terça-feira, 28 de junho de 2011
Concurso Nacional
Entre Bodes e Corujas
por Júlia Pitthan, de Florianópolis
Pode até demorar para esse fenômeno se cristalizar, mas nada será como antes. O sexto concurso nacional de cervejas caseiras , em Florianópolis, deixou no ar uma sensação de que o cenário cervejeiro do país tem mesmo tudo para se sofisticar. Apesar da burocracia e da falta de incentivos, muitos cervejeiros caseiros preparam seus "experimentos" em uma empreitada comercial. Não será moleza. O investimento inicial para uma indústria pequena gira em torno de R$ 1 milhão. E é preciso achar um nincho, pois em matéria de marketing e logísitca não dá para disputar com as cervejas industriais - as artesanais representam menos de 1% do mercado nacional.
No encontro, os cervejeiros entregaram para o Deputado Federeal Jerônimo Goergen (PP-RS), relator da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, um documento pedindo a entrada do setor no Simples. Hoje cerca de 60% das vendas ficam com o Fisco. Um coisa é certa: a qualidade do que vem se produzindo aqui justifica incentivar o setor. E é gente de todo o país.
No concurso do fim de semana, o título de melhor Rauchbier - cerveja feita com malte defumado - foi para a Toicinho, de Eduardo Nunes Rodrigues, de Santo André (SP). Fábio Krüger Laux de Camaquâ (RS) foi o primeiro colocado na categoria Barley Wine, com a Dama da Noite. (A Companhia Cervejaria Jambeiro, de Humberto Mendes, da ACervA Mineira ficou em segundo lugar). O título principal da Bohemiam Pilsen ficou com a cerveja 3 Perdidos de Nicolas Bittencourt, de Niterói (RJ).
Além das premiações houve lançamentos de novos produtos. (...) A Cerveja Coruja, de Porto Alegre, aposta em ter um PUB como vitrine. Desde 2008, ela mantém A Toca, em Porto Alegre. O negócio é uma estratégia para manter o volume de vendas mesmo no inverno. Agora, a Coruja lançou a Alba Weizenbock, se quarto produto pasteurizado. No mercado desde 2004 (...) de lá para cá a produção cresceu cerca de 30% - hoje é de 12 mil litros mensais.
Fonte e mais informações em: Valor Econômico, Tendências & Consumo, 27.06.2011, B5.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário