Cervejarias artesanais apostam em público refinado
O público de cervejas super premium é refinado e das classes A e B. O mercado cresce a taxas de 20% ao ano e tem grande potencial de negócios no Ceará. O público representa um mercado de 450 mil pessoas em Fortaleza
Segundo Freire, em Fortaleza, o público-alvo representa um mercado de 450 mil pessoas. Os clientes têm gostos refinados e são prioritariamente das classes A1, A2 e B1. O público é composto prioritariamente por homens de 18 a 65 anos e mulheres de 30 a 65 anos. “Não vendemos o produto cerveja, mas a experiência de tomar uma cerveja artesanal”, destacou. O preço de tanto glamour é alto. Uma cerveja super premium, como é conhecida, vai de uma média de R$ 5 a R$ 100, mas há marcas que custam até R$ 200.
No próximo semestre, a marca Schönheit deverá lançar quatro cervejas e, até 2013, dobrar o leque para oito, das quais quatro serão sazonais e serão produzidas a cada trimestre.
No Estado, a Drache Bier foi pioneira e também uma das primeiras das regiões Norte/Nordeste. A capacidade da fábrica, que fica em Horizonte, é de 1 milhão de litros de chope e cerveja por ano. A cervejaria também vai lançar uma cerveja premium, que é produzida com puro malte e maltose.
A empresária do grupo Bebidas do Nordeste e Cervejaria Nordeste, Renata Raffs, destacou que as cervejas gourmet são produzidas com o princípio da lei de pureza alemã, utilizando puro malte na fórmula. O grupo produz a cerveja Drache Bier. O público é sofisticado, mas muito menos formal que o de consumidores de vinho, segundo ela. Além disso, por ser um produto mais caro, é voltado também para um público mais velho, em média com 30 anos.
A cerveja super premium também está ganhando espaço entre as mulheres. No caso da Drache Bier, principalmente a Weiss, que é produzida a partir do trigo e na qual se sobressaem sabores frutados (banana e maça).
Público diferenciado
O mercado de cerveja artesanal congrega as versões especiais ou gourmet da bebida, com uma qualidade superior. Segundo Freire, a cerveja ideal é a que leva malte de cevada, lúpulo, água e leveduras. O empresário explicou que o público que consome cerveja artesanal busca conhecer bem o produto e não se importa em pagar mais pela experiência. Saiba mais também: http://www.acessa.com/sosabor/arquivo/noticias/2012/03/13-mercado-gastronomico-mostra-interesse-nas-cervejas-artesanais/
Mais informações e fonte: Site brejas e entrevistas http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/04/21/noticiasjornaleconomia,2825291/cervejarias-artesanais-apostam-em-publico-refinado.shtml
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