sexta-feira, 28 de junho de 2024

Cerveja não é pecado


Cervejarias artesanais criam site para promover petição contra o imposto do pecado.

O site oficial da petição contra a Lei do Pecado, https://cervejanaoepecado.com.br/ é uma iniciativa destinada a expressar ao governo a discordância do povo em relação ao aumento de impostos sobre as cervejarias de pequeno porte. Neste espaço, o cidadão terá a oportunidade de adicionar sua voz a milhares de outras pessoas que acreditam que a taxação excessiva é injusta e prejudicial para a indústria cervejeira e para os consumidores no Brasil, o termo “imposto dopecado” se refere à proposta de um imposto seletivo sobre bens e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, como:

* Cigarros: A tributação sobre cigarros já existe no Brasil, mas a proposta visa aumentar a alíquota e abranger também charutos, cigarrilhas e cigarros artesanais.

* Bebidas alcoólicas: O projeto prevê a criação de faixas de tributação de acordo com o teor alcoólico da bebida, com alíquotas mais altas para bebidas com maior teor.

* Bebidas açucaradas: Refrigerantes, sucos artificiais e outras bebidas com alto teor de açúcar também estão no radar do imposto seletivo.

* Veículos poluentes: Carros, motos, caminhões e outros veículos que emitem muitos gases poluentes serão taxados de acordo com o nível de emissão.

* Exploração de recursos minerais: A extração de minério de ferro, petróleo e gás natural também pode ser alvo do imposto seletivo, com alíquota máxima de 1%.

Segundo o site, a proposta de inserir um imposto sobre a cerveja, conhecida como Imposto do Pecado, é uma medida que desperta preocupação e descontentamento entre os apreciadores dessa bebida e os produtores do setor. Neste texto, é discorrido sobre os motivos pelos quais discorda-se veementemente desse imposto, destacando os impactos negativos que ele trará para a indústria cervejeira e para os consumidores.

Valorização da cultura e da diversidade: A cerveja artesanal, produzida em menor escala e feito localmente, é uma expressão cultural e um patrimônio do nosso país. Um em cada sete municípios brasileiros tem uma cervejaria local.

Impacto econômico negativo: A indústria cervejeira artesanal tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, gerando mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos e movimentando mais de 50 bilhões de arrecadação de impostos e movimentando negócios locais e familiares. Ao impor um imposto sobre a cerveja artesanal, corre-se o risco de sobrecarregar os produtores e dificultar o acesso a esse mercado para novos empreendedores. Isso pode levar ao fechamento de pequenas cervejarias e à perda de postos de trabalho, prejudicando o desenvolvimento econômico de regiões inteiras.

Prejuízo para os consumidores: A cerveja é apreciada por sua qualidade, sabor e variedade. Ao adicionar um imposto sobre essa bebida, o seu preço final ao consumidor será afetado, tornando-a menos acessível para muitos apreciadores. Além disso, essa medida pode desencorajar o consumo responsável, pois o aumento de preço pode levar algumas pessoas a optarem por produtos de menor qualidade ou até mesmo incentivar o consumo clandestino. A cerveja é a bebida da moderação, é a bebida mais apreciada pelo brasileiro, sua variedade de estilos que usam até frutas brasileiras garante qualidade diferenciada mundo afora.

Desincentivo à produção sustentável: Muitas cervejarias, inclusive as pequenas e micro cervejarias, também chamadas de artesanais, tem como princípio a produção sustentável. O aumento de impostos pode colocar em risco essas práticas, uma vez que os custos de produção serão elevados, tornando mais difícil para as cervejarias manterem seus padrões de sustentabilidade. Isso seria um retrocesso para a indústria e para o meio ambiente. 

A imposição de um imposto sobre a cerveja é uma injustiça com um dos mais importantes setores da economia. O setor promove campanhas pelo consumo consciente e responsável. Desenvolve inclusão social com programas de capacitação de garçons de bares e restaurantes. Segundo números oficiais do Ministério da Agricultura, há 1847 cervejarias no Brasil, que vem crescendo anualmente com o importante número de pequenas cervejarias artesanais que promovem a economia com eventos, gastronomia e cultura local.

Caso queiram saber mais sobre o tema: https://cervejanaoepecado.com.br/ 

Meus grifos: não é novidade que cerveja e automóveis são política de governo. O último aumento de tributos dessa natureza foi o famoso 2% adicionais de ICMS para  o "Fundo Estadual de Combate e  erradicação da pobreza". Os resultados desse aumento estão por ai. Quem encontrar, cite nos comentários.

#avecesarco #pelosatelite #consumodecervejas #impostodopecado #erradicacaodapobreza

Sol Zero Álcool


 Heineken lança primeira versão zero álcool da Cerveja Sol

A primeira versão zero álcool da cerveja Sol em 125 anos de história da marca contém vitamina D e B (B3 e B6) e chega com a proposta de oferecer novas ocasiões de consumo no cotidiano (Divulgação/Grupo Heineken)

Face ao aumento de consumo de cervejas sem álcool no país e no exterior, a Heineken decidiu criar a Sol Zero Álcool, em sua cervejaria, Ponta Grossa, no estado do Paraná. A previsão de estreia está para setembro deste ano.

Diversas cervejarias têm produzido cervejas sem álcool. A Heineken, produziu a sua versão 0.0%, tendo Max Verstapen como garoto propagando. A fórmula deu certo, pois essa se tornou uma das mais preferidas pelo público. Quanto a Sol, a cervejaria foca no público mais jovem, atacando outros nichos, além do segmento premium.

Saiba mais em:  https://exame.com/marketing/grupo-heineken-expande-portfolio-e-lanca-cerveja-sol-zero-alcool-no-brasil/

Stadt Jever Ballast Point II

Local Stadt Jever Brewery expands beer production with the inclusion of other brands 

Stadt Jever is a local brewery that has as its reference one of the most traditional German restaurants in the Capital Belo Horizonte, with the same name. This brewpub is on the minds of the local citizens when it comes to a bar that offers a Germanic atmosphere, with Bavarian cuisine and good craft beers.

In this sense, the brewery's management began to manufacture beers on tap to serve the pub and in cans, to serve customers in general, with several styles in the portfolio such as Pilsen, Wit and IPA. The demand for good beers has increased since then. During the process of business expansion, increasing with more equipment in the factory, directors though: why not produce other beers, from friends, co-workers and allied companies?

They rolled up their sleeves. Open the doors to meet new coleagues. In this first international foray, the company made beers from the famous American brewery, Ballast Point. And the celebration of this achievement will be on June 30th, at the factory’s brewpub, in the Savassi region, in Belo Horizonte.

In short, if you, reader, were in Belo Horizonte next Sunday, take advantage of the opportunity and discover the Ballast Point beers, produced by Stadt Jever.

About Ballast Point Brewing Company

It is an American brewery founded in 1996 by Jack White in San Diego, California. started in the back of Home Brew Mart, a homebrew supply store that White founded in 1992. As of 2015, it was the second-largest brewery in San Diego County and the 17th-largest brewery in the country based on sales volume.

Ballast Point was also the first micro distillery in San Diego since Prohibition. The brewery was sold to Constellation Brands for $1 billion in 2015. Its distillery business was spun off to a new company, Cutwater Spirits, in 2017 and later acquired by Anheuser-Busch in 2019.

In December 2019, Chicago-based brewery Kings and Convicts announced it was purchasing Ballast Point from Constellation for undisclosed terms. (Source Wikipedia).

Stadt Jever Gatropub

Address: Avenida do Contorno, 5771 – Savassi, Belo Horizonte/MG

Telephone: (31) 3047-3113  

 

#pelosatelite #avecesarco #ballastpoint #stadtjever

Latas de cerveja com arte

 Arte moderna em latas de cervejas


Quando se fala de arte moderna em latas o americano e artista plástico Noah Delleda é uma referência no assunto. Com técnica e muita prática o designer transforma uma simples lata de cervejas uma verdadeira obra de arte. (Nosso escultor mineiro José Bento fez algo semelhante com cilindros em madeira de lei.)

Veja o vídeo a seguir e compreenda mais sobre a sua forma de esculpir latas de cervejas.


#pelosatelite #avecesarco #artemoderna #lata #latasdecerveja

Stadt Jever Ballast Point I

 

Cervejaria Stadt Jever amplia produção de cervejas com a inclusão de outras marcas


A Stadt Jever é uma cervejaria que tem como referência um dos restaurantes alemães mais tradicionais da Capital Belo Horizonte, de mesmo nome: Stadt Jever. O nome está na mente dos mineiros quando se trata de um bar que oferece um ambiente germânico, com gastronomia bávara e boas cervejas.

Nesse sentido, a diretoria da cervejaria passou a fabricar cervejas on tap para atender o bar e em latas, para atender o consumidor em geral. Com diversos estilos no portfólio como Pilsen, Wit e IPA. A demanda por boas cervejas tem aumentado cada vez mais. Ao criar novos espaços na fábrica, por quê não produzir outras cervejas, de amigos, colegas de trabalho e empresas aliadas?

Foi isso que a Stadt fez. Abriu as portas para entrar novos amigos. Nessa primeira toada internacional, a fábrica passou a produzir as cervejas da famosa cervejaria americana Ballast Point. E a comemoração desse feito será no dia 30 de junho, no bar da fábrica, na região da Savassi. 

Em suma, se você leitor, estive em Beagá no domingo, aproveite a oportunidade e conheça as cervejas da Ballast Point, produzidas pela Stadt Jever.

Ballast Point Brewing Company 

E uma cervejaria americana fundada em 1996 por Jack White em San Diego, Califórnia. A Ballast Point Brewing Co. começou nos fundos da Home Brew Mart, uma loja de suprimentos para cervejas caseiras que White fundou em 1992. Em 2015, era a segunda maior cervejaria do condado de San Diego e a 17ª maior cervejaria do país com base no volume de vendas. 

 A Ballast Point também foi a primeira microdestilaria em San Diego, desde a Lei Seca. A cervejaria foi vendida para a Constellation Brands por US$ 1 bilhão em 2015. Seu negócio de destilaria foi desmembrado para uma nova empresa, Cutwater Spirits, em 2017 e posteriormente adquirida pela Anheuser-Busch em 2019. 

Em dezembro de 2019, a cervejaria Kings and Convicts, com sede em Chicago, anunciou que estava comprando Ballast Point da Constellation por termos não revelados.

Stadt Jever Gastropub 

Endereço: Av. do Contorno, 5771 - Funcionários, Belo Horizonte

Telefone: (31) 3047-3113  

#pelosatelite #avecesarco #ballastpoint #stadtjever 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Cerveja da Macedônia


Zlaten Dab, uma cerveja da Macedônia 

A “Prilepska Pivarnica” ou Cervejaria Prilep” foi fundada em 1924. A fábrica é a produtora das cervejas Zlaten Dab e Krali Marko, como uma das principais marcas nacionais de cerveja. A empresa também produz as famosas Tuborg e Carlsberg, distribuindo-as no país.

A Cervejaria Prilep também produz além de cervejas, refrigerantes. Como envasadora autorizada de refrigerantes, a companhia envasa as bebidas da Pepsi Cola mundial: da tradicional Pepsi, até Pepsi Lime, Pepsi Max, 7UP, Mirinda Lemon e Mirinda Orange.

A Cervejaria Prilep também é importadora de Lipton Ice Tea, bem como dos produtos da famosa marca “Knjaz Milos” da Sérvia, incluindo: água com gás Knjaz Milos, água sem gás Aqua Viva, energético Guaraná e sucos de frutas não carbonatados.

Das cervejas que tomei na Macedônia, conheci a Zlaten Dab, mais precisamente na cidade do Ohrid no restaurante Viva Ksantika. O nome da cerveja em português é “Carvalho de Ouro”.  Aproveitando o momento, também me desfrutei com uma boa Tuborg.

 Sobre a Macedônia

Trata-se de uma região geográfica e histórica da península dos Bálcãs, no sudeste da Europa. Macedônia já foi um reino.

O termo, na sua mais ampla acepção, refere-se à região situada entre o rio Nestos e os montes Ródope, a leste; a montanha Osogovo, o Montenegro e a cordilheira dos Bálcãs, ao norte; as montanhas Jablanica e os lagos de Ocrida e de Prespa, a oeste; os montes Gramos e o monte Olimpo, ao sul.

A região geográfica da Macedônia é atualmente dividida entre a Grécia (52,4%), a Macedônia do Norte (35,8%), a Bulgária (10,1%), a Albânia (1,4%) e a Sérvia (0,3%). Cabe notar que a região não é homogênea - nem do ponto de vista geográfico, nem étnico.

Macedônia é linda e vale a pena conhecer. Não deixe de colocar nos seus objetivos de viagem. Recomendo.

Anote ai o endereço: Restaurante Viva Ksantika - Tsar Samoil 23, Ohrid 6000, Macedônia do Norte. A gastronomia é regional.

#pelosatelite #avecesarco #pelosatelite #avecesarco #Zlatendab #Tuborg

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Cerveja rara e caseira do Egito


 Cervejeiro amador dos EUA recria cerveja egípcia de 3 mil anos

Inspirado em receitas do Egito Antigo, cervejeiro usa figos raros e fermento de 850 a.C. para criar a bebida

Durante a pandemia, Dylan McDonnell, um cervejeiro amador de Utah, nos Estados Unidos, teve a ideia de recriar uma cerveja inspirada em antigas receitas egípcias, utilizando fermento de 850 a.C.. A inspiração veio de Seamus Blackley, influenciador e designer de videogames, que fez pão com fermento egípcio de 4,5 mil anos. McDonnell decidiu tentar fazer o mesmo com cerveja. A reportagem é do The New York Times.

Recentemente, ele produziu uma cerveja âmbar que acredita ser a mais próxima do que Ramsés, o Grande, poderia ter bebido. Nos últimos anos, houve várias tentativas de recriar cervejas antigas, mas o americano foi além ao buscar ingredientes exatos que os egípcios usariam, fermentando-os com levedura antiga.

Enquanto o vinho é frequentemente associado à civilização greco-romana, “a cerveja era integral para as sociedades antigas no Levante e no antigo Oriente Próximo”, disse Marie Hopwood, estudiosa de cerveja antiga, em entrevista ao NYT. “Todos bebiam cerveja”, especialmente porque a água muitas vezes estava contaminada. Somente recentemente, a arqueologia da cerveja ganhou o respeito dado ao estudo do vinho, devido a preconceitos modernos.

Teor alcoólico menor e quente

A cerveja antiga teria menos teor alcoólico e era servida quente. Mulheres geralmente eram as responsáveis por fabricá-la. Limitado pelo trabalho e pela família, McDonnell levou mais de três anos para realizar sua ideia. Ele consultou o Papiro Ebers, um texto egípcio de receitas médicas de 1500 a.C., e encontrou cerca de 75 receitas de cerveja, compilando os ingredientes mais mencionados: tâmaras do deserto, mel de Sidra do Iêmen, figos sicômoros, passas douradas israelenses, bagas de zimbro espinhosas, alfarroba, cominho preto e incenso.

Figos sicômoros foram especialmente difíceis de encontrar. Mas, por sorte, a amiga Marika Dalley Snider, historiadora da arquitetura, encontrou uma família no Egito que cultivava esses figos há gerações. Para os grãos base, McDonnell escolheu cevada roxa egípcia e trigo emmer. Ele também procurou um fermento antigo, encontrando uma cepa extraída de uma ânfora em Israel usada pelos filisteus por volta de 850 a.C.

O fermento tem a capacidade de ficar dormente por longos períodos. As células em uma colônia dormente “ainda se comunicam”, disse Itai Gutman, fundador da Primer’s Yeast, que vende cepas antigas de microrganismos. Ele argumenta que a diferença entre o fermento antigo e o comercial é a mesma entre um lobo e um golden retriever. O fermento comercial cria um perfil de sabor mais previsível, enquanto o fermento selvagem é associado a sabores "off".

McDonnell ficou satisfeito com sua mistura histórica, que é inicialmente azeda, mas depois se torna mais complexa, com uma qualidade refrescante e parecida com a sidra. O sabor sugere damasco, com baixa carbonatação. Frequentemente perguntam a McDonnell como a cerveja se chama. Sem planos de vender a bebida, ele decidiu por um nome que reflete o perfil de sabor e suas origens: “Sabor do Sinai”.

Você beberia dessa cerveja? Ou seria capaz de produzi-la? Deixe o seu comentários abaixo e siga a gente no blog! Sua participação é fundamental para seguirmos nessa jornada cervejeira!

Fonte e saiba mais em: https://exame.com/pop/cervejeiro-amador-dos-eua-recria-cerveja-egipcia-de-3-mil-anos/

Foto realizada por IA

#pelosatelite #avecesarco #cervejarara #cervejaegipcia #egito

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Winbledon 2024

 


Winbledon 2024: torneio volta a ter Stella Artois como cerveja patrocinadora oficial

Depois de ficar alguns anos "no estoque," em 2024, a AB Inbev voltou com a marca Stella Artois como sponsor no grand slam.

Como apoiadora de longa data do The Championships, com uma paixão compartilhada por qualidade imbatível e experiências elevadas, StellaArtois trará seu “Serviço Perfeito” aos fãs de tênis nos próximos anos.



Outras duas bebidas que estarão em Winbledon são: o Champagne Lason, que foi patrocinador na década de 1970 e o gin Pimm’s, fundado em 1840, em o gin artesanal Sipsmith. 

Curiosamente, Sipsmith é uma microdestilaria localizada em Londres. É a primeira destilaria de cobre a abrir na Grande Londres em quase dois séculos. É propriedade da Suntory Global Spirits, uma subsidiária da Suntory Holdings de Osaka, Japão, desde dezembro de 2016.

Sobre o torneio de Winbledon

Entre os dias 24 e 27 de junho acontece o qualifying para Wimbledon 2024, terceiro Grand Slam da temporada e único disputado na grama, realizado entre 1º e 14 de julho. O Brasil segue com dois tenistas buscando vagas na chave principal do torneio.

Saiba mais e fonte:

https://olympics.com/pt/noticias/wimbledon-2024-chaveamento-programacao-assistir-brasileiros-quali

https://www.wimbledon.com/en_GB/atoz/official_partners.html

,#pelosatelite #avecesarco #stellaartois #winblendon #sipsmith

Abrasel Congresso Nacional 2024



Congresso Nacional da Abrasel entra na sua 36ª edição 

Após o Encontro Nacional da Abrasel na Fispal Food Service, realizada no mês de junho em São Paulo, a Associação de Bares e Restaurantes apresenta o seu congresso de 2024. O Congresso Nacional Abrasel é o maior encontro de conhecimento e inteligência do setor da alimentação fora do lar e já tem data marcada esse ano: 13 a 15 de agosto de 2024.

 Durante três dias, o setor se reúne para discutir os desafios e propor soluções inovadoras para o avanço da alimentação fora do lar no Brasil. Além disso, haverá debates sobre o fortalecimento do ambiente empreendedor no país e como aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos.

 Paralelamente às palestras acontecerá também o Mesa ao Vivo Brasília, que reunirá grandes chefs de renome nacional, em uma experiência imperdível com feira, cozinhas-show e degustações.


Fonte e saiba mais em: https://abrasel.com.br/agenda/congresso-nacional-abrasel/;

 https://materiais.abrasel.com.br/congresso-abrasel-2024


Insumos para cervejarias


 3° maior produtor mundial de cerveja, Brasil enfrenta dependência na importação de lúpulo

Apesar do crescimento, a indústria cervejeira brasileira enfrenta um desafio significativo: a dependência do lúpulo importado

Por Henrique Almeida, do Canal Rural

O Brasil alcançou o status de terceiro maior produtor mundial de cerveja em 2023, de acordo com o anuário da cerveja elaborado pelo Ministério da Agricultura. Este crescimento se reflete no aumento do número de cervejarias abertas no país, que atingiu um recorde histórico, representando uma expansão de quase 7% em relação ao ano anterior.

Cenário positivo para a indústria

Márcio Marcel, presidente executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv), comentou os fatores que impulsionam esse crescimento. “O cenário é positivo. As fábricas estão crescendo e operando quase na capacidade total. Com o retorno dos eventos e a reabertura dos bares e restaurantes pós-pandemia, houve um aquecimento na economia. Além disso, a diversificação dos produtos no mercado e o aumento da renda do brasileiro contribuíram para essa expansão.”

Dependência de lúpulo importado

Apesar do crescimento, a indústria cervejeira brasileira enfrenta um desafio significativo: a dependência do lúpulo importado. Atualmente, 90% do lúpulo usado na produção de cerveja no Brasil é importado. Márcio Marcel destacou que a luminosidade é um dos fatores que dificultam a produção de lúpulo no Brasil.

“Temos menos luminosidade do que o lúpulo necessita, mas isso está sendo resolvido com novas tecnologias.”

 Iniciativas e tecnologias

Recentemente, uma feira do lúpulo em São Paulo surpreendeu positivamente os especialistas estrangeiros pela qualidade do lúpulo nacional. “O caminho está certo, com novos produtores investindo na plantação de lúpulo. Esperamos um aumento na produção em breve”, afirmou Marcel.

 Desafios climáticos

As mudanças climáticas também representam um desafio para a produção de lúpulo. Eventos climáticos extremos, como altas temperaturas, podem afetar a qualidade das plantações. “Estamos preparados para evitar que essas mudanças impactem a qualidade ou a oferta de cerveja. Diversificamos nossas compras de matérias-primas globalmente para garantir a qualidade constante do produto.”

 Carga tributária e reforma

Outro desafio significativo enfrentado pela indústria é a alta carga tributária. Atualmente, 56% do preço de uma cerveja no Brasil é composto por impostos. “Defendemos uma reforma tributária que mantenha a carga atual sem aumentá-la, seguindo exemplos internacionais. A tributação deve ser progressiva, baseada no teor alcoólico das bebidas, para incentivar a inovação e o consumo responsável”, explicou Marcel.

 Futuro promissor

Com o mercado cervejeiro brasileiro em expansão e iniciativas para reduzir a dependência de lúpulo importado, o futuro da indústria parece promissor. “Estamos no caminho certo, investindo em tecnologia e diversificação para fortalecer ainda mais o setor,” concluiu Márcio.

 

Fonte: https://www.canalrural.com.br/nacional/brasil-e-o-3-maior-produtor-mundial-de-cerveja-e-enfrenta-desafio-de-importacao-de-lupulo/

#avecesarco #lupulo #insumosparacerveja

sábado, 22 de junho de 2024

Carlsberg e Britvic


Carlsberg deixou o carvalo voar

A empresa britânica Britvic rejeitou oferta de compra pela cervejaria dinamarquesa Carlsberg, no valor de US$ 3,9 bilhões, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, 21, confirmando rumores da imprensa local. No começo da manhã (de Brasília), a ação da Britvic chegou a subir 5,52% em Londres, enquanto a da Carlsberg a cair 7,8% em Copenhague.

A oferta da Carlsberg envolvia a compra de ações da empresa por 1.250 centavos de libra cada e foi feita em 11 de junho, logo após a rejeição da primeira proposta de compra de ações por 1.200 centavos de libra cada. A segunda oferta representa alta de 23% em relação ao fechamento de quinta-feira (1.015 centavos de libra).

A Britvic alega que a proposta “desvaloriza significativamente” a empresa e suas perspectivas futuras, afirmando que “considerará qualquer proposta adicional com base em seus méritos”.

A produtora de refrigerantes britânica afirmou que a “proposta não solicitada” já é a segunda tentativa de compra rejeitada de modo unânime pelo conselho de investidores.

Em nota separada, a Carlsberg disse que está “considerando sua posição”, depois da segunda rejeição pela Britvic em 17 de junho. Veja sobre mercado.

Sobre a Britvic

Britvic plc é uma produtora britânica de refrigerantes com sede em Hemel Hempstead, Inglaterra. Está listada na Bolsa de Valores de Londres e é constituinte do Índice FTSE 250. Produz refrigerantes com nome próprio e diversas outras marcas. A empresa foi fundada na década de 1930, em Chelmsford, com o nome de British Vitamin Products Company.

Em 2015, a Britvic adquiriu a EBBA (Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos SA) conhecida pelos sucos Maguary, localizada em São Paulo, e em 2017 a Bela Ischia, localizada no Rio de Janeiro. Além de sucos e refrigerantes, a empresa também produz essências para misturas e energéticos como o Flying Horse.

Fonte: https://istoedinheiro.com.br/britvic-rejeita-oferta-de-us-39-bilhoes-da-cervejaria-carlsberg-2/

#pelosatelite #avecesarco #carlsberg #britvic

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Promoção Cerveja Itaipava


 Itaipava lança promoção à moda antiga. Achou a tampinha premiada ganhou.

Se você mora no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, essa promoção é para você. A Cervejaria Itaipava lançou a promoção “Tem cerveja na Tampinha”. Se a tampa da cerveja estiver marcada o contemplado será você. Leva outra cerveja na hora.

Para participar, basta adquirir ao menos 1 (uma) cerveja Pilsen da marca ITAIPAVA® ou CRYSTAL BEER® ou 1 (uma) cerveja Puro Malte da marca PETRA ORIGEM®, disponíveis em embalagens de vidro retornável, nos volumes de 300 ml, 600 ml ou 1.000 ml, durante o período de 1/6/2024 a 31/8/2024, e verificar, ao abrir a embalagem, se no interior da Tampinha de um desses produtos existe a Mensagem de Premiação.

Promoção para maiores de 18 anos.

Saiba mais em: https://www.temcervejanatampinha.com.br

#Itaipava,#avecesarco,#pelosatelite

Lúpulo Americano


 

Cultivo de lúpulo para cerveja cai no maior produtor mundial, os EUA

Confira o cenário da safra 2024 desse insumo, 18% menor; país é o maior fornecedor global, com 96% do mercado

Por Forbes Agro (Don Tse)

A área cultivada com lúpulo nos Estados Unidos destinada à colheita em 2024 caiu 18% em relação a 2023, de acordo com um relatório emitido pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Nas últimas décadas, o país tornou-se o maior produtor mundial de lúpulo. Em 2021, alcançou o recorde de 52,8 mil toneladas, em 24 mil hectares.

Embora a indústria cervejeira tenha definhado nos últimos dois anos, o declínio dramático da área cultivada com lúpulo no país pode marcar agora, de fato, um ponto de virada na indústria fornecedora de lúpulo e um reconhecimento de que os dias inebriantes da cerveja correm um sério risco de chegar ao fim. Isso porque o lúpulo tem poucos usos comerciais fora da produção de cerveja.

