Segundo informações que pesquisamos no site Terra, a palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Em comemoração ao dia de hoje algumas cervejarias desenvolvem cervejas com notas "de bruxaria" destacando a ábobora, elemento marcante neste dia especial.
A Dogfish Head elabora a Punkin Ale com notas de abobora e açucar mascavo. A Imperial Pumking desenvolvida pela Southern Tier Brewing Company comemora o Dia das Bruxas no mais alto estilo pagão, em homenagem aos celtas. Outras que merecem menção: Post Road Pumpkin Ale da Cervejaria Brooklyn Brewery, Whole Hog Pumpkin Ale da Steven Points Brewery.
No Brasil um dos produtores de cervejas comemorativas ao Halloween é o Jovem Renato M. Junior quem produz a cerveja artesanal Sauber Beer Pumpkin Ale com notas de abóbora e 6,5% de teor. Para comemoramos este dia conseguimos um exemplar para degustação. Nada mal! E para quem curtem cervejas com Cultura Célitca "na alma"procure pelas cervejas no nosso amigo Daniel Gontijo Dragenvaard da Cervejaria Smedgard. O cara é mesmo dos bons.
Em resumo: Happy Halloween para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário