terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pesquisa sobre cerveja

Heineken e Skol são marcas de cerveja mais faladas na internet em janeiro




A Heineken foi, entre nove marcas, a cerveja que registrou o maior buzz na web entre os dias 22 e 26 de janeiro, de acordo com uma pesquisa realizada pela webSensus, empresa de pesquisa digital do Omnicom Group no Brasil. Dos mais de 4,5 mil posts analisados no período, a marca de origem holandesa teve 31% do total, seguida pela Skol (25%), Brahma (19%) e Devassa (6%). As demais cervejas - Nova Schin, Antarctica, Baden Baden, Bohemia e Primus - registraram até 5% dos comentários.
De forma geral, os internautas falam bem sobre as cervejas – 93% dos posts eram positivos. Os temas que mais se destacaram foram sobre intenção de compra/consumo, com 19% do total, experiência de consumo (15%) e as campanhas publicitárias (16%).
Segundo Cauê Saraiva, diretor da webSensus, no caso da Heineken, “as menções espontâneas sobre experiência de consumo são mais relevantes do que as de intenção de compra/consumo” - 22% e 11% respectivamente. Os posts mostram que os consumidores 'falam' da marca no presente e como se fosse um evento especial.
A pesquisa demonstrou que o inverso ocorre com a Skol, que registrou mais comentários sobre intenção de compra (30%) do que sobre experiência de consumo (11%). As menções são bem mais objetivas, reportam-se ao futuro e são menos sentimentais.

As campanhas publicitárias mais comentadas foram também das duas marcas que mais geraram buzz. No caso da Skol, os consumidores 'falaram' bastante do comercial com a atriz Deborah Secco. No que diz respeito à Heineken, a campanha da Liga dos Campeões de Futebol da Europa chamou a atenção pela música escolhida.
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