sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Marco Falcone


Marco Falcone: O Brasil perde um ícone da cerveja do Novo Milênio 

É com pesar que me despeço do amigo e mestre cervejeiro, da "velha guarda" Marco Falcone. Ele nos deixa de forma precoce, aos 60, cedo demais. Marco foi um dos protagonistas da cerveja em Minas no Novo Milênio, por meio de sua cervejaria Falke Bier e por tantos outros caminhos no Brasil e no exterior, englobando o universo acadêmico, setorial e profissional. Marco instruiu muita gente e batalhou para que a cultura cervejeira familiar, artesanal, de baixa escala fosse consolidada no Brasil.

Por meio da Falke Bier, o mestre cervejeiro refez a sua antiga cerveja caseira de nome "Áquila" se transformar em realidade, na chácara da família no Vale do Ouro, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Das cervejas Falke Pilsen, Red Baron, Ouro Preto, Estrada Real, várias ganharam prêmios e continuam agradar os cervejeiros mais exigentes. Ministrou aulas, fez palestras, foi jurado de concursos, fez entrevistas, contou boas histórias. Estava sempre presente em momentos importantes relacionados ao tema cerveja e cervejarias. Foi membro de diversos órgãos representativos, como o Sindbebidas e a Febracerva. 

De mim, tenho um sentimento de perda. Marco escreveu o prefácio do meu livro Brasil Beer, lançado pela Editora Autêntica. Juntos, consolidamos o legado da Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais, a ACervA Mineira, com mais um bando de gente boa e entusiasmada.
Nos encontramos em vários cantos do Brasil e até na Europa, mais precisamente na Bélgica (esse capítulo, merece uma história a parte) e até fizemos filmagens sobre a cultura cervejeira . Rimos, reivindicamos, batalhamos e discutimos e, certamente, celebramos muito.

Deixo o meu abraço fraterno a Família Falke Bier, aos seus irmãos, Juliana e Ronaldo Falcone, seus familiares (incluindo Amaury e a Edna) e aos seus filhos que tanto admiro, Rafael, Max e Tiago Falcone que estão seguindo o legado do pai, fazendo cervejas incríveis.

Coloco aqui um link de um programa que fizemos juntos. "Brinquedos de Luxo", sobre a cerveja Vivre Pour Vivre (
https://www.facebook.com/watch/?v=888725878578904)

Adiciono também o nosso último trabalho cultural que foi a "História da Cerveja em Belo Horizonte", ao qual contou com alguns ícones da cerveja da Capital, como Herwig Gangl, Rodrigo Ferraz, Alfredo Figueiredo, Fabiana Bontempo, Ludmila Fontainha, Túlio Pinto e Bruno Orsini.



Marco, obrigado por tudo. Um eterno brinde! Sentiremos a sua falta.

#marcofalcone #pelosatelite #falkebier #culturacervejeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics