Cerveja não faz bem à saúde,
diz tribunal alemão ao contestar anúncio
A cerveja não pode ser vendida
como algo que faz bem, determinou um tribunal alemão nesta quinta-feira (17)
depois que um grupo de direitos do consumidor processou uma cervejaria por
causa de um anúncio que sugere falsamente que a cerveja traz benefícios para a
saúde.
A disputa com a
cervejaria Haerle, situada em Leutkirch, cidade do sul da Alemanha, começou
quando um grupo de proteção do consumidor protestou contra o uso da palavra
"bekömmlich", que tem conotações de saúde e de sabor.
O Tribunal Federal de Justiça
alemão manteve um veredicto de uma corte inferior, segundo a qual a palavra não
pode ser usada em anúncios de bebidas que contêm mais de 1,2% de álcool.
A corte afirmou que
"bekömmlich", que não tem tradução exata, mas pode ser assemelhada a
"salutar", descreve mais do que o sabor da cerveja."O termo
'bekömmlich' é entendido pelo público relevante como 'saudável', 'benéfico' e
'digerível'", disse o tribunal.
Quando usado para descrever
alimentos, significa que o produto é absorvido e tolerado facilmente pelo
sistema digestivo mesmo se consumido por longo prazo, argumentou a corte,
acrescentando que a cerveja às vezes causa problemas de saúde.
A Alemanha, antes a maior
consumidora do mundo deste tipo de bebida e famosa pelo festival anual de
cerveja Oktoberfest, testemunhou uma queda de consumo de 17% desde 1993, mas as
cervejarias esperam que a Copa do Mundo, que começa no mês que vem, provoque um
crescimento nas vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário