segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

A Magia das Marcas

Comercial de Natal da Coca-Cola 2023
Qualquer um pode ser Papai Noel


O que a Disney e a Coca-Cola tem em comum? A magia de encantar clientes e parceiros com o seu propósito, o que envolve conceito, planejamento, processo e execução como fatores de excelência. Afinal de contas, por que gostamos tanto de uma água doce, escura com bolinhas e de um rato falante?

Nesse Natal de 2023, a Coca foi craque em desenvolver sua campanha voltada mais a colaboração, gentileza e cooperação. Nesse sentido, levando em consideração de que todos nós somos filhos de Deus, qualquer um pode exercer o Papai Noel que está dentro de você, em inglês "Anyone can be Santa". Veja que na metade do vídeo Papais Noel se transformam em pessoas comuns, um toque para que essa atitude se mantenha viva.

A campanha de, aproximadamente, 2 minutos é interpretada pela cantora e compositora inglesa Celeste. Ela começou a sua carreira em 2014, fornecendo vocais para produtores de música eletrônica, como Avicci, Tieks e Real Lies.

Aproveite o vídeo e se inspire. O mundo precisa de mais Papais Noel ("The World Need More Santas") 

Bom Natal!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Mercado Americano de Cervejas

 
Mercado Americano de
Cervejas

Mercado de cerveja artesanal nos Estados Unidos migra definitivamente para um estágio de crescimento moderado de acordo com visão da Brewers Association.

A Brewers Association  (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes (definidas aqui) – reportou em seu relatório sobre o primeiro semestre de 2023 que definitivamente o mercado para cervejarias artesanais nos EUA atingiu um estágio de maturidade.

Bart Watson, economista-chefe da entidade, responsável pelo relatório desejou expressar com essa avaliação que a década de grande furor e crescimento acelerado do mercado passou, mas que o período porvir ainda oferece oportunidade que estão presentes em canais e ocasiões ainda pouco explorados.

Embora uma ligeira queda de 2% em vendas no acumulado do ano indique que os negócios estão difíceis no momento, ele acredita que há dias melhores pela frente para a cerveja artesanal, especialmente para segmentos específicos neste mercado.

A avaliação de Bart Watson é que o negócio para cervejarias artesanais continuará crescendo nos EUA, mas a taxas bem mais modestas do que o que ocorreu ao longo dos anos 2010s, e que isso significa que o mercado de cerveja artesanal atingiu um patamar que é comum a outros segmentos presentes no país, deixando de ser um foguete de crescimento isolado.

Saiba mais em: https://catalisi.com.br/crescimento-meteorico-da-cerveja-artesanal-nos-eua-acabou-declara-a-brewers-association/

Meus grifos: Tenho notado uma redução da performance no mercado nacional de cervejas artesanais nas principais capitais do eixo Sul e Sudeste. (Seria ainda efeitos pós-covid? Ou mudança de Hábito de Consumo por outros tipos de bebidas?) 

Há exemplo, festivais tradicionais em Minas Gerais como o Comida de Boteco já atingiu os seus objetivos iniciais, ou cerveja, cerveja gelada, petiscos saborosos, banheiros limpos e atendimento primoroso. É um evento que já atingiu o seu ápice na Capital Mineira. Festivais de Cervejas estão indo para um mesmo caminho. O que se observa é um crescimento no interior dos estados de nosso país, com cervejarias locais, com a cara do município ao qual pertence. 

No Brasil, certamente há mais espaço para crescer a cerveja artesanal do que os Estados Unidos em termos percentuais e nesse sentindo os formadores de opinião, os empreendedores e o público entusiasta não podem deixar a peteca cair. Cabe também o Poder Público fomentar mais o setor, com reduções de impostos e um impulso ao turismo, por exemplo. 

É uma questão de oportunidade e prestígio ao segmento. Caso contrário, outros produtos como o Vinho, o Espumante, o Gin, o Whisky, o Rum e outros espíritos absorverão parte do mercado artesanal de cervejas. 

Saudades da efervescência das ACervas na década de 2010!

domingo, 3 de dezembro de 2023

Tudo Comunica: Comunicação é Quente

Tudo Comunica 2: um livro de Comunicação Corporativa para os dias de hoje

Gosto muito de ir a lançamentos de livros, pois se trata de um momento de conexão interessante entre o escritor e o leitor. Enquanto leitor, entendo que ao fazer esse breve contato, tenho uma oportunidade de conhecer o tom de voz, a velocidade da fala do escritor e as suas expressões. Ao ler o livro, consigo visualizar o escritor e lembrar da sua voz, o que faz com que os textos ao longo dos capítulos se tornem praticamente uma conversa entre duas pessoas. Esse sentimento proporciona uma velocidade incrível de leitura, sem perder o conteúdo e seu propósito.

Nesse sentido, estive na última semana de novembro no lançamento do livro “Tudo Comunica 2 – A Comunicação é Quente”, do jornalista Rafael Araújo. Sua obra, segregada em 10 episódios, apresenta em suma o poder da comunicação no mundo corporativo e como esse poder dever ser praticado com zelo e ao mesmo tempo com equilíbrio para evitar erros ou gerar dessabores desnecessários dentro e fora das organizações. É uma oportunidade para se ater a pontos importantes e, às vezes, até antagônicos como por exemplo cuidados na comunicação ao divulgar a marca versus cuidados na comunicação ao preservar a marca.

O livro é um tanto quanto reflexivo e provocativo em temas corporativos como comunicação em ESG, Compliance e comunicação entre as diversas hierarquias. Há também um capítulo interessantíssimo sobre pensar fora da caixa e questionar as coisas como são; um nítido alerta sobre insurgências. Em uma de suas deixas, Rafael cita que “nosso maior desafio é lidar com a complexidade, com as relações humanas. É sonhar e se inquietar com o mundo, buscando soluções para os desafios que envolvem as pessoas”.

Tudo Comunica 2 é um livro de leitura rápida. Caso não queira ler, a cada capítulo há um link de lhe levará o leitor a um podcast, onde o escritor narra os capítulos, numa forma de bate-papo bem descontraído. Apesar dessa colher de chá, eu incentivo a leitura.

Saio desse livro, mais zeloso em minha comunicação corporativa.

https://www.instagram.com/p/C0aBHUlvPnS/

#comunicacaocorporativa #esg #pelosatelite #avecesarbooks #compliance #mediatraining

 

Real Time Web Analytics