segunda-feira, 17 de junho de 2024

Brasil Brau e o Baixinho

Brasil Brau e o Baixinho da Kaiser


Após um dia de trabalho, fiquei feliz em encontrar velhos amigos que me atenderam na prospecção do meu livro "Cervejarias Mineiras: da imigração ao copo" em busca de patrocínio e apoio cultural. Aliás a Brasil Brau esse ano ficou mais técnica, com menos cervejarias e mais equipamentos e insumos para a produção e distribuição de cervejas. Diversas empresas nacionais e estrangeiras (sobretudo de origem asiática e europeia) demonstraram seus equipamentos, incluindo barris, válvulas, chopeiras, extratoras, cilindros, linhas de envase, além de equipamentos de monitoramento e execução de processos com o uso de tecnologia. Dos insumos, enzimas, leveduras, concentrados de malte e lúpulo, maltes, foram os destaques para essa edição. Houve ainda palestras específicas no Congresso Técnico da BB.

Ressalto que o foco técnico não dispensou a cerveja. A maioria dos estandes estavam com diversos estilos para apresentar aos clientes e interessados. Houve cervejas que foram envasadas na hora, para demonstrar o funcionamento de equipamentos de envase.

Agradeço ao Mário Bittencourt, aos Gabriel, ao Valdenir, essas da AEB Group pela recepção em seu estande que estava simplesmente incrível. Aos amigos Mateus Rizzi da Chopeiras Memo, ao Alexander da Agrária Malte, ao Flávio da Fermentis By Lesaffre. (Gabriela Montadon: senti a sua falta.)

Deixo também um abraço Silvestre Bruno do Marketing da Prozyn BioSolutions, ao Marcelo Nicolosi e ao sr. Volmir Gava, da EGISA, que cederam tempo e espaço para as minhas colocações perante o livro.

Na foto, o meu amigo Jose Valien Royo, o Baixinho da Cerveja Kaiser! Aliás, o Baixinho vai bem! Apesar de não estar na mídia com comerciais de bebidas (há limitações quanto ao uso de seu personagem que atualmente pertence ao Grupo Heineken), a saúde desse jovem de 84 anos está em boa forma e a turma cervejeira lembra dele com muito carinho e saudosismo. Basta passar pelos estandes que a sessão de fotos e autógrafos se iniciam. Um dia irei entender o porquê que não há, por parte da Heineken, propaganda nichada da Kaiser com o Baixinho nas regiões de maior consumo desse produto.

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