Holy cow! Leonardo Sewald passa o bastão da sua primogênita: Seasons
O amigo cervejeiro manterá a posição de investidor e outros projetos estão em vista.
A seguir a mensagem deixada por Leo Sewald nas redes sociais:
"Estimados amigos, beer geeks, fãs, alunos, clientes, colegas e demais membros da comunidade cervejeira:
Quando eu e a Carol iniciamos os trabalhos com a cervejaria lá em 2010 (mais adiante apoiados pelos nossos sócios Guilherme e Fernanda), nosso objetivo era simplesmente o de fazer boas cervejas. Minha experiência era pouca, a grana era curta e a ansiedade era grande… Mas a ideia de se expressar artisticamente através da cerveja era forte demais para deixar passar. E nada teria sido capaz de me preparar para a grande aventura que seria a minha vida na década que estava por vir. Eu ainda estava nos meus 20 e vários anos quando comecei a trabalhar nos planos do que viria a se tornar a Seasons. Olhando para trás parece muito tempo. Talvez até seja. Parando para dar uma respirada, são quase 12 anos trabalhando a serviço do mercado cervejeiro através da Seasons e da CBCA, mais 6 anos de muitos eventos, cursos, brassagens coletivas e muita troca de experiências atuando junto à comunidade de homebrewers.
Os primeiros anos como empresário marcaram o início de uma grande jornada para mim, que me levou a viajar pelos mais diversos cantos das Américas, a conhecer alguns dos meus ídolos e brindar com milhares de beer geeks e cervejeiros de todos os cantos do mundo. Em essência, a jornada me moldou enquanto pessoa.
Me via mais como um cervejeiro contador de histórias do que um membro de uma indústria circunspecta. O dia-a-dia de produzir, vender e cuidar de uma fábrica era o pano de fundo para a construção de ideias, invenção de processos e a criação de receitas e personagens. Tudo era motivo de inspiração. Essa mistura que constantemente ativava os dois lados do meu cérebro me ensinava, diariamente, que cerveja era muito mais do que simplesmente uma bebida: era ciência, arte, história, gastronomia, cultura e comunidade em estado líquido. Primeira lição assimilada: cerveja é entretenimento, e deve ser tratada como tal.
Mas fui feliz em descobrir logo cedo como estava errado em pensar que nosso objetivo era simplesmente o de fazer boas cervejas. A jornada através da Seasons me mostrou o que realmente faz a diferença nas nossas vidas: as pessoas. Rapidamente entendi que a cerveja era um veículo para interação entre as pessoas, uma ferramenta de construção de uma comunidade maravilhosa. Um meio para o fim.Durante esses quase 20 anos de envolvimento com o mercado cervejeiro na condição de homebrewer, cervejeiro profissional e empresário, tive o privilégio de interagir com as mentes mais brilhantes desse meio. Tive a honra de andar, me apoiar em e aprender com gigantes. Em suma, meu emprego era dos mais divertidos!
Obviamente que, como em qualquer empreitada da vida, nem tudo é sempre um mar de rosas. O “glamour” é só a ponta do iceberg e, quem olha de fora, não percebe todo o sangue, suor e sanitizante investido para se criar um negócio de sucesso. Além das clássicas peculiaridades de uma cervejaria iniciante, recheada de histórias sobre tempos difíceis e de aperto, longas horas sem dormir, cultivo de hérnias de disco, banhos de fermento em pleno inverno, fundos de tinas carbonizando (um dia eu conto essa história…) e madrugadas adentro produzindo cerveja ou consertando problemas de equipamentos (sem falar nas obras, meu Deus socorro!), o fato é que trabalhar com pessoas extremamente talentosas, cada uma com suas individualidades e vicissitudes em um ambiente onde o nível de exigência é alto, é um exercício bastante desafiador. O consenso no processo criativo e nas ações subsequentes exige grandes doses de comunicação, autocontrole e humildade em fazer concessões. Mas uma vez que você entende como navegar nesse cenário de construção coletiva, você é capaz de criar verdadeiras obras primas.
Foi aí que a jornada me ensinou mais uma lição: cerveja é colaboração.
