quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Barris e barricas de Madeira

 Barricas ou Barris? Você decide!

Todo profissional não pode de observar o que está ao seu redor, a todo momento. Mesmo em breve período em férias, é interessante tirar uma foto de um produto próprio ou semelhante ao que a sua empresa produz, ou até a sua aplicação em um ambiente. Nessa esteira, sempre que oportuno, cabe fazer visitas diferentes, com uma dose de benchmarking.


Assim sendo, em janeiro de 2024 estive no Chile, mais precisamente na região de Curacaví para visitar a fábrica de barris especiais TN Coopers. Trata-se de uma empresa de capital nacional, que tem como missão ser uma "tanoaria familiar que tem conseguido aliar a tradição à inovação, aplicando tecnologia de ponta em cada etapa do seu processo de fabrico de barricas e alternativas de carvalho, sendo uma empresa amiga do ambiente e que considera em primeiro lugar o seu capital humano". 

Como essa família empresária diz em sua missão: "Na TN Coopers, nossos produtos são a expressão fiel da busca por evocar os melhores aromas e sabores para trazer um gosto de elegância". 

Quem me recepcionou brilhantemente foi Soledad Sánchez, Gerente de Contas da empresa. Conheci todo o processo produtivo, desde a compra das matérias-primas, basicamente Carvalho Europeu e Americano, (há outras madeiras especiais que posso contar nos comentários!) até a linha de produção, que é um mix de tecnologia e trabalho artesanal, que tem o toque especial de cada tanoeiro. Toda a madeira adquirida é rastreável, para fins de auditoria, fiscalização e integridade. A empresa compra madeira certificada, produzida por sistema de manejo, de empresas sustentáveis e que respeitam o meio ambiente. Nessas circunstâncias, o ESG é premissa na cadeia de fornecimento.

A Função de um barril de madeira

A função dos barris vão muito além da gestão de estoques e do simples armazenamento de bebidas. São peças-chave para obtenção de aromas e sabores secundários, aqueles que não estão contidos nas matérias-primas ou que são obtidos diretamente na fabricação do produto. Nesse caso, os barris são capazes de, por exemplo, diminuir significativamente a acidez da bebida, podem ajustar os níveis de álcool (e.g.: volatilidade e acidez volátil), liberam taninos e fenóis e permitem a micro oxigenação entre suas frestas, por meio estágios posteriores (como hidrólise, pirólise, oxidação), chamados também de maturação, afinamento ou  ainda envelhecimento. Da madeira tratada (não se utiliza madeira verde, devido as seivas, celulose e outros fatores) e processada por meio de tostas, se extraem cor, aromas e sabores distintos, peculiares para cada bebida. Proporcionam corpo, elegância e dá um toque especial.

A tanoaria, situada nos arredores das Cordilheiras dos Andres, é um brinco, por se tratar de uma serraria/marcenaria. O 5S é autêntico e possui um time super engajado. A gente vê um brilho nos olhos de cada empregado. Os restaurante, destinado aos empregados é de cair o queixo. Os principais produtos são barris de 220 litros e 500 litros e produtos alternativos, sendo os mais comuns os chips de carvalho, entre eles "blocos" e "zig-zags". Há ainda barris (cubas) em tamanhos especiais, que são feitos sob encomenda. A tosta interna dos barris é automatizada o que permite um padrão único para cada lote específico. A vantagem, nesse sentido, é obter uma maior gama de produtos padronizados, capaz de absorver as características desejadas nos barris, de forma íntegra, proporcionando autenticidade ao produtor.

A empresa fornece para os principais produtores de vinho do Chile. Fornece ainda para fabricantes de tequilas, whisky, cachaças, conhaque e outras bebidas espirituosas destiladas ao redor do mundo. 

Acredito que a Toneleria Nacional (TN) é um autêntico fornecedor legítimo e sustentável de barris para quem é exigente e deseja requinte em sua bebida. A propósito: a empresa tem participado do Expocachaça, no Brasil. Saiba mais em: https://tncoopers.com/en/la-empresa/  

#pelosatelite #avecesarco #tncoopers #djjonesco #sustentabilidade #esg

Um comentário:

  1. Excelente Artigo, Henrique. Parabéns! André Gonçalves - Rio Novo - MG

    ResponderExcluir