Chichico Alkmim:
Paisagens Humanas - Paisagens
Urbanas
Nesse fim de semana tive a grata surpresa de estar na Praça da Liberdade com minha família, no fim de semana de 12 horas de programação cultural gratuita. O evento foi dividido em dois ambientes - um interno e outro externo - localizados no Memorial Minas Gerais Vale e na Praça Carlos Drummond de Andrade situada entre o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Vale.
O tópico do evento é o mês é o da consciência negra. Nos diversos ambientes do Memorial observamos uma programação extensa, com a presença de música (samba e anos da Black n' Soul), performances de capoeira, e contos. Entre os espaços físicos com mostras, gravuras, imagens e roupas, me saltaram aos olhos três ambientes: "Moda em Minas, Drummond Poeta, e Chichico Alkimim.
Esse último, Chichico merece destaque na mostra. Seus primeiros registros fotográficos tem início em 1907 e constituem, atualmente, um dos mais significativos documentos da memória visual mineira. Diamantina, portal do Vale do Jequitinhonha e UNESCO é uma referência histórica, cultural e política para Minas e para o Brasil. Mesmo de família ciosa de sua história (era irmão mais velho de José Maria Alkimim, político do PSD que chegaria a Ministro da Fazenda e vice-presidente da República), era pessoa humilde, simples e hábil na fotografia.
Vale a pena visitar o Memorial Vale. Leve sua familia! O ambiente é para todos! A entrada é franca ou quando cobrado é a preços populares.
Foto: Chichico Alkimim - Divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário