Brewing Works. Há bares com refeições, drinks curiosos, shows de música, dança e stand up comedy. (Como o foco deste escritor foi colocar as suas crianças para se divertir, esses bares ficaram para trás.)

Em tempo: Acredito que em um futuro não muito distante haverá mais uma taverna a ser explorada no complexo Disney. Me refiro a Taverna Snuggly Duckling do filme Rapunzel. A cena do cartoon é memorável e, por isso, gostaria de vê-lo em tamanho real. Cheers! 

Conhece algum bar temático que não está aqui? Coloque nos comentários!  

Fotos: Divulgação Universal Studios e Disney.

#pelosatelite #avecesarco #djjonesco #disney

quinta-feira, 14 de março de 2024

Market Share em Cervejarias



Como ficou o Market Share das cervejarias no Brasil em 2023

Por Felipe Freitas*

Dados sobre market share de cerveja no Brasil para o ano de 2023 revelados pela Nielsen, mostram como se dividiu o mercado da bebida no país

O market share de cerveja no Brasil no ano de 2023 foi reportado pela empresa de inteligência de mercado Nielsen, revelando como se dividiram as vendas de cerveja no país em torno dos seu grandes fabricantes. Foram publicado dados referentes tanto ao acumulado do consumo de 2023, quanto também um comparativo do mês de dezembro de 2022 e 2023.

O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cerveja do mundo e o volume de vendas teve um crescimento de 1,1% frente ao ano anterior, fechando 2023 com 112 milhões de hectolitros vendidos.

O mercado brasileiro é dominado por 3 gigantes do mercado cervejeiro mundial. A Ambev, a Heineken Brasil e o Grupo Petrópolis. Numa pequena parcela do volume restante estão milhares de cervejarias de menor porte que variam enormemente de escala entre si.

No acumulado do ano. Foi registrado, de acordo com os dados da Nielsen, uma queda de 0,4 ponto percentual da Ambev (de 59,7% para 59,3%), um crescimento de 0,5 ponto percentual do Grupo Heineken (de 23,9% para 24,4%) e uma queda do Grupo Petrópolis (de 11,7% para 11,3%).

Cada 0,1 ponto percentual do mercado brasileiro de cerveja equivale a cifra de R$ 140 milhões, mostrando como a disputa por mercado é crítico para o resultado das empresas.

Grupo Petrópolis cresceu seu market share ao longo de 2023.

Entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, numa avaliação que compare as fotografias dos 2 períodos, o Grupo Petrópolis foi o único grande grupo cervejeiro que cresceu sua fatia no mercado de cerveja.

A dona das marcas Itaipava, Petra e Cacildis passou de 11,2% para 12,1%, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, respectivamente. Neste mesmo período a líder Ambev caiu de 59,1% para 58% e a Heineken de 24,8% para 24,6%.

Meus grifos: Ambev 59% + Heineken 25% + Petrópolis 11% = 95%. Onde estão os outros 5%? Importadas e Artesanais? Isso ai! As cervejarias artesanais estão crescendo no mercado!

(*) Felipe Freitas é engenheiro químico, mestre em Gestão da Inovação Tecnológica pela EQ/UFRJ e analista do mercado de cervejas.

Fonte: https://catalisi.com.br/como-ficou-o-market-share-de-vendas-de-cerveja-no-brasil-em-2023/

,#pelosatelite #avecesarco #djjonesco #marketshare

quarta-feira, 13 de março de 2024

Consumo Responsável


Política de Conteúdo Gerado pelo Usuário: você sabe o que é isso?

Recentemente estava assistindo uma palestra de uma Gerente da Pernod Ricard e conheci um site deles chamado de "Bar Aberto". Durante a exploração do sítio, me deparei com a Política de Cookies e a "Politica UGC". Achei o termo diferente, pois trabalho na área de Governança, Riscos e Compliance e até então desconhecia o termo. Ao ler o conteúdo, fiquei impressionado pela sua importância e o quanto isso vale para nós amantes, curiosos, estudantes e entusiastas de uma boa cerveja. O tema é relevante e deve ser consumido sem moderação. Veja a seguir:

Política de Conteúdo Gerado pelo Usuário

Todas as empresas do grupo Pernod Ricard Brasil têm um longo compromisso de promover o consumo responsável. Por meio de uma ampla variedade de iniciativas, geralmente em parceria com diversas organizações (incluindo associações industriais, reguladores, autoridades públicas e representantes) a Pernod Ricard Brasil e suas afiliadas estão profundamente comprometidas em promover o consumo responsável e desencorajar o uso indevido de nossos produtos.

 Como consequência do nosso compromisso em promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas, contamos com a colaboração dos usuários e esperamos que vocês não postem comentários, fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo (“Publicação") que:

  • Inclua qualquer pessoa que seja ou pareça ser menor de idade, incluindo qualquer pessoa que esteja associada ao consumo de álcool, que não tenha ou que pareça não ter idade legal para beber;
  • Seja feita por alguém que não tenha atingido a idade legal mínima permitida para consumo de bebidas alcoólicas;
  • Encoraje a compra ou consumo de bebidas alcoólicas pormenores de idade ou consumo ilegal, irresponsável ou imoderado;
  • Promova o consumo excessivo ou que de qualquer forma condene ou critique qualquer pessoa que opte por não consumir bebidas alcoólicas;
  • Retrate a ingestão irresponsável de bebidas alcoólicas sob uma luz positiva ou que associe o consumo de bebidas alcoólicas com a condução de veículos, operação de qualquer tipo de máquina ou envolvimento em qualquer tipo de atividade perigosa;
  • Implique que as bebidas alcoólicas tenham quaisquer benefícios físicos, psicológicos, intelectuais ou contribuam para o sucesso sexual;
  • Glorifique a força do álcool, o teor de álcool relativamente alto ou o efeito intoxicante de uma bebida;
  • Mencione o consumo de álcool em relação a qualquer tipo de comportamento ilegal, antissocial, perigoso, agressivo ou violento;
  • Apresente logotipos protegidos por direitos autorais, produtos ou personagens que não sejam nossas marcas;
  • Contenha linguagem ou gestos ofensivos ou que possam ser vistos como ofensivos com base no sexo, raça, orientação sexual, religião ou cultura, ou que constituam um ataque pessoal a outro usuário, indivíduo ou empresa.

 Caso sua postagem não esteja em conformidade com o acima exposto, nos reservamos o direito de removê-la. Acreditamos que beber com responsabilidade é a chave para a manutenção de um estilo de vida equilibrado e positivo para a maioria dos adultos que optam por beber. Para obter mais informações sobre o consumo responsável, visite https://www.abrabe.org.br/sem-excesso/

Concordo e muito com essa política. Atentem a esses detalhes, eles são de suma importância, para evitar excessos e atos ilegais ou ainda imorais. É uma questão de humanismo. Amor ao próximo. E, acima de tudo, preserve a sua imagem e reputação. A Pernod Ricard, certamente busca o mesmo.

Saiba mais em: https://www.baraberto.com.br/politica-ugc 

sexta-feira, 8 de março de 2024

Concurso Brasileiro de Cervejas 2024

Cervejarias Mineiras fazem bonito no Concurso Brasileiro de Cervejas

Em março de 2024, o Concurso Brasileiro de Cervejas realizado pelo Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau premiou algumas cervejarias do estado de Minas Gerais.

Foram premiadas:

Cervejaria Caraça:  Medalha de Prata (92 pontos) no estilo American-Style Pilsener, com a cerveja "Caraça India Pale Lager".

Cervejaria Laut: Medalha de Prata (93 pontos) no estilo Contemporary American-Style Light Lager, com a cerveja "De Leve".

Cervejaria Mamatha: Medalha de Bronze (93 pontos), no estilo Britsh-Style Imperial Porter, com a cerveja "Russian Imperial Porter".

Cervejaria Timboo: Medalha de Bronze (91 pontos), no estilo Special Bitter, com a cerveja "Timboo Special Bitter"  

Cervejaria Jybá: Medalha de Bronze (93 pontos), no estilo Brazilian Wood Aged Beer, com a cerveja "Jybá Sour Barrel Aged" e medalha de prata (93 pontos), no estilo Fresh Hop Beer, com a cerveja, "Colab Jybá e Satélite".

Cervejaria Naipe Brew: Duas medalhas, sendo uma de Bronze (93 pontos), no estilo Classic Irish-Style Dry Stout, com a cerveja "Naipe Dry Stout" e outra de Prata (94 pontos), no estlo German-Style Altbier, com a "Altbier".

Cervejaria Buonecerva: Medalha de Bronze (91 pontos) no estilo Belgian-Style Blond Ale, com a cerveja "Buona Belgian".

Cervejaria Gavioli: Medalha de Bronze (91 pontos), no estilo American-Style Sour Ale, com a cerveja "American Sour Gavioli".

Cervejaria General Bier: Medalha de Prata (94 pontos), no estilo American-Style Dark Lager, com a cerveja "General Black" .

Cervejaria São Bartolomeu: Medalha de Prata (91 pontos), no estilo German-Style Maerzen/Oktoberfest, com a cerveja "American Marzen".

Cervejaria Jóia Mesquita: Medalha de Prata (94 pontos), no estilo American-Style Amber Lager, com a cerveja "Amber Lager".

Cervejaria Mister Tugas: Medalha de Bronze (91 pontos), no estilo Expor-Style Stout, com a cerveja "Mr.Tugas Stout".

Pelo júri, as 3 melhores cervejarias do Estado foram as seguintes:

Em Terceiro Lugar: Cervejaria Furst, com duas medalhas, sendo uma de ouro (95 pontos), no estilo German-Style Leichtes Weizen, com a cerveja "Catalina Weiss" e outra de ouro (96 pontos), no estilo German-Style Maerzen, com a cerveja "Oktoberfest".

Em Segundo Lugar: Dakza Brewing, com três medalhas, sendo duas de prata (94 e 95 pontos), no estilo German-Style Scwarzbier e Wood and Barrel Aged Beer, respectivamente, com as cervejas "Schwarzbier" e "Wood Aged Dakza"; e uma de ouro com (98 pontos!), no estilo Dessert Stout or Pastry Stout, com a cerveja "Desert Stout Dakza"; e 

Em Primeiríssimo Lugar: Cervejaria Alta Minas (a do Funil!), também com três medalhas, sendo duas de prata (94 e 95 pontos), no estilo British-Style Imperial Stout e Classic English-Style Pale Ale, respectivamente, com as cervejas "Funil Imperial Stout" e "Funil IPA"; e uma de ouro com (95 pontos), no estilo American-Style Dark Lager, com a cerveja "Funil Black". 


O the best of show ficou a cargo do Prêmio Marco Falcone, entregue por seu filho Max Falcone, aos três melhores mestres cervejeiros de ano.

Espero ver mais mineiros concorrendo a esse concurso. Que venha 2025!

#pelosatelite #avecesarco #CBCBlumenau #concursobrasileirodecervejas #marcofalcone

quarta-feira, 6 de março de 2024

Premiação do Festival Brasileiro de Cerveja 2024 - Transmissão

Festival Brasileiro de Cerveja transmitido pelo You Tube, retratando as melhores cervejarias de 2024

Aproveite!


Resultados Finais  - 
Top 10 em Cervejarias

Em 10º lugar: Cervejaria Urwald - RS

Em 9º lugar: Cervejaria Mina Beer – RS

Em 8º lugar: Cervejaria Vila Dionísio – SP

Em 7º lugar: Cervejaria Karsten – SC

Em 6º lugar: Cervejaria Biertal – SC

Em 5º lugar: Premio entregue por João Bonassoli – OPA Bier – Joinville/SC

Em 4º Lugar:  Prêmio entregue por Ionita Nuneli – Alem Bier – Flores da Cunha/RS

Em 3º Lugar: Prêmio entregue por Renato Campos – Big Jack Cervejaria -Orleans/RS

Em 2º Lugar: Premio entregue por Fernando Neiva – Cervejaria Leopoldina – Bento Gonçalves/RS

Em 1º Lugar: Premio entregue por Pedro Hofmann e José Carlos Jr, e demais celebridades acima citados – Sabores do Malte Maringá/PR

Premio Marco Falcone (para os melhores mestres cervejeiros) entregue por Max Falcone

3º melhor mestre cervejeiro – Rodrigo Veronese (Cervejaria Leopoldina)

 2º melhor mestre cervejeiro – Marcos Schiavoni – (Sabores do Malte)

1º melhor mestre cervejeiro – Carlos Mioranza (Alem Beer)

Best of show (5 melhores cervejas, avaliados por jurados internacionais)

Em 5º lugar: Alpendorf Barley Wine Reserva Amburana (RJ)

Em 4º Lugar:  Blauer Berg Long History (SC)

Em 3º Lugar: Golden Mist Wit Beer (PR)

Em 2º Lugar: Cherokee Catharina Sour com Mirtilo e Maracujá (SC) – 94 pontos

 Em 1º Lugar: Leopoldina Italian Grape Ale (RS) – 99 pontos

terça-feira, 5 de março de 2024

Festival Brasileiro da Cerveja 2024


Festival Brasileiro de Cervejas abre as portas para o público apreciador

A semana que segue, mais de 100 jurados de 21 nacionalidades entre sommeliers, especialistas, mestres cervejeiros, zitólogos e entusiastas certificados estão avaliando mais de 4.100 amostras de cervejas para classificar e premiar as melhores do ano de 2024. Essa atividade é conhecida por CBC - Concurso Brasileiro de Cervejas, um dos maiores do mundo, em cervejas independentes. Depois de tanta análise e avaliação, a casa é aberta ao público, para apreciar as novidades, os lançamentos, as tradicionais e as cervejas premiadas, na “Semana da Cerveja.”

Sobre a semana da Cerveja

O Festival Brasileiro da Cerveja integra a Semana da Cerveja Brasileira, que nasceu com o objetivo de valorizar e fomentar o mercado cervejeiro. Nesse período acontecem alguns dos principais eventos do segmento no país e no mundo. A Comenda da Cerveja Brasileira, o Conib - Congresso Internacional da Cerveja, a Feira Brasileira da Cerveja evento bienal, o SC Gourmet e para fechar o Festival Brasileiro da Cerveja.

O Festival é um dos principais fomentadores da cultura cervejeira do Brasil, consolidado como o mais importante do país. São mais de 1 mil produtos em mais de 120 estilos, numa verdadeira imersão no universo da cerveja artesanal brasileira. Em 2023, aproximadamente 30 mil pessoas passaram pelo evento, embalados por muita música e as melhores cervejas do Brasil.

Saiba mais em vendas2@ablutec.com.br ou no link https://www.semanadacervejabrasileira.com.br/festivalbrasileirodacerveja

#pelosatelite #avecesarco #djjonesco #brasilbeer #festivalbrasileirodecervejas

Real Time Web Analytics