Consumo de cerveja cai em 2013, mas 2014 promete
No sistema de rastreamento da Receita Federal – Sicobe – a
produção de cerveja no Brasil caiu de 13, 7 bilhões de litros no ano passado
para um pouco mais de 12,0 bilhões em 2013. Queda expressiva para um setor só
apresentava crescimento nos últimos anos. Antes, havia a previsão de que o desempenho do setor pudesse
ser um pouquinho melhor, alcançar o empate com o ano anterior.
O sentimento de que não vai dar nem para empatar foi
ganhando força quando a produção de bebidas não reagiu no segundo semestre,
conforme cogitavam os mais otimistas. Em setembro, as fabricantes conseguiram
adiar, por prazo ainda indefinido, o aumento dos impostos federais que estava
previsto para vigorar a partir de outubro.
As apostas das cervejarias para voltar a crescer em volume
se concentram no próximo ano. Se a demanda dos consumidores ainda não mostra
sinais de retomada, pelo menos o calendário de 2014 traz uma promissora
combinação de Carnaval tardio, estendendo o verão que no Brasil é sinônimo de
maior vendagem de cerveja, com a Copa do Mundo a partir de junho. Diante do
ambiente de consumo retraído, o crescimento do setor de cervejas está sendo
puxado pelos aumentos de preços e pela estratégia de ampliar a participação de
produtos “premium”. Um nicho que ainda tem grande potencial de crescimento no
Brasil.
http://www.campograndenews.com.br/colunistas/em-pauta/consumo-de-cerveja-cai-neste-ano-e-cervejarias-apostam-em-2014
http://www.campograndenews.com.br/colunistas/em-pauta/consumo-de-cerveja-cai-neste-ano-e-cervejarias-apostam-em-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário