sexta-feira, 15 de abril de 2016

Fabrica de Bebidas Paraguay

O famoso refrigerante "Gato Preto" de Belo Horizonte

Tive que dar um pulo em no Hospital Socor no Barro Preto, um bairro antigo de Belo Horizonte, mais precisamente na Rua dos Tupis esquina com Juiz de Fora.

Ao chegar na esquina do hospital me deparei com uma loja de retentores chamada de Total Vedações. Até ai tudo bem. O que me chamou atenção foi uma logomarca de nome "Paraguay" impressa em cimento no prédio onde está a loja.

Minha memória puxou aquele símbolo. Ali foi a sede da Fábrica de Bebidas Paraguay Ltda., fundada por José Joaquim de Oliveira. Tradicional em Belo Horizonte seu carro chefe foi a linha de refrigerantes e refrescos, tendo o carro chefe o famoso refrigerante "Gato Preto". Suas garrafas tinham um aspecto peculiar, e vinha com um gato em alto relevo assim como a sua escrita. Alguns antiquários da cidade ainda apresenta, algumas garrafas ainda intactas. O refrigerante era do tipo cola.

A fábrica não produziu cervejas. Mas fez bonito da década de 1940, produzindo o que fazia melhor: refrigerantes. Tudo indica que a fábrica mudou-se para Contagem em 1965.





2 comentários:

  1. Estou querendo entrar em contato com esta fabrica ou com alguém que tenha algo sobre rótulos da mesma

    ResponderExcluir
  2. Sobre garrafas e rótulos, eu já vi alguns exemplares de garrafas em brechós e lojas de antiguidades na região do Bairro Lagoinha, mais precisamente na rua Itapecerica, em Belo Horizonte. Se você andar por ali, você irá encontrar. Há outras garrafas que vi, como por exemplo Guaraná Alterosa e Mate Couro.

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics