sábado, 3 de fevereiro de 2024

Qual é a melhor cerveja?

Afinal? Qual é a melhor cerveja, Henrique?


Parentes, amigos, colegas e entusiastas do mundo cervejeiro constantemente me perguntam qual é a melhor cerveja ou qual é a cerveja que eu mais gosto. Costumo responder com as palavras do cervejeiro Alencar Barbosa, da Cervejaria Küd: "A melhor cerveja é a próxima"!

Brincadeiras a parte, a melhor cerveja no meu ponto de vista é aquela que cai bem a você no momento em que você se encontra. Se está quente, uma cerveja refrescante é sensacional. Se está frio, uma cerveja mais encorpada em termos de malte, concentrada em lúpulo, álcool, notas tostadas ou ainda torradas não tem para ninguém. O mesmo vale para o seu bolso: se a grana apertou eu busco as ofertas e o custo-benefício. Se há um dinheirinho sobrando eu prestigio uma cerveja mais caprichada, elaborada e que tenha um conceito. Nesse cenário, sigo alguns ritos.

Leia o rótulo. O rótulo diz muito sobre a cerveja, seu produtor, de onde veio, qual é o seu estilo, quais são os teores de álcool, amargor, cor. Com o quê a cerveja harmoniza: seja com carnes, peixes, chocolates (sim!) e outros alimentos. Há rótulos que indicam as melhores taças para acompanhar determinado estilo de cerveja.

Veja se há alguma história. Aliás, as melhores bebidas geralmente possuem as melhores histórias. Por exemplo, quem não conhece a história da Cachaça Havana, do Anísio Santiago e a dificuldade que era para conseguir uma garrafa? O item ficou extremamente cobiçado e essa história ainda permanece, pois seus descendentes ainda mantiveram o método de produção e a limitação de garrafas a serem envasadas por ano, tornando um artefato exclusivo. A curva de oferta e demanda se tornou uma reta! E sobre o Royal Salute 21 anos? Um whisky escocês meticuloso, criado pelos irmãos Chivas que retrata a salva de tiros de canhão durante a Coroação da Rainha Elizabeth II, em 1953. Um feito incrível e memorável. Procure conhecer um pouco sobre o produtor, isso aumenta a curiosidade e nos instiga a degustar a bebida com outros olhos. 

Prestigie o que é local. Nesse sentido, a minha cerveja preferida sempre vai ao redor daqueles que a fabricam. Adoro comprar, em Minas Gerais, as cervejas do Bruno Parreiras-Roque, do quarteto Herwig-Alfredo-Marcos-Marcelo, do Rodrigo Ferraz, do Lucas Godinho, da Ana Paula, do Zanini, dos irmãos Falcone e seus sobrinhos Max, Tiago, Rafael, do Zé Felipe Pedras-Ustane-Miguel-Tiago, do Patrício, do Rodrigo Ferraz, do Dino, do Pablo Carvalho, do Dinart, dos irmãos Fürst, do Normando, dos irmãos Figueiredo (Augusto e João), do Gustavo Simoni, dos Trópia, do Cristiam Nazareno, do CH, do Kelvin e de tantos outros que conheço, tanto em Minas quanto fora desse estado, que seria injusto deixar de citá-los aqui. A vontade é tanta que, às vezes ficou meio confuso no meu poder de decisão.

Minha recomendação é: compre, preferencialmente, cervejas que são produzidas perto de casa. Essas são as mais frescas, fabricadas recentemente e tiveram uma logística bem menor da fábrica ao ponto de venda, do que as demais vindas de outros estados ou ainda as importadas. (Não que eu as deixo de comprar!) Além do mais, é salutar prestigiar o local, a região onde você reside. São essas pequenas fábricas que empregam os nossos vizinhos, amigos e colegas; abastecem os bares e estabelecimentos que frequentamos gerando valor à cadeia; pagam os impostos regionais; realizam eventos culturais incríveis e que necessitam de capital para sobreviver. E nesse caso, o nosso dinheiro é importante para eles. Essas sim são, definitivamente, as melhores cervejarias com as melhores cervejas! 

Abra uma produzida perto de sua casa! Aproveite e um brinde!

#pelosatelite #avecesarco #djjonesco #microcervejarias


7 comentários:

  1. Parabéns! Muito ótima de boa a reportagem!!!

    ResponderExcluir
  2. A melhor cerveja pra mim no momento casal, é a WALL Trico ou na época a Backer Trico

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Marcos! Cervejas de trigo são realmente especiais!

    ResponderExcluir
  4. Um item imprescindível é está estupidamente gelada rsrsrrs. Aprecio uma cerveja mais leve e encorpada.

    ResponderExcluir
  5. Excelente artigo. Costumo comprar de amigos cervejeiros onde moro.

    ResponderExcluir
  6. Prestigiar o que é local é importante. Isso significa fortalecer o que estar ao nosso redor. Bom artigo. (Fábio Augusto, Salvador, BA)

    ResponderExcluir