“A
Conta Por Favor!”
No
intervalo da reunião do "Conselhão" do Governo Federal, de ontem, Jorge Paulo
Lemann soltou a seguinte frase: “A vida está dura e difícil até para vender
cerveja.” A situação econômica do país gera reflexos em todos os setores. A
recuperação do rítimo está distante.
Segundo
reportagem do jornal O Estado de São Paulo a Ambev apresentou retração esse
ano. Até o terceiro trimestre, as vendas caíram 5,1% , se comparado no mesmo
período em 2015. A receita líquida apresentou queda de 6,6%.
Isso
é fato. O consumidor tem pedido ao garçom para por menos cerveja no copo.
Beba menos, beba melhor!
ResponderExcluirTalvez a queda da AMBEV se justifique pelo aumento das artesanais, que por sua vez são consumidas em menor quantidade. Logo, o crescimento das artesanais não reflete exatamente a queda da Ambev, uma vez que um cliente que consumia 10 unidades da Ambev em um dia, consome no máximo 2 unidade de artesanais no mesmo período.
Acho realmente que o mercado está "abaixo ada crítica" para todos, porém, "quanto mais alto maior o tombo". Neste caso especificamente, a AMBEV leva uma enorme desvantagem pelo seu tamanho. As artesanais são um mercado pequeno, tem um público seleto e específico, que talvez não abra mão fácil de uma cerveja de qualidade, até porque este não vai parar de beber, mesmo com a crise. Além disso, o consumo deste público é bem menor em relação ao da AMBEV. Qualquer consumo vai cair sim, mas nas suas devidas proporções. Se o mercado das artesanais for inteligente, pode até tirar proveito disto. Abraço a todos.
ResponderExcluirO consumidor esta aprendendo a apreciar cervejas diferentes.
ResponderExcluirO consumo aumentou.
O que diminuiu foi a venda do produto deles que é mais agua com rótulo de cerveja.