Em setembro, Carlos Bufon, proprietário desta cervejaria localizada em Luziânia, Goiás nos contou um pouco mais sobre a história dessa afamada empresa, repleta de motociclistas e rock and roll!
Como iniciou a ideia de produzir cervejas em Luziânia até
montar a cervejaria?
A primeira vez que tive contato com
cervejas artesanais foi em uma das minhas viagens de moto, e desde então,
busquei apreciar cervejas diferenciadas. Porém, em Luziânia, cidade em que
moro, dificilmente as encontrava. Então, um dia, soube que um amigo de outra
cidade fazia cerveja em casa. Achei curioso e entrei em contato com ele para
saber mais. Também pesquisei o assunto e cheguei à conclusão que essa poderia
ser uma forma de ter cervejas dos mais diversos estilos na minha própria casa,
para o meu consumo. Comprei um equipamento caseiro para produção de 20 litros
com uma receita pronta de Pale Ale. Comecei somente com uma apostila e um CD
que mostravam o passo a passo do processo. Posteriormente descobri que poderia
fazer até 25 litros nesse equipamento e então mandei fazer sob encomenda dois
fermentadores de 25 litros cônicos, de polipropileno, que cabiam no meu freezer
com controle de temperatura.
Paralelamente, iniciei um curso de
Sommelier de Cervejas pelo Science of Beer, como uma forma de conhecer mais do
universo cervejeiro – escolas cervejeiras, estilos, análises sensoriais,
harmonizações e etc.
Nesse curso, tive a oportunidade de
conhecer diversas pessoas do segmento, entre apreciadores, cervejeiros
caseiros, mestre cervejeiros, sommeliers, professores respeitados e
proprietários de cervejarias e bares. E por meio desses contatos consegui me
aprofundar de forma mais empírica no assunto.
Com o tempo fui buscando mais
conhecimento e fiz outros cursos como o de Cervejeiro Caseiro, Tecnologia
Cervejeira com professores do SENAI – RJ, Especialização em Leveduras, etc. O
estudo com leituras aprofundadas sobre o processo cervejeiro e a busca por
informação com pessoas do ramo estava ficando cada vez mais instigante. A cada dia tomava mais gosto pela arte de
fazer cerveja. Nesse momento, percebi que os 50 litros mensais que estava
produzindo não eram mais suficientes nem para mim, nem para os meus amigos, que
então passaram a consumir e apreciar minhas cervejas, já então com receitas
próprias.
Ao final de 2015, o Motoclube Biela
Quente, que nasceu em 2001 em Luziânia, e que sou um dos fundadores, me
perguntou da possibilidade de fazer uma cerveja para a confraternização de
final de ano do grupo. Eu topei mas disse que precisava de ajuda, já que tinha
tempo disponível somente no final de semana e teria que fazer duas brassagens
em um só dia. Foi então que o José Ferreira, também integrante do Motoclube e
meu amigo de longa data, se prontificou a ajudar na brassagem. Neste dia ele
foi contaminado pelo gosto da arte cervejeira e começamos a fazer as brassagens
sempre juntos. Depois de pouco tempo começamos a discutir a ideia de evoluir o
processo com a compra de novos equipamentos para transformar esse hobby em
negócio.
Resolvemos adquirir um equipamento mais
moderno, com capacidade de 50 litros, e um fermentador de 100 litros, todos em
inox e elétricos. Precisávamos fazer duas brassagens para encher o fermentador,
esse processo durava em média 12 horas quando o resfriamento colaborava... mas
já chegamos a ficar 20 horas nessas brassagens, em função da nossa pouca experiência
naquela época. Era bastante cansativo!
Para aprimorar nosso processo,
contratamos a consultoria do Mestre Cervejeiro João Monteiro Junior, formado na Alemanha e com experiência
sólida em várias cervejarias no Brasil e no Exterior. Isso nos fez dar um
grande salto na qualidade da produção e processos, que até então era bem
caseira. Fruto de tantas horas de estudo, criei as minhas próprias receitas,
que agradavam grande parte do público. E por causa disso o Mestre Monteiro me
deu um título, que aceitei de forma muito honrosa, que foi o de “Paneleiro
Graduado”.
A obstinação por melhorar sempre nos
acompanhou. Foi então que demos mais um passo importante, vendemos o
equipamento de 50 litros para comprar um de 100 litros e investimos em mais um
tanque de 100 litros. Agora, com capacidade de produção de 200 litros, tínhamos
a expectativa de conseguir atender os pedidos dos amigos, que só cresciam.
Essa quantidade foi suficiente para dar
conta da demanda durante um curto período de tempo. Novamente a procura
cresceu. Eu e o José percebemos que normalmente nossa produção estava vendida
antes mesmo de estar pronta. Vimos que transformar isso em um negócio de grande
porte seria uma boa oportunidade para nós e para nossa cidade, com amplo
mercado local.
Em maio de 2017, resolvemos que seria o
momento de transformar o sonho em realidade. Começamos a construção da fábrica
e a aquisição de equipamentos. Fizemos todo o projeto conforme as
especificações do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e em
Setembro de 2017 começamos a execução.
O prazo de construção, entrega dos
equipamentos, testes e atendimento às exigências governamentais demorou quase
dois anos, muito acima do que esperávamos. Só obtivemos nosso registro junto ao
MAPA em Julho de 2019.
Atualmente, temos todos os registros
necessários e capacidade de produção de 3 mil litros por mês, mas queremos
chegar a 18 mil litros mensais. Nosso foco vinha sendo a produção com envase em
garrafas, mas nossa mais nova aquisição foi uma câmara fria e pretendemos
entrar firmes no mercado de comercialização on-tap.
Hoje vendemos nossa cerveja em
Luziânia, Cristalina e Distrito Federal, por meio de distribuidoras. Também
atuamos realizando eventos bimestrais em frente a cervejaria. A proposta dos
eventos é promover um ambiente de encontro dos amantes de uma boa cerveja e uma
boa música. Eles acontecem sempre durante um sábado, fechamos a avenida e
colocamos bandas de rock e food trucks. A quantidade de participantes nos
nossos eventos aumenta a cada edição.
Por que o tema motocicletas?
No final de 2015, aceitamos fazer a
cerveja para a confraternização do motoclube Biela Quente. Na confraternização,
ao som de muito rock and roll, risadas e nossa cerveja, sempre ouvíamos alguém
dizer, traz uma “Biela” aí.
Ao fim do dia, percebemos que o nome
Biela se tornou uma identidade da nossa cerveja, que busca representar a paixão
em duas rodas, rock and roll e cerveja de boa qualidade para celebração com
amigos. Ela nasceu sendo a cerveja de motociclista para motociclista.
Como o nome do motoclube “Biela Quente”
já era conhecido na cidade, em cidades vizinhas e no DF, isso se tornou um
gancho para o nome da cerveja, para a nossa identidade. E foi assim que nasceu
o nome “Biela Bier”, onde nosso slogan é “O Sabor da Aventura”.
Quais foram os desafios mais críticos?
A decisão de fazer um altíssimo
investimento apenas com recursos próprios e conseguir ultrapassar todas as
barreiras que os órgãos governamentais nos impõe, especialmente nas esferas
municipais e federais, foi um risco muito alto que corremos. Foi preciso muita
resiliência, tivemos vontade de desistir várias vezes. É incrível a quantidade
de entraves burocráticos que são criados para quem quer empreender no Brasil, o
que impede o crescimento do país.
O chamado “Custo Brasil”, seja em
burocracias, altos custos e precária mão-de-obra são os maiores entraves para o
crescimento.
Mas seguimos firmes, eu e meu sócio,
José Ferreira, empregando 3 pessoas fixas e outras pessoas pontualmente na
realização dos eventos.
Cite curiosidades sobre a cervejaria
Em nossos rótulos procuramos colocar
imagens de locais que já estivemos em nossas viagens de moto, e escolhemos um
modelo/estilo de moto que representa melhor o tipo da cerveja.
Em cada rótulo de nossa cerveja
procuramos ligar a sensação que o motociclista sente ao pilotar determinado estilo
de moto com a sensação de apreciar uma Biela Bier. Nosso slogan é “O Sabor da
Aventura”.
Atuamos de forma muito responsável e
sempre lembramos que se beber, você não pode pilotar.
Os eventos que fazemos em nossa
cervejaria sempre são temáticos. Já realizamos junto com a largada/chegada de
um Enduro de Cross Country (motos), outro com Aniversário do Biela Quente
Motoclube, juntando vários motociclistas, outro com foco nos carros antigos e
Hot Roads, e agora em outubro faremos um evento com foco no Movimento Outubro
Rosa. Estamos ansiosos pelo lançamento.
Também procuramos fazer sempre uma
parte social, em eventos que focam na coleta de alimentos não perecíveis para
doação em instituições carentes. Esse ano, por exemplo, arrecadamos quase 700Kg
de alimentos que foram doados a um asilo e orfanato da região.
Biela Bier
Avenida Goiás, Quadra 37 Lote 06 Galpão 2
St. Leste, Luziânia/GO
Tel.: (61) 99638-1464
Muito feliz por você meu amigo Carlos. Desejo cada vez mais sucesso.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, cerveja de excelente qualidade, aroma e sabor inconfundíveis!
ResponderExcluiré fato! Veja a filial no Mercado Novo, no centro de BH.
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