Companhia investe R$ 1,1 bi para “flexibilização total” de suas 13 fábricas do Sudeste
por Daniele Madureira -SP
A maior cervejaria das Américas quer estar preparada para as oscilações de demanda. Dos R$ 2,5 bilhões de investimentos anunciados pela Ambev este ano, R$ 1,1 bilhão estão sendo aplicados no Sudeste, para ampliar e modernizar as fábricas. Mais do que aumentar em 10% a capacidade de produção na região, onde a empresa soma 13 plantas, a iniciativa procura tornar as fábricas aptas a produzir diferentes versões e apresentações de cervejas, refrigerantes e demais bebidas não alcoólicas, ao sabor do gosto do público.
Assim, a Ambev diminui custos logísticos e leva mais rápido o produto “da moda” ao ponto de venda. É o que a multinacional chama de “flexibilização total” do processo produtivo.
(...) Nos próximos meses, a Ambev deve anunciar uma nova planta para envasar a marca Budweiser, que há dois meses começou a ser produzida em Jacareí (SP), nas versões lata, long neck e 600 ml. (...)
(...) Isoladamente, o maior investimento é feito em Sete Lagoas (MG). A quarta ampliação da filial, inaugurada em 2008, deve consumir R$ 250 milhões. A capacidade da fábrica vai praticamente dobrar, de 4,7 milhões para 9,3 milhões de hectolitros ao ano. No local, estão sendo instaladas duas novas linhas de envase: garrafas (60mil por hora) e latas (120 mil por hora).
Márcio Fróes, vice-presidente industrial da Ambev: “A fábrica tem que estar pronta para fazer um pouco de tudo”.
(Nossos Grifos do Blog): Entende-se que se trata de um processo estratégico de marketing de redesenho de produtos por meio da alternação de embalagens. Esse processo é atualmente visível nas linhas de chocolates da Nestlé, onde uma produto (ex.Suflair) é vendido em diferentes embalagens atendendo a todos os gostos e necessidades momentaneas do cliente, onde o foco principal busca a oportunidade de consumo.
Fonte: http://www.pressdisplay.com/pressdisplay/viewer.aspx. Valor Econômico 18.10.2011, pág B1.
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