terça-feira, 29 de outubro de 2019

Copa Internacional da Cerveja 2019

COPA INTERNACIONAL DA CERVEJA POA 2019

Copa Internacional da Cerveja POA 2019
Porto Alegre, RS, Brasil
Inscrições: 1 de agosto de 2019 a 27 de outubro de 2019.
Período de recebimento de amostras: 21 de outubro de 2019 a 1 de novembro de 2019.
Julgamento: 5 de novembro de 2019 a 7 de novembro de 2019.

Chegou a Copa Internacional da Cerveja POA 2019!

Buscando contribuir com o desenvolvimento das cervejarias participantes e oferecer espaço de excelência em avaliação profissional de cervejas , o concurso chega a sua terceira edição. Em 2018, a Copa recebeu mais de 1200 amostras de 254 cervejarias nacionais e internacionais. Desta forma, contando com a participação e suporte de um grupo de juízes de altíssima relevância, a competição conquistou um lugar entre os 10 maiores concursos de avaliação de cervejas do mundo.

Em 2019, o projeto mantém uma de suas principais características: a inovação. Uma ferramenta online, o BAP, foi desenvolvida para otimizar todas as etapas e processos do concurso desde as inscrições até a envio das avaliações. Outra grande novidade é a internacionalização do concurso. Teremos rodadas de julgamento em Buenos Aires e Montevidéu, com o apoio de associações e instituições parceiras.
Confira o regulamento e saiba tudo sobre a terceira edição da Copa Internacional da Cerveja POA. 

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja



 Ministério cria câmara setorial para a cadeia produtiva da cerveja

Setor responsável pela criação de 2,7 milhões de empregos no país terá fórum permanente para discussão de seus problemas

O Ministérioda Agricultura terá uma câmara setorial exclusiva para discutir os problemas do setor cervejeiro brasileiro, o terceiro maior do mundo, com mais de 1.000 empresas registradas e 14 bilhões de litros consumidos por ano. A ministra Tereza Cristina assinou nesta quinta-feira (3) a portaria instituindo a Câmara Setorial da Cerveja, que reunirá todas as entidades representantes do setor produtivo.

Até hoje, o Mapa tinha duas câmaras no setor de bebidas: a de Viticultura, Vinhos e Derivados e a da Cachaça. Ao todo, são 30 câmaras setoriais e cinco temáticas, abrangendo todos os setores da cadeia produtiva da agropecuária.

A câmara temática deverá ser instalada ainda na segunda quinzena de outubro, junto com a primeira reunião de trabalho do novo colegiado. O setor de cerveja representa cerca de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, gera cerca de R$ 25 bilhões em impostos por ano, é responsável por 2,7 milhões de empregos e tem um faturamento da ordem de R$ 100 bilhões.

O propósito da câmara é que os problemas do setor sejam discutidos em conjunto por todas as entidades representantes dos produtores, inclusive a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva). O número de cervejarias artesanais está em rápida expansão no Brasil.

Também farão parte da câmara a Associação Brasileira de Bebidas (Abrab), a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CerveBrasil) e o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). De acordo com o geógrafo Eduardo Marcusso, da Coordenação-Geral de Suporte Econômico do ministério, a criação do colegiado estava sendo planejada há dois anos. Segundo ele, a câmara terá o papel de promover o debate em pé de igualdade entre todos os players da indústria da cerveja, que reúne algumas das maiores empresas do país e também pequenas empresas de produção artesanal.

“Vamos produzir um debate em prol da cadeia como um todo”, disse Marcusso. “Desejamos que a câmara possa gerar importantes produtos para subsidiar ações de melhoria pelo Ministério e pelas entidades interessadas, promovendo ganhos para toda a sociedade”.

Mensagem de Kelvin Azevedo nosso presidente da ACervA Mineira e Brasil.

"Amanhã começa um novo capítulo das cervejas artesanais no Brasil! Entidades reunidas em busca de soluções. Acerva Brasil presente! — em Brasília DF - Capital Do Brasil."

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-cria-camara-setorial-para-a-cadeia-produtiva-da-cerveja

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Cervejas Americanas - Parte 2


The Johannes Dotterweich's Brewery

I have been study in Bolivar Central School, in the 90's promoted by a International Exchange Student Program from Brazil and USA. 
Recently, I found some history about a flip top bottle from a old brewery located near Bolivar, NY, at the city of Olean. This company transfered its activities to Dunkirk, NY. 
I found a interesting fact: "In 1890, the brewing process was modernized with the installation of two boilers in the rear building with the tall stack. Stem coils could now be placed directly in the brew kettles, while before, wood fires had to be kept burning under the kettles. Ice could now be produced in large freezers kept cold by a steam-powered ammonia compression system.
Previously, it had been necessary to dam the pond that once extended south of Sixth Street and harvest ice in the middle of winter. A small scale brewery was established on this site in 1854 by George Dotterweich, a recent immigrant from Bavaria. He was joined by his brother Andrew, who took over management of the brewery after George’s death in 1884. A third brother, Johannes Dotterweich, established an independent brewery in Olean, New York


In the mid-1890s, these breweries were among the more than 700 in operation throughout the country. With the coming Prohibition in 1920, Andrew Dotterweich’s City Brewery was shut down. The buildings were later occupied by the Bedford Products Co., a processor of jellies made from local grapes and other fruits, and were demolished during the 1950s.” 


segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Cervejas Americanas


15 dias experimentando cervejas americanas


O mercado americano de cervejas é repleto de microcervejarias e cervejarias regionais que merecem ser exploradas. Conhecidos por usar lúpulos americanos, o país criou o seu próprio estilo de produção, voltado a busca de maior drinkability, rico em aromas. (Naturalmente, não se trata de um fator limitador, mas existe essa predominância.) As cervejas americanas são conhecidas pela sua diversidade e inovação. Aqui estão algumas características chave:

Estilo IPA (India Pale Ale): As IPAs americanas são famosas por seu forte sabor lupulado e amargor, com aromas de frutas cítricas e tropicais. Há também as APA - American Pale Ale, que utilizam lupulos e maltes locais.

Lagers: As lagers americanas, como a American Light Lager, são leves e refrescantes, com menor teor alcoólico. São as mais populares nos Estados Unidos, sobretudo para consumo de massa, em larga escala.

Sour Ales: Estas cervejas têm um sabor ácido, muitas vezes com notas frutadas, e estão se tornando cada vez mais populares.

 Stouts e Porters: São escuras, ricas e frequentemente têm sabores de café e chocolate. Há muitos fabricantes que gostam de produzir cervejas escuras para acondicioná-las posteriormente em barricas de madeira, atenuando a sua idade, consistência que envolve aromas e sabores.

Nessa escola americana de cervejas, tive momentos bacanas que passei nos Estados Unidos experimentando e conhecendo novidades cervejeiras, com muito sabor e cremosidade. Interessante foram as embalagens: packs de uma mesma marca com estilos diferentes, em forma de combo e rótulos curiosos que unificam 2 a 3 latas de cervejas. O mercado americano de cervejas é curioso. Valeu conhecer!


Real Time Web Analytics