A autêntica colaboração é inclusiva e constrói confiança e cumplicidade. A colaboração contagia as pessoas ao seu redor pois a contribuição de cada um é relevante. Se um líder constrói um time, a colaboração é o cimento que mantém o time unido. E esse fenômeno não precisa ficar restrito somente a lançamentos de produtos; a colaboração é benéfica em todas as áreas de uma empresa, criando um ambiente leve, prazeroso e dinâmico. E é com a colaboração que você expande o universo para além da sua empresa e constrói mais do que um produto: você constrói uma tribo. Uma família.
É isso que a Seasons foi pra mim durante todos esses anos: uma família de artesãos. Na montanha russa do mercado, a Seasons se manteve firme e deu a sua contribuição para a construção de mais um capítulo da história da cerveja no Brasil. Só tenho a agradecer ao time de cervejeiros, cervejeiras e demais profissionais extremamente talentosos que trabalharam comigo ao longo dos anos, vocês compraram a briga de desafiar o status quo e fizeram o sonho de uma vaquinha virar realidade . You know who you are!
Dito isso, vou parar de enrolar e chegar ao ponto desse post: chegou a hora de passar adiante o bastão da Seasons.
É uma mudança incrível para mim, mas algo que já vinha contemplando e projetando há algum tempo. É um momento de dar atenção a velhos projetos que estavam colecionando teias de aranha (agora sai o livro! ), de me dedicar a novos projetos que surgirão em seguida e de dar a devida atenção à minha família. Muito em breve vai começar um capítulo novo da minha vida no exterior e não poderia estar mais feliz com esse momento. Pode parecer estranho se afastar justamente em um momento de crescimento acelerado da Seasons. Nesses últimos 2 anos, mesmo em meio a uma pandemia sem precedentes no mundo, a Seasons expandiu sua produção e área de atuação, abriu canais de exportação e está desenvolvendo o seu próprio brewpub. É impressionante que, mesmo após todos esses anos de história, a Seasons continua crescendo. Não poderia estar mais orgulhoso.
Obviamente que não é fácil soltar a mão do seu filho e vê-lo andar sozinho. Mas fico feliz em saber que a Seasons está nas mãos de profissionais que, assim como eu, são apaixonados pelo que fazem, extremamente dedicados e talentosos. Além de contar com um time fantástico de gestores, a CBCA também conta com cervejeiros com décadas de experiência em qualidade e inovação. Sem falar na chegada do Patrick, um marco importante na história da empresa: além de ser um grande amigo, admiro o trabalho dele a bastante tempo e tenho certeza de que ele será um capitão maravilhoso para as vaquinhas.
Aprendi muito durante esses últimos dois anos em que estive atuando no dia-a-dia da empresa e tenho certeza de que continuarei aprendendo muito mesmo estando nos bastidores, enquanto investidor. Vou estar apoiando a empresa de longe, tentando construir pontes sempre que possível. Sou muito grato à CBCA por todo o esforço dedicado a criar um projeto único no Brasil e muito orgulhoso de ver a marca da Seasons fazendo parte dessa evolução.
Esta união definitivamente trouxe um outro nível de maturidade para a Seasons e agora é chegada a hora de a CBCA comandar o “show da vaca”. Não vejo a hora de presenciar o que o futuro reserva para a Seasons e participar desta experiência junto com vocês, como um fã da marca.
Foi uma tremenda honra servir à grande comunidade cervejeira brasileira por todos esses anos, onde tenho mais do que clientes, parceiros e fornecedores: tenho amigos. Muito obrigado por me deixarem participar das suas vidas, compartilhando experiências para crescermos juntos; por todo o apoio e incentivo para que atingíssemos aquilo que antes existia somente na nossa imaginação; por contribuírem para que, juntos, superássemos todas as adversidades e desafios que o mercado apresenta, fazendo o Brasil cervejeiro de hoje melhor que o de ontem e pior que o de amanhã e provando que, por mais banalizada que seja, a frase “a união faz a força” nunca fez tanto sentido. Colegas e amigos da comunidade cervejeira, brindem às suas conquistas e às dos seus parceiros, pois vocês merecem. Sou eternamente grato a vocês.
Em breve vamos tomar mais umas juntos. Vejo vocês nos próximos eventos!"
Deixo aqui o meu comentário (Henrique): Leonardo Sewald, sucesso em suas empreitadas futuras e um abraço a sua familia!