De acordo com Shanleigh Thomson, um veterano de 12 anos na indústria de bebidas alcoólicas e atualmente chefe de vendas na costa oeste dos EUA para a da Roy Farms, um produtor centenário de lúpulo, “houve um aumento no estoque de lúpulo desde 2016”. Antes disso, havia escassez de lúpulo, pois a cerveja artesanal desfrutava de um crescimento explosivo.

“Por causa da essa escassez antes de 2016, houve um grande esforço para que as cervejarias celebrassem contratos de compra de lúpulo”, disse Thomson, “particularmente para variedades populares de lúpulo patenteadas, como Citra e Mosaic”. Os fornecedores de lúpulo começaram a incentivar as cervejarias a celebrar contratos de lúpulo de três anos e, como todas as cervejarias na época esperavam crescer, muitas contrataram excessivamente, levando a um excesso de oferta de lúpulo.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbesagro/2024/06/cultivo-de-lupulo-para-cerveja-cai-no-maior-produtor-mundial-os-eua/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Conhece o lúpulo no Brasil? Clique aqui. Lúpulo Nacional,

#lupulo #lupuloamericano #avecesarco #pelosatelite

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Operação Cerveja

#tbt  

Ave César Movies: 

  ** Operação Cerveja!



A história de John "Chickie" Donohue, um homem que sai Nova York em 1967 para levar cerveja  para seus amigos de infância no exército americano enquanto eles lutavam no Vietnã.

Baseado em uma história real, o longa conta também com Russell Crowe (Thor: Amor e Trovão) e Bill Murray (Os Caça-Fantasmas) no elenco. Inspirado no livro The Greatest Beer Run Ever, de Joanna Molloy e Chickie Donohue. 

Disponível no Apple + (ano 2022).



#pelosatelite #avecesarco #operaçaocerveja

Dia do Mestre Cervejeiro

 19 de junho: 

Dia do Mestre Cervejeiro


Fala grande mestre! Dia 19, é a data que se celebra aquele que abastece o público com boas cervejas. É dia do Mestre Cervejeiro.

Profissional voraz, o mestre cervejeiro possui a habilidade de harmonizar os 4 ingredientes da cerveja, água, malte, lúpulo e levedo em maravilhas distintas em cor, textura, aromas e sabor, com muita cremosidade e certo teor alcóolico. Entendem de legislação, química, vasos de pressão, de temperaturas, armazenamento, assepsia e envase. São verdadeiros mecânicos, eletricistas e bombeiros. Adicionalmente, devem entender um monte de tecnologia, cada vez mais presentes nas linhas de produção.

São responsáveis pela gestão de estoques, administração de custos e pela eficiência de produção. Ou seja, trabalhar com performance e sustentabilidade. Fortalecem marcas e promovem a cultura e o turismo. Ser mestre é para mestres! 


Registro o meu abraço aos mestres. Com afeto ao Max Falcone, Evandro Zanini, Paulo Schiaveto, Gabriela Montandon, Alfredo Figueiredo, Herwig Gangl, Mathias Gangl, Rogério Fonseca, Pablo Carvalho, Ronildo, Geraldo Furst, Miguel Carneiro, José Felipe Pedras, Tiago Pedras, Tiago Falcone, Rodrigo "Dino" Parisi, Fabiana Bontempo, Daniel Draghenvaard, Alexandre Bazzo, Werner Emmel, Rodrigo Itamar Zanini, CH, Henrique Presser, Sandro Duarte, Ricardo Canabrava, Marcelo Carneiro, Samuel Cavalcanti, Katia Jorge, Cilene Saorin, Kathia Zanatta, Hebert Schumacher.

Um brinde!

#pelosatelite #avecesarco #mestrecervejeiro



XXXII Bike Fest

 



Krug Bier é a cerveja oficial do Bike Fest

O 32o. Bike Fest ocorrerá na cidade histórica de Tiradentes entre os dias 26 a 30 de junho. O evento é um dos maiores encontros de motociclistas do Brasil, onde diversos pilotos se reunem para contar histórias, experimentar novidades gastronômicas, ouvir uma boa música, além de adquirir equipamentos e acessórios. 

Na gastronomia, a cerveja oficial do evento é a Krug Bier. Fundada em 1997, a Cervejaria Krug é referência no estado de Minas e é sinônimo de qualidade.



Dia 26 de junho haverá abertura dos estandes e a praça de alimentação. Na sequência, a Band Mosh Lab, tocará no Santíssimo Resort abrindo a programação. Outras bandas também farão bonito no evento, como Outerbound, Ca$h e V8 Blues Band. ( A propósito: Conhece a Bike, que anda com cerveja? Conheça a Bike Beer, clicando no nome).

Veja a programação completa a seguir:











terça-feira, 18 de junho de 2024

Ricardo Castilho Prazeres da Mesa


A mesa perde um pouco de seu prazer: Ricardo Castilho, referência do jornalismo gastronômico, morre aos 59 anos

 "Com enorme tristeza, incredulidade e saudades imensas, comunicamos que nosso sócio, amigo, pai e marido de nossa sócia Claudia, Ricardo Castilho, nos deixou esta manhã", diz o post da Prazeres da Mesa, revista fundada por Ricardo.

