quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ciência e Tecnologia



Robô escolhe cerveja preferida
Por Paula Rothman - INFO/SP

Um pequeno robô humanoide surpreendeu seus programadores ao se mostrar obcecado por uma lata de cerveja específica – escolhendo sempre aquela marca em detrimento de outra.

O DARwIn-OP (Dynamic Anthropomorphic Robot with Intelligence–Open Platform) é uma plataforma aberta da Trossen Robotics com alto poder computacional, sensores e habilidades dinâmicas e motoras, ele pode ser programado para uma série de atividades. O modelo básico é vendido a U$12 mil pela internet e sua principal função é fornecer uma plataforma pronta para ajudar instituições de pesquisa ou empresas em testes de software.

No vídeo, que acabou se tornando uma brincadeira interna, os programadores da própria Trossen se surpreendem com a clara preferência do robô por uma lata de cerveja. A Tecate prende seu olhar quando balançada em sua frente, enquanto a Bud Light não provoca reação alguma. O mesmo acontece quando as duas latas são colocadas longe e o pequeno robô corre para a marca Tecate. A relação, no entanto, parece ser de amor e ódio: quando alcança a latinha, ele começa a chutá-la.

O teste realizado no momento das filmagens não envolvia especificamente marcas de cerveja – e nenhuma programação especial foi feita para ativar essa preferência. No entanto, ela muito provavelmente tem a ver com a cor de cada lata, sendo vermelho claramente mais chamativo do que o azul.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/robo-escolhe-cerveja-preferida-01082011-10.shl

Foto: reprodução.

Um comentário:

  1. Olá Henrique,

    Olá,
    Desculpe incomodar por aqui. Meu nome é Rondon Neto, sou homebrewer e gostaria demais de entrar em contato com a Acerva Mineira para me associar, comprar insumos, competir e fazer amigos. Porém, em nenhum canal de contato que tive, pelo email, pelo blog, orkut e tal, houve resposta. Você poderia me passar o contato de lá ou mesmo me ajudar a formalizar a associação?

    obrigado,

    Rondon Pessoa de Mendonça Neto
    rondonbio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics