quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Copo Lagoinha 75 Anos

 Copo Lagoinha comemora 75 anos



O copo mais democrático de Minas Gerais, o copo americano, mais conhecido em Belo Horizonte como "Copo Lagoinha" comemora 75 anos de existência, na Capital Mineira.

Fabricado há mais de um século por meio de máquinas de origem americana, o copo teve a denominação de "Copo Americano", pela fabricante Nadir Figueiredo. Entretanto, em BH, a região boêmia da Lagoinha, ao adotar o copo para servir bebidas e sobretudo cervejas mudou o seu nome para "Copo Lagoinha"! A sua popularidade se tornou um ícone, talvez por sua durabilidade, design e sobretudo quantidade, pois essa é considerada por muitos adequada, ou seja nem tão grande, nem tão pequena, o que permite ver um copo às vezes não muito cheio, mas também não tão vazio. Entre outros casos, tomadores de cervejas dizem que a quantidade é a ideal para manter a bebida gelada, enquanto essa é digerida, num período de tempo considerado "justo" para a sua apreciação.

A fama do copo é tanta, que acredita-se que nem o recente e famoso copo Stanley consegue substituí-lo, face o seu baixo valor. O copo Lagoinha é tão aclamado que a cervejaria mineira Wals, ao completar 20 anos em operação, criou uma cerveja em referência à região boêmia e ao Copo Lagoinha. 

Temos que dar um brinde ao recipiente que mais utilizamos para brindarmos, com simplicidade e sem frescura. Esse é o copo de vidro mais querido de BH. 



Aos amigos e aos copo, um brinde! Avé Cesar!

Saiba mais em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/10/20/copo-americano-nada-disso-aqui-e-copo-lagoinha-icone-de-belo-bh-completa-75-anos.ghtml

#pelosatelite #copolagoinha #copo americano #djjjonesco

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Balbúrdia na Oktoberfest


Cerveja com aroma de maconha é proibida na Oktoberfest

A Cervejaria Balbúrdia, convidada para participar da 37ª Oktoberfest de Blumenau, teve a sua cerveja Hemp, com aromas que remetem a cannabis, retirada do cardápio de cervejas oferecidas no festival.

Apesar do estilo fabricado seja uma American Pale Ale (APA), a cerveja reforça a droga com a estampa uma folha da erva na lata. O aromatizante natural utilizado na cerveja é de uma classe chamada de Terpenos e não utiliza a cannabis em sua produção. Entretanto, extratos de outros vegetais que, depois de adicionados como um adjunto à bebida apresentam aroma que remete a maconha, mesmo que não possuem nenhum princípio psicoativo ou alucinógeno.

O marketing incentiva o uso da droga, que no Brasil, é considerado crime. Nesse caso a cerveja gerou bastante polêmica, e por bom senso, a Prefeitura de Blumenau solicitou a retirada do produto do festival.

Em contrapartida, a cervejaria citou os seus esclarecimentos e manterá a sua presença com outras bebidas para serem conhecidas.

Confira a nota da cervejaria na íntegra:

 “A Balbúrdia Cervejaria vem a público informar que recebeu com surpresa, no dia de hoje (4/10), notificação da Fundação Promotora de Eventos e Exposições de Blumenau (Proeb), realizadora da 37ª Oktoberfest, solicitando a retirada de comercialização da cerveja Balbúrdia Hemp da festa.

A Cervejaria lamenta a decisão da organização da festa esclarecendo que o referido rótulo tem os devidos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não contendo qualquer produto ilegal em sua composição.

Os aromas semelhantes à cannabis são derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas, e também do lúpulo, não possuindo qualquer princípio psicoativo.

Tais cervejas são comercializadas legalmente no Brasil e em outros países, sendo inovadoras do ponto de vista sensorial e trazendo uma experiência degustativa para os apreciadores das cervejas artesanais.

Apesar da retirada de comercialização da Oktoberfest, a Balbúrdia Cervejaria continuará presente nesta edição da festa com outras cervejas e a Balbúrdia Hemp estará disponível, a partir de hoje, nos bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí. Ein prosit!

Blumenau, 16h20 de 4 de outubro de 2022.

Balbúrdia Cervejaria”

 Meus comentários: Talvez seria um ato de Balbúrdia? Cheers. 

Real Time Web Analytics