sábado, 6 de fevereiro de 2016

Cervejaria Karsten

Cervejaria de Jaraguá do Sul entra na Rota das Cervejas do Estado Maykon Lammerhirt/Agencia RBS

Cervejaria de Jaraguá do Sul entra na Rota das Cervejas do Estado

por Chayenne Cardoso
No alto de um morro, uma fábrica exala cheiro de malte. Lá, são fabricadas cervejas artesanais que levam o nome da família Karsten, de Jaraguá do Sul. Coincidência ou não, a família é descendente de tanoeiros (fabricantes de barris) alemães. Agora, os turistas podem desbravar o universo da cervejaria, que foi incluída com outros 15 espaços na Rota das Cervejas de SC.
Com capacidade de 3.500 litros por mês, a Cervejaria Karsten abre suas portas para apresentar sua fábrica e seus produtos. As visitas pré-agendadas ocorrem às segundas-feiras, a partir das 19 horas, para grupos de dez a 25 pessoas. Além de um litro de chope pilsen por visitante, é servida uma degustação de frios.
– Não imaginava que a cervejaria Karsten fosse incluída. É uma oportunidade de divulgar nosso trabalho e amor em fazer cerveja. Para a rota ficar completa, as demais cervejarias das cidades deveriam ser incluídas. Não somos concorrentes, pois cada uma tem sua história e suas receitas de cerveja – explica o sócio-proprietário e engenheiro de produção Side Karsten.
A história da Karsten começa com um interesse que surgiu durante a universidade. Segundo o engenheiro, um colega contou que fazia cerveja e ele foi conferir como era a produção artesanal.
Amadurecendo a ideia, Side cursou pós-graduação em processo de cervejas e participou duas vezes como cervejeiro caseiro do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau.
– Neste momento, as pessoas que provavam minha cerveja diziam que eu estava pronto para abrir minha cervejaria. Aproveitei a saída do meu emprego e investi o dinheiro com a minha sócia, Fabiane Bertoldi, para abrir a cervejaria.
A primeira produção ocorreu em agosto de 2014. Naquele mês, 800 litros de uma capacidade de 1.500 foram fabricados e vendidos. A explosão dos negócios ocorreu durante a 27ª Schützenfest, em que a Cervejaria Karsten participou pela primeira vez e divulgou o nome da marca.
– Nosso objetivo é produzir chopes artesanais com um gosto mais comercial. Queremos aguçar o paladar dos nossos clientes. O objetivo é alcançar uma produção de 12 mil litros por mês – afirma.
Até este ano, são cinco estilos de chope. O carro-chefe, que corresponde a 85% da produção, é a tradicional pilsen. A cervejaria também produz o chope de trigo belga Witbier, com adição de especiaria. E outro que leva quatro tipos de malte e tem coloração escura, Stout Frade Negro. Também há um chope com cor cobre-avermelhado, Red Ale. A novidade deste ano é a american pale ale, uma cerveja mais amarga para amantes de chopes artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics