Essa veio do Blog do Pedro Palaoro em setembro de 2012, mas vale a pena refrizar antes de acabar o ano.
O Brasil está vivendo um momento muito interessante no mercado de cervejas. Quem não conhece alguém que produz cerveja hoje em dia? Se você não conhecia, estou me apresentando como o primeiro. Embora hoje já seja uma cultura relativamente conhecida, está longe de poder ser considerada popular. No mercado brasileiro de cerveja menos de 2% representam micro ou pequenas cervejarias.
Os cervejeiros caseiros são o embrião do mercado de micro cervejarias e podem se vincular as associações estaduais como a Acerva Gaúcha, a Carioca, a Paulista e a Mineira, mas a forte explosão no número de praticantes deixa claro que os alcance destes grupos está longe de ser definitivo. Nos Estados Unidos a cultura da cerveja caseira foi reiniciado em meados da década de 1970, mas foi nos anos 1990 que teve sua explosão para ser tornar realmente popular. Já no Brasil foi em 1990 que essa redescoberta aconteceu, e hoje são incontáveis o números de cervejeiros caseiros espalhados pelo país, com grupos fortes em locais de colonização europeia, como SC e RS, por na Europa está cultura ter uma história de séculos.
Como citado antes, com menos de 2% do mercado nacional de cervejas, a luta das micro e pequenas cervejarias no Brasil é contra a grande carga tributária imposta ás pequenas produtoras e contra a cultura da bebida de baixa qualidade. Com alguns anos mais de reivindicações, o mercado estadunidense já implantou muito do que as pequenas cervejarias brasileiras querem conquistar.
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