Fiquei sabendo da notícia via Facebook, com a mensagem de André Clemente, colunista e jornalista da Revista Prazeres da Mesa. André com Edu Passarelli, publicaram uma pequena nota do livro Brasil Beer, na Prazeres da Mesa, em maio de 2013, época em que lançava com Helcio Drumond, aquele guia de viagens. Ao André, ao Edu e a Prazeres da Mesa tenho enorme gratidão. A mesma mensagem também chegou até a Cervejaria Ave César por meio de César Adames, que trabalhou para a revista por mais de 10 anos.

 Nas palavras de André Clemente "Erguerei uma ou várias taças em sua homenagem!". (André, farei o mesmo em solidariedade e agradecimento.)

saiba mais em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/degusta/ricardo-castilho-referencia-do-jornalismo-gastronomico-morre-aos-59-anos,304a18b65bd3fd454d612fbe0df278c3ntfmwqu2.html?utm_source=clipboard

https://www.folhavitoria.com.br/entretenimento/noticia/06/2024/ricardo-castilho-fundador-da-revista-prazeres-da-mesa-morre-aos-59-anos


Mercado de Cervejas Europeu

 Cervejas francesas conquistam a Bélgica

do Euronews 18/06/2024

Por fazer fronteira com a Bélgica, a França tem exportado cada vez mais para a Bélgica suas cervejas especiais. A diferença de estilos, aromas e sabores fazem parte dos critérios dos belgas para adquirir as iguarias francesas.

Saiba mais no vídeo a seguir:



#pelosatelite #avecesarco #cervejabelga #cervejafrancesa #mercadoeuropeu



Birra Nursia agora é de abadia

Um marco em Norcia: o mosteiro produtor de cervejas torna-se uma abadia

Publicado em 28/05/2024

 Num decreto de 25 de maio de 2024 para a festa de São Gregório VII, grande papa beneditino, o Priorado de San Benedetto de Monte foi elevado à categoria de abadia. Esta elevação canónica trouxe honra e dignidade ao mosteiro ao celebrar o seu 25º ano. Os monges estão profundamente gratos a todos aqueles que tornaram possível este marco, em particular ao Abade Primaz da Ordem Beneditina, Dom Gregory Polan, O.S.B. e seu conselho, o Arcebispo de Spoleto-Norcia, Renato Boccardo, e especialmente o prior fundador, Dom Cassian Folsom, O.S.B.

Para quem gosta de cervejas, essa novidade vem para melhorar o produto. A abadia é produtora da linha de cervejas Núrsia.

Birra Nursia é fabricada pelos monges beneditinos de Norcia

Inaugurada em 2012, Birra Nursia é a forma de viver dos monges pelo trabalho das próprias mãos (Regra de São Bento) enquanto constroem uma ponte entre o mundo secular e o espiritual.

Com a sua indústria viável em curso, exportando cervejas para os EUA e outros lugares, os monges tentam ser autossustentáveis ​​e angariar fundos para construir a sua nova casa, ao mesmo tempo que partilham os seus lucros com os mais necessitados no vale, atingidos por um terramoto.

São produzidos 3 estilos a Bionda (uma Golden Ale), Extra (uma Dark Brown) e uma Tripel (Tripel Ale). Saiba mais quem são os monges, a sua abadia e cervejaria.

Saiba mais em: https://us13.campaign-archive.com/?u=9c8b7f2ca0c8ac14f8ab4b8c1&id=55c8c9d670

https://birranursia.com/

 #pelosatelite #avecesarco #birranursia #abadia #cervejatrapista #cervejabeneditina

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Brasil Brau e o Baixinho

Brasil Brau e o Baixinho da Kaiser


Após um dia de trabalho, fiquei feliz em encontrar velhos amigos que me atenderam na prospecção do meu livro "Cervejarias Mineiras: da imigração ao copo" em busca de patrocínio e apoio cultural. Aliás a Brasil Brau esse ano ficou mais técnica, com menos cervejarias e mais equipamentos e insumos para a produção e distribuição de cervejas. Diversas empresas nacionais e estrangeiras (sobretudo de origem asiática e europeia) demonstraram seus equipamentos, incluindo barris, válvulas, chopeiras, extratoras, cilindros, linhas de envase, além de equipamentos de monitoramento e execução de processos com o uso de tecnologia. Dos insumos, enzimas, leveduras, concentrados de malte e lúpulo, maltes, foram os destaques para essa edição. Houve ainda palestras específicas no Congresso Técnico da BB.

Ressalto que o foco técnico não dispensou a cerveja. A maioria dos estandes estavam com diversos estilos para apresentar aos clientes e interessados. Houve cervejas que foram envasadas na hora, para demonstrar o funcionamento de equipamentos de envase.

Agradeço ao Mário Bittencourt, aos Gabriel, ao Valdenir, essas da AEB Group pela recepção em seu estande que estava simplesmente incrível. Aos amigos Mateus Rizzi da Chopeiras Memo, ao Alexander da Agrária Malte, ao Flávio da Fermentis By Lesaffre. (Gabriela Montadon: senti a sua falta.)

Deixo também um abraço Silvestre Bruno do Marketing da Prozyn BioSolutions, ao Marcelo Nicolosi e ao sr. Volmir Gava, da EGISA, que cederam tempo e espaço para as minhas colocações perante o livro.

