segunda-feira, 25 de março de 2013

Sorvete Skol

Conar adverte Skol por propaganda de sorvete com sabor de cerveja

Órgão diz que faltou controle na exposição da campanha para menores.
Produto está sendo comercializado em bares selecionados do Rio e SP.

Do G1, em São Paulo
Sorvete Skol será oferecido na versão em massa, em pote de 150 ml  (Foto: Divulgação)
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu advertir a Skol pela campanha de divulgação do lançamento de um sorvete com sabor de cerveja por entender que a propaganda feita no site da empresa e na página da marca no Facebook poderia despertar a atenção do público infanto-juvenil.
A advertência foi aprovada por unanimidade do conselheiros, em julgamento realizado no último dia 20.

Segundo o Conar, o orgão entendeu que a Skol atuou no limite das regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que fixa cuidados especiais nas mensagens publicitárias de bebidas alcóolicas como dispositivos de acesso seletivo, de modo a evitar a navegação por menores de 18 anos.

O processo foi aberto por iniciativa do próprio Conar, que no ano passado já tinha advertido a Skol pela campanha de divulgação de ovos de páscoa de cerveja.

O relator do caso destacou em seu voto que, ainda que não tenha verificado um dano objetivo à etica publicitária na propaganda, faltou um controle "mais rígido" da exposição da campanha entre o público infanto-juvenil. A empresa ainda pode entrar um recurso no próprio conselho contra a advertência.

Procurada pelo G1, a Skol informou que já se reportou ao Conar e que que não irá comentar a decisão.
Post na página da Skol no Facebook divulga o sorvete de cerveja (Foto: Reprodução)
Post na página da Skol no Facebook divulga o sorvete de cerveja (Foto: Reprodução)

Embora a advertência não esteja associada a nenhum outro tipo de punição ou restrição, a decisão do Conar sinaliza que a prática da Skol é arriscada e que os anunciantes devem redobrar a atenção nas campanhas que possam despertar a atenção de menores de idade.

Em sua defesa no julgamento do processo, a empresa argumentou que a fabricação de sorvetes com bebidas alcóolicas é uma prática comum e que outras marcas de cerveja também já lançaram produtos semelhantes fora do Brasil.
Na ocasição do lançamento do sorvete, em novembro de 2012, a Skol informou que o produto não tem álcool na sua fórmula, mas por estar associado a uma marca de cerveja a venda seria restrita para maiores de 18 anos.
O sorvete da Skol está sendo comercializado por tempo limitado em bares selecionados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2013/03/conar-adverte-skol-por-propaganda-de-sorvete-com-sabor-de-cerveja.html

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