Na foto, o meu amigo Jose Valien Royo, o Baixinho da Cerveja Kaiser! Aliás, o Baixinho vai bem! Apesar de não estar na mídia com comerciais de bebidas (há limitações quanto ao uso de seu personagem que atualmente pertence ao Grupo Heineken), a saúde desse jovem de 84 anos está em boa forma e a turma cervejeira lembra dele com muito carinho e saudosismo. Basta passar pelos estandes que a sessão de fotos e autógrafos se iniciam. Um dia irei entender o porquê que não há, por parte da Heineken, propaganda nichada da Kaiser com o Baixinho nas regiões de maior consumo desse produto.

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Festival ISO 2024

 


FESTIVAL ISO 2024

A Casa Pampulha realiza, no dia 15 de junho, em Belo Horizonte, o Festival ISO. As principais cervejarias, levando as mais interessantes e exclusivas produções para um dia de degustação livre e irrestrita das melhores cervejas do país, em diversos estilos disponíveis on tap, incluindo outras bebida espirituosas como hidroméis, hard seltzer, e produtos curiosos Ready To Drink (RTD’s.)

Para o time que está promovendo o evento, o festival não é só lugar de pessoas acostumadas com cervejas artesanais, mas onde melhor pode-se evidenciar a expressão mais fiel do alto padrão do produto nacional para quem mais importa: o público do Brasil.

A FESTA

Diversas cervejarias instaladas nas áreas interna e externa da Casa Pampulha, trazendo rótulos exclusivos e aclamados pelo público cervejeiro no formato Open Bar. Ou seja, cervejas do mercado à vontade. A área gourmet para alimentação, está formada com parceiros que irão promover a o melhor da gastronomia mineira. Os primeiros lotes (1 ao 4) já estão esgotados. Há ingressos ainda disponíveis nos Lotes Premium 5 e 6.

CERVEJARIAS PARTICIPANTES

Koala San Brew - Nova Lima (MG), Tarin - Nova Lima (MG), Lift - Nova Lima (MG) / Minnesota - Santo André (SP), Memphis Belle - Belo Horizonte (MG), Bfreak - Belo Horizonte (MG), FACA cervejaria - Belo Horizonte (MG), Lambe-Lambe - Belo Horizonte (MG), Octopus/Green House - Belo Horizonte (MG), Captain Brew - Uberlândia (MG), Spartacus - Juiz de Fora (MG), Hankz - Juiz de Fora (MG), Shakal - Juiz de Fora (MG), Zalaz - Paraisópolis (MG), HopMundi - Natal (RN), Haunted Brewing - São Paulo (SP), Dogma - São Paulo (SP), Trilha - São Paulo (SP), Croma - São Paulo (SP), Los Forajidos - São Paulo (SP), Everbrew - Santos (SP), Undertap - Santo André (SP), Tábuas - Campinas (SP), Pineal - Sorocaba (SP), Escafandrista - Piracicaba - (SP), Piwo - Venda Nova do Imigrante (ES), Quatro Graus - Rio de Janeiro (RJ), FrohenFeld - Curitiba (PR), Joy Project - Curitiba (PR), Mad Dwarf - Blumenau (SC), Fermi - Florianópolis (SC), Salvador - Caxias do Sul (RS), Dude Brewing - Caxias do Sul (RS), entre outras.

Festival ISO 2024 tem o apoio da Confece - Confraria Feminina da Cerveja.

15 de junho de 2024, 12:00 às 19:00

ONDE SERÁ

Casa Pampulha - Av Otacílio Negrão de Lima, 4928 - Pampulha, Orla da Lagoa, Belo Horizonte - Minas Gerais.

Saiba mais em: Central dos Eventos - Festival ISO 2024

#pelosatelite #avecesarco #djjonesco #confece #festivalISO

domingo, 9 de junho de 2024

Expansão em cervejarias

 


Grupo Coroa, do estado do Espírito Santo, acaba de adquirir a cervejaria Teresense, de Santa Teresa

A Coroa é uma família que há 90 anos se dedica a fabricar produtos não alcóolicos. Desde 1933, seus refrigerantes e energéticos são desenvolvidos com pura água do Espírito Santo, na cidade de Domingos Martins. A empresa produz o tradicional refrigerante Coroa e pela primeira vez decidiu adicionar uma linha de produtos alcóolicos no seu leque de ofertas ao mercado, comprando a maioria das quotas da Cervejaria Teresense.

O foco inicial é ampliar a produção criando novos estilos de cervejas além dos tradicionais já produzidos como Helles, Pilsen, Stout e IPA. Naturalmente, a cervejaria será guarnecida com a infra-estrutura de logística do grupo Coroa, podendo chegar ao sul da Bahia, leste de Minas e região norte do Rio de Janeiro.

As novas cervejas e criações serão elaboradas pelos mestres cervejeiros Roberto Rudnytskyj,(ex-Colorado, Heineken e  Antárctica) e Luana Hoffmann que está a frente da cervejaria alguns anos. O foco serão as garrafas de 600 ml e long necks, mantendo o nicho premium.

A Teresense, fundada em 2019, será repaginada e ampliada com a aquisição de um terreno anexo, visando aumentar o conforto e a experiência dos consumidores, com espaço kids e área destinada a promoções e eventos. A unidade fabril também receberá aumento de capacidade.

Saiba mais em: https://tribunaonline.com.br/economia/grupo-coroa-compra-cervejaria-e-deve-lancar-novos-produtos-em-2024-185056?home=esp%C3%ADrito+santo

#pelosatelite #avecesarco #djjonesco #teresense #coroa #espiritosanto